O QUE DE FATO SIGNIFICA O JOIO NO MEIO DO TRIGO? O JOIO QUER DIZER, À MALEDICÊNCIA, CONVIVER COM ABUTRES E EXPLORADORES, OS FALSOS DO: EU PRECISO! VEJA COMO OS SERVIDORES SE PREOCUPAM COM O FATO, E O DISSE O DONO EM MATEUS 13:28, COMO ESTÁ: “28 O dono respondeu: 'Foi algum inimigo que fez isso'. Os empregados lhe perguntaram: 'Queres que vamos arrancar o joio?' CAUTELA COM OS AMIGOS FALSOS, E TAMBÉM, COM OS EXPLORADORES, ESPECIALMENTE OS PECADORES, COMO DIZ 1 JOÃO 3:6-7-8.

O QUE DE FATO SIGNIFICA O JOIO NO MEIO DO TRIGO? O JOIO QUER DIZER, À MALEDICÊNCIA, CONVIVER COM ABUTRES E EXPLORADORES, OS FALSOS DO: EU PRECISO! VEJA COMO OS SERVIDORES SE PREOCUPAM COM O FATO, E O DISSE O DONO EM MATEUS 13:28, COMO ESTÁ: “28 O dono respondeu: 'Foi algum inimigo que fez isso'.
Os empregados lhe perguntaram:
'Queres que vamos arrancar o joio?' CAUTELA COM OS AMIGOS FALSOS, E TAMBÉM, COM OS EXPLORADORES, ESPECIALMENTE OS PECADORES, COMO DIZ 1 JOÃO 3:6-7-8.


Então, com a graça de Deus, sábado, 24 de julho de 2.021, pois a Liturgia deste dia é o Salmo 49, e o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13:24-30, pois é assim que acontece: Como boa mãe que deseja que seus filhos cresçam sadios e fortes, a Santa Igreja proporciona aos fiéis que se alimentem todos os dias com a Palavra de Deus pela leitura da Liturgia Diária.


1. RESUMO:

Evidente, que só há essência na existência de cada Ser em potência ato, conceito Aristotélico e explicitado por Santo Tomás de Aquino, em Suma Teológica.

Como está óbvio, Jesus Cristo – Nazareno – não deixa de advertir os seguiores e discípulos, o objeto da sua Parábola, que implica na decisão de cada qual de produzir sua roça (plantação), até realiza projetos alviçareiros, mas, como sempre sempre, aparecem o olho gordo, cheio de cobiça, vaidade, e planta erva daninha no meio (joio), e esi o resultado da colheita, plantou trigo, uva, azeitona, milho, batatas, feijão. Pois ao retirar um grão de arroz, vem maranduvá, insetos, e às vezes, colhe folha do pó branco, também, podem colher folha de figueira, só para dá-la à Eva, e às suas herdeiras, para que façam tangas, por estarem com os olhos abertos demais (Gêneses 3:7).

Logo o ensinamento pedagógico do Nazareno com à Parábola do Joio com argumento válido se relaciona com à prudência, cautela, também, em verificar os conhecidos e amigos, porque: Diga-me com quem andas, que dir-te-ei quem és ou sois. \igualmente, o conhecimento da causa e efeito, também, das leis do universo, mandamentos, e à palavra viva do caminho, especialmente, à explicitada em Mateus 13:24-30.

Cautela, com o joio, em regra às aparências, enganam.


2. A ATROCIDADE DO JOIO NA EXISTÊNCIA HUMANA:

Evidente, que no caminho teremos e encontraramos obstáculos criados e existentes, pela pecado humano. Com certeza, o pecado não está implícito no erro, porque o pecado em regra é cometido dolosamente, e o erro está posto como acidente, suscetível de revisão, transformação, e acerto com sua lógica, axioma e premissa. Pois no erro há em regra seu autor se emenda, corrige, e o executa, novamente. Eis aí o erro, quanto o pecado mortal, não existe volta, porque é decisão e executada, feita em número e gênero. Daí se nominarem etimológicamente o hábito reiterado, o vício, e à maledicência, pois aquele que cobiça estar rico, e o tem o apego como como bom, então, quando cobiça, mata o chora no velório.

Com isto, signififca que o que está posto em Mateus 13:25, o acontecimento real na existência humana:

25 Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeiou joio no meio do trigo, e foi embora.”

Compreenda não é bem desta forma que agem os falsos amigos, eles não dizem ao idoso, ao enfermo, e a mulher, com falácia, que:

- Eu preciso!

E não carrega consigo bens eletrônicos, dinheiro, e os outros bens, até cartão de crédito.

Isto é não preciso, porque isto é subtrair coisa alheia móvel, extorsão, apropriação indébita, ameaça, e risco.

O certo, é quando levam o bem alheio, não devolvem, aí é necessário um Respnso diário de Santo Antônio, levam até: Bengala de cego!

Os filhos de Adão e às filhas da Eva, porque nasceram para morrer, descerem rapidamente, então, compõe à sociedade vil da roubardia, com base em 1 Corítios 10:10 e 15:22.

E o resultado está em Mateus 13:26, como acentua o Nazareno:

26 Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.”

Eis porque a ilusão é o grande trauma humano, pelo fato de se cometer o ledo engano, especialmente, quando se embriagou de de desejo da riqueza, das coisas (res) materiais, e dorme, bebe e come, só dinheiro, e porque promete, e julga ter, une-se como primeiro gigolô, gilete, violento, e explorador do próximo, ue encontrar na frente, pois este é o joio, faz parte do bando do urubu em busca da carniça, e como realidade é: O lobo do homem, e alicia e assedia como Leviatã (Jó 40:25)

O joio como paradigma é correto, pois é o que há.

Logo eis a indignação dos empregados do Senhor, como está em Mateus 13:27, e vejam:

27 Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: “Sehor não semeaste boa semente em teu campo? Donde veio então o joio?”

Como nascem os sócios do diabo, e agregados do demônio, pelo que se tem notícia é porque nasceram de almas de ferro e bronze, como ensina Platão, no Livro III, A República, pp. 109.110, 415a-e, Editora Martin Claret, 2.015

Pois que é do mal, não enjoa da insolência, chega a agir como Calígola, faz do Cavalo – Senador e sacerdote., também, dá trono à piranha.

Solução proposta à situração maligna, como está posta em Mateus 13:28-29-30, como se enxerga:

28 O dono respondeu: 'Foi algum inimigo que fez isso'.
Os empregados lhe perguntaram:
'Queres que vamos arrancar o joio?'

29 O dono respondeu:
'Não! pode acontecer que, arrancando o joio,
arranqueis também o trigo.

30 Deixai crescer um e outro até a colheita!
E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo:
arrancai primeiro o joio
e o amarrai em feixes para ser queimado!
Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!''

É dever da humanidade consciente, de que o bem não se improvisa, pelo fato de estar como ação do caminho do reino.

Que saibamos com cautela e prudência, separar sempre o joio do trigo.


2.1 O QUE É NECESSÁRIO PARA SE REVESTIR DO HOMEM NOVO EM CRISTO:

O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus?

Esperar que um raio caia?

Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões?

Tornar-se uma pessoa melhor para ser aceita por Deus? NADA disso. Deus deixou muito claro na Bíblia como podemos conhecê-lo. Aqui estão Quatro Princípios que irão explicar como você pode iniciar um relacionamento pessoal com Deus, agora mesmo…

PRIMEIRO PRINCÍPIO: Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida.

O AMOR DE DEUS

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

O PLANO DE DEUS

Cristo afirma: “…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” [Uma vida completa e com propósito] (João 10.10).

Por que a maioria das pessoas não está experimentando essa “vida em abundância”?

Porque…

SEGUNDO PRINCÍPIO:

O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.

O HOMEM É PECADOR

Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23).

O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir seu próprio caminho e seu relacionamento com Deus se desfez. Esse estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado.

O HOMEM ESTÁ SEPARADO.

Porque o salário do pecado é a morte…” [separação espiritual de Deus] (Romanos 6.23).

Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois.

O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante, através de seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc…

A Terceira Lei nos mostra a única resposta para o problema dessa separação…

TERCEIRO PRINCÍPIO:

Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador. Por meio dele você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.

ELE MORREU EM NOSSO LUGAR

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8).

ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS

“…Cristo morreu pelos nossos pecados… foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos..” (1 Coríntios 15.3-6).

ELE É O ÚNICO CAMINHO

Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14.6).

Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço de nossos pecados.

Mas não é suficiente conhecer essas três leis.

QUARTO PRINCÍPIO:

Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então podere- mos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida.

PRECISAMOS RECEBER A CRISTO:

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1.12).

RECEBEMOS A CRISTO PELA FÉ

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

RECEBEMOS A CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL

Cristo afirma:

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei…” (Apocalipse 3.20).

Receber a Cristo implica arrependimento, significa deixar de confiar em nossa capacidade para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar nossos pecados. Apenas saber que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados, não é suficiente. É necessário receber a Cristo pela fé, por meio de uma decisão pessoal.

Deixai crescer um e outro até a colheita!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13:24-30:

Naquele tempo:

24 Jesus contou outra parábola à multidão:
'O Reino dos Céus é como um homem
que semeou boa semente no seu campo.

25 Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo,
semeou joio no meio do trigo, e foi embora.

26 Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar,
apareceu também o joio.

27 Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram:
'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo?
Donde veio então o joio?'

28 O dono respondeu: 'Foi algum inimigo que fez isso'.
Os empregados lhe perguntaram:
'Queres que vamos arrancar o joio?'

29 O dono respondeu:
'Não! pode acontecer que, arrancando o joio,
arranqueis também o trigo.

30 Deixai crescer um e outro até a colheita!
E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo:
arrancai primeiro o joio
e o amarrai em feixes para ser queimado!
Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!''

Palavra da Salvação.

CNBB


3. O SANTO DO DIA:

São Charbel, obediente à ação do Espírito Santo.

São Charbel O santo de hoje nasceu no norte do Líbano, num povoado chamado Bulga-Kafra, no ano de 1828. Proveniente de uma família cristã e centrada nos valores do Evangelho, muito cedo precisou conviver com a perda de seu pai.

Após discernir o seu chamado à vida religiosa, com 20 anos ingressou num seminário libanês maronita. Durante o Noviciado, trocou seu nome de batismo (José) por Charbel. Mostrou-se um homem fiel às regras, obediente à ação do Espírito Santo e penitente.

Após sua ordenação em 1859, enfrentou muitas dificuldades, dentre elas a perseguição ferrenha aos cristãos com o martírio de muitos jovens religiosos e a destruição de inúmeros mosteiros em sua época. Em meio a tudo isso, perseverou na fé, trazendo consigo as marcas de uma vocação ao silêncio, à penitência e à uma vida como eremita.

Aos 70 anos, vivendo num ermo dedicado a São Pedro e São Paulo, com saúde bastante fragilizada, discerniu que era chegada a hora de sua partida para a Glória Celeste. Era Véspera de Natal.

E no dia 24 de Dezembro, deitado sobre uma tábua, agonizante, entregou sua vida Àquele que concede o prêmio reservado aos que perseveram no caminho de santidade: a vida eterna.

São Charbel, rogai por nós!

Fonte:  Canção Nova e Santuário Nacional de Aparecida – A12.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS E OS MISTÉRIOS DA ALEGRIA:

Não existe nenhuma outra outra alegria no coração da humanidade de que, o Anjo descer em Nazaré à virgem da Casa de Daví, e nome dela, é Maria – Senhora , então, o Anjo entra onde ela está, e disselhe:

Alegra-se, cheia de graça! O Senhor está com você.” Lucas 1:28.

Logo Maria dá o seu sim, que faz iniciar o Plano de Deus de salavar a humanidade do pecado de Adão e da morte.

E, Maria, disse:

Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Lucas 1:38


Então, depois de Maria ao ouvir do Anjo que Isabel está grávida (Lucas 1:36), então, acorda cedo, atravessa às montanhas de Judéia, e chega na casa de Zacarias e Isabel, e quando Isabel a vê disse em voz alta:

Você é bendita entre as mulheres, e bendito é fruto de seu ventre.” Lucas 1.42

Pos Maria, permanece três meses com Isabel, e depois, se dirige à Belém, na companhia de José, em razão do censo populacional do Império decretado pelo Imperador Romano Otávio Augusto.

E, ao chegarem em Belém, completa-se os dias para nascer o Menino Jesus, e Maria deu a luz o seu filho primogênito. Ela o envolveu em panos e o colocou numa manjedoura. Pois permaneceram ali porque não havia lugar na Hospedaria. Lucas 2:7.

Os anjos cantavam e davam glórias a Deus. Lucas 2:14.

O sábios da Pérsia, os magos, chegaram e viram o menino nos braços da mãe, e se ajoelharam.

E abriaram o seu tesouro, e o ofereceram presentes: Ouro, incenso e mirra.

E, ao partir não deram notícia a Herodes, que desejava matar à criança, como o fez com várias. Mateus 2:1-11-19.

Pois como Maria é observadoura da Lei, levam Jesus à Jerusalém, para oferecê-lo ao Senhor no dia da purificação. Lucas 2:22.

Por último, Jesus fica no Templo entre os Doutores, e responde perguntas e dá respostas.

Depois três dias o encontram no Templo entre os Doutores, e ficam emocionados, e sua Mãe lhe disse:

- meu filho, porque você fez isso conosco? Estávamos angustiados a sua procura. Lucas 2:48.

E Jesus disse:

- Por que me procuravam? Não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai. Lucas 2:49.

Depois, ele volta à Nazaré, com os Pais. Lucas 2:51.

Dito isto, todos os dias devemos meditar sobre à Anunciação, o nascimento, e por fim, a preocupção educativa da Mãe com seu filho no Templo, porque possui consciência, o risco que o adolescente, ainda, corria nas mãos dos escribas e dos Fariseus.

Igualmente, roguemos que o Sagrado Coração de Jesus tenha compaixão de nós, e que pela intercessão da Sempre virgem Maria Maria, Rainha do Céu e da Terra, que nos proteja de todos os pergigos, especialmente, ladrões, e da violência, como também da apropriação dos nossos proventos, e que nos defenda do espírito maligno, sócios do demônio e do diabo, que se comportam como raça de víboras, contra os idosos, às mulheres, e com deficiência permanente, pela perseguição, ameaça, efim, toda sorte de opressão, por meio da vigilância e da oração e Jejum, como está em Mateus 17:21 e 26:41;

Que Santo Antônio, São Longuinho, e o Santo do dia, como também Santa Riata de Cássia, Santa Teresa de Ávila, Santa Catarina de Sena, e todos os Santos, pela humildade, perdão, justiça, amor e sabedoria, com fraternidade, Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas