As Nossas Explicações sobre o Mundo Real.

 
Gilson Gomes
Advogado.
 
O direito no Brasil deve ser tratado como impessoalidade, isto está  escrito no art. 37, caput, da Constituição do Brasil, de 1988.  Nenhuma pessoa possui o direito de presumir que o determinado texto é tendencioso ou dirigido á uma  outra pessoa. Ninguém pode presumir o que não está nominalmente escrito. Pois os comportamentos humanos são universais  e como carreiro, e não experiência pessoal da minha pessoa. A nossa  experiência pessoal pode estar no universal,  no mesmo carreiro. Caso o chapéu serviu na cabeça de alguém, que faça bom uso, mas não me condene por aquilo  que a  grande maioria faz sem pedir licença a ninguém. Não julgueis para não ser julgado, com a mesma medida que medirdes, também será medido, é assim que dissera o Mestre.
 
Desculpem, não digo nada de pessoal e  particular, o dia que  eu tiver que fazer uma interpelação sobre algo que me desagrada eu  farei na justiça, então,  pedirei explicação no crime, com base no Código Penal. Eu não mando recados subliminares, falo na cara se preciso for.  Usar expressões definidas como crime é calunia, e atentar contra a boa fama é difamação, e  e ferir a dignidade é injuria. Logo o que se deseja é fazer pensar, e não macular a honra ou a dignidade de nenhuma pessoa  que tem o direito de livre expressão e manifestação, art. 5º, da Constituição Federal. Existem fatos que se ouve e são visto  todos os dias, e  a hipocrisia social diz -  não ser bem assim. É por isso que o Brasil é assim,  para tudo há um – jeitinho. Mas, todos são iguais perante a lei, ele ela, está na Constituição. Pois as nossas circuntâncias são nossas, é o geral, é o que ocorre no dia a dia.
 
Explico - Sobre as mulheres, eu digo como dissera o Poetinha Vinicius de Morais – As feias que me perdoem, mas beleza também é fundamental. Também são  as com unhas pintadas, com silicone nos seios, as que usam anabolizante para ficarem bumbadas,  às que morrem no centro cirúrgico por causa  da retirada da gordura que não conseguem retirar com dieta alimentar, as magérrimas  para estar como modelo nas passarelas, algumas até morrem de fome. A profissão e a moda estão acima dos afazes domésticos, até um prato de comida. A vaidade é maior que o ser. Claro que existem as exceções, às Marias, ás Ninas, ás Paulas, às Livias, às Joanas, às Clarissas,  às Marcias,  às Sônias, enfim muitas mulheres que não se incluem neste rol, certamente, são sensatas e razoáveis, o que as deixam mais belas e nobres. As mulheres são divinas, mas não precisa se exceder  com a ditadura da beleza imposta pelo imperialismo da moda e do mercado de consumo. Posto que, segundo o mesmo Vinicius, o amor é eterno  enquanto durar. Logo é temporário, e finito. Mas as coisas divinas são infinitas e cósmicas. A mulher é ser belo dentro do universo, por isso é uma incógnita, viu?  E agora  Poetinha - Mas para viver um grande amor há que se sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro, seja lá como for....
 
O direito de  pensar  é sagrado, como ter opinião, embora não seja ciência. Mas é direito. Então penso como Voltaire,  você pode pensar o que quiser,   mas   me dê o direto de ter mil razões para descordar de você.  Respeitar, mesmo que  discorde, isso é o estado de direito e a democracia que vivemos – Pensar livre. Filosofar é isso. Não se deve pensar com o baixo ventre. Aí vira animosidade. Pense, mas pense, faz bem.
 
