LOGO CADA QUAL PARA ESTAR NO BEM, E NA SENDA DO REINO, E NECESSÁRIO EVITAR O MAU EXEMPLO, FALAR O QUE NÃO É, DESEJAR OLHAR O OUTRO, MAS, NÃO SE ENXERGA COMO ENTULHO HUMANO, PENSAR E EXISTIR É O QUE ESTÁ EM LUCAS 6:41-42: “41 Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42 Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.” POIS A QUESTÃO É: SER OU NÃO SER!

LOGO  CADA QUAL PARA ESTAR NO BEM, E NA SENDA DO REINO, E NECESSÁRIO EVITAR O MAU EXEMPLO, FALAR O QUE NÃO É,  DESEJAR OLHAR O OUTRO, MAS, NÃO SE ENXERGA COMO ENTULHO HUMANO, PENSAR E EXISTIR É O QUE ESTÁ EM LUCAS 6:41-42: “41  Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42 Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.” POIS A QUESTÃO É: SER OU NÃO SER!

 

Nada como um dia depois do outro, sexta-feira, 10 de setembro de 2.021, pois hoje nos traz a Liturgia o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6:39-42, se celebra  memória de São Nicolau de Tolentino  – eremita,  que se reflete e medita:

 

1.     OS OBSTÁCULOS,  POIS NÃO SE TIRA A TRAVA DO SEU OLHO, MAS POSSUI A PRETENSÃO DE TIRAR O CISCO DO OLHO DO PRÓXIMO, ENTÃO, O QUE É ISTO?

Atualmente, não existe comportamento adequado à  convivência comunitária e de compartilhamento mútuo, e retributivo em solidário, corajoso e de compaixão, em razão da cobiça, inveja, preguiça, orgulho, avareza, ambição, enfim, enfim o império do egoísmo, e do poder da grana – dinheiro -, obtido pela mácula da corrupção, e também do furto, do art. 155, extorsão, 158 e art. 159, apropriação indébita, art 168, e o estelionato contra idoso do § 4º, do art 171, do C.P, que é  cabal  infração ao 7º Mandamento: Não roubar e furtar, que está  expresso em Êxodo 20:15 e 22:1-14.

Pois   com sabedoria e propriedade o Apóstolo Paulo, em II Tessalonicenses 3:10-13, com a seguinte elucidação sobre à existência humana:

“10 Aliás, quando estávamos convosco, nós vos dizíamos formalmente: Quem não quiser trabalhar não tem o direito de comer.

11 Entretanto, soubemos que entre vós  há alguns desordeiros, vadios, que só se preocupam  em intrometer-se em assuntos alheios.

12 A esses indivíduos ordenamos e exortamos a que se dediquem tranquilamente ao trabalho para merecerem ganhar o que comer.

13 Vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.”

Com mesma assertiva, o Apóstolo Paulo reitera em Gálatas 6:7, como se observa:

“7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá.”

O Apóstolo Paulo é coerente no seu testemunho, porque ele diz em 1 Timóteo 1:1-2. 12-14, ao  reiterar que Jesus confiou nele, e o fez o que ele é com sua graça, e disse como agia:

“13 a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia, porque agia com a ignorância de quem não tem fé.

14 Transbordou a graça de Nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.”(é a 1ª Leitura da Liturgia deste dia)

Evidente, que o conteúdo  explicitado pelo Apóstolo Paulo  aos ouvintes e leitores, que se iniciavam na doutrina está de formidável responsabilidade.

Com certeza, no tempo presente à indigestão pelo pecado e mau hábito são públicos  e notórios, constadas como:

a) Pela violência existentes, contra idosos, mulheres, e pessoas com alguma forma de deficiência;

b) Que ainda, existe, a utilização do trabalho escravao;

c) A discriminação contra  seres humanos pela  etnia, sexo, cor, e pela deficiência;

d) À corrupção e o furto, extorsão, apropriação idébita contra idoso, à mulher, e aqueles portadores de deficiência, e enfermidade permanente;

e) O costume e uso de falar o que desconhece, caluniar, difamar, injuriar, e violar o Código do Consumidor, e os direitos humanos e fundamentais, amparados e protegidos nos termos do § 3º,  e todos os incisos do art. 5º, da CF/88, e como Emenda Constitucional À Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU de 2007, aprovada pelo Congresso Nacional pelo Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2.008, e promulgada pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2.009, e regulamentada no Brasil pelo  Parágrafo único, do art. 1º, da  Lei  n° 13.146, de 6 de julho de 2.015.

Existe, como também há o conceito de Deficiência no caput do art. 2°, e quem são os vulneráveis, inclusive a mulher, está expresso no Parágrafo único, do art. 5º, da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2.015.

Logo os corruptos e giletaria, não aplicam, porque os escribas da propina, e os novos fariseus de plantão, e   querem instituir à crueldade, à violência, à exploração do homem pelo homem, a força do covil da raça de víboras, à nutrição de carniça às aves de rapina, o império do lobo do homem,  ataque de tubarões, e por fim, aos Sodomitas, abusar com poder ao Leviatã, Jó 40:25

Em nível de curiosidade, pois na década de 1970, o Padre Jesuita,  que acompanhava comunidades, especialmente, os devotos de Nossa Senhora, e quando o perguntavam  como eram conhecidos na antiguidade os pervertidos, com desvio de conduta, especialmente,  à giletagem:

- Ele justificava à causa da destruição por meio de enxofre e fogo, o povo. E aí arrematava e dava o título: Os sodomitas.

Com certeza, o que está posto, encontra base na pregação de Jesus de Nazaré, desde dia, porque,  como pode o mau comportamento, pretender tirar o cisco do olho de seu irmão, pois toda boa ação há ter mãos limpas, não é passar álcool gel, é limpa da sujeira do mal. Pois é isso, que ensina o envangelho  expresaso em  Lucas 6:39-40-41-42, pois nestes estão a premissa maior no comportamento de bem, que tiver humildade, inicialmente, enxergará a si, e não o cisco do olho do outro, logo está aí o pressuposto de justiça e santidade, dos justos,  que sempre darão bom exemplo:

“39 Jesus contou uma parábola aos discípulos:

‘Pode um cego guiar outro cego?

Não cairão os dois num buraco?

40 Um discípulo não é maior do que o mestre;

todo discípulo bem formado será como o mestre.

41  Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

42 Como podes dizer a teu irmão:

Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?

Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.”

A preliminar da pregação consiste em que o cego não pode conduzir outro cego, porque ambos, cairão no buraco, certamente. Lucas 6:39.

Anterior a Jesus, Hermes Trismegisto  ensina que: “Quando o discípulo está pronto, o mestre,  aparece.” E Jesus na sua pregação se serve do conhecimento antigo, e ensina   em termos de educação, corretamente, e lógica, ao dizer em Lucas 6:40, com realismo sobre o discípulo:

“40 Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.”

Em filosofia, aqui se pode deduzir como o ensinamento de Bleise Pascal: “O coração tem razão que a razão desconhece.”

Logo nossa evolução e desenvolvimento humano está adstrito  harmonia entre a mente e o coração, porque cabeça desocupada é a oficina do diabo, e só imaginar que irá ennricar, não contribui ao crescimento, pelo fato de estar comprometido com o egoísmo humano.

O que agrega valores é solidariedade, compreensão, humildade, prudência, e justiça, amor e sabedoria, não adianta ficar no pedicho, deixar de estar na vadiagem, e trabalhe. Pois aquele que não plantar, não colherá, caridade só se justifica ao evidente, estado de necessidade. Pois o que sabe  é o ensinamento de São Francisco, mas, hoje, está invertido à equação, desta forma:

 “´É Roubando que se recebe!”

Como se vê  a doutrina posta  neste dia, quando se medita objetivamente à paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, o pecado é morte humana, e à remissão é energia e vitalidade, especialmente, quando nos dá sua mãe como nossa, ao dizer sua Mãe: Mulher, eis aí  seu filho. E olha ao lado, e disse ao discípulo: Eis aí sua mãe. João 19:25-26-27.

Então, o que nos traz a liturgia da 6ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum na

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6:39-42:

Naquele tempo:

39 Jesus contou uma parábola aos discípulos:

‘Pode um cego guiar outro cego?

Não cairão os dois num buraco?

40 Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.

41 Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

42 Como podes dizer a teu irmão:

Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?

Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.

Palavra da Salvação.

 

CNBB

2.           O SANTO DO DIA, QUE SE CELEBRA É São Nicolau de Tolentino – eremita:

São Nicolau de Tolentino

Percorria os bairros mais pobres da cidade consolando aos aflitos, levando os sacramentos aos moribundos

O santo de hoje nasceu na Itália em 1245 dentro de uma família muito religiosa. Seus pais, não podendo ter filhos e para conseguir do Céu a graça de que lhes chegasse algum herdeiro, fizeram uma peregrinação ao Santuário de São Nicolau de Mira na cidade de Bari. No ano seguinte, nasceu este menino e em agradecimento ao santo que lhes tinha conseguido o presente do Céu, puseram-lhe por nome Nicolau.

Com vinte anos, Nicolau ficou impressionado com a pregação de um monge eremita agostiniano. A partir disso, acolheu o desafio da vida monástica como eremita. Ordenado sacerdote em 1270, foi visitar um convento de sua comunidade e lhe pareceu muito formoso e muito confortável e dispôs pedir que o deixassem ali, mas ao chegar à capela ouviu uma voz que lhe dizia: “A Tolentino, a Tolentino, ali perseverará”. Comunicou esta notícia a seus superiores, e a essa cidade o mandaram.

Ao chegar a Tolentino se deu conta de que a cidade estava arruinada moralmente por uma espécie de guerra civil entre dois partidos políticos, o guelfos e os gibelinos, que se odiavam até a morte. E se propôs dedicar-se a pregar como recomenda São Paulo: “Oportuna e inoportunamente”. E aos que não iam ao templo, pregava-lhes nas ruas.

São Nicolau percorria os bairros mais pobres da cidade consolando aos aflitos, levando os sacramentos aos moribundos, tratando de converter os pecadores, e levando a paz aos lares desunidos. Passava horas e horas no confessionário, absolvendo aos que se arrependiam ao escutar seus sermões.

São Nicolau de Tolentino viu em um sonho que um grande número de almas do Purgatório lhe suplicavam que oferecesse orações e missas por elas. Desde então dedicou-se a oferecer muitas Santas Missas pelo descanso das benditas almas.

Morreu em 10 de setembro de 1305, e quarenta anos depois de sua morte foi encontrado seu corpo incorrupto.

São Nicolau de Tolentino, rogai por nós!

Fonte:  Canção Nova e Santuário Nacional de Aparecida – A12.

 

3.           PEDIDO:

Que neste dia roguemos pelo povo Afegão, e que pela generosidade do Sagrado Coração de Jesus, e intercessão da Santa Mãe de Deus, que cesse à violência, crueldade, e maus tratos contra mulheres e crianças, especialmente;

Que aprendamos não olhar o cisco no olho do outro, mas, primeiro, retirar a trave do   olho, sem falácia;

Que todos sejamos protegidos dos perigos, e dos inimigos, e que nos defendam do espírito maligno, vivo ou morto,  em favor do idoso, da mulher, e da pessoa com deficiência, e com enfermidade permanente,  e do professor, pelo Espírito Santo, e São Miguel Arcanjo, e intercessão da Sempre Virgem Maria, Rainha do céu e da Terra, e porta para os desejarem e estiverem aptos a entrar no reino, por força de nossa oração e vigilância, e jejum, Mateus 17:21 e 2641;

Que o perdão, humildade, discernimento, tolerância, solidariedade, e coragem, compaixão, justiça, amor e sabedoria com fraternidade humana. Rogai por nós, Amém!








Comentários

Postagens mais visitadas