Pesquisar este blog
Pelo caminho o meio saudável são às boas ações, como verdade interior, originadas da fortaleza, temperança, tolerância, ciência, conselho, piedade, inteligência, caridade, vigilância e oração, pelo amor e sabedoria, se alcança nos últimos degraus da escada de ouro, perfeição pela santidade, por meio da Fraternidade do coração.
Postagens
Mostrando postagens de abril, 2022
CERTAMENTE, QUE CADA DIA DE NOSSA EXISTÊNCIA, FORMEMOS NOSSA CONSICIÊNCIA PARA GUARDAR O BEM DA ALMA, MATRIZ DO AMOR DIVINO, ENTÃO CONTEMPLAR O QUE DISSE SANTA CATARINA DE SENA, EM CARTAS COMPLETAS, PP. 1072.1073, PAULUS E: “Defenda a cidade da tua alma. 1. Saudação e Objetivo: Em nome de Jesus Cristo crucificado e da amável Maria, carissímo filho no doce Cristo Jesus, eu, Catarina, serva e escrava dos servos de Jesus Cristo, te escrevo no seu precioso sangue, desejosa de te ver como verdadeiro defensor da Cdade da tua alma. 2. O cão de guarda é a consiciência. Ó filho caríssimo, a cidade da alma tem muitas portas. Três as principais: memória, inteligência e vontade. O Criador permitiu que todas elas possam ser atacadas, mas apenas uma não pode ser aberta p elo lado de fora, e esta é a vontade. Assim acontece que algumas vezes a inteligência se obscurece e a memória passa lembrar realidades vazias e passageiras, com numerosas e diversificadas imaginações, pensamentos desonestos e coisas semelhantes, enquanto todos os sentimentos corporais ficam desordenados e arruináveis. Com isso percebe-se que essas duas portas não dependem do nosso livre controle. Somente a porta da vontade está em nosso poder e tem como guarda o livre-arbítrio. É uma porta tão robusta, que demônio e pessoa algumma podem arí-la, se o seu guarda não consentir. Mas abrindo-se esta porta, ou seja, sendo dado o consentimento ao que a memória, a inteligência, e outras portas sentem, para sempre fica desprotegida nossa cidade. Reconheçamos, pois, filho, reconheçamos o grande beneficio e o desmedido amor que recebemos de Deus, danndo-nos posse livre de tão grande cidade. Esforcemo-nos em pôr junto ao livre-arbírio um bom e nobre guarda, que é o cão da consciência. Quando alguém se aproxima da porta, latindo ele acorda a razão para que a inteligência veja se é amigo ou inimigo. Então o livre-arbítrio deixará entrar os amigos, para que realizem boas e santas inspirações; mas expulsará os inimigos, fechando a porta da vontade, para que não consinta as más imaginações, que diariamente se aproximam da porta. Assim fazendo, quando o Senhor te pedir, prestarás conntas a ele, poderás entregar a cidade salva e adornada com muitas virtudes através de sua graça.” QUE RECEBAMOS GRAÇA E INTERNECSSÃO, DAQUELE QUE ESTEVE SEMPRE COM À UNIDADE! Contudo, como cada dia é nova história, especialmente, traz consigo pec
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
ORA, É DE CONHECIMENTO, DE QUE O JOVEM RICO POSSUIA BENS, E JESUS O DISSE QUE PARA SER PERFEITO, NECESSITARIA FAZER AQUILO QUE EESTÁ EM São Mateus 19:21, como se vê: “21. Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” E SANTA CATARINA DE SENA, DE FORMA OBJETIVA, DISSE EM UMA DE SUAS CARTAS, O QUE É O EGO, E COMO AGE, BASTA PRESTAR ATENÇÃO: “5 Pois bem, tudo isso brota do egoísmo, que dissemos ser uma árvore cujo fruto é pecado. Àrvore que dá morte à alma, retirando-lhe a graça e privando-a da iluminação divina. Sendo o egoísmo tao perigoso, ocorre fugir dele e estar atento para que não penetre na alma. E se aí já estiver, é preciso procurar o remédio.” Cf: DE SENA, SANTA CATARINA, Cartas Completas, p. 25, Editora Paulus – São Paulo, 2ª edição, 2.016, 1ª reimpressão – 2.020. LOGO NA VIGILÂNCIA, E ORAÇÃO, DE FATO É O QUE LIBERTA, E FAZ A DIFERENÇA (MATEUS 26:38-41)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos