ORA, É DE CONHECIMENTO, DE QUE O JOVEM RICO POSSUIA BENS, E JESUS O DISSE QUE PARA SER PERFEITO, NECESSITARIA FAZER AQUILO QUE EESTÁ EM São Mateus 19:21, como se vê: “21. Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” E SANTA CATARINA DE SENA, DE FORMA OBJETIVA, DISSE EM UMA DE SUAS CARTAS, O QUE É O EGO, E COMO AGE, BASTA PRESTAR ATENÇÃO: “5 Pois bem, tudo isso brota do egoísmo, que dissemos ser uma árvore cujo fruto é pecado. Àrvore que dá morte à alma, retirando-lhe a graça e privando-a da iluminação divina. Sendo o egoísmo tao perigoso, ocorre fugir dele e estar atento para que não penetre na alma. E se aí já estiver, é preciso procurar o remédio.” Cf: DE SENA, SANTA CATARINA, Cartas Completas, p. 25, Editora Paulus – São Paulo, 2ª edição, 2.016, 1ª reimpressão – 2.020. LOGO NA VIGILÂNCIA, E ORAÇÃO, DE FATO É O QUE LIBERTA, E FAZ A DIFERENÇA (MATEUS 26:38-41)

ORA, É DE CONHECIMENTO, DE QUE O JOVEM RICO POSSUIA BENS, E JESUS O DISSE QUE PARA SER PERFEITO, NECESSITARIA FAZER AQUILO QUE EESTÁ EM São Mateus 19:21, como se vê: “21. Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” E SANTA CATARINA DE SENA, DE FORMA OBJETIVA, DISSE EM UMA DE SUAS CARTAS, O QUE É O EGO, E COMO AGE, BASTA PRESTAR ATENÇÃO: “5 Pois bem, tudo isso brota do egoísmo, que dissemos ser uma árvore cujo fruto é pecado. Àrvore que dá morte à alma, retirando-lhe a graça e privando-a da iluminação divina. Sendo o egoísmo tao perigoso, ocorre fugir dele e estar atento para que não penetre na alma. E se aí já estiver, é preciso procurar o remédio.” Cf:  DE SENA, SANTA CATARINA, Cartas Completas,    p. 25,  Editora Paulus – São Paulo, 2ª edição, 2.016, 1ª reimpressão – 2.020. LOGO NA VIGILÂNCIA, E ORAÇÃO, DE FATO É O QUE LIBERTA, E FAZ A DIFERENÇA (MATEUS 26:38-41)

Pois  é verdade, que a tudo  flui, não se consegue banhar duas vezes na água do rio corrente, pois quinta-feira, 28 de abril de 2.022, 2ª Semana da Páscoa, cuja proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3:31-36, cuja realidade está relacionada com nossa existência, como se verifica:

Evidente, que à essência da vida espiritual, que está no desenvolvimento humano, e com  efeito evolução prática, cuja essência existência, dado como dom ou graça pela substância – Deus Luz -, em potência ato, por isso a premissa   em sentença prevista em São João 3:30, é o fundamento da fé e da obra, em acreditar e apostar na graça  vinda do alto, como se verifica  pela sua lógica: “30 Importa que ele cresça e que  eu diminua.”

Compreende-se que o diminuir posto na palavra, caracteriza-se pela abolição dos egos, poderosos existentes, em que Santa Catarina de Sena, em sua Carta 2, que: O egoísmo degrada leigos, religiosos e sacerdotes, e:

“5...Pois bem, tudo isso brota do egoísmo, que dissemos ser uma árvore cujo fruto é pecado. Àrvore que dá morte à alma, retirando-lhe a graça e privando-a da iluminação divina. Sendo o egoísmo tao perigoso, ocorre fugir dele e estar atento para que não penetre na alma. E se aí já estiver, é preciso procurar o remédio.” Cf:  DE SENA, SANTA CATARINA, Cartas Completas,    p. 25,  Editora Paulus – São Paulo, 2ª edição, 2.016, 1ª reimpressão – 2.020.

Logo à Santa da Unidade, jovem,  oferece-nos exemplar meio de obter o tesouro no céu, como ensina Jeusus ao Jovem rico, com muitos bens,  e se constata à necessidade do desapego à matéria, como da  vaidade,  cobiça, inveja, e orgulho, por meio de: Poder e dinheiro, em que exprime:

20. Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me  falta ainda?
21. Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!
22. Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens.
23. Jesus disse então aos seus discípulos: Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus!
24. Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
 Quem poderá então salvar-se?” (São Mateus 19:20-24).

Como se verifica, em questão de reino dos céus, não existe “jeitinho”, nem levar vantagem em tudo, porque é questão pessoal e individual, cada qual, cultive plantio e dê bons frutos no seu quadrado.

No tempo presente, existe comportamento, e hábito, ruim e nefasto, que é deixar para mais tarde, simplesmente, em faxe de poder e dinheiro, dá ao infrator status e prestígio, focados nas ciladas dos seus sócios, diabo  e  e demônio, por isso, transgridem a lei de Deus, e seus mndamentoas (Êxodo 20:12-17), e cuja pedagogia está em 1João 3:3-4-5-6-7-8-9, como se vê:

“3. E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro.
4. Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei.
5. Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado.
6. Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu.
7. Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo.
8. Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio.
9. Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus” (1 João 3:3-4-5-6-7-8-9).

Certamente, é o mesmo João Evangelista, já em Éfeso, que delineia  o ensinamento do Mestre, quando disse que, quem é do falto, fala coisas do alto, mas os que são terrenos, atrasados, falam coisas terrenas, simplesmente, por não estarem na vibração da luz divina, e o que se deduz em São João 3:31.

Com certeza, o testemunho implica em consciência, e convicção, porque não existe e desconhece à força da palavra, irar cair na gandaia, furtar, cometer perjúrio, e cobiçar, porque não realiza o que está em São João 3:32, como se enxerga:

“32. Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho.”

Está razoável e plausível Pas condições propostas pelo Mestre ao estar na sua palavra, quando reitera com firmeza, sobriedade e sabedoria, à validade do argumento como fundamento, ao sintetizar em São João 3:35-36, como se enxerga:

“35. O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas.

36. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no  Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.”

Pois a obra de Raul Branco, é interessante, pela abordagem que nos fez relacionada à Parábola do filho Pródigo, onde nos disse, que  o essencial para existência, é à humildade do filho em voltar ao Pai, e como se trata de conhecimento, especialmente, da sabedoria antiga,  conhecer que escreve  em A ESSÊNCIA DA VIDA ESPIRITUAL, em que aborda conhecimento existente anterior à vinda de Cristo, mas nos mostra que à pregação de Jesus de Nazaré, está consoante os bons ensinamentos da antiguidade, pois noa mostra ser buscador perene da verdade, afinada com o bem da humanidade, eis  a mensagem:

“O fundamento da orientação do Mestre é a Lei de Causa e Efeito, também chamada de ação e reação ou Lei do Kárma. Ela foi formulada em A DOUTRINA SECRETA  de forma bem abrangente: “A vida Uma está intimamente relacionada  com a Lei Uma que  governa o Mundo do Ser: O Karma. Em seu sentido exotérico e literal, esta palavra quer dizer simplesmente “ação”, ou melhor, ‘uma causa que produz seu efeito’. Esotericamente é a infalível lei de Retribuição.

Os meandros do Karma  são altamente complexos, pois existem vários níveis de abrangência da Lei, como o Kárma familiar, o Kárma da profissão, da cidade, do país, da etnia, da religião, da humanidade, além do Kárma individual. Num sentido prático, podemos dizer que o ser humano é  o responsável por tudo que acontece em sua vida. “Com as nossas  próprias mãos, traçamos diariamente o curso sinuoso dos nossos destinos, credndo  está seguindo em linha reta no caminho real da respeitabilidade  e do dever, e nos queixamos depois que sejam tão sombrias e inextricáveis essas cursas sinuosas. Em verdade, não há um acidente em nossa vida, não há um dai mau ou uma desgraça. Cuja causa não possa ser encontrada em nossas próprias ações, nesta  ou em outra existência.

Numa linguagem mais simples, não existe tal coisa como o “acaso” ou o “acidente”, “sorte ou azar; ” cada acontecimento está ligado a uma causa e vai gerar um efeito subsequente; todos os pensamentos, todas as palavras, ações e circunstâncias têm uma relação de causa com o passado que, por sua vez, irão moldar o nosso futuro. Como nossa ignorância esconde de nossa visão igualmente o passado e o futuro, os acontecimentos nos parecem repente sair do nada e serem “acidentais”, mas essa aparência é ilusória, e é devida inteiramente à nossa falta de conhecimento. Poi isso, não devemos nos queixar nem nos irritar com os inevitáveis infortúnios da vida. Todas as circunstâncias têm sua razão de ser.  A lição prática é bastante clara: “Semeia boas ações e colherás os seus frutos” Por outro lado: “Uma palavra brusca dita em vidas passadas não se perde, mas sempre retorna.” (Vide em citação de rodapé: Em A voz do Silêncio, versículo 135 e 147)   Cf: Branco, Raul, A Essência da Vida Espiritual,              pp. 52.53.54, Brasília – DF, Editora Teosófica, 2.018, ele faz referência ao que o Apóstolo Paulo escreve em Gálatas 6:7, como se observa:

“6. Aquele que recebe a catequese da palavra, reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
7. Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá.
8. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gálatas 6:6-7-8)

Vejamos na tradução do nosso notável Fernando Pessoa, em Avoz do Silêncio:

“135  Semeia boas ações e coherás os seus frutos. A inação num ato de misericórdia se converte em anção num pecado mortal.” Cf: Blavatsky, Helena P, A Voz do Silêncio – Tradução de Fernando Pessoa, p. 152,  2ª ed. Brasília, Editora Teosófica, 2.017.

Pois, o que devemos realizar  à bem geral e comum?

Nosso dever   é estar consiciências de  que, à vigilância e e  oração, é meio para vencermos os inimigos, e livrar-se das ciladas do espírito maligno, como pede as discípulos que vigiem com ele, e também para não cairmos em tentação, como está em São Mateus 26:38-41, e rogarmos a São Luís Maria de Grignon Montfort, autor do Tratado  da verdeira devoção à Santíssima Virgem Maria, e olharmos â mãe de Jesus, como  o ser no Plano do Pai, e pedirmos sempre        que interceda, e rogue sempre por nós, idosos, às mulheres, às crianças, e todos os forem acometidos pela deficiência, conceituados como vulneráveis nos termos do Parágrafo único, do art. 5º, da Lei nª 13.146, de 6 de julho de 2.015, e que Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Luís Maria de G. Montfort, rogai por nós. Amém!



 

 

 

“30. Import

a que ele cresça e que eu diminua.
31. Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos.
32. Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho.
33. Aquele que recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro.
34. Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas.
35. O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas.
36. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no  Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus” (São João 3:31-36).

Pois  é verdade, que a tudo  flui, não se consegue banhar duas vezes na água do rio corrente, pois quinta-feira, 28 de abril de 2.022, 2ª Semana da Páscoa, cuja proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3:31-36, cuja realidade está relacionada com nossa existência, como se verifica:

Evidente, que à essência da vida espiritual, que está no desenvolvimento humano, e com  efeito evolução prática, cuja essência existência, dado como dom ou graça pela substância – Deus Luz -, em potência ato, por isso a premissa   em sentença prevista em São João 3:30, é o fundamento da fé e da obra, em acreditar e apostar na graça  vinda do alto, como se verifica  pela sua lógica: “30 Importa que ele cresça e que  eu diminua.”

Compreende-se que o diminuir posto na palavra, caracteriza-se pela abolição dos egos, poderosos existentes, em que Santa Catarina de Sena, em sua Carta 2, que: O egoísmo degrada leigos, religiosos e sacerdotes, e:

“5...Pois bem, tudo isso brota do egoísmo, que dissemos ser uma árvore cujo fruto é pecado. Àrvore que dá morte à alma, retirando-lhe a graça e privando-a da iluminação divina. Sendo o egoísmo tao perigoso, ocorre fugir dele e estar atento para que não penetre na alma. E se aí já estiver, é preciso procurar o remédio.” Cf:  DE SENA, SANTA CATARINA, Cartas Completas,    p. 25,  Editora Paulus – São Paulo, 2ª edição, 2.016, 1ª reimpressão – 2.020.

Logo à Santa da Unidade, jovem,  oferece-nos exemplar meio de obter o tesouro no céu, como ensina Jeusus ao Jovem rico, com muitos bens,  e se constata à necessidade do desapego à matéria, como da  vaidade,  cobiça, inveja, e orgulho, por meio de: Poder e dinheiro, em que exprime:

20. Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me  falta ainda?
21. Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!
22. Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens.
23. Jesus disse então aos seus discípulos: Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus!
24. Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
 Quem poderá então salvar-se?” (São Mateus 19:20-24).

Como se verifica, em questão de reino dos céus, não existe “jeitinho”, nem levar vantagem em tudo, porque é questão pessoal e individual, cada qual, cultive plantio e dê bons frutos no seu quadrado.

No tempo presente, existe comportamento, e hábito, ruim e nefasto, que é deixar para mais tarde, simplesmente, em faxe de poder e dinheiro, dá ao infrator status e prestígio, focados nas ciladas dos seus sócios, diabo  e  e demônio, por isso, transgridem a lei de Deus, e seus mndamentoas (Êxodo 20:12-17), e cuja pedagogia está em 1João 3:3-4-5-6-7-8-9, como se vê:

“3. E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro.
4. Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei.
5. Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado.
6. Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu.
7. Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo.
8. Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio.
9. Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus” (1 João 3:3-4-5-6-7-8-9).

Certamente, é o mesmo João Evangelista, já em Éfeso, que delineia  o ensinamento do Mestre, quando disse que, quem é do falto, fala coisas do alto, mas os que são terrenos, atrasados, falam coisas terrenas, simplesmente, por não estarem na vibração da luz divina, e o que se deduz em São João 3:31.

Com certeza, o testemunho implica em consciência, e convicção, porque não existe e desconhece à força da palavra, irar cair na gandaia, furtar, cometer perjúrio, e cobiçar, porque não realiza o que está em São João 3:32, como se enxerga:

“32. Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho.”

Está razoável e plausível Pas condições propostas pelo Mestre ao estar na sua palavra, quando reitera com firmeza, sobriedade e sabedoria, à validade do argumento como fundamento, ao sintetizar em São João 3:35-36, como se enxerga:

“35. O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas.

36. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no  Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.”

Pois a obra de Raul Branco, é interessante, pela abordagem que nos fez relacionada à Parábola do filho Pródigo, onde nos disse, que  o essencial para existência, é à humildade do filho em voltar ao Pai, e como se trata de conhecimento, especialmente, da sabedoria antiga,  conhecer que escreve  em A ESSÊNCIA DA VIDA ESPIRITUAL, em que aborda conhecimento existente anterior à vinda de Cristo, mas nos mostra que à pregação de Jesus de Nazaré, está consoante os bons ensinamentos da antiguidade, pois noa mostra ser buscador perene da verdade, afinada com o bem da humanidade, eis  a mensagem:

“O fundamento da orientação do Mestre é a Lei de Causa e Efeito, também chamada de ação e reação ou Lei do Kárma. Ela foi formulada em A DOUTRINA SECRETA  de forma bem abrangente: “A vida Uma está intimamente relacionada  com a Lei Uma que  governa o Mundo do Ser: O Karma. Em seu sentido exotérico e literal, esta palavra quer dizer simplesmente “ação”, ou melhor, ‘uma causa que produz seu efeito’. Esotericamente é a infalível lei de Retribuição.

Os meandros do Karma  são altamente complexos, pois existem vários níveis de abrangência da Lei, como o Kárma familiar, o Kárma da profissão, da cidade, do país, da etnia, da religião, da humanidade, além do Kárma individual. Num sentido prático, podemos dizer que o ser humano é  o responsável por tudo que acontece em sua vida. “Com as nossas  próprias mãos, traçamos diariamente o curso sinuoso dos nossos destinos, credndo  está seguindo em linha reta no caminho real da respeitabilidade  e do dever, e nos queixamos depois que sejam tão sombrias e inextricáveis essas cursas sinuosas. Em verdade, não há um acidente em nossa vida, não há um dai mau ou uma desgraça. Cuja causa não possa ser encontrada em nossas próprias ações, nesta  ou em outra existência.

Numa linguagem mais simples, não existe tal coisa como o “acaso” ou o “acidente”, “sorte ou azar; ” cada acontecimento está ligado a uma causa e vai gerar um efeito subsequente; todos os pensamentos, todas as palavras, ações e circunstâncias têm uma relação de causa com o passado que, por sua vez, irão moldar o nosso futuro. Como nossa ignorância esconde de nossa visão igualmente o passado e o futuro, os acontecimentos nos parecem repente sair do nada e serem “acidentais”, mas essa aparência é ilusória, e é devida inteiramente à nossa falta de conhecimento. Poi isso, não devemos nos queixar nem nos irritar com os inevitáveis infortúnios da vida. Todas as circunstâncias têm sua razão de ser.  A lição prática é bastante clara: “Semeia boas ações e colherás os seus frutos” Por outro lado: “Uma palavra brusca dita em vidas passadas não se perde, mas sempre retorna.” (Vide em citação de rodapé: Em A voz do Silêncio, versículo 135 e 147)   Cf: Branco, Raul, A Essência da Vida Espiritual,              pp. 52.53.54, Brasília – DF, Editora Teosófica, 2.018, ele faz referência ao que o Apóstolo Paulo escreve em Gálatas 6:7, como se observa:

“6. Aquele que recebe a catequese da palavra, reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
7. Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá.
8. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gálatas 6:6-7-8)

Vejamos na tradução do nosso notável Fernando Pessoa, em Avoz do Silêncio:

“135  Semeia boas ações e coherás os seus frutos. A inação num ato de misericórdia se converte em anção num pecado mortal.” Cf: Blavatsky, Helena P, A Voz do Silêncio – Tradução de Fernando Pessoa, p. 152,  2ª ed. Brasília, Editora Teosófica, 2.017.

Pois, o que devemos realizar  à bem geral e comum?

Nosso dever   é estar consiciências de  que, à vigilância e e  oração, é meio para vencermos os inimigos, e livrar-se das ciladas do espírito maligno, como pede as discípulos que vigiem com ele, e também para não cairmos em tentação, como está em São Mateus 26:38-41, e rogarmos a São Luís Maria de Grignon Montfort, autor do Tratado  da verdeira devoção à Santíssima Virgem Maria, e olharmos â mãe de Jesus, como  o ser no Plano do Pai, e pedirmos sempre        que interceda, e rogue sempre por nós, idosos, às mulheres, às crianças, e todos os forem acometidos pela deficiência, conceituados como vulneráveis nos termos do Parágrafo único, do art. 5º, da Lei nª 13.146, de 6 de julho de 2.015, e que Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Luís Maria de G. Montfort, rogai por nós. Amém!



 

 

 

“30. Import

a que ele cresça e que eu diminua.
31. Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos.
32. Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho.
33. Aquele que recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro.
34. Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas.
35. O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas.
36. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no  Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de
Deus” (São João 3:31-36).

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