NA VERDADE, O QUE SIGNIFICA Á LEI, POIS COMO DISSERA JOHANN GOETHE: “A LEI É PODEROSA, PORÉM MAIS PODEROSA É A NECESSIDADE.” LOGO DEVEMOS ABOLIR DOS COSTUMES E USOS À VIOLÊNCIA, ESPECIALMENTE CONTRA À MULHER, JÁ QUE ATO ILÍCITO PREVISTA NA LEI MARIA DA PENHA; À DISCRIMINAÇÃO, E O MAU COMO INSTITUIÇÃO CULTURAL, POIS À IRA, O ÓDIO, SÃO GRAVES, POIS SEM BOA OBRA E À FÉ NÃO HÁ SOLUÇÃO, É COMO ESTÁ EM SÃO MATEUS 5:12, QUANDO DIZ: ““12. ALEGRAI-VOS E EXULTAI, PORQUE SERÁ GRANDE A VOSSA RECOMPENSA NOS CÉUS, POIS ASSIM PERSEGUIRAM OS PROFETAS QUE VIERAM ANTES DE VÓS”.



Depois do dia de Santa Barbara, estamos na quinta-feira, 5/12/2019, apesar dos abusos e da instituição da violência aplicada contra à pessoa com deficiência pro força da discriminação, injúria, calunia e difamação, e dos maus tratos com violência, submeter a perigo no art. 136, calunia, difamação, do art. 138, art. 139, injuria contra pessoa com deficiência, art. 140, e parágrafo, e pela ameaça, conforme prevê o art. 147, e outros ilícitos do C.P,  igualmente, a discriminação e ações de retenção de bens, remuneração em proventos e vencimentos e salários, conforme prevê o art. 88, art. 89, art. 90, Parágrafo único, e art. 91, da  Lei de inclusão da Pessoa com Deficiência - LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, conforme dispõe o sobre discriminação: “ Art. 88. Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.” E, aquele que se apropria e desvia recursos e bens da pessoa com deficiência, está na lei: “Art. 89. Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão, benefícios, remuneração ou qualquer outro rendimento de pessoa com deficiência:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.” Pois também incorre em punição aquele que  faz retenção e inutiliza cartão magnético, qualquer meio eletrônico ou documento do vulnerável, conforme prevê: “Art. 91. Reter ou utilizar cartão magnético, qualquer meio eletrônico ou documento de pessoa com deficiência destinados ao recebimento de benefícios, proventos, pensões ou remuneração ou à realização de operações financeiras, com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem:”
Os artigos de lei acima descritos, também, amparam os idosos e às mulheres, em face de se tratar de seres vulneráveis e com fragilidade, evidentes. Logo o abuso e a violência é habito e ocorrências diárias, como também, a violação dos direitos do consumidor no CDC.
Mas, a questão presente é que  quinta-feira é o dia que se celebra á luz, pois à luz está relacionada com o Batismo de Jesus, que depois de receber o batismo em água, e da conversão, uma voz do céu disse: “E do céu veio uma voz: Este é meu filho amado que muito me agrada.” (Mt 3:17) Seguir á luz, e necessário conhecer como à Mãe intercede, e diz como se realiza a boa ação, quando diz aos que serviam no casamento de Caná: “A Mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: - Façam o que ele mandar.” (Jo 2:5). Logo na sua pregação em vida pública, quando diz: “Jesus começou a pregar dizendo: - Convertam-se,  porque o Reino do Céu está próximo!” (Mt 4:17)
Logo, Jesus em  São Mateus, 5:14-15, estabelece da necessidade de que cada qual  seja à luz, porque argumenta validamente, que os discípulos e todo aquele que acreditar na sua boa nova, diz como lei universal:  “14. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situa­da sobre uma montanha  15. nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.”
Na verdade, o que significa á lei, pois como dissera  Johann Goethe: “A lei é poderosa, porém mais poderosa é a necessidade.” O ensinamento  universal de Jesus nos faz pelo dom da inteligência, e do discernimento dar á  consciência  ferramentas de raciocínio  (o conceito de Razão de Kant) o significado da Filosofia explicitada por Jesus concernente à lei de que todos somos á luz do mundo, e que á nossa lua não deve estar escondida em depósito   de antiguidades. O substancial e potencial, em essência, que Jesus não veio ao mundo para abolir a lei, mas sim, aperfeiçoar, especialmente, ao dar status de universal e meio de ingresso no Reino do Céu, à melhor Lei da humanidade e do universo, que é: - Amar o próximo como a si mesmo. A lei do amor universal e incondicional, possui na sua essência e substância o mesmo significado no exercício do conhecimento  à grande  premissa do Ser, que  aquela que Sócrates pergunta ao Oráculo que deve o homem fazer para se realizar e  feliz, e  Delfos diz  “Conhece-te a ti mesmo.” (conhecer a si mesmo)  
No entanto, Jesus com sabedoria e com a visão humana, porque Ele é, pois foi gerado pela Mãe,  daí põe o buçal  (com fizera Aristóteles no cavalo de Alexandre, que não aceitava à luz solar, e Alexandre pôs o nome do cavalo de: - bucéfalo), como educador e mestre, Jesus nos dá à força da Palavra é à luz do espírito, e consagra em São Mateus 5:16-17, quando diz:  1”6. Assim, brilhe vossa luz dian­te dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.”
17. “Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.”
Não existe dúvida, que Jesus dá à Lei  á lógica do caminho de existência humana, ao  estabelecer como pressuposto  de prática como ação cotidiana à verdade   com base em argumento válido  de que: Passará o céu e a terra, antes que desapareça um iota (menor letra do alfabeto hebraico), um traço da Lei. Logo  o anunciado como Palavra viva de Jesus  em São Mateus 5:18, diz como é a realidade: “18. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um iota (menor letra do alfabeto hebraico), um traço da Lei.*
Contudo, a grande lição de Jesus está em mostrar o que acontece com os violadores da Lei, os conhecidos – Pecadores de Plantão -, certamente, os retornos de Sodoma e Gomorra, que sua destruição  ocorreu pelo abuso, violência, corrupção, e à perversão, poder e dinheiro, e a desobediência à regra  levava o infrator, quando olhar para atrás se transformar em: Estatua de sal. Contudo os compradores em liquidação de puxadinho no inferno, faz parte da negociação. Logo Jesus na pregação em São Mateus 5:19, sacramenta o preço do  mal, quando diz: “19. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos Céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos Céus. “
Devemos conhecer  como é a justiça, quando estiver relacionada com o Reino de Deus, pois Jesus em muitas oportunidades na sua pregação diz: !buscai primeiro o reino do céu e a sua justiça, e o resto vos será acrescentada. Logo a mais digna e melhor está no Sermão da Montanha, quando diz: “Felizes são os que tem fome e sede justiça, porque serão saciados.” (Mt 5:6) Pois se sabe que a porta do justo é estreita. No entanto, é o justo o bem maior, como os justos  receberam graças de Deus, e bem quistos aos olhos de Deus, então, Jesus  está coberto de razão em São Mateus 5:20, ao sacramentar: “20. Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fari­seus, não entrareis no Reino dos Céus.”
Por último, Jesus mexe no vespeiro da época, porque os Judeus apedrejavam, que praticasse ação considerada criminosa, e Jesus prega explicitamente, contra a aplicação pura e simples á Lei de Talião, como  se pode verificar  como ocorreu:
A lei de talião (em latim: lex talionis; lex: lei e talio, de talis: tal, idêntico), também,  dita  que a  pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação. (vingança)
 A perspectiva da lei de talião é o de que uma pessoa que feriu outra pessoa deve ser penalizada em grau semelhante, e a pessoa que infligir tal punição deve ser a parte lesada. Em interpretações mais suaves, significa que a vítima recebe o valor estimado da lesão em compensação.
 A intenção por trás do princípio era "restringir" a compensação ao valor da perda. Lei de talião é encontrada em muitos códigos de leis antigas. Ela pode ser encontrada nos livros do Antigo Testamento do Êxodo, Levítico e Deuteronômio. Mas, originalmente, a lei aparece no código babilônico de Hamurabi (datado de 1.770 antes de Cristo), que antecede os livros de direito judeus por centenas de anos.
O rei Hamurabi foi responsável pela compilação dessas leis de forma escrita (em pedras), quando ainda prevalecia a tradição oral. Ao todo, o código tinha 282 artigos a respeito de relações de trabalho, família, propriedade, crimes e escravidão. Dentre elas, a lei do talião.
Logo o Código de Hamurabi, para o contexto e à época, pois como se observa o rei pode ter vivido   no período de Abraão e Sara, porque Abraão observa  os artigos do Código, mas pelo que se lê não aprovava á pena de Talião, mas, à regulamentação das relações de trabalho, família, propriedade, crimes e escravidão. Para época é avanço, porque às relações trabalho se transformaram em mais sauddáveis, que às Egipcia. Pois no Egito melhora com José na governabilidade, posteriormente, cerca de trezentos anos depois à crueldade é enorme feita pelos Faraós do alto Egito. A travessia do Mar vermelho, é fato anterior à fundação de Alexandria, com sua bela biblioteca, em se inicia á fase Pitolomaica, em que o primeiro foi General Pitolomeu, braço de Alexandre, e a última da família,  é Cleópatra. Pois Cleópatra  morreu mordida pela víbora,  no inicio do Imperio de Augusto, é pela época do nascimento de Maria , 8 de setembro de 20 a. C, certamente, conhecia Cleópatra, pelo fato de ter se exilado em Alexandria, com o objetivo de fugir de Herodes, com menino Jesus, por volta do ano 7 a. C.
No entanto, se verifica, que Jesus possuía noção, e possuía conhecimento das dificuldades da  aplicação da Pena  de Talião. Ora, Jesus recebeu o título de mestre em Leis na Sinagoga de Nazaré, com doze anos, e que é uma exceção, e de sacerdote real, pela Escola Egipcia, não diga que  é esssa, mas Horus é escola conceituada do Egito, chamada á Escola do Olhao.
Logo no Direito Jesus é sábio, e razoavelmente, acadêmico, porque sacramenta a abolição da Lei de Talião, prega á existência do perdão, e não aceita à ira, ódio, porque  diz: Eu vos digo. Então, devemos cair na real, e abrir á consciência, porque à discriminação, à violência contra os vulneráveis, e à domestica e familiar, dentro do conceito de Jesus é insuportável, e inaceitável, em razão do que se enxerga em São Mateus 5:21-22, quando diz: “21.“Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. 22. Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: imbecil, será castigado pelo Grande onselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da eena."                               
Porém, o Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus, 5:12-22, disciplina ações humanas que faz a diferença.
Conclui-se, que é dever daquele que  desejar  fazer a vontade de Deus, deverá observar os mandamentos, conhecer ás leis do universo, e está  na consciência que  à exigência é: - Amar o próximo! Abolir o ódio, o rancor, à vingança, porque não é pelo olho por olho, não atira pedras no outro, porque seu destino é: -Arder no fogo da geena. A lei da ação e da reação existe, não faça o mau ao outro, porque o retorno é implacável.
O necessário é executar á boa obra, possuir a fé, porque sem à fé não há solução, é como está em São Mateus 5:12, quando diz: ““12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.
Reflita.









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