NA VERDADE, O QUE SIGNIFICA Á LEI, POIS COMO DISSERA JOHANN GOETHE: “A LEI É PODEROSA, PORÉM MAIS PODEROSA É A NECESSIDADE.” LOGO DEVEMOS ABOLIR DOS COSTUMES E USOS À VIOLÊNCIA, ESPECIALMENTE CONTRA À MULHER, JÁ QUE ATO ILÍCITO PREVISTA NA LEI MARIA DA PENHA; À DISCRIMINAÇÃO, E O MAU COMO INSTITUIÇÃO CULTURAL, POIS À IRA, O ÓDIO, SÃO GRAVES, POIS SEM BOA OBRA E À FÉ NÃO HÁ SOLUÇÃO, É COMO ESTÁ EM SÃO MATEUS 5:12, QUANDO DIZ: ““12. ALEGRAI-VOS E EXULTAI, PORQUE SERÁ GRANDE A VOSSA RECOMPENSA NOS CÉUS, POIS ASSIM PERSEGUIRAM OS PROFETAS QUE VIERAM ANTES DE VÓS”.
Depois do dia de Santa
Barbara, estamos na quinta-feira, 5/12/2019, apesar dos abusos e da instituição
da violência aplicada contra à pessoa com deficiência pro força da
discriminação, injúria, calunia e difamação, e dos maus tratos com violência,
submeter a perigo no art. 136, calunia, difamação, do art. 138, art. 139,
injuria contra pessoa com deficiência, art. 140, e parágrafo, e pela ameaça,
conforme prevê o art. 147, e outros ilícitos do C.P, igualmente, a discriminação e ações de
retenção de bens, remuneração em proventos e vencimentos e salários, conforme
prevê o art. 88, art. 89, art. 90, Parágrafo único, e art. 91, da Lei de inclusão da Pessoa com Deficiência - LEI
Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, conforme dispõe o sobre discriminação: “ Art.
88. Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.” E, aquele que se apropria
e desvia recursos e bens da pessoa com deficiência, está na lei: “Art. 89.
Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão, benefícios, remuneração ou
qualquer outro rendimento de pessoa com deficiência:
Pena - reclusão, de 1 (um)
a 4 (quatro) anos, e multa.” Pois também incorre em punição aquele que faz retenção e inutiliza cartão magnético,
qualquer meio eletrônico ou documento do vulnerável, conforme prevê: “Art. 91.
Reter ou utilizar cartão magnético, qualquer meio eletrônico ou documento de
pessoa com deficiência destinados ao recebimento de benefícios, proventos,
pensões ou remuneração ou à realização de operações financeiras, com o fim de
obter vantagem indevida para si ou para outrem:”
Os artigos de lei acima
descritos, também, amparam os idosos e às mulheres, em face de se tratar de
seres vulneráveis e com fragilidade, evidentes. Logo o abuso e a violência é
habito e ocorrências diárias, como também, a violação dos direitos do
consumidor no CDC.
Mas, a questão presente é
que quinta-feira é o dia que se celebra
á luz, pois à luz está relacionada com o Batismo de Jesus, que depois de
receber o batismo em água, e da conversão, uma voz do céu disse: “E do céu veio
uma voz: Este é meu filho amado que muito me agrada.” (Mt 3:17) Seguir á luz, e
necessário conhecer como à Mãe intercede, e diz como se realiza a boa ação,
quando diz aos que serviam no casamento de Caná: “A Mãe de Jesus disse aos que
estavam servindo: - Façam o que ele mandar.” (Jo 2:5). Logo na sua pregação em
vida pública, quando diz: “Jesus começou a pregar dizendo: - Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo!” (Mt
4:17)
Logo, Jesus em São Mateus, 5:14-15, estabelece da
necessidade de que cada qual seja à luz,
porque argumenta validamente, que os discípulos e todo aquele que acreditar na
sua boa nova, diz como lei universal: “14.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma
montanha 15. nem se acende uma luz para
colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim
de que brilhe a todos os que estão em casa.”