“As palavras convencem, mas o exemplo arrasta”, essa frase  atribuída a Agostinho de Hipona (Santo Agostinho) traz consigo verdades que as pessoas desejam fugir, basta observar nas noticiais dos jornais  a morte de pessoas por causa da vaidade, como foi o caso da modelo de São Paulo que teve seu fígado perfurado,  quando fora fazer uma cirurgia estética de lipoaspiração.  A moça já havia  feito cirurgia no nariz, colocado silicone, e  também de varizes. O cirurgião não comunicou a ocorrência à Autoridade Policial, e agora corre o risco de ser processado por homicídio culposo, deu na TV, certamente, também,  pintara  as unhas. A prudência é indispensável na vida. Então, este é um fato particular ou geral, é acidente, ou imprudência e imperícia, e erro médico? Respondo – Vaidade das vaidades, tudo é vaidade, segundo o Livro da Sabedoria – Bíblia.  Não há necessidade de mutilação para se chegar a  beleza e a nobreza, não é. Procedimento cirúrgico só  deve ser recomendado para salvar a vida, prolongar a vida, ou corrigir defeito ou erro proveniente de  acidente, genético, e congênito, por estrita e exclusiva recomendação e  responsabilidade  médica.
 
Explico - O pedido de explicação é um procedimento previsto no Código Penal, art. 144, quem se sentir ofendido na rede social pode pedir explicações, mas não peça explicações sobre  a língua da sogra, nem porque  a serpente usou o sibilo para fazer Eva comer da árvore do conhecimento, e especialmente,  qual a causa do verniz da barata. Mas quem gosta de explicação é o leiteiro, o porteiro do edifício, o e jornaleiro, não é?
 
 Explico - As  pessoas são singulares, se fossem iguais, certamente, todos explicariam porque o Gabriel – Pensador disse que a loira é burra, eu não explico, porque a minha não é. Mas as loiras falsas que me desculpem, muitas possuem graduação, e são dotadas de inimitável inteligência. Explico, é que na idade média só tinha relevo na beleza as loiras de olhos verdes, e as madonas do  pintor  Rafael.  As madonas de Rafael eram gordinhas, não é.
 
Explico a oposição quer gelar o Prefeito ao eleger para Presidir o Poder Legislativo alguém da oposição, com pensamento nos pleitos vindouros, mas você não acha que a Lucrecia Borja pode ter sucesso nisso? O negócio é garantir o poder no papado, afinal, com uma votação maiúscula a fumaça branca pode sair de qualquer lugar, até dos contrários, já que o novo conclave será eleito novo Papa –  Temos  Papa. Aprendi com o Advogado do Diabo,  com o Autor das Sandálias  do Pescador.
 
Explico – Há mulheres muitos inteligentes, trabalhadoras, e pensam que estão no mercado por mérito seus, mas se esquecem que quem as colocou no mercado foi o capitalismo, porque na época se tratava de mão de obra barata, no século XVII, crianças e mulheres eram exploradas durante dezesseis horas nos teares da Inglaterra.
 
Explico – Há homens e mulheres que gostam de fazer caridade com o chapéu do visinho, ainda contam vantagem, e  querem ganhar indulgências nos céus.
Explico -  Falar daquilo que não conhece pode atestar burrice ou ignorância, eu prefiro a burrice, já que o burro é animal agradável.
 
Explico – Dizem que os bicheiros fraudam o jogo eletrônico só para não pagar o premio ao vencedor, já que se trata de uma contravenção não seria diferente a existência da honestidade no ato ilícito. Pois como dizia Didí – Da folha seca – jogo é jogo, e treino é treino, mas, para o bichheiro é sempre sujeira.
 
Explico – O criciúma só não ganhou o Joinville, porque deu a lógica, o JEC fez 3, e o Criciúma precisa  fazer 4, e defesa não marcou os atacantes, e sonhou que  já estava na série A. Nunca conte com a sorte, jogue sempre com  a possibilidade de ser o último jogo de sua vida. Os vencedores são aqueles que se preparam para a guerra obstinadamente. É bom saber que é 11 contra 11, devemos estar preparados para o risco de perder um ou dois, seja por lesão, ou pela expulsão, a arbitragem não joga com a gente, é arbitro sempre, certo? Foi uma pena.
 
