NO FINAL DO DE 2019, EM FACE DE TERMOS SOBREVIVIDOS À VIOLÊNCIA CONTRA À MULHER, E ENORME NÚMERO DE CRIMES DE PERDA DE VIDAS, ESPECIALMENTE DE IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, CUJA DOR É INCOMSOLÁVEL. LOGO O QUE JESUS DIZ NO SERMÃO DA MONTANHA EM SÃO MATEUS 5:10, DÁ-NOS UM ACALANTO E ESPERANÇA, AO ENSINAR A PAZ, QUANDO: “10. BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS!”



Estamos no sábado, dia 28/12/2019, dia das crianças mártires, e que mostra que devemos abolir á violência com resultado, morte. Devemos pensar no ano novo. Como também,  no meio salutar de eliminação do mau, que é, ser o sal da terra e a luz do mundo, num período de muitas perdas.
Pois o  Evangelho de   São Mateus, 5:13-14-15, cuidam da necessidade do convertido e do seguidor de Jesus Cristo, estar como  “Sal da Terra e a luz do mundo”, do Evangelho anunciado  em favor do Reino do Céu, nos versos seguintes:
“13. “Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.
14. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situa­da sobre uma montanha,
15. nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.”
No entanto, o Evangelho de São Mateus 5:1-12, cuida da pregação e da lição pedagógica, didática, e filosófica proclamada por Jesus Cristo, Filho de Deus, e Emanuel – Deus conosco – existente, que no caso, é o Sermão da Montanha, pelo fato de trazer no conteúdo excelente  noção de Filosofia, especialmente,   extraído do Libro – O Banquete – de Platão. Ótimo livro sobre educação, porque é produto do ciclo das luzes da humanidade, cumjo período se  encontrava no Planto do Pai eterno, como meio e didática, executada magistralmente por Jesus cristo da Boa Notícia em relação com o Reino do Céu.
Então, vamos verificar à substãncia e a potência da realidade expressa  em Mateus 5:3-4-5, pelo que “estabelece:
3. “Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus! “
Certamente, Jesus neste magnifico Sermão, consagra o princípio do desapego, libertar-se do egoísmo.  Conhecer que a ambição, pelo poder e o dinheiro não eleva o seu protagonista.
4. “Bem-aventurados os que cho­ram, porque serão consolados!”
Ora, conhecer de que se chorar pela causa da justiça, contra a violência contra vulneráveis, especialmente, à mulher, e estar consciente, de que será consolado. É bom, e faz a diferença. É notável o consolo diante da agressão dos maus.
5. “Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!”
Enfim, os mansos é que possuirão  a terra. Logo á ignorância, á insolência, e o orgulho, estão postos como  argumentos inviáveis no sucesso de possuir a terra. O bem é mais haptidão e êxito.
No entanto, Jesus  em Mateus 5:12, delineia como fica o Céu com a execução da lição do Sermão da Montanha, e se conscientize deta verdade, quando: “12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.
O  que mais  mexe com o bem, e o que está em Mateus 5:16, quando estabelece o potencial da luz, ao dizer:  “16. Assim, brilhe vossa luz dian­te dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.”
O fundamento é estar como  a luz que brilha, e não como agente ignorante, medíocre, hipócrita e cínico, porque estes não acrescentam absolutamente, nada,  no bem geral e comum do seu povo e da sua gente.
Entretanto, na integra está o Sermão da Montanha, está em  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5:1-16:
 “1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
2. Então, abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
3. “Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus!
4. Bem-aventurados os que cho­ram, porque serão consolados!
5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão miseri­córdia!
8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.
13. “Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.
14. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situa­da sobre uma montanha,
15. nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.
16. Assim, brilhe vossa luz dian­te dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.”  São Mateus, 5:1-16
Considerações Finais:
No final do de 2019, em face de termos sobrevividos à violência contra à mulher, e  enorme número de crimes de perda de vidas, especialmente de idosos e pessoas com deficiência, cuja dor é inconsolável. Logo o que Jesus diz no Sermão da Montanha em São Mateus 5:10, dá-nos um acalanto e esperança,  ao ensinar a paz, quando: “10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!”
Reflita e medite, para que o novo ano seja melhor, no mínimo cem violência, e estupidez.











Comentários

Postagens mais visitadas