O BEM ESTÁ NA ÍNDOLE, EXISTIR BEM, REALIZAR À BOA AÇÃO, POR MEIO DO ESFORÇO PESSOAL E DO EXEMPLO. LOGO É O QUE ESTABELECE EM MATEUS 9:36-37-38, COMO SE ENXERGA: “36 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como obelhas que não tem pastor. Então, disse a seus discípulos:37 “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhhadores para sua colheita!” LOGO, PLANTE, E COLHERÁS!

O BEM ESTÁ NA ÍNDOLE, EXISTIR BEM, REALIZAR À BOA AÇÃO, POR MEIO DO ESFORÇO PESSOAL E DO EXEMPLO. LOGO É O QUE ESTABELECE EM MATEUS 9:36-37-38, COMO SE ENXERGA: “36 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como obelhas que não tem pastor. Então, disse a seus discípulos:37 “A messe é grande, mas os  trabalhadores são poucos. 38 Pedi pois ao dono  da messe  que envie trabalhhadores para sua colheita!” LOGO, PLANTE, E COLHERÁS!

1.SOBRE AS TRÊS PENEIRAS:

Certamente, ao conhecermos ao processo civilizatório feito pela humanidade, nos últimos seis mil anos nos causa constrangimentos e dor, pois à bela liçáo de Sócrates, referente à Peneira de Sócrates, em que está no juízo de valor: “Verdade, bondade e necessidade.” Evidente, que pela manhã ao realizar o sagrado ato de Ler e refletir sobre à Palavra do Senhor Deus, referente ao que reitera àhumanidade, o Profeta, que sentiu na mente e coraçao, a dor e angustia, da opressão, dor e sofrimento praticados pelo Rei da Babilônia, Nabucodonosor, contra os fragilizados, e mortes de vidas ceifadas pelo Leões na Cova, entao, isso com certeza é publicado quando Sócrates, ainda, não bebera cicuta, e estavam presentes, Platão e Aristóteles, logo é justificável à lição ensinada pelo notável Profeta Isaias 30:23-24, pelo belo enunciado à bem da humanidade:

“23 Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico;  nesse dia, o teu rebanho  pastará em vastas pastagens,

24 teus bois  e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira.”

Logo os Anos das Luzes, do pensamento Grego, possui seu apogeu em Sócrates (470-399 a.C.), foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos Gregos, que inclui Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da  cultura Ocidental.

Evidente, que Sócrates, recebe do Oráculo de Delfos, que indaga o que o homem deve fazer para executar o bem, e o oráculo lhe disse:

“Conhece-te a ti mesmo”, é a essênncia existencial de todo o seu ensinamento.

S-crates, nasceu em Atenas, Grécia, no ano de 470 a. C. Filho de um escultor e pedreiro e de uma parteira, da sua infância nada se savbe. Em sua juventude tomou parte de três campanhas militares.

Entre 406 e 405 a. C., integrou o conselho legislativo de Atenas. Em 404 a. C., arriscou a vida por recusar-se a colaborar em manobras políticas arquitetadas pela dinastia dos trinta tiranos, que governavam a cidade.

Oberva-se, que na Grécia são os trinta tiranos, que depõe o matriarcado como regime de Governo, o que Socrates, é defensor do Matriarcado, e não acietava o Governo Tirano.

Homem feito, Sócrates, Sócrates,  chamava atenção não só pela sua inteligência, mas também, pela estranheza de sua figura e de seus hábitos. Corpulento, baixo, nariz chato, olhos saltados, vestes rotas, ´pés descalços, e vagava pelas ruas de Atenas.

Sócrates, costumava passar horas megulhado em seus pensamentos. Quando não estava meditando solitário, conversava com seus discípulos, procurando ajudá-los na busca da verdade.

Com a contribuição de Sócrates, os Filósofos começara a perguntar:

- O que é a verdade?

- O que é o bem?

- O que é a justiçqa?

Sua mulher Xantipa, dizia que ele era um deus para os jovens Atenienses.

Para Sócrates, antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem precisa se autoannalisar e reconhecer sua própria ignorância.

Sócrates, seu método chamado de Ironia ou refutação.

Na segunda fase, Sócrates,  à coragem pede a descrição de atos corajosos. Pois a maiêutica (técnica de trazer a luz), pressupõe uma crença de Sócrates, segundo a qual:

“A verdade no próprio homemm, mas  mas ele não pode atingí-la, porque não só está envolto em falsas ideias, em preconceitos, como está  desprovido de métodos adequados

Então, segundo Platão, Sócrates, concluiu:

“Sou o homem mais sábio de Atenas, porque “Só eu sei que nada sei”.

Frases de Sócrates:

“Só sei que nada sei.”

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”

“O inicio da sabedoria é a admissão da própria ignorância.”

“Não penses mal dos que procedem mal; pense somente de que estão equivocados.”

“O amor é filho de dois deuses, a carência é astúcia.”

“A verdade, não está com os homens, mas entre os homens.”

Sócrates, disse que para se realiza o bem e  inndispensável, três peneiras, que sáo elas:

VERDADE;

BONDADE;

 E NECESSIDADE.

Pois  à Liturgia de hoje, e com o Papa Francisco em visita  pastoral à Grécia, que mostra-nos sua consciência aovew o martírio dos Santos, e temos no dia de sábado, 4 de dezembro de 2.021, em que nos traz com 1ª Leitura o Profeta Isaias 30:19-21-23-26, Salmo nº 146, e proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9:35 e-10, 1:6-8, e Santo do dia: Santa Bárbara e São João Damasceno 04/12:

 
Descrição: https://www.rs21.com.br/wp-content/uploads/2014/11/santa-barbara-04.12.jpg

2.Santa Bárbara

Santa Bárbara nasceuem Nicomédia, região da Bitínia, na Turquia, às margens do Mar de Mármara. Ela era do final do Século III. Era uma bela jovem, filha de Dióscoro, que era rico e nobre.

Dióscoro queria proteger sua filha da sociedade corrupta daquele tempo e decidiu trancá-la numa torre. Ela foi ensinada por tutores. Mas o que podia parecer um castigo, abriu a mente de Bárbara. Ela contemplava a natureza e tudo a fazia questionar sobre a Criação.

Aos 17 anos de idade, seu pai a levou de volta para casa e pretendia casá-la. Ela era proibida de ir à cidade. Por ser rica tinha muitos pretendentes. Mas Bárbara recusava todos, vendo neles o interesse, sem nenhum amor verdadeiro. Isso era um problema para o seu pai, pois, segundo o costume, ele tinha obrigação de casar a filha. Dióscoro pensava que as recusas da filha para o casamento era por causa do tempo que ela esteve presa na torre e decidiu deixá-la visitar a cidade.

Em suas idas para a cidade conheceu alguns cristãos, que lhe ensinaram tudo sobre Jesus e a Santíssima Trindade. Assim, ela encontrou as respostas para seus questionamentos. Bárbara se converteu ao cristianismo, foi batizada e passou a ter uma vida cheia das virtudes cristãs.

Durante uma viagem de seu pai, mandou construir uma terceira janela na torre onde vivia, em homenagem à Santíssima Trindade. Também mandou esculpiu uma cruz na torre. Quando seu pai voltou, viu as mudanças e questionou a filha. Santa Bárbara explicou os símbolos da nova fé: as três janelas em homenagem à Santíssima Trindade, e a Cruz que lembrava o sacrifício de Jesus Cristo. Seu pai ficou furioso.

Dióscoro denunciou a própria filha ao prefeito da cidade, que mandou torturar Bárbara em praça pública, tentando dissiadi-la da fé em Cristo. Mas Bárbara não renegou a fé, mesmo diante dos sofrimentos. Durante a tortura, outra jovem cristã, de nome Juliana, gritou os nomes dos carrascos, o que era proibido. Por isso, também foi condena à morte, por decapitação, junto com Santa Bárbara. Elas foram levadas amarradas pelas ruas de Nicomédia, sob os gritos furiosos das pessoas. Santa Bárbara teve os seios cortados e degolada pelo próprio pai.

Depois que Dióscoro matou a filha, um raio caiu do céu sobre ele. Depois deste fato, Santa Bárbara é invocada como “protetora contra relâmpagos e tempestades”. Ela também é Padroeira dos mineradores e das pessoas que trabalham com fogo.