No dia de ontem, dia 6, tive a grata surpresa de ouvir a Pesquisadora Maria José, que veio prestigiar a Semana da Imprensa, tendo a mesma feito um trabalho cientifico sobre Criciúma – Mas, o que me cchamou atenção fora o fato de o  foco da sua pesquisa ser – A Capital do Carvão -,  mas, por ironia o  nosso  - Mineiro – está abandonado no chão,  destruíram o seu monumento original, depois fizeram no lugar um chafariz, numa cidade que na época não tinha água. O que me parece que Criciúma tem vergonha de sua origem carvoeira. Parabéns, amigo Mário.  Que o Mineiro volte ao seu lugar.
Explico – O apedrejamento da casa da menina que possuía uma página na internet para demonstrar e denunciar  as péssimas condições da escola em que freqüentava em Santa Catarina, que não possuía água, papel higiênico, até telhado, e ainda a  parca remuneração paga ao professor, representa a imitação do apedrejamento feito pelos grupos xiitas, atualmente, e o Talibã, contra a menina que deseja estudar, então, o caso daqueles que apedrejavam a mulher dita adultera, o mestre dissera – quem de vós na não tiver pecado, atire a primeira pedra. Lamenta-se, aqui o pecado mais grave é o da omissão. Dinheiro existe, o 40% do FUNDEB repassado pela União Federal para usar na manutenção dos bens imóveis, e o 60% para  o piso do magistério, que  dizem não existir dinheiro, se duvidarem do valor acesse o BB, certo? Trate também de saber onde é  aplicado o Salário Educação???  - Pois se souber me conte. Pois uma criança se preocupar com a educação, é o mesmo que se encontrar uma pérola dentro da Ilha de Santa Catarina, onde  todas as coisas se transformam em magia. Veja os repasses da União Federal que pensará outra coisa.
 
Explico -  Ser cego pode ser uma vantagem anão vê o rosto dos feios, e nem a fisionomia dos abutres, mas  não pode deixar de estudar e ser esclarecido,  e bem informado. Mas meu maior erro  foi pensar que marmanjo  não come, não furta, e não explusa de sua  casa o cego, porque o dito normal imagina que pode retirar o livre arbítrio do homem, na humanidade muitos cegos  foram bem sucedidos na vida, e não é a opinião de ignorantes que a Convenção de Nova York deixará de ser válida como Emenda Constitucional no Brasil.  Todos nos amam, desde que não meçamos no bolso deles, ou então, a gente seja um pouco mais sábio do que alguns ignorantes ativos preconceituosos, xenófobos, e discrimina odres.  O homem precisa como Fernão Capello Gaivota, quebrar o seu próprio Record. Isto eu vi hoje, então, que não se repita, no mundo há lugar para todos. Que sejam felizes, com igual oportunidade.
 
Explico – O BC por engano colocou muitos milhões na conta da velhinha, e velhinha sacou a grana, e o Banco a colocou na relação de inadimplente. Segundo o direito Comercial dinheiro na minha conta é meu, e a velhinha esperta sacou a soma, mas a velhinha se esquecera que toda fortuna há que ter uma origem licita, e ela deveria dar o exemplo, o que não é meu eu não pego, mas devolvo ao seu legitimo dono. Depois dizem que os velhos são honestos
 
Explico – Os velhinhos abrem a boca para falar o que não devem, deveriam com a idade dar o bom exemplo, e depois reclamam da ausência de vinculo e do abandono dos filhos. Os velhos deveriam passar o passado a limpo, verificar no balanço  se o ativo é maior que o passivo. Em regra, possuem um saco cheio de atos ruins. O trabalho por vez, certamente fora uma inutilidade, por isso, que percebem parcos aposentos. Não gostaram dos livros.
 
Explico -  O criciúma perdeu para o São Caetano porque não teve forças para suportar, antecipadamente a Série A, mas se forem guerreiros no próximo jogo a história é outra, cada jogo é uma nova batalha, ainda, a terra não está arrasada. É preciso ter fé, crer no preparo físico, e não melindrar o adversário. Acima de tudo, ame a camisa como se fosse a sua pátria. Aí a série A Virá, mas preciso na capital o espírito é outro, e quem sabe a força dos pés, e da alma, não faça chegar ao louro desejado, como disseram os Gregos.
 
