Auto Ajuda – A Corrupção não Passa pela Peneira



Gilson Gomes
Advogado
Pois é muito mais grave corromper a fé, da qual vem a vida da alma, que falsificar dinheiro, pelo qual a vida temporal é sustentada.”
 Santo Tomás de Aquino
1 – A Natureza da Corrupção:
Hoje,  Quarta Feira,  11 de Julho de 2012, na sessão plenária do Senado Federal da República Brasileira fora excluído da vida política  o Senador da República sob a acusação de  - quebra do decoro[1] -  parlamentar. Os membros da Casa Legislativa por larga margem de votos decidiram pela cassação do mandato do  parlamentar e por efeito, a perda dos seus direitos políticos, já o mesmo poderá retornar a vida pública nas eleições  posteriores a 2020. O Senado Federal decide  retirar o joio do meio do trigo,  fato raro no meio político brasileiro, já que fazer política  se conceitua como  - fisiologismo[2] – no território nacional, e a perversão da bela prece de Francisco de Assis – é dando que se recebe -  a propina. Pois  Cachoeira fizera correr torrentes de leite e mel,  até a mulher do suplente caiu no favo.  Como se sabe  a corrupção  no Brasil  é algo vulcânico,  encontrando-se impregnada  viscosamente  nos usos e costumes do Brasileiro, dentro do circulo político, é natural e normal.
A natureza  do vicio   com  mau odor se pode observar  na troca do    ser pelo ter. Afinal existe um grande desejo  de estar rico, nenhum homem que assume um  mandato deseja sair do posto pobre, então, cada qual procura se arrumar durante os quatro anos. Claro, que cada sultão se diz inocente, mesmo porquê a inocência é uma presunção constitucional, até que seja provado a culpa do corrupto,   já que  o objetivo do corrupto é repassar imagem de dignidade e  honesto. Aliás,  a canalhice não  possui cor e  tampouco endereço. Pois a corrupção é um mal do homem enquanto matéria. Todos são tentados por essa nódoa, inclusive Jesus  Nazareno fora tentado  por satã (adversário) ao lhe oferecer a cidade como prêmio[3]. Nenhum homem com caráter deformado poderá escapar a tentação do agrado e a sedução do cupidez, quando estiver em jogo dinheiro, poder e mulher; aí a vaidade aumenta no cérebro com  descargas elétricas produzidas pelos neurônios, subindo o grau de adrenalina, os olhos ficam gordos, as mãos frias, as pernas bambas, parecendo um adolescente  que estivera pela primeira vez no bordel, acompanhada da mulher desejada, a fim de ter suas primícias sexuais, já que Freud dissera que tudo é libido, então, nada melhor do que o apetite  e o tesão para descrever a natureza do vicio da corrupção cultural e habitual descarada apresentada nos jornais e na televisão. O espírito pode até ser forte, mas que a cobiça, a inveja pelo bens alheios e  a carne da mulher do próximo é fraca, ninguém tem dúvida disso.
Então a natureza da corrupção está relacionada com a fragilidade dos nossos princípios, e a ausência da virtude. Pois  o homem ser honesto e reto deveria ser a regra, e não a exceção, tendo que  se espelhar no exemplo de dois moradores de rua, que honrosamente devolveram ao seu legitimo proprietário o valor estimado em vinte mil reais, quando os políticos levam dinheiro até na cueca, e fazem uma rezinha básica para Deus ajudar a aumentar bolo deles. Pois aqui o Pai Nosso é bem rezado  no dia a dia, o rosário é completo,  – venha a nós tudo, e a vosso reino nada.
Assim a natureza da corrupção[4] se encontra no homem eticamente miserável, são homens sem  luz própria, que ainda se encontram no tempo do  mito da caverna, de Platão. Homens que não pensam no semelhante, sendo comparáveis ao guarda da prisão de Sócrates que pretendera abrir a porta e libertar Sócrates, e Sócrates não aceitara a proposta, preferido a morte, porque segundo ele quem iria fenecer seria o invólucro de Sócrates, mas, jamais Sócrates. Sócrates deve morrer.
2 – A Sociedade e a Corrupção:

“A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios.”
 Barão de Montesquieu
A sociedade em regra se orienta pela formação  dos seres construtores da opinião publica, evidente, que  essa opinião pode ser criada pela força cogente dos princípios construídos pela tradição religiosa, pelo civismo, mesmo pela educação formal. Claro que no caso da educação formal não possui a finalidade de gravar no caráter valores originados da virtude, mas somente o objetivo de instruir. Pois a educação tem o dever de fazer pensar e criar no homem a consciência crítica relacionada com a existência do homem no meio, cujo fim é administrar as adversidades dentro da razoabilidade. O mínimo de bom senso.
A sociedade está habituada com a convivência no meio da corrupção, sendo que até, pensa ser comportamento aprovada  pelas leis da natureza como dissera Vitorio Furusho:
“Não existe corrupção sem obras”.
Pois como é do conhecimento de todos os homens de bem fazer política  possui como premissa a construção de  elefantes brancos, mas que rendem dividendos nas próximas eleições e dão suporte ao caixa da campanha. Sabe-se também por experiência que não se viu nenhum agente público fazer investimento do homem, especialmente em ações formadoras do pensar critico, ainda naqueles que demandarem  despesa com a saúde e com a educação, já tais práxis  não aumentam fortuna e nem garantem os votos no curral eleitora.  Por isso o homem social permanece inerte e espectador   por meio  da televisão sentado na sua poltrona depois das 18h00, vendo a novela, e depois algumas noticias locais, outra novela, e o futebol, e sua mulher sai para um carteado, e para o salão de beleza só  não contrariar o dissera Karl Marx:
“O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a[5].”
Assim é a vida em sociedade, ontem se fez aquilo que estava posto como correto, hoje, precisamos reptir a mesma fórmula, e amanhã também, deveremos admirar nos noticiários a troça que nos fazem por procurarmos conviver com dignidade, cumprindo religiosamente os mandamentos da lei de Deus, até esfolando nossos joelhos ao recitar muitos credos ao Pai, como o Pai Nosso, todos os dias, pela matina e nas vésperas,  transformados em bobo  e imbecil ao termos que esperar pela vontade política dos senhores da cidade. Nesse caso o homem se torna a verdadeira massa de manobra, porque não saber como será a próxima investida no nosso bolso, sendo que nossos cândidos  mandatários fazem dos nossos dias  no dizer de  Marx -  O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.
A sociedade só toma consciência da prodigalidade e da orgia da corrupção, quando o Estado se fragiliza e inicia a escassez  de víveres essenciais, como assistência médica e o medicamento, estradas, energia elétrica, escola para os filhos, enfim no instante que a miséria aportar na sua porta, aí se recorda da burguesia, do estadista, e deseja restaurar o capitalismo, quando não deseja socializar as terras,  aderir o partido comunista, e fazer a revolução armada contra a classe dominante, a revolução. Pois é verdade que a luta contra o capital nada mais é, senão,  o recalque e a inveja da classe miserável, que imaginará estar sentado direita do trono de Deus, mas o seu maior desejo é  ser -  um pequeno burguês -, mesmo que seja com a grana surrupiada pela  corrupção.
A burocracia soviética, dos tempos de Stalim,  até  sua decadência se tratava de uma estrutura muito corrupta, tanto é verdade que na Rússia a propriedade das empresas públicas foram entregues aos homens pertencentes a burocracia do passado, que detinham o controle das empresas.
O Chinês já dá  outro tratamento à corrupção, sendo considerada a corrupção suscetível da aplicação da pena capital, e ainda determina que a família pague ao Estado o valor da bala desperdiçada com o tiro na nuca.
Claro, cada povo possui sua cultura, sendo que o  povo da Índia em vista do arraigamento dos seus princípios não tem enxerga  utilidade no furto  e no roubo.    Pois o ato ilícito contra o patrimônio dentro do conceito oriental se trata de corpo estranho no tecido social.
A corrupção nasce no seio do tecido social pelo fato de se ter perdido a referência na virtude, e o espelho nos homens  de bem existentes no passado e do presente, exemplos inexistentes  no âmago da sociedade, cuidando apenas  da fortuna   e da dissimulação fácil, destruindo sonhos e a imaginação, observado muito bem por  Jean Jacques Rousseau:
“A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.”
Jamais tivemos a oportunidade de perceber a sociedade reconhecer a virtude como bem maior, a bondade, a justiça, a necessidade, mas o que conta na nossa caminhada são os nossos cifrões, e não o bem que tivermos feito ao longo da vida. Pois atualmente basta cometer um único deslize na vida e o homem não terá perdão, mas, se aparecer com um carro importado na sua porta dirão, certamente, tratar-se de um cavalheiro. A retidão do caráter só será medida pelo quantum depositado na sua conta, sendo assim, a corrupção é normal e por isso Voltaire arremata:
“Feliz daquele que desfruta agradavelmente da sociedade! Mais feliz é quem não faz caso dela e a evita”
Já se  viu falar de que o homem se vende, vende tudo, desde sentença até o par de calçados, não possui escrúpulo algum, pudor nem se fala, é coisa desconhecida no dicionário da corrupção, como nada muda, o melhor é repetir o que o nosso  Barão de Itararé observara  - O homem que se vende recebe sempre mais do que vale. -, então como afirmara  Machado de Assis:
"… A VAIDADE É UM PRINCÍPIO DE CORRUPÇÃO…"
3 –  A Causa e o Efeito da Corrupção:
“O riso é a fraqueza, a corrupção, a insipidez da nossa carne.”
 Umberto Eco
 A corrupção sempre fora considerada como vicio da matéria, a matéria apoderece e ninguém atura seu odor, mas não é assim com o corrompido e o corrupto, não pense que o corrupto é o bichinho  da praia, mas um homem  de olho gordo, vaidoso, de boa aprência, e que regra  paga auto custo pelo objeto desejado, especialmente, quando esse objeto tem nome de metal ou dinheiro.
 O corrupto não tem  nacionalidade, já prefere os Paraísos Fiscais para lavar o dinheiro sujo, em regra não dispensa um voo aéreo  de priyhmeira classe, escolhe boas bebidas, já que quem paga é o povo.
A corrupção é vicio  capaz de degenerar e apodrecer a matéria,  pois também faz com que as instituições não resistam o poder da destruição dos valores morais concebidos  pelas gerações.
 A corrupção ativa e passiva leva o agente a demonstrar para o espectador aquilo que, efetivamente, jamais fora. Pois o corruptor gosta de fraudar  e simular atos e fatos como se correto estivesse aos olhos do homem. Na verdade  a prática da corrupção  na história humana não é novidade, já que  o poder e sensação de se encontrar acima do bem e do mal, como acontece com o homem e mulher que assumem um posto, especialmente público, onde dali possa derivar  administração do dinheiro público,  tendo por causa  o cupidez e por efeito  o enriquecimento sem causa, sinal exterior de riqueza injustificada  pela origem licita dos bens.
 A corrupção leva a mentira, a violência, o descaramento, e a canalhice, mas tais condutas passam desconhecidas e não vistas no seu meio, pelo fato de existir a cultura de que a posse máscula de dinheiro e outros bens pode oferecer a impressão de poder excessivo, sempre   com  boa conversa, troca de mulheres, despesas com futilidades, e a insolência, já que o ato pode ser praticado, reiteradamente,  que  terá a  garantia da perfeição do ato jurídico.
A corrupção leva o homem a  usar de argumento falacioso[6],  muitas oportunidades na linguagem servir-se da figura do eufemismo[7], porque esse artifício  atende a o conveniência e o interesse e não a justiça e a necessidade do destinatário dos bens e serviços.
Os envolvidos na corrupção se transformam nos seres mais desprezíveis da humanidade. Pois  o  descaramento  na intenção de ficar livre do opositor  pode levar a toda sorte de  crueldade, inclusive  o coloca no ostracismo, sem falar do assédio moral contra o homem  reto e honesto.
Dessa forma,   pode ser  observado  no caso, que   a corrupção é a conduta do homem, cujo seu fundamento está na carne, sendo  sua principal premissa   a inveja, a cobiça,  a ganância, acompanhada da posse do poder e da ausência da luz nos atos praticados pelo homem. Na corrupção os atos ocorrem em pleno dia, mas tem  sua força na calada da  noite, como lobisomem.
4 – Conclusão – Manual de Auto Ajuda contra a corrupção:
“O único modo de escapar da corrupção causada pelo sucesso é continuar trabalhando.”
Albert Einstein
A corrupção  existe no planeta desde do seu inicio, sendo preliminar  conhecer o lado de Caim e o lado de Abel, não se discute se as duas figuras  historicamente  existiram nessas terras, mas o que sabe  ter  Caim ceifado a vida do irmão Abel pela inveja, no dizer do populacho – olho gordo. 
O homem trabalhador não fica fica rico, com certeza, porque com o labor ninguém  consegue amealhar mais que o necessário para prover sua vida e o de sua  família.
O sucesso é fruto do talento  e dons  dados graciosamente pela Natureza, pela criação, ou se quiser – Deus, mas o sucesso pode ser efêmero como uma nuvem de fumaça escura, que nos sufoca, e depois desaparece, porque o sucesso sem o trabalho perseverante e continuo desaparece.
O dinheiro, o poder e as mulheres, as orgias, a despesa com a luxuria, o prestigio das mesas de bar são paixões de uma noite, que depois virá o retorno em dobro, pois se encontrar o vicio aí também virá  a tragédia e a desgraça.
Não pense na punição do inferno pelas suas maldades por meio da corrupção, pela figura de um diabo aspudo e com um enorme grafo sobre  seu pescoço, mas pense que a dor  do fogo da sua consciência, o desprezo dos homens de bem,  e o efeito da miséria causada pelo vendaval da facilidade poderá o levar  à doença e depois um velório com a presença das moscas e os corruptos, e depois um epitáfio na lapide – Aqui jaz  podre sob o húmus um corrupto feliz. Sim, parece que todos os corruptos e os corrompidos são felizes, porque conseguem arrebanhar fortunas.
Não seja inescrupuloso, descarado, canalha, e nem acredite demais na impunidade, caso os Tribunais dos homens não o condene pelo crime da corrupção, o tribunal da vida o condenará,  certamente não poderá olhar na face dos seus filhos e filhas, e netos, quando estiver na velhice, porque nada passa despercebido aos olhos da humanidade, já que os homens podem esquecer, mas a humanidade não, pois um certo dia estará na calçada dos criminosos do mundo.
Não pense que a corrupção não é vista pelo homem comum. Pois o homem comum tem o senso do bem e do mal por natureza, e como a corrupção o impede ter escola, assistência médica, e a comida na mesa, certamente tal degradação  é observada todos os dias.
Se a corrupção fora uma herança trazida pelos colonizadores,  também é verdade que todos gostam do agrado e da molhadinha na mão, ou até, da comissão de  dez por cento dos contratos de licitação, como no esgoto,  cachoeira, dinheiro na cueca, prece da propina, então pense  naquela velha sabedoria de Sócrates sobre  as três peneiras, sendo  - a verdade, a bondade, e a necessidade.
É verdade que houve desvio de dinheiro da educação e da saúde, especificamente do saneamento?
- Sim, é verdade.
O  bem comum, a bondade se encontra presente  no desvio desse bem, e beneficia as crianças, os idosos, e as pessoas com deficiência, que são as pessoas  mais fragilizadas, mas  a sociedade em geral.
- Não, em nada beneficia, só o bolso do corrupto.
Existia a necessidade de cometer a infração de apropriação do recurso público, para fins espúrios?
- Não, não havia.
Então só nos resta desejar  que todas as ações sejam praticadas com base na verdade, na bondade, e na necessidade, aí poderemos ter um mundo melhor, e que todos sejam solidários entre s, e ainda observar:
 “Os costumes, cuja excelência torna o governo quase inútil e cuja corrupção o torna quase impossível”
. Charles Tocqueville
“Num estado democrático existem duas classes de políticos: Os suspeitos de corrupção e os corruptos”.
 David Zac
“Todos aqueles que abandonam o trabalho após o sucesso sujeitam-se” a ser tomados pela corrupção.
 David Zac
Conselho – Seja um homem de bem, não deixe crescer demais seu olho, nem alimente vaidade excessiva, aprenda a sobreviver com aquilo que foi construído pelo suor do seu rosto, aí  poderá considerado um ser digono.
Pense.
ACADEMIA CRICIUMENSE DE FILOSOFIA – ACF.



[1] Decoro parlamentar é a conduta individual exemplar que se espera ser adotada pelos políticos, representantes eleitos de sua sociedade.
 O decoro parlamentar está descrito no regimento interno de cada casa do Congresso Nacional brasileiro. Na constituição federal brasileira, no artigo 55, parágrafo 1º diz: "É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas (art. 53) asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas".
 Fere o decoro parlamentar
 Uso de expressões que configurem crime contra a honra ou que incentivem sua prática;
 Abuso de poder;
 Recebimento de vantagens indevidas;
 Prática de ato irregular grave quando no desempenho de suas funções;
 Revelação do conteúdo de debates considerados secretos pela assembleia legislativa; entre outros.
 sendo assim, quando uma pessoa pública pratica a corrupção ela esta ferindo o decoro parlamentar.

[2] Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses individuais, em detrimento do bem comum [2] . É um fenômeno que ocorre freqüentemente em parlamentos, mas também no poder executivo, estreitamente associado à corrupção política. Os partidos políticos podem ser considerados fisiologistas quando apoiam qualquer governo independente da coerência entre as ideologias ou planos programáticos.
[3] Bíblia Sagrada, Mateus 4 – 1,2,3,4,5,6,7, 8,9,10,11:
 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.
 3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.
 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo,
 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
 7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;
 9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.
 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
 11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.
[4] Corrupção significa etimologicamente deterioração, quebra de um estado funcional e organizado.
 Corrupção política - manifesta-se por meio do suborno, intimidação, extorsão, ou abuso de poder.
 Índice de Percepções de Corrupção - índice anual publicado pela "Transparência Internacional" que mede a percepção da corrupção política em vários países do mundo.  Corrupção de dados - verifica-se quando existe uma recepção de dados que não correspondem aos originais transmitidos (ou armazenados). Para prevenir esta situação, utiliza-se mecanismos de detecção de erro. Corruptela - é uma deformação gradual de palavras, originada pela má compreensão ou audição e posterior reprodução.
[5] Karl Heinrich Marx - Nacceu em 5 de Maio de 1818, em Trier (Tréveris), Alemanha e morreu em 14 de Março de 1883 em Londres. Foi um filósofo, economista, historiador e revolucionário alemão.
[6] Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso.
Reconhecer as falácias é por vezes difícil. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, íntima, psicológica, mas não validade lógica. É importante conhecer os tipos de falácia para evitar armadilhas lógicas na própria argumentação e para analisar a argumentação alheia.
 É importante observar que o simples fato de alguém cometer uma falácia não invalida toda a sua argumentação. Ninguém pode dizer: "Li um livro de Rousseau, mas ele cometeu uma falácia, então todo o seu pensamento deve estar errado". A falácia invalida imediatamente o argumento no qual ela ocorre, o que significa que só esse argumento específico será descartado da argumentação, mas pode haver outros argumentos que tenham sucesso. Por exemplo, se alguém diz:
 "O fogo é quente e sei disso por dois motivos: 1. ele é vermelho; e  2. medi sua temperatura com um termômetro".
 Nesse exemplo, foi de fato comprovado que o fogo é quente por meio da premissa 2. A premissa 1 deve ser descartada como falaciosa, mas a argumentação não está de todo destruída.
[7] Eufeminismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Consiste na visualização de uma expressão.
 É necessário ressaltar que em uma série de materiais didáticos há exemplos inadequados de eufemismo, principalmente no que se refere à morte: "Ir para a terra dos pés juntos", "Comer capim pela raiz" e "Vestir o paletó de madeira" são comuns nesses livros.
 Expressões populares têm um caráter cômico, o que pode atender em parte a intenção do eufemismo. Entretanto, seu uso em situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. Um exemplo mais adequado é dizer que o indivíduo "partiu", ou que "deixou esse mundo".
 Exemplos: Ele é desprovido de beleza. (Para não falar que é feio).mVocê faltou com a verdade. (Em lugar de mentiu). Ele entregou a alma a Deus. (Em lugar de: Ele morreu.

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