3.O PODER DA PALAVRA VIVA DE DEUS, E SIGNIFICA EVOLUÇÃO NO CAMINHO DO REINO:

Ora, Jesus como ser é generosos, humano, e percebe à dura realidade, em que emm Mateus  9:36. 36 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como obelhas que não tem pastor. Então, disse a seus discípulos:

37 “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

38 Pedi pois ao dono  da messe  que envie trabalhhadores para sua colheita!”

10:1 E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem  os espíritos maus e para curarem  todo tipo de doença e enfermidade.

Enviou-os com as seguintes recomendações:

6 “Ide antes as ovelhas perdidas da casa de Israel!

7 Em vosso caminho anunciai: “O reino dos céus está próximo.”

8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos,  purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar.”

Como se percebe no conteúdo do ensinamento de Jesus, é que o fundamento da boa obra está na prática e no bom exemplo, pelo fato, de que não se deve falar que é bom, mas, é necessário, estar no bem, e realizá-lo, efetivamente.

Olhar o exemplo de Santa Bárbara, que seu pai arma a cilada de levá-la à morte, pois ela, com base na sua escolha, opta, fenecer, para ser definitivamente, do reino, porque intui que seu reino está próximo. E como o universo trabalha intensamente, seu pai, é ceifado por um raio.

Evidente, que o sentido da vida humana  e da redenção está no ressuscitado, que restaura no reino de Deus, ao vnecer a morte.

E, como  se verifica o reino dos céus se inicia  quando no Sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré. À uma virgem que se chamava Maria.

Entrando onde ela estava, disse-lhe o anjo: “Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é conntigo." Lucas 1:26-27-28. Depois de ouvir todas as ponderações do anjo, e

“38 Disse então Maria: “Eis aqui a serva do Senfur, faça-se em segundo tua palavra.” Lucas 1:38.

Pois Maria, visita Isabel, e Isabel, e

“42 E exclamou em alta voz: “Tu és bendita entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre.” Lucas 1:42.

O nascimento de Jesus em Belém, como está noticiado:

“7  E Maria deu a luz seu filho primogênito; envolveu-os em faixas e o deitou num presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” Lucas 2:6-7.

Os anos do Senhor louvavam e cantavam, como está em Lucas 2:14.

Os reis Magos vieram do oriente guiados por uma estrela, e ao chegarem encontraram o menino no colo de sua mãe, e ajoelharam-se, e adoraram o menino, e oferecem presentes: Ouro, incenso e mirra.

Não voltaram a Herodes, porque foram avisados em sonho pelo anjo do Senhor, que Herodes queria matar o menino. Mateus 2:1-11-18-19-20.

22 E quando se completaram os dias da puriticação, sendo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor. Lucas 2:22.

Depois como é festa de Páscoa, levaram com eles Jesus, porque completa doze anos de idade. E depois de três dias o encontraram no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Mateus 2:46.

Quando seus pais o viram ficaram muito emocionados. E sua mãe lhe perguntou: “Filho, porque fizeste isso conosco? Teu pai e eu te procurávamos cheios de afliçao.”

Jesus respondeu-lhes: Por que me procurráveis? Não sabieis que devo estar naquilo que é de meu Pai?

Depois desceu com os pais para Nazaré. Lucas 2:49-49-51.

4.LOGO, À CONSAGRAÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEMM, É O QUE DÁ SENTIDO À EXISTÊNCIA, E Consagre sua vida a Nossa Senhora Aparecida.

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. 

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!

Amém.

Fonte: Deus conosco, reze no Santuário – A12.

Dito isto, roguemos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, que nos proteja contra os perigos, os inimigos, e nos defenda com o auxílio de São Miguel Arcanjo o espírito maligno e das ciladas do diabo e do demônio, expressos em raça de víboras, abutres, lobos e dos sodomitas pervertidos, que perseguem e matam idosos, mulher, criança, e pessoa com deficiência, e que venceremos na vigilância e na oração com Jejum, como está em Mateus 17:21 E 26:40-41; que o Sagrado Coração de Jesus tenha piedade e compaixão de nós, e Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Samta Bárbara, rogai por nós. Amém!





Comentários

Postagens mais visitadas