Explico – Só pula a janela de uma casa quando ela estiver aberta, então, porque se imagina que o idoso esteja a fenecer, mas o cachorro entra na igreja porque encontra a porta aberta,  e sai porque entrou...
 
Explico – O Boletim de Ocorrência serve para noticiar um crime, mas às vezes as mães fazem contra o filho sob o argumento de morrer a míngua, mas a velhinha tem mais seis filhos sadios,  e ela trucidou aquele que era portador de uma seqüela. Parente é um ser que é muito bom na foto, e  quando recebe é um pacote. Essa mãe é sábia?
 
Explico -  Parente quando pega aversão a mulher do irmão, eles   inventam, caluniam, difamam, e dizem até que irão usar de truculência contra a mulher, a sogra nem se fala, sogra é veneno puro, elas falam das sogras delas, mas agem com mais sofisticação que a pretérita. A inveja dói, se tiver olho verde então, morrem, se for rica, lambem os pés, não é assim que funciona?
 
Explico – Cavalo velho gosta mesmo é de capim novo, aí os outros cavalos ficam com inveja.
Explico – Se o cavalo velho tiver um potrinho exigirão o DNA, porque acham que velho não dá cavalo bom. Os parentes  é claro, porque a sociedade elogia o bom pai.
 
Explico – Hoje, é comum pessoas inescrupulosas  usarem palavras com a desculpa do direito de opinião contra a pessoa com deficiência, como por exemplo – o cego quer tirar onda com a mulher, o que  a mulher quer com aquele perneta, cegueta,  o perneta e o cegueta não pode ter filhos nem ter uma mulher,  o cegueta não pode ter uma renda mmaior que o fulano filho do cicrano, os olhares atravessados, os sopros do espírito santo para  retirar direitos.
Explico – Este procedimento  contra a pessoa com deficiência  pode ser praticado pelo  parente ou pessoa estranha, comete crime de uso de expressões de racismo injurioso, contido no art. 140, § 3º - Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, do Código Penal vigente, além de violar as disposições  dos Artigos 1º, 2º, 5º, 6º, 7º, 10, 11, 12, 15, 16,  17m 18, 19, 20, 21, 22, 23, previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007 o Congresso Nacional aprovou, por meio do Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008, conforme o procedimento do § 3º do art. 5º da Constituição, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Os adjetivos usados pelas pessoas com o fito de humilhar a pessoa com deficiência no Brasil é crime contra os direitos humanos, abra o olho... A pessoa deve saber olhar para o nariz.Uma cadeia por condenação por tribunal internacional, não fica legal para o Brasil, não é?  Ter deficiência aqui é deboche. A universidade não dá matricula compulsoriamente, porque não cumpre a lei. É uma vergonha.
Explico –  Ter limite na internet é bom, por isso a Câmara dos Deputados precisa  produzir uma proposta sensata e razoável, mas não produzir a volta da censura, e nem possibilitar o controle da internet por grupos   facciosos e ideológicos, mas que a rede seja um lugar de livre pensamento, onde o direito de pensar e argumentar seja preservado. Mas o crime de todas as formas deve ser reprimido exemplarmente, sem ferir o direito da livre manifestação de pensamento. O pensamento segundo Aristóteles é sagrado, e se quiser, um dom de Deus.
 
Explico – Ter opinião  é sagrado, mas fazer da opinião verdade absoluta aí já é  tirania, e um sujeito que nunca será autor da sua história, porque a sua história é apenas uma opinião.
 
Explico – Dalila cortou os cabelos de Sansão, mas existem muitos por aí querendo a cabeça do homem que pensa.  Dizem que ter o nome de Dalila é um karma, geralmente, morrem solteironas, porque a tradição diz que o inconsciente humano pensa que ela irá cortar  a sua toga  viril dos romanos. A  Dalila é um ser bom, o povo é que inventa, mas dizem que onde há fumaça há fogo, eu não sei, não tenho nada  contra o nome, Sansão sim, não é?
 
Explico – Os democratas ganharam a eleição, isso foi bom para quem está no jogo, parece que o Iran não está, mas também, não poderia, já que na América não se pergunta o que a América pode fazer pelo americano, mas o que o americano fará pela América. America para os americanos, só que agora as minorias latinas decidem a eleição.
Explico – Na Republica de Platão a idéia é o bem maior, aqui não, a idéia serve apenas para os outros copiarem.
 
Explico – Hegel dissera que a sentença é um sentimento, então, como pode o sentimento ser verdade absoluta, é preciso mudar a ordem das coisas,  sentença precisa ser reflexo do desejo da Pátria, da Nação, e do homem. Assim se pode fazer justiça, e prudência.
Explico – O Governo hoje está com a razão, a questão de conhecer a língua, e interpretar o texto, bem como conhecer matemática é uma necessidade, assim quem sabe teremos um Brasil mais pensante, e menos corrupto. A instrução e a educação é motor do desenvolvimento social e econômico. O estudante prcisa fazer o dicionário trabalhar.
 
Explico – O Ministro Joaquim Barbosa, do STF agiu com prudência em reter os passaportes dos meninos rebeldes do mensalão, porque no Brasil, há sempre a história do jeitinho, daqui e acolá,  eles estariam na Baviera. E, se for o caso ainda admiraria a Mona Lisa, não é assim, com o nosso dinheiro, é claro. Cícero elogiaria o nosso Barbosa.
Explico – Eu creio em Deus, mas respeito quem não crê, mas o meu Deus  não esfola joelhos, nem mofa a bíblia, e não fala mal da vida do semelhante, não mata Heloisa e Abelardo, nem Paulo, nem coloca seus desafetos na fogueira, não exclui nenhuma mulher, paga justo salário, e dá boa educação às Crianças, nem  mata em seu nome, por isso isso posso dizer como dissera o ateu no leito de morte – sou ateu graças a Deus.  Ame, e já cumpriu o mandamento de Deus, dissera João Evangelista. Deus não é carrasco, mas a unidade entre a ordem do universo, sabe? Não preciso elucubrar muito, e pense o que quiser. Bom, não uso calças curtas. Deus é o verbo, o pensamento, e agora?
Explico – A melhor contribuição que se pode dar ao homem é deixar pensar livremente, construir sua realização e felicidade, lutar pelo ideal e ter imaginação, quem fica preocupado com uma casa deveria fazer como o João de Barro – o vulgo forneiro – construir outra onde o vento não possa retirar. A vida é um eterno reconstruir aquilo que está posto, já que não existem verdades eternas, pois só há uma verdade, que um dia iremos deixar este mundo. O resto como diz o Grillo é bobiça.
Explico -  Se eu tivesse que escolher um bem, eu escolheria a sabedoria – Sophia, ela não  é  perfeita mas é sábia, o conselho é um dom, como a sabedoria também o é. O homem honesto é o melhor amigo, porque o amigo deriva do amor, e dá a vida por você.  Se a mulher o ama,  certamente, encontrou o bem maior. Mulher que ama não trai, é honesta. Amigo bom é o do caráter reto. Pois a Livia do  Imperador Augusto, como a Paula, como a Joana, como Beatriz, a Clara,  e Saraah, são mulheres que buscam o mundo melhor, elas apenas desejam a felicidade, como qualquer Pedro e Paulo, que culpa tem o ser humano de buscar a sua realização pessoal? Porque atira pedra no telhado do outro se o seu telhado é de vidro. Pois,  buscai primeiro o reino e a justiça e o resto vos será acrescentado, dissera o mestre. E Salomão não escolheu a sabedoria? Hoje, a regra geral é o ter, a exceção é o ser, que tal a gente fazer a inversão.
 
