À FORMIDÁVEL LIÇÃO DE JESUS QUE LEVA O SER HUMANO À VIDA DIGNA, E POR EFEITO, O REINO DE DEUS, QUANDO COM SIMPLICIDADE NOES ENSINOU EM SÃO MATEUS 5:1-10, E QUE SEJA COMPREENDIDA PELO DISCERNIMENTO A LIÇÃO SIMPLES DE JESUS EM SÃO MATEUS, 11:28-29-30, QUANDO ENSINA: “28. VINDE A MIM, VÓS TODOS QUE ESTAIS AFLITOS SOB O FARDO, E EU VOS ALIVIAREI. 29. TOMAI MEU JUGO SOBRE VÓS E RECEBEI MINHA DOUTRINA, PORQUE EU SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO E ACHAREIS O REPOUSO PARA AS VOSSAS ALMAS. 30. PORQUE MEU JUGO É SUAVE E MEU PESO É LEVE”." ESTA LIÇÃO É IMPLACÁVEL, NÃO ADMITE EVASÃO ESCOLAR, NEM COLA, PORQUE O REINO DE DEUS EXIGE TRANSFORMAÇÃO, CONHECIMENTO, RESPEITO, VERDADE, BONDADE E NECESSIDADE.
Estamos, segunda-feira,
9/12/2019, pois verifica-se que o mau procedimento nas sua ações são vistos diariamente, como
violência contra a mulher doméstica e familiar, igualmente, contra idosos,
pessoa com deficiência, e todo luagra, porque não há valores humanos como
respeito, dignidade, e o direito de ir e vir. Pois são pessoas sem noção
alguma, pois se sabe que são analfabetos funcionais.
Ora, o que desejamos é o
bem geral e comum, e a base de todas as ações sejam o amor e a sabedoria, e
praticar o Sermão da Montanha escrito em São Mateus 5:1-10, e que seja
compreendida pelo discernimento a lição simples de Jesus:
“Tomai sobre Vós o Meu
Jugo, e Aprendei de Mim”
Estamos no tempo litúrgico de advento, sobretudo, nos
põe em estado de espera do evento mais
célebre na história da humanidade, possui como palco Belém, cidade de Davi, descrito pelo - Médico de Homens e almas
– São Lucas 2:7, numa manjedoura é posto
o menino, porque não existia lugar para ele na cidade de Belém, conforme está
em São Lucas 2:7, e os anjos de Deis catavam, e glorificavam o nascimento do Filho
de Deus, que está em São Lucas 2:14, igualmente, os Reis Magos chegaram e se
ajoelharam, e oferecem presentes como: ouro, incenso e mirra, conforme está em São Mateus
2:19.
Logo o Menino Jesus vem ao
Planeta, para que aprendamos á lição correta, e verdade com sabedoria, quando
Ele observa: “Tomai sobre Vós o Meu
Jugo, e Aprendei de Mim”
Objetivo
Ajudar os alunos, que buscam o discipulado, e a conversão
para alcançar o Reino de Deus, igualmente, a compreenderem que quando tomamos sobre nós o
jugo do Salvador e cumprimos com desejo e a vontade expressa por Jesus Cristo teremos a paz e a
alegria que Ele prometeu.
Preparação da metodologia,
didática e pedagogia:
Leia e pondere as
seguintes escrituras e ore a respeito delas:
1 - Mateus 11:28–30. Jesus
convida todos que estão cansados e oprimidos a achegarem-se a Ele, tomarem
sobre si o Seu jugo e aprender com Ele.
Observação: É dever de
todo aquele que desejar obter conhecimento, necessitará de enxergar o
Mestre e o instrutor, porque caso não
realize à ação, cairá na omissão e descaso, e persistirá na ignorância por
escolha. O mais grave dos pecados mortais.
2 - Mateus 12:1–13; Lucas
13:10–17. Jesus declara ser o Senhor do sábado. Ele cura no sábado e é
criticado por isso.
Observação: A declaração
de Jesus de que, Ele é o senhor do sábado. Está correta, pelo fato de que Ele é
Filho do Pai, Ele é a unidade dos três, em um. Logo às pessoas (seres) estão postos como UNO,
porque não diferença entre os três em Espírito. Pois os que conhecem o Pensamento
de Parmênides, Heráclito de Éfeso, Pitágoras, e Aristóteles, já nos séculos
iniciais do grupo de Alexandria como Plotino e Sacas, com base no Neoplatonismo
utilizado pelo Cristianismo. Pois Eles defendem à Unidade no UNO, da Trindade,
também, Santo Agostinho o último Filosofo da Patrística navega nessa direção.
Logo o raciocínio de que Jesus é o Senhor do sábado é premissa correta, porque
Ele diz: Estou no mundo para fazer á vontade de Meu Pai é dar testemunho.
Pois á Santa e Doutora
Catarina de Sena, existem vários atos e fatos que a levaram à santidade, mas
como existiu o Cisma. Catarina de Sena se consagra como defensora da Unidade,
pela simples razão e argumento válido: Onde estiver á unidade não existirá
conflito, e nem á controvérsia, e a ação
que estiver na universalidade e também,
difusa, conceitua-se como: Unidade. Logo se deduz pela evidência que: Jesus
como Filho do Pai, pode ressuscitar o morto como fez com Lazaro, pode expulsar
o anjo decaido (diabo e satanás) da mulher, como fez com um ser que estava sob tortura pela ação maligna.
3 - Lucas 7:36–50. Uma
mulher buscando o perdão lava os pés do Senhor com suas lágrimas; Simão; o
fariseu, critica Jesus por deixar uma mulher pecadora tocá-Lo. Jesus ensina a
Simão a parábola dos dois devedores e perdoa a mulher.
Observação: Olha, o fato
da mulher lavar com suas lágrimas os pés do Senhor Jesus. Não há erro, nem má
intenção, como não existe dolo (nem o malus dolus como descreve Kant). Logo o
que à mulher deseja, exatamente, aquilo que Jesus sabiamente a dá: - O perdão.
Contudo, Simão o fariseu, não iria pssuir outra coisa na cabeça, porque o
fariseu o que faz é falar mal de tudo. O fariseu é igual os pecadores de hoje,
os preguiçosos, vadios e pedicheiro. Jamais praticaram o bem, e falam mal,
depois, quando um desce se tocam, pelo pecador que partiu. A corrupção é a tônica do fariseu, pois tdos sabem, que
resolveram chefiar o processo de condenação de Jesus, unicamente, por causa da corrupção e dá venda
obsucrua que praticavam no Templo, e onde Jesus com seu chicote lhe expulsa
todos. Outro agravante é a inveja, tanto dos fariseus, quanto de Pilatos.
Mas, como Jesus é generso,
compreensivo, e reconhece à alma e o coração de todos, Ele fez o essencial: -
Perdoa à mulher que lava seus pés com lágrimas!
Então, vamos melhorar
nosso conhecimento com as leituras a seguir:
Leitura adicional: Isaías
58:13–14; Mateus 11:16–19; 12:14–50; 26:6–13; Marcos 2:23–3:12; 14:3–9; Lucas
6:1–11; Doutrina e Convênios 59:9–19.
Se o seguinte material
estiver disponível, utilize-o na lição:
“Vinde a Mim”, segmento de
sete minutos do vídeo Novo Testamento — Apresentações de Vídeo (53914 059).
A gravura Mary Fielding
Smith e Joseph F. Smith atravessando as Planícies (Pacote de Gravuras do
Evangelho 34730 059 – 412), que mostra uma parelha de bois unidos por um jugo.
Sugestão didática: Ao
preparar cada lição, pondere fervorosamente sobre como incentivar a
participação de cada um dos alunos.
Logo é eficaz a Demonstrações, pequenos grupos de
discussão, representação e dramatização e outras atividades adequadas podem
ajudar os alunos a envolverem-se de modo mais ativo. (Ver Ensino — Não Há Maior
Chamado, pp. 133, 135, 141–142, 143–144.)
Sugestão para o
Desenvolvimento da Lição
Atividade Motivadora
Se for adequado, utilize a
seguinte atividade ou uma de sua escolha no início da lição.
Na prática o que acontece
com você: Até onde você conseguiria carregar esse peso antes de parar para
descansar?
Que preparativos teria que
fazer para carregar o peso até uma grande distância?
Explique-lhes que existem
muitos tipos de pesos ou cargas. Alguns são físicos, enquanto outros são
espirituais ou emocionais e não são fáceis de se ver. Muitas cargas invisíveis
podem ser maiores do que podemos suportar sozinhos, fazendonos sentir
oprimidos. Esta lição discute como o Senhor pode aliviar nossa carga e
proporcionar-nos descanso.
1. Jesus convida-nos a
tomarmos sobre nós o Seu jugo e aprendermos Dele.
Leia e discuta Mateus
11:28–30.
1.1.
O que significa estar “cansado e oprimido”? (Mateus 11:28) Quais são
alguns exemplos de cargas que levamos nesta vida? Como o Senhor pode dar-nos
“descanso” dessas cargas?
1.2.
O que é um jugo? (Mostre a
gravura de Mary Fielding Smith e Joseph F. Smith e aponte para a parelha de
bois na gravura. Explique-lhes que um jugo é uma estrutura ou barra de madeira
que é colocada sobre um ou dois animais que estejam puxando uma carga pesada. O
jugo equilibra a carga, tornando-a mais fácil de ser levada. Além de seu
significado literal, o conceito de jugo também aparece em muitas escrituras
como metáfora de escravidão ou servidão; ver Jeremias 28:2; Alma 44:2.) O que
significa tomar sobre nós o jugo de Cristo? (Cumprir humildemente a vontade
Dele e permitir que Ele oriente e dirija nossa vida.)
Se for utilizar a
apresentação de vídeo “Vinde a Mim”, mostre neste ponto da lição a primeira
parte dele. Pare a fita quando o Presidente Howard W. Hunter terminar de falar.
1.3.
O Senhor declarou: “Meu jugo é
suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:30) Em que sentido o jugo do Salvador é
suave? Por que algumas pessoas acham que os ensinamentos do Senhor são muito
restritivos? De que modo a obediência ao Senhor e o serviço a Ele prestado pode
aliviar o nosso fardo?
2. Jesus declara ser o
Senhor do sábado.
Discuta Mateus 12:1–13 e
Lucas 13:10–17. Convide os alunos a lerem alguns versículos em voz alta.
2.1. Devemos conhecer o Fariseu: O que os fariseus fizeram quando
viram os discípulos de Jesus apanhando espigas de milho no sábado? (Ver Mateus
12:1–2. Explique-lhes que a interpretação dos fariseus da lei mosaica ignorava
o verdadeiro propósito espiritual do dia do Senhor e, em lugar disso,
baseavam-se em tradições que restringiam exageradamente as atividades
realizadas no dia do Senhor.) O que o Senhor ensinou em resposta a suas
acusações? (Ver Mateus 12:3–8.)
2.2. Jesus é o bem,
generoso e misericordioso: O que Jesus
quis dizer quando declarou: “Misericórdia quero, e não sacrifício”? (Mateus
12:7. Ele queria que as pessoas se concentrassem em amar uns aos outros e não
apenas em realizar cerimônias religiosas públicas.) Como podemos usar esse
princípio para guiar nossas atividades no dia do Senhor?
2.3. Com relação ao sábado e o domingo é meditar,
refletir, e orar: O que Jesus ensinou a respeito do propósito do dia do Senhor
quando curou o homem com a mão mirrada e a mulher enferma? (Ver Mateus
12:10–13; Lucas 13:10–17.) O que Ele ensinou a respeito do dia do Senhor em
Marcos 2:27–28? (Explique-lhes que a Tradução de Joseph Smith de Marcos 2:26
explica que o dia do Senhor foi estabelecido como um “dia de descanso” e um dia
para “glorificar a Deus”.) O que podemos fazer no dia do Senhor para glorificar
a Deus? Como o cumprimento do mandamento de santificar o dia do Senhor alivia
nosso fardo e nos proporciona descanso?
3. Deus perdoa uma mulher
na casa de Simão, o fariseu. Sim: Deus é misericórdia, justiça, generosidade e
perdão.
Se for utilizar a
apresentação de vídeo “Vinde a Mim”, mostre o restante do segmento neste ponto
da lição. Depois leia e discuta alguns versículos de Lucas 7:36–50.
