PELA CONSCIÊNCIA E PELO RESPEITO À TRINDADE, E A GRAÇA DA PROTEÇÃO E OS DONS DIVNOS E DO ESPÍRITO, BUSQUEMOS SEMPRE.

PELA CONSCIÊNCIA E PELO RESPEITO À TRINDADE, E A GRAÇA DA PROTEÇÃO E OS DONS DIVNOS E DO ESPÍRITO, BUSQUEMOS SEMPRE.

 

65. POIS ESTÁ EM CONSCIÊNCIA O REINO CONQUISTADO PELO AMOR E HUMILDADE, DESAPEGO, JUSTIÇA E SANTIDADE – MEIO DE DIGNIDADE COMO REALIZA NO DIA DE SÁBADO O DISCÍPULO MANDADO ANUNCIAR À PALAVRA, DOS  72, ENVIADO POR JESUS – SÃO BARNABÉ:

Evidente, que o amor é exigente, é necessário postura de humanidade e atitude, como espelha a palavra deste sábado,  11 de junho de 2.022, e entramos na celebração da Trindade, em a Liturgia nos proclama o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10:7-13, que  se reflete e medita-se pela consciência do justo, e do certo e errado, para abolirmos o mau procedimento em favor da bondade e da renúncia ao ego:

“7. Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.

8. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!

9. Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos,

10. nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento.

11. Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida.

12. Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa.

13. Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós” (São Mateus 10:7-13).

Então, aquele que explora, e acredita no seu parasitismo, vadio e preguiçoso, e só cuida da vida alheia pela murmuração, como se Lê em II Tessalonicenses 3:9-10-11, 1Coríntios 10:10, como  está posto e se enxerga:

“9. Não porque não tivéssemos direito para isso, mas foi para vos oferecer em nós mesmos um exemplo a imitar.

10. Aliás, quando estávamos convosco, nós vos dizíamos formalmente: Quem não quiser trabalhar, não tem o direito de comer.

11. Entretanto, soubemos que entre vós há alguns desordeiros, vadios, que só se preocupam em intrometer-se em assuntos alheios” (ii Tessalonicenses 3:9-10-11).

“10. Nem murmureis, como murmuraram alguns deles, e foram mortos pelo exterminador.

11. Todas estas desgraças lhes aconteceram para nosso exemplo; foram escritas para advertência nossa, para nós que tocamos o final dos tempos” 1Coríntios  10:10-11).

Pois às mazelas apontadas pelo Apóstolo não acrescenntam nenhum juízo de valor ao dever ser  daquele que estiver a caminho, pelo fato de se tratar de ignorância, mediocridade, e falta de bom senso, é invalidar à palavra expressa pelo Mestre, ao lecionar didaticamente aos discípulos e a todos nós, como está em Mateus 10:7-12, por dedução: “7. Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.

8. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!

9. Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos,

10. nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento.

11. Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida.”

Logo aquele que estiver dentro da regra divina não prevaricar – omissão -, nem induzir, porque este pré-julgamento possui argumento inválido, e a indução é falsa e mentirosa, bem cilada do diabo e demônio, 1 João 3:4-5-6-7-8. Crer é ser luz do mundo e possuir consciência e mãos limpas. É a regra que está na porta do reino, Mateus 4:17.

Não existe ação saudável em harmonia com a mennte e o coração, que a reflexão de Doutor Agélico – Santo Tomás de Aquino, em sua Catena Aurea, em que filosofa sobre o Evangelho de João, Livro IV, quando cita:

“Santo Agostinho:

O Senhor não disse: “Não sejja apedrejada”, para que não parecesse que falava contra a Lei. Tampouco disse: “Seja apedrejada”,  porque não viera perder o que encontrara, para resgatar o que se havia perdido. O que responderá então? Quem de vós  está sem pecado   seja o primeiro que lhe atire a pedra. Essa é a voz da justiça.  Seja castigada a pecadora, mas não pelos pecadores. Cumpra-se a lei, mas não por meio de seus transgressores.” (isto está em João 8:7).

“São Gregório:

Quem não se julga a si mesmo antes não sabe julgar os outros com retidão e,  se o sabe apenas por ouvir dizer nã pode julgarcom retdão os outros alehios, porque a connsciência da sua própria inocência não lhe fornece regra de julgamento.”

“Alcuíno:

Pode-se muito bem entender que o Senhor fez isso, como era seu costume,  para que assim como se ele estivesse ocupado em outras coisas e olhhando  para outro lado,  pudesse ir mais comodammente. Ensina-nos, desse modo figurado,  que antes de corrigir o  pecado de um irmão, assim como depois de lhe ter corrigido,  examinemos com atenção se estamos isento daquela culpa que repreendemos ou de algumas outras culpas.”

“São Beda:

No que diz respeito ao sentido histórico, o Senhor, ao escrever na terra com o dedo, talvez estivesse a inndicar que ele próprio, fora quem, e outros tempos,  escrevera a Lei na pedra. Prossegue: Continuando, porém, eles a interroga-lo. Levanta-se.” Cf. DE AQUINO, SANTO TOMÁS, CATENA AUREA – Exploraçáo conntinuada sobre os Evangelhos, sobre o Evangelho de João, Livro IV, p. 271, Editora ECCLESIAE, 1ª  edição julho de 2.021.

Em razão dos santos se refereiremm ao Evangelho de São João 8:3-10, consoante ao conceito de Filosofia do perdsão, nada como a prova em potência, como se lê a seguir:

“3. Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério.

4. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério.

5. Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso?

6. Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra.

7. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.

8. Inclinando-se novamente, escrevia na terra.

9. A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele.

10. Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?” (São João 8:3-10. Quanto escrever a lei na pedra com fogo – São Beda -, está em Êxodo 20:11-12-17-21, como se vislumbra:

“11. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.

12. Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus.

13. Não matarás.

14. Não cometerás adultério.

15. Não furtarás.

16. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.

17. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.”

18. Diante dos trovões, das chamas, da voz da trombeta e do monte que fumegava, o povo tremia e conservava-se à distância.

19. E disseram a Moisés: “Fala-nos tu mesmo, e te ouviremos; mas não nos fale Deus, para que não morramos.”

20. Moisés respondeu-lhes: “Não temais, porque é para vos provar que Deus veio e para que o seu temor, sempre presente aos vossos olhos, vos preserve de pecar”.

21. E o povo conservou-se à distância, enquanto Moisés se aproximava da nuvem onde se encontrava Deu” (Êxodo 20:11-21).

Então, ser ou não ser, eis a questão, logo, pela palavra do Mestre, então, é. Transformação pela consciência de abolir o pecado da violência contra a mulher, santa.

66. Como é razoável, perceber e conceber, que o Uno é a TRINDADE – VERBO – LOGOS, ENTÃO NOS HONRA CELEBRARMOS NESSE DOMINGO À UNIDADE DO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, COM O LOGOS DA RAINHA MÃE:

Na veguemos no princípio do significado de TRINDADE, que florece  e desabrocha na humanidade desde bem antes de Cristo, já é conhecimento dos sábios da Índia, como veremos do Glossário:

“Trindade – Todo o mundo conhece o dogma Cristão: “Tr~es em um” e do “Um em três”.  Assim, ´ ´é inutil reetir o que pode ser encontrado em qualquer Catecismo.  Atanásio, o Padre da Igreja que definiu a Trindade como dogma, teve pouca  necessidade  de buscar inspiração ou torturar seu próprio cérebro; teve apenas de diriti-se a uma das  inúmeras trindades dos credos pagãos ou aos sacerdotes Egípcios, em cujo país teria passado toda a sua vida. Modificou ligeiramente apenas uma das três “pessoas”. Todas as \tríades dos pagãos eram composta do Pai, da Mãe e do Filho. Transformando-a a tríade em “Pai, Filho e Espírito Santo”, mudou o dogma apenas exteriormente, uma vez que o “Espírito Santo” foi sempre feminino e, segundo os Evangelhos gnósticos, Jesus dirigia-se ao Espírito Santo como sua “Mãe” (todas as Trindades nas religiões antigas, têm a DEUSA, inseparável das mesmas. O dogma da Imaculada Conceição não é exclusivo da Igreja Católica-Rommana, é universal, pois a vemos e todas as teogonias antigas. Apenas  quando os estudos da Mitologia cmparada  e os lingüistas colocaram a descoberto o conceito arcaico da pura matéria primitiva na qual começa a evolução, graças a ação do Espírito, da qual resulta o universo manifestado (filho da mãe virgem), é que à Igreja Católica-Romana  converteu em dogma a concepção imaculada de Maria, para não se ver a descoberto, isto é, sem deusa, como os demais sistemas.  Existe apenas uma Virgem e está não é nenhuma mulher: é s pura abstração da Natureza, o NOUMENO, a pontecialidade, o protótipo ideal não manifestado, que decorre no ABSOLUTO,  tanto incia a evolução como  como a lança no plano da existência manifestada, onde se  converte em fenômenos, ação e refléxos (F. de Monteliu, estudos teosóficos, série  1ª, nº 7)... o úno é o espírito de vida e o autoe  da imortalidade para os vivos. Tal é a primeira forma sob a qual surge na história o dogma da Trindade: O Sol, o Fogo e o Vento. (E. Burnouf, A Ciência das Religões, 3ª ed, pp. 218.218)  - ver Tríade)”  vide pp. 705.706.

“Túla  (sânsc.) – Céu, atmosfera, eter, algodão. “ vide p. 711.

“To On (Gr.) “O Ser”, o “Todo inefável” de Platão. Aquele “a quem ninguém viu exceto o Filho.” Cf. BLAVATSKY, HELENA P,   Glossário Teosóficico, 6ª Edição,         Pp. 669.704.705.711, Editora Ground Ltda, 2.011,   publicado em 1ª edição em Inglês em 1.892.

\igualmente, o conceito de Unidade, e do Uno deriva da Filosofia praticada pela Patrística, derivada de Platão e de Aristóteles. No entanto,  deriva do Latim – unitas. A palavra Unidade permite fazer referência à propriedade daquilo que não pode ser dividido sem que a respectiva essência seja  seja distruida ou alterada.  Pois a Unidade também é singularidade em número ou qualidade e refere-se a união ou connformidade.

Por outro lado, a unidade e a qualidade  de uma obra artística onde exista um único assunto  ounpensamento principal,  que funciona como gerador de tudo o que ocorre,  que é dito ou representado (presentado) na obra.

Outras acepções  do conceito aparecem na matemática, na área militar e no urbanismo.

Quando é utilizado  noção de unidade de medida , faz-se referência a uma quantidade estandardizendo de uma  determinada grandeza física.

Por fim, uma unidade astronômica  é uma unidade de distância que equivale a 149.597.870 quilômetros, o que corresponde aproximadamente a distânncia média entre a Terra e o Aol, equivalennte a 8,32 minutos luz.

Logo Plotino, detine o Uno como uma entidade suprema, totalmente teanscendente, além de todas as categorias de Ser e Não-Ser. O primeiro prinncípio do qual todas as coisas existente derivam. Ele é relacionado ao conceio de Abaoluto e de causa primeira. Eis a Trindade o que é.

Pois o Uno é um conceito filosófico Grego quw é fundamenado pela primeira vez no diálogo de Parmênides, por Platão e primordial  em suas teorias das Ideias. Redirecionada à Mônada do pitagorismo e ao  questionamento da unidade versus multiplicidade (problema de um em muitos) pelos pré-socraticos, foi desenvolvido psoteriormente por outros Platonistas e neoplatônicos, especialmente no neoplatonismo por Plotino, e seus sucessores. Plotino de ( 205 a 270 d. C.,).

Então, é Domingo, 12 de junho de 2.022, Celebração da Santíssima Trindade, em que a Liturgia nos propõe como 1ª extraida dos Livro dos Provérbios  8:22-31, 2ª Leitura Romanos 5:1-5, Salmo 8, e Proclamma o Evamgelho de Jesus Crosto segundo São João 16:12-15, pois como se trata do supremos Senhor em Unidade, refletiremso e meditaremos para crescermos na paz do Senhor e na caridade, como está posto:

“21. Deixo os meus haveres para os que me amam e acumulo seus tesouros.

22. O Senhor me criou, como primícia de suas obras, desde o princípio, antes do começo da terra.

23. Desde a eternidade fui formada, antes de suas obras dos tempos antigos.

24. Ainda não havia abismo quando fui concebida, e ainda as fontes das águas não tinham brotado.

25. Antes que assentados fossem os montes, antes dos outeiros, fui dada à luz;

26. antes que fossem feitos a terra e os campos e os primeiros elementos da poeira do mundo.

27. Quando ele preparava os céus, ali estava eu; quando traçou o horizonte na superfície do abismo,

28. quando firmou as nuvens no alto, quando dominou as fontes do abismo,

29. quando impôs regras ao mar, para que suas águas não transpusessem os limites, quando assentou os fundamentos da terra,

30. junto a ele estava eu como artífice, brincando todo o tempo diante dele,

31. brincando sobre o globo de sua terra, achando as minhas delícias junto aos filhos dos homens” (Provérbio 8:22-31).

“1. Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

2. Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus.

3. Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência,

4. a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança.

5. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

6. Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios” (Romanos 5:1-5).

“11. ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado.

12. Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.

13. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.

14. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.

15. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará.

16. Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver, porque vou para junto do Pai” (São João 16:12-15).

Evidente, que os Perovérbios  estáa como livro que descreve e relata a experiência daquele período, então, nos ensina o que náo se deve fazer como ser, para alcançar o reino, pois a premissa básica  está no desapego e doar bens, porque o a ligação é com o Criador, senhor de todos nós, então o que está em Provérbios 8:21-22, são prncípios universais e difusos, como se vê a seguir:

““21. Deixo os meus haveres para os que me amam e acumulo seus tesouros.

22. O Senhor me criou, como primícia de suas obras, desde o princípio, antes do começo da terra” (Provérbio 8:21-22).

Pois o que  os Romanos nos ensinam, que está no ressusctiado toda nossa energia e fé, e pela esperança se adquire a compreensão  da verdade eterna do reino, é boa ação em Romanos 5:2-5, como se enxerga:

“2. Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus.

3. Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência,

4. a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança.

5. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:2-5).

Logo a doutrina expressa pelo Flho de Deus  está calcada em dois fundamentos: Ter compreensão; e a força do Espírito Santo para nos dar força, e nos libertar dos grilhões do mau procedimento, especialmente abolirmos a corrupção do pecado e a violência contra os vulneráveis, o que leciona a palavra viva de Jesus, em joão 16:12-14, como vê a seguir:

“12. Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.

13. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.

14. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará” (São João 16:12-14).

Na antiguidade não existia Namoro, pois o namor deriva dos costumes mouros, porque no passado, especialmente, no Matriarcado, o que existia é o Noivado – Novio, um bem que fariam à humanidade é acabar como o pecado e com o: Né! Vício de linguagem, e mediocridade, pois o que procuram é ter e não ser, apenas usar, e extorquir.

Nosso pedido, é a Santíssima Trindade, Pai, filho e Espírito Santo, com a intercessão da Mãe do Filho único do Pai, nos dê a graça da proteção dos perígos e dos inimigos, e espírito maligno, que recebamos por merecimento os dons do Espírito, especialmente, os Sete Dons, que  a Bem-Aventurada sempre Virgem Maria, rogai por nós. Amém!

 

 

 

 

 

 

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