Explico – Ontem, dia 9 de Novembro foi o dia em que ficara oficializada a União das Duas Alemanha, separadas entre  Americanos e Soviéticos, no loteamento dos dois impérios protagonistas da – Guerra Fria. Pois  os alemães derrubaram o – Muro de Berlim -, denominado muro da vergonha, que separava as Ale manhas.  Nosso maior desafio é evitar a existências de nossos déspotas e tiranos como Hitler e Stalin, pois o Chefe Soviético era tão cruel que mandara  muitos à Sibéria, e perseguiu seu principal opositor até matá-lo no México. Na vida real é preciso derrubar muros da inveja, da exclusão, do ódio, e da segregação entre as classes sociais.  A greve dos sindicatos  Poloneses de 1978 -  No portão do Estaleiro Gdansk - foi o estopim para a derrocada do Muro de Berlim.  Por isso estou com a letra da musica  da década de 1960 e 1970 – odeio o Muro de Berlim. Por último, construamos uma civilização solidária e fraterna. Sem muros.
 
Explico -  Pois o capital é o  deus  que todos conhecem, vêem, tocam, cheiram, provam, existe para todos os nossos sentidos. É o único deus que anda não encontrou ateus; as religiões só estão nos lábios, mas no fundo do coração do homem reina a fé no capitalismo. Nessas condições fora do capital não há salvação. É o homem de hoje contraria a premissa do Meste de Nazaré – Ninguém pode servir dois senhore, Deus e o dinheiro (Michael Sandel).  Pois os direitos humanos dos dias de hoje está relacionado com o direito de comprar as consciências, e os bens de consumo, e a classe excluída,  só possui deveres, como  dar o lucro, o livre mercado iniciativa,  e a livre concorrência. O trabalhador paga seu dizimo ao capital, e ainda compra os produtos produzidos em massa,  a Igreja do capital  são os mercados, e exploração da mão de obra barata. Os materialistas e socialistas também não são santos, não, não nos enganemos, pior eles possuem uma religião de carteirinha.
 
Explico – O direito no Brasil não é respeitado porque ele segue o positivismo de Conte, em detrimento ao racionalismo de Kant, Voltaire, e Montesqueu. Aqui vale o que está escrito, com seu eufemismo, quando deveria  valer a razão construída na igualdade, liberdade, e fraternidade. Aqui os iguais são os que possuem grana, a liberdade é só para quem possui um carro, e não há fraternidade, porque é cada um por si, e Deus por todos. A razão é feita pela pratíca, que segundo Aristóteles é o critério da verdade. A teoria precisa ser congruente com a prática. O racionalismo fora a tese de grandes juristas do Século XX, inclusive a inclusão da má fé no nosso Código Civil, há o dedo de Kant, que Napoleão Bonaparte  fez acrescentar.
 
Explico – O nosso maior defeito como cultura é pretender resolver os problemas por meio de paliativos, escondendo o efeito, mas a solução de qualquer crise está na causa, mate a causa, que acabará o efeito,  querem resolver a flatulência sem fazer funcionar bem o intestino. A Escola no Brasil é ruim, porque não há interesse do Estado, e a causa é que o Brasileiro tem uma preguiça  enorme em ter uma boa leitura. O pior, que acha que sabe tudo, falar com pessoas assim, chega dá indigestão. Aqui se faz como o juiz descrito por Montesquieu nas Cartas Persas, que precisava de  dinheiro, vendeu sua Biblioteca sob o argumento de que o advogado já o dava os argumentos para a sentença. Quer dizer a sentença pronta. É o Brasil, que privilegia o ignorante de carteirinha, por isso que não há  mão de obra qualificadas. Leia, seja um leitor de hábito.
 
Explico – Eu li a Critica da Razão Pura e a Critica da Razão Prática, e a sua Metafísica de Kant, mas que percebo que o Kant com o seu racionalismo colocou tanta areia na cabeça dos homens, que acabaram derrubando a Bastilha. Hoje eu seu porque aqui é complicada as coisas, a gente nunca tem razão, sempre tem alguém com mais razão que a  gente, basta  ter influência no reino, e ainda conseguir fortuna. Onde está o logos, o verbo, se o tudo está em movimento, quem está apto a participar dele? A razão é aquilo que é.
 
