À FORMIDÁVEL LIÇÃO DE JESUS QUE LEVA O SER HUMANO À VIDA DIGNA, E POR EFEITO, O REINO DE DEUS, QUANDO COM SIMPLICIDADE NOES ENSINOU EM SÃO MATEUS 5:1-10, E QUE SEJA COMPREENDIDA PELO DISCERNIMENTO A LIÇÃO SIMPLES DE JESUS EM SÃO MATEUS, 11:28-29-30, QUANDO ENSINA: “28. VINDE A MIM, VÓS TODOS QUE ESTAIS AFLITOS SOB O FARDO, E EU VOS ALIVIAREI. 29. TOMAI MEU JUGO SOBRE VÓS E RECEBEI MINHA DOUTRINA, PORQUE EU SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO E ACHAREIS O REPOUSO PARA AS VOSSAS ALMAS. 30. PORQUE MEU JUGO É SUAVE E MEU PESO É LEVE”." ESTA LIÇÃO É IMPLACÁVEL, NÃO ADMITE EVASÃO ESCOLAR, NEM COLA, PORQUE O REINO DE DEUS EXIGE TRANSFORMAÇÃO, CONHECIMENTO, RESPEITO, VERDADE, BONDADE E NECESSIDADE.


Estamos, segunda-feira, 9/12/2019, pois verifica-se que o mau procedimento  nas sua ações são vistos diariamente, como violência contra a mulher doméstica e familiar, igualmente, contra idosos, pessoa com deficiência, e todo luagra, porque não há valores humanos como respeito, dignidade, e o direito de ir e vir. Pois são pessoas sem noção alguma, pois se sabe que são analfabetos funcionais.
Ora, o que desejamos é o bem geral e comum, e a base de todas as ações sejam o amor e a sabedoria, e praticar o Sermão da Montanha escrito em São Mateus 5:1-10, e que seja compreendida pelo discernimento a lição simples de Jesus:
“Tomai sobre Vós o Meu Jugo, e Aprendei de Mim”
Estamos  no tempo litúrgico de advento, sobretudo, nos põe em estado de espera do evento  mais célebre na história da humanidade, possui como palco Belém, cidade de  Davi, descrito pelo - Médico de Homens e almas – São Lucas 2:7,  numa manjedoura é posto o menino, porque não existia lugar para ele na cidade de Belém, conforme está em São Lucas 2:7, e os anjos de Deis catavam, e glorificavam o nascimento do Filho de Deus, que está em São Lucas 2:14, igualmente, os Reis Magos chegaram e se ajoelharam, e oferecem presentes como:  ouro, incenso e mirra, conforme está em São Mateus 2:19.
Logo o Menino Jesus vem ao Planeta, para que aprendamos á lição correta, e verdade com sabedoria, quando Ele observa:  “Tomai sobre Vós o Meu Jugo, e Aprendei de Mim”
Objetivo
Ajudar os alunos,         que buscam o discipulado, e a conversão para alcançar o Reino de Deus, igualmente,  a compreenderem que quando tomamos sobre nós o jugo do Salvador e cumprimos com desejo e a vontade  expressa por Jesus Cristo teremos a paz e a alegria que Ele prometeu.
Preparação da metodologia, didática e pedagogia:
Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:
1 - Mateus 11:28–30. Jesus convida todos que estão cansados e oprimidos a achegarem-se a Ele, tomarem sobre si o Seu jugo e aprender com Ele.
Observação: É dever de todo aquele que desejar obter conhecimento, necessitará de enxergar o Mestre  e o instrutor, porque caso não realize à ação, cairá na omissão e descaso, e persistirá na ignorância por escolha. O mais grave dos pecados mortais.
2 - Mateus 12:1–13; Lucas 13:10–17. Jesus declara ser o Senhor do sábado. Ele cura no sábado e é criticado por isso.
Observação: A declaração de Jesus de que, Ele é o senhor do sábado. Está correta, pelo fato de que Ele é Filho do Pai, Ele é a unidade dos três, em um. Logo  às pessoas (seres) estão postos como UNO, porque não diferença entre os três em Espírito. Pois os que conhecem o Pensamento de Parmênides, Heráclito de Éfeso, Pitágoras, e Aristóteles, já nos séculos iniciais do grupo de Alexandria como Plotino e Sacas, com base no Neoplatonismo utilizado pelo Cristianismo. Pois Eles defendem à Unidade no UNO, da Trindade, também, Santo Agostinho o último Filosofo da Patrística navega nessa direção. Logo o raciocínio de que Jesus é o Senhor do sábado é premissa correta, porque Ele diz: Estou no mundo para fazer á vontade de Meu Pai é dar testemunho.
Pois á Santa e Doutora Catarina de Sena, existem vários atos e fatos que a levaram à santidade, mas como existiu o Cisma. Catarina de Sena se consagra como defensora da Unidade, pela simples razão e argumento válido: Onde estiver á unidade não existirá conflito, e nem á controvérsia,  e a ação que estiver na universalidade e  também, difusa, conceitua-se como: Unidade. Logo se deduz pela evidência que: Jesus como Filho do Pai, pode ressuscitar o morto como fez com Lazaro, pode expulsar o anjo decaido (diabo e satanás) da mulher, como fez com um ser que  estava sob tortura pela ação  maligna.
3 - Lucas 7:36–50. Uma mulher buscando o perdão lava os pés do Senhor com suas lágrimas; Simão; o fariseu, critica Jesus por deixar uma mulher pecadora tocá-Lo. Jesus ensina a Simão a parábola dos dois devedores e perdoa a mulher.
Observação: Olha, o fato da mulher lavar com suas lágrimas os pés do Senhor Jesus. Não há erro, nem má intenção, como não existe dolo (nem o malus dolus como descreve Kant). Logo o que à mulher deseja, exatamente, aquilo que Jesus sabiamente a dá: - O perdão. Contudo, Simão o fariseu, não iria pssuir outra coisa na cabeça, porque o fariseu o que faz é falar mal de tudo. O fariseu é igual os pecadores de hoje, os preguiçosos, vadios e pedicheiro. Jamais praticaram o bem, e falam mal, depois, quando um desce se tocam, pelo pecador que partiu. A corrupção  é a tônica do fariseu, pois tdos sabem, que resolveram chefiar o processo de condenação de Jesus,  unicamente, por causa da corrupção e dá venda obsucrua que praticavam no Templo, e onde Jesus com seu chicote lhe expulsa todos. Outro agravante é a inveja, tanto dos fariseus, quanto de Pilatos.
Mas, como Jesus é generso, compreensivo, e reconhece à alma e o coração de todos, Ele fez o essencial: - Perdoa à mulher que lava seus pés com lágrimas!
Então, vamos melhorar nosso conhecimento com as leituras a seguir:
Leitura adicional: Isaías 58:13–14; Mateus 11:16–19; 12:14–50; 26:6–13; Marcos 2:23–3:12; 14:3–9; Lucas 6:1–11; Doutrina e Convênios 59:9–19.
Se o seguinte material estiver disponível, utilize-o na lição:
“Vinde a Mim”, segmento de sete minutos do vídeo Novo Testamento — Apresentações de Vídeo (53914 059).
A gravura Mary Fielding Smith e Joseph F. Smith atravessando as Planícies (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 412), que mostra uma parelha de bois unidos por um jugo.
Sugestão didática: Ao preparar cada lição, pondere fervorosamente sobre como incentivar a participação de cada um dos alunos.
Logo é eficaz  a Demonstrações, pequenos grupos de discussão, representação e dramatização e outras atividades adequadas podem ajudar os alunos a envolverem-se de modo mais ativo. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 133, 135, 141–142, 143–144.)
Sugestão para o Desenvolvimento da Lição
Atividade Motivadora
Se for adequado, utilize a seguinte atividade ou uma de sua escolha no início da lição.

Na prática o que acontece com você: Até onde você conseguiria carregar esse peso antes de parar para descansar?
Que preparativos teria que fazer para carregar o peso até uma grande distância?

Explique-lhes que existem muitos tipos de pesos ou cargas. Alguns são físicos, enquanto outros são espirituais ou emocionais e não são fáceis de se ver. Muitas cargas invisíveis podem ser maiores do que podemos suportar sozinhos, fazendonos sentir oprimidos. Esta lição discute como o Senhor pode aliviar nossa carga e proporcionar-nos descanso.
1. Jesus convida-nos a tomarmos sobre nós o Seu jugo e aprendermos Dele.
Leia e discuta Mateus 11:28–30.
1.1.    O que significa estar “cansado e oprimido”? (Mateus 11:28) Quais são alguns exemplos de cargas que levamos nesta vida? Como o Senhor pode dar-nos “descanso” dessas cargas?

1.2.      O que é um jugo? (Mostre a gravura de Mary Fielding Smith e Joseph F. Smith e aponte para a parelha de bois na gravura. Explique-lhes que um jugo é uma estrutura ou barra de madeira que é colocada sobre um ou dois animais que estejam puxando uma carga pesada. O jugo equilibra a carga, tornando-a mais fácil de ser levada. Além de seu significado literal, o conceito de jugo também aparece em muitas escrituras como metáfora de escravidão ou servidão; ver Jeremias 28:2; Alma 44:2.) O que significa tomar sobre nós o jugo de Cristo? (Cumprir humildemente a vontade Dele e permitir que Ele oriente e dirija nossa vida.)
Se for utilizar a apresentação de vídeo “Vinde a Mim”, mostre neste ponto da lição a primeira parte dele. Pare a fita quando o Presidente Howard W. Hunter terminar de falar.
1.3.      O Senhor declarou: “Meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:30) Em que sentido o jugo do Salvador é suave? Por que algumas pessoas acham que os ensinamentos do Senhor são muito restritivos? De que modo a obediência ao Senhor e o serviço a Ele prestado pode aliviar o nosso fardo?
2. Jesus declara ser o Senhor do sábado.
Discuta Mateus 12:1–13 e Lucas 13:10–17. Convide os alunos a lerem alguns versículos em voz alta.
2.1. Devemos conhecer o  Fariseu: O que os fariseus fizeram quando viram os discípulos de Jesus apanhando espigas de milho no sábado? (Ver Mateus 12:1–2. Explique-lhes que a interpretação dos fariseus da lei mosaica ignorava o verdadeiro propósito espiritual do dia do Senhor e, em lugar disso, baseavam-se em tradições que restringiam exageradamente as atividades realizadas no dia do Senhor.) O que o Senhor ensinou em resposta a suas acusações? (Ver Mateus 12:3–8.)

2.2. Jesus é o bem, generoso e misericordioso:  O que Jesus quis dizer quando declarou: “Misericórdia quero, e não sacrifício”? (Mateus 12:7. Ele queria que as pessoas se concentrassem em amar uns aos outros e não apenas em realizar cerimônias religiosas públicas.) Como podemos usar esse princípio para guiar nossas atividades no dia do Senhor?

2.3.  Com relação ao sábado e o domingo é meditar, refletir, e orar: O que Jesus ensinou a respeito do propósito do dia do Senhor quando curou o homem com a mão mirrada e a mulher enferma? (Ver Mateus 12:10–13; Lucas 13:10–17.) O que Ele ensinou a respeito do dia do Senhor em Marcos 2:27–28? (Explique-lhes que a Tradução de Joseph Smith de Marcos 2:26 explica que o dia do Senhor foi estabelecido como um “dia de descanso” e um dia para “glorificar a Deus”.) O que podemos fazer no dia do Senhor para glorificar a Deus? Como o cumprimento do mandamento de santificar o dia do Senhor alivia nosso fardo e nos proporciona descanso?
3. Deus perdoa uma mulher na casa de Simão, o fariseu. Sim: Deus é misericórdia, justiça, generosidade e perdão.
Se for utilizar a apresentação de vídeo “Vinde a Mim”, mostre o restante do segmento neste ponto da lição. Depois leia e discuta alguns versículos de Lucas 7:36–50.
3.1. No caso o que Jesus observa na mulher é a humildade,  o crer e a fé: A mulher que entrou na casa de Simão, o fariseu, carregava o fardo do pecado. (Lucas 7:37) O que fez a mulher que permitiu que Jesus aliviasse o fardo dela? (Ver Lucas 7:38, 44–50.) O que podemos fazer para que o Salvador remova o fardo do pecado de nossa vida?
3.2. O pecador necessita  da conversão, e depois o desejo para obter o perdão: Como a mulher pecadora e Simão, o fariseu, diferiam em sua atitude em relação a Jesus? (Contraste o arrependimento, respeito, humildade e amor da mulher com o orgulho, falta de cortesia e a atitude condenatória de Simão. Ver também a citação abaixo.) Por que as qualidades que a mulher possuía são importantes quando nos arrependemos e procuramos o perdão? Como as características de Simão nos impedem de nos arrependermos?
Pois o  Élder James E. Talmage ensinou: “Era costume da época tratar os convidados importantes com cuidadosa atenção -— recebê-los com um beijo de boas-vindas, providenciar água para lavar a poeira de seus pés, e óleo para ungir os cabelos e a barba. Todas essas atenções foram omitidas por Simão”. (Jesus, o Cristo, p. 253.)

3.3. Como a atitude de Simão em relação à mulher fez com que o fardo dela parecesse ainda mais pesado? Como às vezes fazemos o peso do pecado de outra pessoa parecer mais pesado? O que aprendemos com a resposta que o Salvador deu à mulher?
3.4. Mesmo não tendo sido convidada e correndo o risco de ser maltratada por Simão e as pessoas que moravam em sua casa, a mulher foi diretamente para onde Cristo estava assim que soube onde encontrá-Lo. (Lucas 7:37) O que aprendemos com seu exemplo? Que obstáculos podem impedir-nos de arrepender-nos e achegar-nos a Cristo?
 Como podemos superar esses obstáculos?
3.5. O que aprendemos com a parábola dos dois devedores? (Ver Lucas 7:41–50.) Como o pecado é comparável a uma dívida? (Ver Lucas 7:44–50.) Como o fato de termos Cristo como nosso “credor” torna nosso fardo mais leve?
Considerações Finais:
É necessário compreender,  que podemos decidir tomar sobre nós os fardos do mundo ou o jugo de Jesus. Faça  entender e compreender, como discernir que os ensinamentos de Cristo são verdadeiros e que encontraremos descanso se O seguirmos. Incentive os alunos a aprenderem de Cristo e obedecerem a Seus ensinamentos de modo que possam encontrar paz e descanso.
Cumpra-se o que está na Palavra de Deus, porque chegar no reino sua compreensão:
1. A importância da união
Leia e discuta Mateus 12:22–30.
Como às vezes ficamos divididos em nossa família, lar ou ala? O que podemos fazer para tornar-nos mais unidos?
Jesus disse aos fariseus: “Quem não é comigo é contra mim”. (Mateus 12:30) Qual o motivo disso?
2. “Toda a palavra ociosa” (Mateus 12:36)
Leia e discuta Mateus 12:33–37.
 O que as palavras que falamos revelam a nosso respeito? Por que Jesus dá tanta importância às palavras que falamos? Quais são alguns exemplos de “palavras ociosas”? (As respostas podem incluir o sarcasmo, os mexericos, as mentiras, os palavrões e a linguagem grosseira.) Como podemos fortalecer nosso compromisso de falar somente da maneira correta?
3. Atividade para os jovens
Prepare para cada aluno uma folha de papel com o seguinte caça-palavras. Depois de ter lido e discutido a designação de leitura, distribua as folhas com o caçapalavras. Peça aos alunos que procurem palavras relacionadas à lição que estão escondidas entre as letras abaixo. As palavras podem aparecer vertical, horizontal ou diagonalmente. Se os alunos precisarem de ajuda depois de alguns minutos, peça-lhes que releiam os versículos que contêm as palavras escondidas (Mateus 11:28–30: fardo, jugo, oprimidos; Mateus 12:1–13: sábado, curar; Lucas 7:36–50: parábola, devedor, perdoar).
Reflita.









Comentários

Postagens mais visitadas