Na verdade, o que
significa á lei, pois como dissera Johann
Goethe: “A lei é poderosa, porém mais poderosa é a necessidade.” O ensinamento universal de Jesus nos faz pelo dom da
inteligência, e do discernimento dar á consciência ferramentas de raciocínio (o conceito de Razão de Kant) o significado
da Filosofia explicitada por Jesus concernente à lei de que todos somos á luz
do mundo, e que á nossa lua não deve estar escondida em depósito de antiguidades. O substancial e potencial,
em essência, que Jesus não veio ao mundo para abolir a lei, mas sim,
aperfeiçoar, especialmente, ao dar status de universal e meio de ingresso no
Reino do Céu, à melhor Lei da humanidade e do universo, que é: - Amar o próximo
como a si mesmo. A lei do amor universal e incondicional, possui na sua essência
e substância o mesmo significado no exercício do conhecimento à grande
premissa do Ser, que aquela que
Sócrates pergunta ao Oráculo que deve o homem fazer para se realizar e feliz, e Delfos diz “Conhece-te a ti mesmo.” (conhecer a si mesmo)
No entanto, Jesus com
sabedoria e com a visão humana, porque Ele é, pois foi gerado pela Mãe, daí põe o buçal (com fizera Aristóteles no cavalo de Alexandre,
que não aceitava à luz solar, e Alexandre pôs o nome do cavalo de: - bucéfalo),
como educador e mestre, Jesus nos dá à força da Palavra é à luz do espírito, e
consagra em São Mateus 5:16-17, quando diz:
1”6. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as
vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.”
17. “Não julgueis que vim
abolir a Lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à
perfeição.”
Não existe dúvida, que Jesus
dá à Lei á lógica do caminho de existência
humana, ao estabelecer como pressuposto de prática como ação cotidiana à verdade com base em argumento válido de que: Passará o céu e a terra, antes que
desapareça um iota (menor letra do alfabeto hebraico), um traço da Lei.
Logo o anunciado como Palavra viva de
Jesus em São Mateus 5:18, diz como é a
realidade: “18. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que
desapareça um iota (menor letra do alfabeto hebraico), um traço da Lei.*
Contudo, a grande lição de
Jesus está em mostrar o que acontece com os violadores da Lei, os conhecidos –
Pecadores de Plantão -, certamente, os retornos de Sodoma e Gomorra, que sua
destruição ocorreu pelo abuso,
violência, corrupção, e à perversão, poder e dinheiro, e a desobediência à
regra levava o infrator, quando olhar
para atrás se transformar em: Estatua de sal. Contudo os compradores em
liquidação de puxadinho no inferno, faz parte da negociação. Logo Jesus na
pregação em São Mateus 5:19, sacramenta o preço do mal, quando diz: “19. Aquele que violar um
destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será
declarado o menor no Reino dos Céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar
será declarado grande no Reino dos Céus. “
Devemos conhecer como é a justiça, quando estiver relacionada
com o Reino de Deus, pois Jesus em muitas oportunidades na sua pregação diz:
!buscai primeiro o reino do céu e a sua justiça, e o resto vos será
acrescentada. Logo a mais digna e melhor está no Sermão da Montanha, quando
diz: “Felizes são os que tem fome e sede justiça, porque serão saciados.” (Mt
5:6) Pois se sabe que a porta do justo é estreita. No entanto, é o justo o bem
maior, como os justos receberam graças
de Deus, e bem quistos aos olhos de Deus, então, Jesus está coberto de razão em São Mateus 5:20, ao
sacramentar: “20. Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos
escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.”
Por último, Jesus mexe no
vespeiro da época, porque os Judeus apedrejavam, que praticasse ação
considerada criminosa, e Jesus prega explicitamente, contra a aplicação pura e
simples á Lei de Talião, como se pode
verificar como ocorreu:
A lei de talião (em latim:
lex talionis; lex: lei e talio, de talis: tal, idêntico), também, dita que a pena de talião, consiste na rigorosa
reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação.
(vingança)
A perspectiva da lei de talião é o de que uma
pessoa que feriu outra pessoa deve ser penalizada em grau semelhante, e a
pessoa que infligir tal punição deve ser a parte lesada. Em interpretações mais
suaves, significa que a vítima recebe o valor estimado da lesão em compensação.
A intenção por trás do princípio era
"restringir" a compensação ao valor da perda. Lei de talião é
encontrada em muitos códigos de leis antigas. Ela pode ser encontrada nos
livros do Antigo Testamento do Êxodo, Levítico e Deuteronômio. Mas,
originalmente, a lei aparece no código babilônico de Hamurabi (datado de 1.770
antes de Cristo), que antecede os livros de direito judeus por centenas de
anos.
O rei Hamurabi foi
responsável pela compilação dessas leis de forma escrita (em pedras), quando
ainda prevalecia a tradição oral. Ao todo, o código tinha 282 artigos a
respeito de relações de trabalho, família, propriedade, crimes e escravidão.
Dentre elas, a lei do talião.
Logo o Código de Hamurabi,
para o contexto e à época, pois como se observa o rei pode ter vivido no
período de Abraão e Sara, porque Abraão observa os artigos do Código, mas pelo que se lê não
aprovava á pena de Talião, mas, à regulamentação das relações de trabalho, família,
propriedade, crimes e escravidão. Para época é avanço, porque às relações
trabalho se transformaram em mais sauddáveis, que às Egipcia. Pois no Egito
melhora com José na governabilidade, posteriormente, cerca de trezentos anos
depois à crueldade é enorme feita pelos Faraós do alto Egito. A travessia do
Mar vermelho, é fato anterior à fundação de Alexandria, com sua bela biblioteca,
em se inicia á fase Pitolomaica, em que o primeiro foi General Pitolomeu, braço
de Alexandre, e a última da família, é
Cleópatra. Pois Cleópatra morreu mordida
pela víbora, no inicio do Imperio de
Augusto, é pela época do nascimento de Maria , 8 de setembro de 20 a. C,
certamente, conhecia Cleópatra, pelo fato de ter se exilado em Alexandria, com
o objetivo de fugir de Herodes, com menino Jesus, por volta do ano 7 a. C.
No entanto, se verifica,
que Jesus possuía noção, e possuía conhecimento das dificuldades da aplicação da Pena de Talião. Ora, Jesus recebeu o título de
mestre em Leis na Sinagoga de Nazaré, com doze anos, e que é uma exceção, e de
sacerdote real, pela Escola Egipcia, não diga que é esssa, mas Horus é escola conceituada do
Egito, chamada á Escola do Olhao.
Logo no Direito Jesus é
sábio, e razoavelmente, acadêmico, porque sacramenta a abolição da Lei de
Talião, prega á existência do perdão, e não aceita à ira, ódio, porque diz: Eu vos digo. Então, devemos cair na real,
e abrir á consciência, porque à discriminação, à violência contra os
vulneráveis, e à domestica e familiar, dentro do conceito de Jesus é
insuportável, e inaceitável, em razão do que se enxerga em São Mateus 5:21-22,
quando diz: “21.“Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem
matar será castigado pelo juízo do tribunal. 22. Mas eu vos digo: todo aquele
que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a
seu irmão: imbecil, será castigado pelo Grande onselho. Aquele que lhe disser:
Louco, será condenado ao fogo da eena."
Porém, o Evangelho de
Jesus Cristo, segundo São Mateus, 5:12-22, disciplina ações humanas que faz a
diferença.
Conclui-se, que é dever
daquele que desejar fazer a vontade de Deus, deverá observar os
mandamentos, conhecer ás leis do universo, e está na consciência que à exigência é: - Amar o próximo! Abolir o
ódio, o rancor, à vingança, porque não é pelo olho por olho, não atira pedras
no outro, porque seu destino é: -Arder no fogo da geena. A lei da ação e da
reação existe, não faça o mau ao outro, porque o retorno é implacável.
O necessário é executar á
boa obra, possuir a fé, porque sem à fé não há solução, é como está em São Mateus
5:12, quando diz: ““12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa
recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de
vós”.
Reflita.
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