Explico –  Cair na lei da ficha limpa é o mesmo que cair no purgatório, no estágio de purificação, e o prazo para chegar ao céus leva só oito anos. Bela purificação que o povo escolhera pela iniciativa popular.
 
Explico – Há  Prefeito pego pela ficha limpa não basta  fazer obras, e preciso ter fé e amor, não  ter caído em tentação,  a fim de não se flgrado pela inelegibilidade da ficha limpa. Prefeito bom é prefeito sem mácula, com vestes brancas, como faziam os romanos, é preciso ser cándido. Assim é a ficha limpa. Mas não se pode deixar de reconhecer as boas ações dos homens, porque o que conta é o ativo e o passivo. Não se pode perder o dinamismo e vontade de construir um mundo melhor, mas se deve ter prudência e cautela com aqilo que não é da gente.
 
Explico – Quero deixar meu reconhecimento como cidadão e  ser humano de bem, e amigo pessoal, que  teve respeito com a minha limitação,  além de ser um gestor eficiente, culto, e solidário com as pessoas, exigente por certo no cumprimento do dever, refiro-me a pessoa do Senhor Adriano Boarollli, atual Gestor da ASTC, dizer ainda, se tratar de um ótimo quadro da administração pública Municipal. O Adriano é um ser que   sempre demonstrou sensibilidade e respeito, tanto como humanidade e legal com a pessoa com deficiência – A Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU de 2007,  de Nova York, agradece.  Parabéns Adriano, você é um ser simples e  humano de qualidades nobres, e um bom caráter. Dê ao povo a satisfação de transitar em Criciúma gerida por um homem de bem. Quando o povo chamar diga – Estou aqui meu povo, sou servo do povo, e não tirano e nem déspota. Obrigado, por ter  colaborado como sua pessoa, foi um enorme prazer ter dado  minha contribuição. Aqui não é politicagem, é o reconhecimento do mérito e do bem. Coisa rara.
 
Explico -  Existem homens e mulheres que querem ter o direito de morrer em pás. Ironia, pode ser. Mas está no Youtube,  documentário de apenas 18 minutos, começa com um bilhete escrito pelo protagonista: “Data 20.09.2006. A quem interessar possa. Meu nome: Solitário anônimo. Não tenho familiares nem parentes neste  região do país” Pois o solitário anônimo foi encontrado, morrendo de fome, e uma equipe de profissionais da saúde decidiu retirar daquela agonia. O mesmo dissera que os profissionais o estavam desrespeitando, porque ele queria morrer em paz, morrer de fome,  ainda disse: “eu quero morrer do jeito que eu quiser”
Explico - O solitário anônimo diz a Débora Diniz, que “o futuro é apenas uma hipótese, o presente é real e o passado é um monte de lixo”. A única coisa que pode é ser deixado em paz. Oferece em troca, também  incomodar o mínimo possível, e tomou  todas as providências para não atrapalhar o tráfego. Pois morrer sem atrapalhar pode ser até algo a se considerar, mas ao médico cabe prestar o devido socorro, e os homens precisam saber que em relação a vida há uma questão ética e moral, já que um ato dessa forma pode causar  sofrimentos indiretos e diretos à sociedade. Morrer em paz é morrer na prática da virtude. Talvez tenha faltada ao solitário anônimo o infinito Deus, porque viver é um dom é um bem, quer dentro da utilidade, quer por necessidade (este belo texto, se encontra na Revista de Filosofia – Escala, leia pag.32,33,34).  Pois se morrer me descansa prefiro viver cansado, não é? Disse o mestre é preciso ter vida, e vida em abundancia, e esta vida que queremos, apesar das adversidades, e dos nossos carrascos de plantão. Nós desejos viver, como Renato Russo dissera, como se não houvesse amanhã. Viver é uma graça, um ato de amor do universo com a gente.
A gente explica para pensar.
ACADEMIA CRICIUMMENSE DE FILOSOFIA – ACF.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas