Auto Ajuda – A Corrupção não Passa pela Peneira
Gilson Gomes
Advogado
“Pois
é muito mais grave corromper a fé, da qual vem a vida da alma, que falsificar
dinheiro, pelo qual a vida temporal é sustentada.”
Santo Tomás de Aquino
1 –
A Natureza da Corrupção:
Hoje, Quarta Feira, 11 de Julho de 2012, na sessão plenária do
Senado Federal da República Brasileira fora excluído da vida política o Senador da República sob a acusação de - quebra do decoro[1] - parlamentar. Os membros da Casa Legislativa
por larga margem de votos decidiram pela cassação do mandato do parlamentar e por efeito, a perda dos seus
direitos políticos, já o mesmo poderá retornar a vida pública nas eleições posteriores a 2020. O Senado Federal
decide retirar o joio do meio do trigo, fato raro no meio político brasileiro, já que
fazer política se conceitua como - fisiologismo[2] – no
território nacional, e a perversão da bela prece de Francisco de Assis – é
dando que se recebe - a propina.
Pois Cachoeira fizera correr torrentes
de leite e mel, até a mulher do suplente
caiu no favo. Como se sabe a corrupção
no Brasil é algo vulcânico, encontrando-se impregnada viscosamente
nos usos e costumes do Brasileiro, dentro do circulo político, é natural
e normal.
A natureza do vicio
com mau odor se pode
observar na troca do ser pelo ter. Afinal existe um grande
desejo de estar rico, nenhum homem que
assume um mandato deseja sair do posto
pobre, então, cada qual procura se arrumar durante os quatro anos. Claro, que
cada sultão se diz inocente, mesmo porquê a inocência é uma presunção
constitucional, até que seja provado a culpa do corrupto, já que
o objetivo do corrupto é repassar imagem de dignidade e honesto. Aliás, a canalhice não possui cor e
tampouco endereço. Pois a corrupção é um mal do homem enquanto matéria.
Todos são tentados por essa nódoa, inclusive Jesus Nazareno fora tentado por satã (adversário) ao lhe oferecer a
cidade como prêmio[3].
Nenhum homem com caráter deformado poderá escapar a tentação do agrado e a
sedução do cupidez, quando estiver em jogo dinheiro, poder e mulher; aí a
vaidade aumenta no cérebro com descargas
elétricas produzidas pelos neurônios, subindo o grau de adrenalina, os olhos
ficam gordos, as mãos frias, as pernas bambas, parecendo um adolescente que estivera pela primeira vez no bordel,
acompanhada da mulher desejada, a fim de ter suas primícias sexuais, já que
Freud dissera que tudo é libido, então, nada melhor do que o apetite e o tesão para descrever a natureza do vicio
da corrupção cultural e habitual descarada apresentada nos jornais e na
televisão. O espírito pode até ser forte, mas que a cobiça, a inveja pelo bens
alheios e a carne da mulher do próximo é
fraca, ninguém tem dúvida disso.
Então a natureza da corrupção está relacionada
com a fragilidade dos nossos princípios, e a ausência da virtude. Pois o homem ser honesto e reto deveria ser a
regra, e não a exceção, tendo que se
espelhar no exemplo de dois moradores de rua, que honrosamente devolveram ao
seu legitimo proprietário o valor estimado em vinte mil reais, quando os
políticos levam dinheiro até na cueca, e fazem uma rezinha básica para Deus
ajudar a aumentar bolo deles. Pois aqui o Pai Nosso é bem rezado no dia a dia, o rosário é completo, – venha a nós tudo, e a vosso reino nada.
Assim a natureza da corrupção[4] se
encontra no homem eticamente miserável, são homens sem luz própria, que ainda se encontram no tempo
do mito da caverna, de Platão. Homens
que não pensam no semelhante, sendo comparáveis ao guarda da prisão de Sócrates
que pretendera abrir a porta e libertar Sócrates, e Sócrates não aceitara a
proposta, preferido a morte, porque segundo ele quem iria fenecer seria o invólucro
de Sócrates, mas, jamais Sócrates. Sócrates deve morrer.
2 –
A Sociedade e a Corrupção:
“A corrupção dos governantes quase
sempre começa com a corrupção dos seus princípios.”
Barão de Montesquieu
A sociedade em regra se orienta pela
formação dos seres construtores da
opinião publica, evidente, que essa
opinião pode ser criada pela força cogente dos princípios construídos pela
tradição religiosa, pelo civismo, mesmo pela educação formal. Claro que no caso
da educação formal não possui a finalidade de gravar no caráter valores
originados da virtude, mas somente o objetivo de instruir. Pois a educação tem
o dever de fazer pensar e criar no homem a consciência crítica relacionada com
a existência do homem no meio, cujo fim é administrar as adversidades dentro da
razoabilidade. O mínimo de bom senso.
A sociedade está habituada com a
convivência no meio da corrupção, sendo que até, pensa ser comportamento
aprovada pelas leis da natureza como
dissera Vitorio Furusho:
“Não existe corrupção sem obras”.
Pois como é do conhecimento de todos os
homens de bem fazer política possui como
premissa a construção de elefantes
brancos, mas que rendem dividendos nas próximas eleições e dão suporte ao caixa
da campanha. Sabe-se também por experiência que não se viu nenhum agente
público fazer investimento do homem, especialmente em ações formadoras do pensar
critico, ainda naqueles que demandarem
despesa com a saúde e com a educação, já tais práxis não aumentam fortuna e nem garantem os votos
no curral eleitora. Por isso o homem
social permanece inerte e espectador por meio
da televisão sentado na sua poltrona depois das 18h00, vendo a novela, e
depois algumas noticias locais, outra novela, e o futebol, e sua mulher sai
para um carteado, e para o salão de beleza só
não contrariar o dissera Karl Marx:
“O dinheiro é a essência alienada do
trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a[5].”
Assim é a vida em sociedade, ontem se
fez aquilo que estava posto como correto, hoje, precisamos reptir a mesma
fórmula, e amanhã também, deveremos admirar nos noticiários a troça que nos
fazem por procurarmos conviver com dignidade, cumprindo religiosamente os
mandamentos da lei de Deus, até esfolando nossos joelhos ao recitar muitos
credos ao Pai, como o Pai Nosso, todos os dias, pela matina e nas
vésperas, transformados em bobo e imbecil ao termos que esperar pela vontade
política dos senhores da cidade. Nesse caso o homem se torna a verdadeira massa
de manobra, porque não saber como será a próxima investida no nosso bolso,
sendo que nossos cândidos mandatários
fazem dos nossos dias no dizer de Marx -
O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.
A sociedade só toma consciência da
prodigalidade e da orgia da corrupção, quando o Estado se fragiliza e inicia a
escassez de víveres essenciais, como
assistência médica e o medicamento, estradas, energia elétrica, escola para os
filhos, enfim no instante que a miséria aportar na sua porta, aí se recorda da
burguesia, do estadista, e deseja restaurar o capitalismo, quando não deseja
socializar as terras, aderir o partido
comunista, e fazer a revolução armada contra a classe dominante, a revolução.
Pois é verdade que a luta contra o capital nada mais é, senão, o recalque e a inveja da classe miserável,
que imaginará estar sentado direita do trono de Deus, mas o seu maior desejo é ser -
um pequeno burguês -, mesmo que seja com a grana surrupiada pela corrupção.
A burocracia soviética, dos tempos de
Stalim, até sua decadência se tratava de uma estrutura
muito corrupta, tanto é verdade que na Rússia a propriedade das empresas
públicas foram entregues aos homens pertencentes a burocracia do passado, que
detinham o controle das empresas.
O Chinês já dá outro tratamento à corrupção, sendo
considerada a corrupção suscetível da aplicação da pena capital, e ainda
determina que a família pague ao Estado o valor da bala desperdiçada com o tiro
na nuca.
Claro, cada povo possui sua cultura, sendo que o povo da Índia em vista do arraigamento dos seus princípios não tem enxerga utilidade no furto e no roubo. Pois o ato ilícito contra o patrimônio dentro do conceito oriental se trata de corpo estranho no tecido social.
Claro, cada povo possui sua cultura, sendo que o povo da Índia em vista do arraigamento dos seus princípios não tem enxerga utilidade no furto e no roubo. Pois o ato ilícito contra o patrimônio dentro do conceito oriental se trata de corpo estranho no tecido social.
A corrupção nasce no seio do tecido
social pelo fato de se ter perdido a referência na virtude, e o espelho nos
homens de bem existentes no passado e do
presente, exemplos inexistentes no âmago
da sociedade, cuidando apenas da
fortuna e da dissimulação fácil,
destruindo sonhos e a imaginação, observado muito bem por Jean Jacques Rousseau:
“A natureza fez o homem feliz e bom, mas
a sociedade deprava-o e torna-o miserável.”
Jamais tivemos a oportunidade de
perceber a sociedade reconhecer a virtude como bem maior, a bondade, a justiça,
a necessidade, mas o que conta na nossa caminhada são os nossos cifrões, e não
o bem que tivermos feito ao longo da vida. Pois atualmente basta cometer um
único deslize na vida e o homem não terá perdão, mas, se aparecer com um carro
importado na sua porta dirão, certamente, tratar-se de um cavalheiro. A retidão
do caráter só será medida pelo quantum depositado na sua conta, sendo assim, a
corrupção é normal e por isso Voltaire arremata:
“Feliz daquele que desfruta
agradavelmente da sociedade! Mais feliz é quem não faz caso dela e a evita”
Já se
viu falar de que o homem se vende, vende tudo, desde sentença até o par
de calçados, não possui escrúpulo algum, pudor nem se fala, é coisa
desconhecida no dicionário da corrupção, como nada muda, o melhor é repetir o
que o nosso Barão de Itararé
observara - O homem que se vende recebe
sempre mais do que vale. -, então como afirmara Machado de Assis:
"… A VAIDADE É UM PRINCÍPIO DE
CORRUPÇÃO…"
3
– A Causa e o Efeito da Corrupção:
“O riso é a fraqueza, a corrupção, a
insipidez da nossa carne.”
Umberto Eco
A
corrupção sempre fora considerada como vicio da matéria, a matéria apoderece e
ninguém atura seu odor, mas não é assim com o corrompido e o corrupto, não
pense que o corrupto é o bichinho da
praia, mas um homem de olho gordo,
vaidoso, de boa aprência, e que regra
paga auto custo pelo objeto desejado, especialmente, quando esse objeto
tem nome de metal ou dinheiro.
O
corrupto não tem nacionalidade, já
prefere os Paraísos Fiscais para lavar o dinheiro sujo, em regra não dispensa
um voo aéreo de priyhmeira classe,
escolhe boas bebidas, já que quem paga é o povo.
A corrupção é vicio capaz de degenerar e apodrecer a
matéria, pois também faz com que as
instituições não resistam o poder da destruição dos valores morais
concebidos pelas gerações.
A
corrupção ativa e passiva leva o agente a demonstrar para o espectador aquilo
que, efetivamente, jamais fora. Pois o corruptor gosta de fraudar e simular atos e fatos como se correto
estivesse aos olhos do homem. Na verdade
a prática da corrupção na
história humana não é novidade, já que o
poder e sensação de se encontrar acima do bem e do mal, como acontece com o
homem e mulher que assumem um posto, especialmente público, onde dali possa
derivar administração do dinheiro
público, tendo por causa o cupidez e por efeito o enriquecimento sem causa, sinal exterior de
riqueza injustificada pela origem licita
dos bens.
A
corrupção leva a mentira, a violência, o descaramento, e a canalhice, mas tais
condutas passam desconhecidas e não vistas no seu meio, pelo fato de existir a
cultura de que a posse máscula de dinheiro e outros bens pode oferecer a
impressão de poder excessivo, sempre
com boa conversa, troca de
mulheres, despesas com futilidades, e a insolência, já que o ato pode ser
praticado, reiteradamente, que terá a garantia da perfeição do ato jurídico.
A corrupção leva o homem a usar de argumento falacioso[6], muitas oportunidades na linguagem servir-se
da figura do eufemismo[7], porque
esse artifício atende a o conveniência e
o interesse e não a justiça e a necessidade do destinatário dos bens e
serviços.
Os envolvidos na corrupção se transformam
nos seres mais desprezíveis da humanidade. Pois
o descaramento na intenção de ficar livre do opositor pode levar a toda sorte de crueldade, inclusive o coloca no ostracismo, sem falar do assédio
moral contra o homem reto e honesto.
Dessa forma, pode
ser observado no caso, que a corrupção é a conduta do homem, cujo seu
fundamento está na carne, sendo sua
principal premissa a inveja, a cobiça, a ganância, acompanhada da posse do poder e
da ausência da luz nos atos praticados pelo homem. Na corrupção os atos ocorrem
em pleno dia, mas tem sua força na
calada da noite, como lobisomem.
4 –
Conclusão – Manual de Auto Ajuda contra a corrupção:
“O único modo de escapar da corrupção
causada pelo sucesso é continuar trabalhando.”
Albert Einstein
A corrupção existe no planeta desde do seu inicio, sendo
preliminar conhecer o lado de Caim e o
lado de Abel, não se discute se as duas figuras
historicamente existiram nessas
terras, mas o que sabe ter Caim ceifado a vida do irmão Abel pela
inveja, no dizer do populacho – olho gordo.
O homem trabalhador não fica fica rico,
com certeza, porque com o labor ninguém
consegue amealhar mais que o necessário para prover sua vida e o de
sua família.
O sucesso é fruto do talento e dons
dados graciosamente pela Natureza, pela criação, ou se quiser – Deus,
mas o sucesso pode ser efêmero como uma nuvem de fumaça escura, que nos sufoca,
e depois desaparece, porque o sucesso sem o trabalho perseverante e continuo
desaparece.
O dinheiro, o poder e as mulheres, as
orgias, a despesa com a luxuria, o prestigio das mesas de bar são paixões de
uma noite, que depois virá o retorno em dobro, pois se encontrar o vicio aí
também virá a tragédia e a desgraça.
Não pense na punição do inferno pelas
suas maldades por meio da corrupção, pela figura de um diabo aspudo e com um
enorme grafo sobre seu pescoço, mas
pense que a dor do fogo da sua consciência,
o desprezo dos homens de bem, e o efeito
da miséria causada pelo vendaval da facilidade poderá o levar à doença e depois um velório com a presença
das moscas e os corruptos, e depois um epitáfio na lapide – Aqui jaz podre sob o húmus um corrupto feliz. Sim,
parece que todos os corruptos e os corrompidos são felizes, porque conseguem arrebanhar
fortunas.
Não seja inescrupuloso, descarado,
canalha, e nem acredite demais na impunidade, caso os Tribunais dos homens não
o condene pelo crime da corrupção, o tribunal da vida o condenará, certamente não poderá olhar na face dos seus
filhos e filhas, e netos, quando estiver na velhice, porque nada passa
despercebido aos olhos da humanidade, já que os homens podem esquecer, mas a
humanidade não, pois um certo dia estará na calçada dos criminosos do mundo.
Não pense que a corrupção não é vista
pelo homem comum. Pois o homem comum tem o senso do bem e do mal por natureza,
e como a corrupção o impede ter escola, assistência médica, e a comida na mesa,
certamente tal degradação é observada
todos os dias.
Se a corrupção fora uma herança trazida
pelos colonizadores, também é verdade
que todos gostam do agrado e da molhadinha na mão, ou até, da comissão de dez por cento dos contratos de licitação,
como no esgoto, cachoeira, dinheiro na
cueca, prece da propina, então pense
naquela velha sabedoria de Sócrates sobre as três peneiras, sendo - a verdade, a bondade, e a necessidade.
É verdade que houve desvio de dinheiro
da educação e da saúde, especificamente do saneamento?
- Sim, é verdade.
O
bem comum, a bondade se encontra presente no desvio desse bem, e beneficia as crianças,
os idosos, e as pessoas com deficiência, que são as pessoas mais fragilizadas, mas a sociedade em geral.
- Não, em nada beneficia, só o bolso do
corrupto.
Existia a necessidade de cometer a
infração de apropriação do recurso público, para fins espúrios?
- Não, não havia.
Então só nos resta desejar que todas as ações sejam praticadas com base
na verdade, na bondade, e na necessidade, aí poderemos ter um mundo melhor, e
que todos sejam solidários entre s, e ainda observar:
“Os
costumes, cuja excelência torna o governo quase inútil e cuja corrupção o torna
quase impossível”
. Charles Tocqueville
“Num estado democrático existem duas
classes de políticos: Os suspeitos de corrupção e os corruptos”.
David Zac
“Todos aqueles que abandonam o trabalho
após o sucesso sujeitam-se” a ser tomados pela corrupção.
David Zac
Conselho – Seja um homem de bem, não
deixe crescer demais seu olho, nem alimente vaidade excessiva, aprenda a
sobreviver com aquilo que foi construído pelo suor do seu rosto, aí poderá considerado um ser digono.
Pense.
ACADEMIA CRICIUMENSE DE FILOSOFIA – ACF.
[1] Decoro
parlamentar é a conduta individual exemplar que se espera ser adotada pelos
políticos, representantes eleitos de sua sociedade.
O decoro parlamentar está descrito no
regimento interno de cada casa do Congresso Nacional brasileiro. Na
constituição federal brasileira, no artigo 55, parágrafo 1º diz: "É
incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento
interno, o abuso das prerrogativas (art. 53)
asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens
indevidas".
Fere o decoro parlamentar
Uso de expressões que configurem crime contra
a honra ou que incentivem sua prática;
Abuso de poder;
Recebimento de vantagens indevidas;
Prática de ato irregular grave quando no
desempenho de suas funções;
Revelação do conteúdo de debates considerados
secretos pela assembleia legislativa; entre outros.
sendo assim, quando uma pessoa pública pratica
a corrupção ela esta ferindo o decoro parlamentar.
[2] Fisiologismo
é um tipo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são
tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses
individuais, em detrimento do bem comum [2] . É um fenômeno que ocorre
freqüentemente em parlamentos, mas também no poder executivo, estreitamente
associado à corrupção política. Os partidos políticos podem ser considerados
fisiologistas quando apoiam qualquer governo independente da coerência entre as
ideologias ou planos programáticos.
[3] Bíblia
Sagrada, Mateus 4 – 1,2,3,4,5,6,7, 8,9,10,11:
1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao
deserto, para ser tentado pelo Diabo.
2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta
noites, depois teve fome.
3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se
tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.
4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem
só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
5 Então o Diabo o levou à cidade santa,
colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus,
lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu
respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma
pedra.
7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não
tentarás o Senhor teu Deus.
8 Novamente o Diabo o levou
a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória
deles;
9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se,
prostrado, me adorares.
10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás;
porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os
anjos e o serviram.
[4]
Corrupção significa etimologicamente deterioração, quebra de um estado
funcional e organizado.
Corrupção política - manifesta-se por meio do
suborno, intimidação, extorsão, ou abuso de poder.
Índice de Percepções de Corrupção - índice
anual publicado pela "Transparência Internacional" que mede a
percepção da corrupção política em vários países do mundo. Corrupção de dados - verifica-se quando
existe uma recepção de dados que não correspondem aos originais transmitidos
(ou armazenados). Para prevenir esta situação, utiliza-se mecanismos de
detecção de erro. Corruptela - é uma deformação gradual de palavras, originada
pela má compreensão ou audição e posterior reprodução.
[5] Karl
Heinrich Marx - Nacceu em 5 de Maio de 1818, em Trier (Tréveris), Alemanha e
morreu em 14 de Março de 1883 em Londres. Foi um filósofo, economista,
historiador e revolucionário alemão.
[6] Na
lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem
fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega.
Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande
parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por
causa disso.
Reconhecer as falácias é
por vezes difícil. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional,
íntima, psicológica, mas não validade lógica. É importante conhecer os tipos de
falácia para evitar armadilhas lógicas na própria argumentação e para analisar
a argumentação alheia.
É importante observar que o simples fato de
alguém cometer uma falácia não invalida toda a sua argumentação. Ninguém pode
dizer: "Li um livro de Rousseau, mas ele cometeu uma falácia, então todo o
seu pensamento deve estar errado". A falácia invalida imediatamente o
argumento no qual ela ocorre, o que significa que só esse argumento específico
será descartado da argumentação, mas pode haver outros argumentos que tenham
sucesso. Por exemplo, se alguém diz:
"O fogo é quente e sei disso por dois
motivos: 1. ele é vermelho; e 2. medi
sua temperatura com um termômetro".
Nesse exemplo, foi de fato comprovado que o
fogo é quente por meio da premissa 2. A premissa 1 deve ser descartada como
falaciosa, mas a argumentação não está de todo destruída.
[7]
Eufeminismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para
suavizar uma expressão. Consiste na visualização de uma expressão.
É necessário ressaltar que em uma série de
materiais didáticos há exemplos inadequados de eufemismo, principalmente no que
se refere à morte: "Ir para a terra dos pés juntos", "Comer
capim pela raiz" e "Vestir o paletó de madeira" são comuns
nesses livros.
Expressões populares têm um caráter cômico, o que
pode atender em parte a intenção do eufemismo. Entretanto, seu uso em situações
de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de
linguagem se perde. Um exemplo mais adequado é dizer que o indivíduo
"partiu", ou que "deixou esse mundo".
Exemplos: Ele é desprovido de beleza. (Para
não falar que é feio).mVocê faltou com a verdade. (Em lugar de mentiu). Ele
entregou a alma a Deus. (Em lugar de: Ele morreu.
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