O Cavalo do Rei

Gilson Gomes

Advogado

A minhocas ao permanecer na terra fornecem à terra o húmus necessários ao vigor das plantas. Terra preta. Sim, só tal terra nos pode permitir uma boa safra na próxima estação.

Os animais se fartam com a alfafa produzida na referida terra. Especialmente os cavalos se alimentam naquela gleba de terras férteis. No passado não tão remoto assim, tais humanos eram denominados de pagãos. Claro era proprietários das terras e possuíam os seus rituais e deuses.

O cavalo gordo pertencia ao senhor pagão. Mas tarde o rico pagão é rejeitado pelos agentes do império Romano por se tratar de seres inferiores e hereges. Claro isso depois de Constantino, e, depois o Cristianismo chega ao Poder.

Dizem que pagão é quem não recebeu o sacramento do batismo. Não se pode explicar como é que se tiver padrinho não morrerá pagão. O padrinho representa a influência exercida sobre os subalternos, aquilo que na prática pode ser denominado de bons ofícios, então – um agrado -, ato comum na corrupção. Sabe-se que toda matéria é corruptível segundo Tomás de Aquino.

O cavalo branco do Napoleão poderia se dizer ter a cor branca, como o Incitatus - era o nome do cavalo preferido do Imperador Romano Calígula. Pois Calígula fizera seu Incitatus senador. Loucura? Mas se pode ir mais além, o bucéfalo de Alexandre Magno, da Macedônia, que conquistara a Pérsia e o Egito,.

O Aristóteles foi o preceptor de Alexandre, Napoleão era admirador de Kant, mas e daí?

É que o apogeu e o sucesso dos empreendimentos não nascem por acaso. Pois só o cego pela dedução percebe ser o seu cavalo gordo.

O cavalo do rei não é gordo? Certamente, cavalo velho gosta de capim novo, já que possui mais nutrientes. È a água não é sempre a mesma do banho do outro dia como ensinava Heráclito. Não se é medíocre por acaso, porém, apenas por escolha. O livro existe.

O nosso livro pode não ser, porque não temos capacidade de fazer uma estratégia contra nosso adversário, que em alguns lugares é o satã. Aqui pode ser a estrada, ou o sinal da rua, mesmo a escassez de dinheiro. O pior mal é perder a saúde, e depois a alma, caso exista.

Os deuses nos livres, é bom ser cego e deduzir a adiposidade do cavalo. Não saia da raia companheiro.

A vida é breve, e o cavalo só passa encilhado uma vez na vida.

Aproveite a boa marcha e o trote do cavalo do Rei.

Pese.


ACADEMIA CRICIIUMENSE DE FILOSOFIA - ACF.

Comentários

Postagens mais visitadas