A ESSÊNCIA COMO EXPRESSÃO DA EXISTÊNCIA, CUJO EXEMPLO DE DSIGNIDADE ESTÁ CONSOLIDADO NOS SANTOS, JOAQUIM E ANA, PAIS DE MARIA, E SABER O QUE ESTÁ EM SEGUIR O ESTÁ NO EXEMPLO EXPLÍCITO EM MATEUS 13:16: 16 “Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem.” LOGO QUE AÇÃO SEJA FONTE DE VIDA.

A ESSÊNCIA COMO EXPRESSÃO DA EXISTÊNCIA, CUJO EXEMPLO DE DSIGNIDADE ESTÁ CONSOLIDADO NOS SANTOS, JOAQUIM E ANA,  PAIS DE MARIA, E SABER O QUE ESTÁ EM SEGUIR O ESTÁ NO EXEMPLO EXPLÍCITO EM MATEUS 13:16: 16 “Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem
e vossos ouvidos ouvem.” LOGO QUE AÇÃO SEJA FONTE DE VIDA.

O segundo dia da semana, segunda-feira, 26 de julho de 2.021, véspera do aniversário de Centenário da Semana de Arte Moderna, onde se notabilizam,  Mário de Andrade e seu irmão Oswald  de Andrade. Pois é para Semana de Arte Moderna,  que  desponta no cancioneiro popular à canção Tristeza do  Jeca,  e outras formidáveis  canções raiz, como Chico Mineiro, e outras tantas, como  também, já na década de 1.940, de Herivelto Marttins (cuja interpretação se  realiza na voz de Dalva de Oliveira, e outra canção hoje interpretada pela Fafá de Belém, inicialmente, com Peri Ribeiro e Dalva de Oliveira) Ave Maria no Morro, pelo fato de que Mário de Andrade, poeta crítico,  que se imortaliza com a célebre frase em seu Poema, com forte dose de sentimento de oprimido, ao explicitar sua dor, ao ensinar:

“As tripas  deem  para o  diabo, porque o espírito  já é de Deus Adeus.”, vejam o Poema da Alma Paulistana.

 

Quando eu morrer quero ficar:
“Quando eu morrer quero ficar,
Não contem aos meus inimigos,
Sepultado em minha cidade,
Saudade.

Meus pés enterrem na rua Aurora,
No Paissandu deixem meu sexo,
Na Lopes Chaves a cabeça
Esqueçam.

No Pátio do Colégio afundem
O meu coração paulistano:
Um coração vivo e um defunto
Bem juntos.

Escondam no Correio o ouvido
Direito, o esquerdo nos Telégrafos,
Quero saber da vida alheia,
Sereia.

O nariz guardem nos rosais,
A língua no alto do Ipiranga
Para cantar a liberdade.
Saudade...

Os olhos lá no Jaraguá
Assistirão ao que há de vir,
O joelho na Universidade,
Saudade...

As mãos atirem por aí,
Que desvivam como viveram,
As tripas atirem pro Diabo,
Que o espírito será de Deus.
Adeus.”

 

Mário de Andrade ANDRADE, M., Lira Paulistana.

Depois de nosso afago na cultura de Mário de Andrade, neste dia à Liturgia nos traz à reflexão e meditação o Evangelho de  São Mateus 13:16-17, também, o Salmo 131.

No entanto, neste dia se celebra o dia da Avó e do Avó, especialmente, o dia do Idoso, em razão da celebração do dia de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora.

São Joaquim e Sant'Ana

Com alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant’Ana. Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.

Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant’Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora. Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.

O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant’Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça. A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José.

A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.

São Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós!

Fonte:  Canção Nova e Santuário Nacional de Aparecida – A12.

 

1.           RESUMO:

Evidente, que o meio que dignifica, aí, o  Ser Humano são graças recebidas generosamente, e gratuitamente,  do UNO – Santa Trindade – Pai, Filho, e o Espírito Santo, doador e criador.

Logo o fato de Ana ter sido mãe de Maria, significa por ela, é que às promessas do Pai feitas, quando do pecado de Adão e Eva, como está em Gêneses 3:15-16-17, o que se justifica à Maternidade de Ana, pelo fato, de fazer vir à humanidade ser como Logo e Alma de ouro,  como leciona Platão,  A República, Livro III, pp. 109.110 415 a-e, Editora Martin Claret, 2.015.

Então, pela essência à existência da menina, educada na fé, e posta na Escola do Templo, fez da Santa e do Santo, precursores do exercício espiritual do Plano do Pai de Salvação da Humanidade, como libertação do pecado da morte em Adão (1 Coríntios 15:22), porque é pelo DNA de Maria menina, e pla força do Espírito Santo,  que vem o Verbo de Deus como leciona João 1:14.

Conclui-se, porque Jesus é da casa de Davi, sua avó Ana, nasceu em Belém.

 

2.           A DOUTRINA DA ALEGRIA DA ANUNCIAÇÃO E NASCIMENTO DO MENINO Jesus:

Certamente,  vislumbra em celebração o dia dos Pais de Nossa Senhora,  com gaudio, e gratidão, pelo fato de estarem como Ser incluídos e engajados na Doutrina sublime do coração.

 

Logo, quando Maria já estava prometida a José, por força do sorteio realizado no Templo, e o Anjo por mandamento do Pai Eterno, desce na cidade de Nazaré, à uma Virgem da Casa de Daví, cujo nome da Virgem é: Maria.

Pois o Anjo entrou onde ela estava, e disse-lhe:

- Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você. Lucas 1:26-27-28

Logo  à lição dada por Jesus no Evagelho do dia, em Mateus 13:16, é clarividente com relação à graça de seus Avós, quando  disse:

16 “Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem
e vossos ouvidos ouvem.”

Neste caso, o reconhecimento eficaz no crescimento, desenvolvimento humano, dos caminheiros está na veneração de Isabel, ao enxergar Maria, que atravessa às Montanhas da Judéia, para chegar na casa de Zacarias e Isabel, e quando chega, Isabel à enxerga, e disse em alta voz:

- Você é bendita entre as mulheres, e bendito é o fruto de seu ventre. Lucas 1:42

Observem, como Isabel é coerente e congruente, também, como praticante do mandamento do Pai, e como conhecia o Ser que é Maria, porque o que está em Mateus 13:17, consolida o argumento de Isabel, basta meditar:

“17 Em verdade vos digo, muitos profetas e justos
desejaram ver o que vedes, e não viram,
desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

Logo a efetivação e concretização do Plano do Pai se realiza, depois de três meses, Maria, deixa Isabel, e se dirige com José, à cidade de Belém, para cumprir o Decreto do Imperador Romano Otávio Augusto, referente ao censo populacional.

Log chegam em Belém, e também, completam-se os dias de gestação, e Maria dá a luz a seu filho primogênito, e o envolveu em panos, e o deita numa manjedoura. Pois  tiveram que permanecer naquele lugar, porque não havia lugar na  Hospedaria. Lucas 2:6-7

Contudo, naquele momento os Anjos do Céu cantavam e louvavam o Senhor, com glória a Deus nas alturas, e paz na terra a todos por ele amados. Lucas 2:14

É formidável, porque os Sábios vindos da Pérsia – Média  - guiados pela estrela, e chegaram e encontraram o menino nos braços de sua mãe, e ajoelharam-se, e tiram da sua bolsa de tesouros, e presentearam o menino com: Ouro, incenso e mirra.

Depois retornaram à Pérsia, mas não foram dar notícia a Herodes, à causa, é: “Porque não achavam Herodes Natural” (Vinicius de Moraes, Cotidiano nº 2) Mateus 2:1-11-19.

Observa-se que Maria é  cumpridora  da Lei, e ela com José levaram Jesus ao templo para oferecê-lo ao Senhor. Lucas 2:22.

Pois Maria, dá à humanidade exemplo de Mãe que possui ideia e noção do risco que é um adolescente permanecer na rua, que na época os fariseus são agressivos, discriminam, e preconceituosos, especialmente, criança, adolescente, mulher, e idoso.

Logo eis à causa da sua angustia, pelo fato de Jesus ter ficado no templo entre os Doutores, depois de ter participado da Festa de Páscoa, e completado doze anos, como está em Lucas.

Maria, dá exemplo de educação, e de conhecimento do que é, à violência contra criança e adolescente.

Então, depois de três dias de procura, o encontram no Templo, sentado, entre os Doutores, respondendo e fazendo perguntas,

Seus pais se emocionam, e sua mãe disse:

- Meu filho, porque você fez isso conosco? Estávamos angustiados, a sua procura. Lucas 2:48.

E Jesus respondeu:

- Por que me procuravam? Não sabiam que eu deveria estar na casa do meu Pai. Lucas 2:49

Depois, desceu com eles para Nazaré, e cresce em idade e tamanho, sabedoria e graça. Lucas 2:51.

Pois com consciência, e sintonia com o Evangelho de Jesus Cristo, prestemos extensivamente nossa humilde homenagem às Avós madrinhas, e avós do bem, que deixam-nos bons exemplos no caminho do reino.,  também, os idosos, que realizam coma sobrevivência meio de  vigilância e oração, por isto, nossa unidade com São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora . Memória. Eis a razão da Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13:16-17:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

16 “Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem
e vossos ouvidos ouvem.”

17 Em verdade vos digo, muitos profetas e justos
desejaram ver o que vedes, e não viram,
desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
Palavra da Salvação.

CNBB

Diante disto, roguemos ao Sagrado Coração de Jesus, que disseste: “Em verdade cos digo: Pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e abrir-se-vos-á”, que no dê a graça de proteção contra os inimigos, e defendei-nos pela intercessão de Nossa Senhora Rainha do Céu e ada Terra, consoladora dos Afltios, e Auxílio, por meio de São Miguel Arcanjo, em favor dos aposentados idosos, à mulheres, e às pessoas com deficiência, pela força da vigilância e oração,  e jejum, em Mateus 17 26:41;

Que São Joaquim e Santa Ana, intercedam e roguem por nós, pelo perdão, humildade, prudência, e o mérito da virtude, justiça, amor e sabedoria, por meio da fraternidade humana. Amém!







Comentários

Postagens mais visitadas