O DIA DO AMIGO É CONVITE À RESPONSABILIDADE, E CONHECER A LIÇÃO DE SÃO JOÃO JOÃO 15:12-13, COMO SE PODE OBSERVAR: 12. “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. 13. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. “ E COM NOSSA SENHORA, APENDAMOS O BOM EXEMPLO.
Hoje,
dia do Amigo – DA AMIZADE -, de 20 de julho de 2.020
Então,
o que significa o bom amigo?
O bom
amigo não pode ser aquele que explora, o pedinte, nem o que enxerga um bem, e o
olho cresce, e já furta, com o argumento caiicato: - Eu preciso!
Ora, o
amigo esta solidário, é certo das horas incertas, que pratca
Hoje,
dia do Amigo – DA AMIZADE -, de 20 de julho de 2.020
Então,
o que significa o bom amigo?
O bom
amigo não pode ser aquele que explora, o pedinte, nem o que enxerga um bem, e o
olho cresce, e já furta, com o argumento caricato: - Eu preciso!
Ora, o
amigo esta solidário, é certo das horas incertas, que pratca
Hoje,
dia do Amigo – DA AMIZADE -, de 20 de julho de 2.020
Então,
o que significa o bom amigo?
O bom
amigo não pode ser aquele que explora, o pedinte, nem o que enxerga um bem, e o
olho cresce, e já furta, com o argumento caricato: - Eu preciso!
Ora, o
amigo está solidário, é certo das horas incertas, que pratica boa obra, em
unidade com a fé, consoante ao que ensina São Tiago 2:17.
Ora,
na sua pregação Jesus de Nazaré ensina o
primado universal e difuso, e faz amizade derivar do amor (como em latim o amor
deriva da amigo). Jesus estabelece premissas e paradigmas da educação, com a
predicação dos dois axiomas como lei universal, e pelas premissas ambas são
maiores, mas o amor predica com todas, e a premissa do amor se transforma na maior,
quando disse em São João 15:11-12-13-14-15-16-17-18, observe o disse como
lição:
"11.
Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa
alegria seja completa.”
12.
“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
13.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
14.
Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.
15. Já
não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos
amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
16.
Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que
vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a
fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
17. O
que vos mando é que vos ameis uns aos outros.”
18.
“Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós."
Logo
amar e amigo, há condição no Evangelho de São João 15:12-13, com os paradigmas
explicitados, quando disse:
“12.
“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
13.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. “
O
exemplo de amor é o dado por Jesus, pela obediência ao Pai eterno, e pelo amor
à humanidade, numa resposta incondicional à irresponsabilidade do homem em
pecar ao comer da árvore do conhecimento, logo eis à causa do pecado, quando ambos,
Adão e Eva, perceberam que: “Que os
olhos abriram-se” Gêneses 3:7.
Logo à
inexistência de amor, não há amigo, pelo fato de que, exploração está posto
como amizade, mas sim, como enriquecimento sem causa (ilícito), como também,
violação do 7º Mandamento.
Logo
amizade com amigo é um tesouro, diz à Sabedoria.
A
Educação estão postas como procedimento, o que éo mau, se não existir.
Pois
do ponto de vista da Pedagogia Humana, aconteceu o exemplo magistral de Nossa Senhora, Mãe de
Jesus, quando Jesus, com 12 anos de idade, fica no Templo entre os Doutores,
respondendo-os e interrogando-os, depois de três dias de procura, Ela e José os
encontram no Templo, e como um desabafo, e profunda angustia sua Mãe o disse:
-“ Meu
filho, que nos fizestes? Eis que teu pai e eu andávamos a tua procura, cheios
de aflição.”
E
jesus respondeu:
- “Não
sabeis que devo ocupar-me com as coisas de Meu Pai?” São Lucas 2:48-49.
Como
se verifica à preocupação da Mae é exemplo, em face de que, Jesus ainda
adolescente, e à Mãe intui e possui noção dos riscos que Jesus sofre sem a
companhia deles. A educação no caso é prático, boa ação, e dor da mãe e do pai,
que conheciam os riscos qe Jesus estava exposto pelos grupos, especialmente, os
Fariseus, pois Ela já o livraram das mãos de Herodes, quando fizera o desterro
ao Egito, porque o Menino Jesus poderia
ter ingressado na chacina e no massacre de crianças nascidas em Belém.
Nossa
Senhora, já conhecia à Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, quando diz sobre
o significa à Educação, p. 80/81, como ensina:
“Desta
maneira, a educação se torna um ato de depositar, que os educandos são os depositários
e o educador, depositantes.
Em
lugar de comunicar-se o educaor faz “comunicados” e depois que os educandos, meras incidências,
recebem pacientemente, memorizam e
repetem. Eis aí a concepção “Bancária” da educação, em que a única margem de
ação que se oferece aos educandos é de
receberem os depóstiso, guarda-los e arquivá-los. Margem para ser
colecionadores ou fichadores de coisas que arquivam. No fundo, porém, ao grandes
arquivado são os homens, nesta (na melhor das hipóteses) equvada concepção bancaria da educação.
Arquivados, porque fora da busca, fora da práxis, os homens não podem ser.”
E
arremata:
”Na visão
“bancária” da educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que
julgam nada saber. Doação que se funda numa das manifestações instrumentais da
ideologia da opressão -absolutização da ignorância, que constitui o chamamos de
alienação da ignorância, segundo a qual ela se encontra sempre no outro.”
Loo à
visão de Nossa Senhora, no contexto da época, está como ação avançada, pelo
fato de que, ao intuir como mãe, os riscos co adolescente, ambos buscam e corem
atrás no encontro do filho. Uma questão importante em análise, é que à Mãe
conhecia o filho, e sabia de sua resposta. Logo à Mãe e o Pai não desejam é pesar
à humanidade e aos olhos do Pai: A omissão (prevaricar), É necessário possuir discernimento e consciência, que
Jesus ao nascer está como SER universal, especialmente, como criança e
adolescente podem ser privados da segurança que à Mãe e o Pai podem oferecer.
Maria,
enxerga sua responsabilidade materna, e age da forma saudável, e adequada à
dignidade humana, toma decisão sábia, e protetora do filho.
Logo
Paulo Freire está coberto de razão, pelo fato de que, Nossa Senhra agiu com educação
inclusiva e libertadora, porque Ela sabia, que tipo de sociedade possuía no seu
tempo, pois os mais famosos eram os
Fariseus, também, possuía noção de que é o Governador Romano da Judéia, e também,
Herodes da Galiléia.
Em relação
à resposta de Jesus, não ivalida, o que disse à Mãe, pelo fato de que, Jesus se
refere à sua missão, em fazer à vontade do Pai. Logo Jesus estava a dar
testemunho do seu caminho, mesmo ao ter ficado no templo e não ter avisado sua
Mãe.
Mas,
depois, dirigiu-se à casa com Eles,
volta à Nazaré. Pois depois, Jesus dá ao João, para a cuide, e fez dela:
Mãe da Humanidade! São João 19:26-27.
Dito
isto, vamos rogar ao Sagrado Coração de Jesus, que sejamos amigos nos termos do
contido em São João 15:12-13;
Que o
Sagrado Coração de Jesus nos livre dos fofoqueiros, dos caluniadores,
difamadores, e injuriadores, gerestes do crematório, e os senhores do puxadinho
do inferno, e os que nos odeiam e odiaram antes o filho de Deus, como está em
São João 15:18;
Por
último, que roguemos à intercessão de Nossa Senhora, para que os inimigos seja
repelidos, e o Espírito Maligno seja afastado e repelido, que o Arcanjo São
Miguel nos defensa da maledicência de
todos os dias.
Então,
que reflitamos e meditemos sempre, na
vigilância e na oração.
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