3.1. No caso o que Jesus
observa na mulher é a humildade, o crer
e a fé: A mulher que entrou na casa de Simão, o fariseu, carregava o fardo do
pecado. (Lucas 7:37) O que fez a mulher que permitiu que Jesus aliviasse o
fardo dela? (Ver Lucas 7:38, 44–50.) O que podemos fazer para que o Salvador
remova o fardo do pecado de nossa vida?
3.2. O pecador
necessita da conversão, e depois o
desejo para obter o perdão: Como a mulher pecadora e Simão, o fariseu, diferiam
em sua atitude em relação a Jesus? (Contraste o arrependimento, respeito,
humildade e amor da mulher com o orgulho, falta de cortesia e a atitude
condenatória de Simão. Ver também a citação abaixo.) Por que as qualidades que
a mulher possuía são importantes quando nos arrependemos e procuramos o perdão?
Como as características de Simão nos impedem de nos arrependermos?
Pois o Élder James E. Talmage ensinou: “Era costume
da época tratar os convidados importantes com cuidadosa atenção -— recebê-los
com um beijo de boas-vindas, providenciar água para lavar a poeira de seus pés,
e óleo para ungir os cabelos e a barba. Todas essas atenções foram omitidas por
Simão”. (Jesus, o Cristo, p. 253.)
3.3. Como a atitude de
Simão em relação à mulher fez com que o fardo dela parecesse ainda mais pesado?
Como às vezes fazemos o peso do pecado de outra pessoa parecer mais pesado? O
que aprendemos com a resposta que o Salvador deu à mulher?
3.4. Mesmo não tendo sido
convidada e correndo o risco de ser maltratada por Simão e as pessoas que
moravam em sua casa, a mulher foi diretamente para onde Cristo estava assim que
soube onde encontrá-Lo. (Lucas 7:37) O que aprendemos com seu exemplo? Que
obstáculos podem impedir-nos de arrepender-nos e achegar-nos a Cristo?
Como podemos superar esses obstáculos?
3.5. O que aprendemos com
a parábola dos dois devedores? (Ver Lucas 7:41–50.) Como o pecado é comparável
a uma dívida? (Ver Lucas 7:44–50.) Como o fato de termos Cristo como nosso
“credor” torna nosso fardo mais leve?
Considerações Finais:
É necessário compreender, que podemos decidir tomar sobre nós os fardos
do mundo ou o jugo de Jesus. Faça entender e compreender, como discernir que os
ensinamentos de Cristo são verdadeiros e que encontraremos descanso se O
seguirmos. Incentive os alunos a aprenderem de Cristo e obedecerem a Seus
ensinamentos de modo que possam encontrar paz e descanso.
Cumpra-se o que está na
Palavra de Deus, porque chegar no reino sua compreensão:
1. A importância da união
Leia e discuta Mateus
12:22–30.
Como às vezes ficamos
divididos em nossa família, lar ou ala? O que podemos fazer para tornar-nos
mais unidos?
Jesus disse aos fariseus:
“Quem não é comigo é contra mim”. (Mateus 12:30) Qual o motivo disso?
2. “Toda a palavra ociosa”
(Mateus 12:36)
Leia e discuta Mateus
12:33–37.
O que as palavras que falamos revelam a nosso
respeito? Por que Jesus dá tanta importância às palavras que falamos? Quais são
alguns exemplos de “palavras ociosas”? (As respostas podem incluir o sarcasmo,
os mexericos, as mentiras, os palavrões e a linguagem grosseira.) Como podemos
fortalecer nosso compromisso de falar somente da maneira correta?
3. Atividade para os
jovens
Prepare para cada aluno
uma folha de papel com o seguinte caça-palavras. Depois de ter lido e discutido
a designação de leitura, distribua as folhas com o caçapalavras. Peça aos
alunos que procurem palavras relacionadas à lição que estão escondidas entre as
letras abaixo. As palavras podem aparecer vertical, horizontal ou
diagonalmente. Se os alunos precisarem de ajuda depois de alguns minutos,
peça-lhes que releiam os versículos que contêm as palavras escondidas (Mateus
11:28–30: fardo, jugo, oprimidos; Mateus 12:1–13: sábado, curar; Lucas 7:36–50:
parábola, devedor, perdoar).
Reflita.
Comentários