A EXISTÊNCIA HUMMANA, NA SENDA DO CAMINHO DO REINO, NÃO DEVE APARENTAR O QUE NÃO É, ESPECIALMENTE SERVIR DEUS E O DINHEIRO, AÍ É APEGO À MATÉRIA, EGOISMO, O QUE ESTÁ EM LUCAS 16:15, E JESUS ACONSELHA AO JOVEM RICO O DESAPEGO, E DÁ O CONSELHO EXPOSTO EM MATEUS 19:21, COMO SE VÊ: “21 Respondeu Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vennde teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem, e segue-me!” LOGO SE QUISER SEGUIR PEGA SUA CRUZ, E SIGA, NÃO SEJA CÍNICO E HI´PÓCROTA. E APRENDA COM MARIA, AO DAR O SEU SIM, CONSCIENTE E COM VONTADE DE SERVIR A DEUS!

A EXISTÊNCIA HUMMANA, NA SENDA DO CAMINHO DO REINO, NÃO DEVE APARENTAR O QUE NÃO É, ESPECIALMENTE SERVIR DEUS E O DINHEIRO, AÍ É APEGO À MATÉRIA, EGOISMO, O QUE ESTÁ EM LUCAS 16:15, E JESUS ACONSELHA AO JOVEM RICO O DESAPEGO, E DÁ O CONSELHO EXPOSTO EM MATEUS 19:21, COMO SE VÊ: “21 Respondeu Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vennde teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem, e segue-me!” LOGO SE QUISER SEGUIR PEGA SUA CRUZ, E SIGA, NÃO SEJA CÍNICO E HI´PÓCROTA. E APRENDA COM MARIA, AO DAR O SEU SIM, CONSCIENTE E COM VONTADE DE SERVIR A DEUS!

Sabe-se pela experiência – Empiria -, que os dias são construidos por atos e fatos, nem sempre  semelhantes, em razo da sua diversidade. Pois é sábado, sétimo dia da semana, oficial  repouso do Senhor Deus, depois de feito suas obras, cuja natureza é boa da obra, mesmo com Adão e Eva, pecadores, por terem aberto  demais os olhos, e 6 de novemmbro de 2.021, que nos apresenta como 1º Leitura, extraida da Carta de São Paulo aos Romanos 16:3-9.16.22-27, Salmo nº 144 e proclma o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 16:9-15, o Santo de 6 de novembro  é São Nuno de Santa Maria, pois é o que nos conduz à reflexão e meditação.

1.O QUE SIGNIFICA  AGIR COM DESCÊNCIA E SERIDADE, COM RETIDÃO DE CARÁTER COM BASE NA PALAVRA VIVA DO MESTRE:

  Evidente, que no dia a dia não se enxerga seriedade de propósitos, e nem de pensamento, pelo fato  de que,  à massa formada por 70% (setenta por cento) dos filhos do humus vivos, certamente, pelo fato se tratar da cultura atrasada, e habitualmente, conviverem com a ignorância, e sua tradição está focada toda no apego aos bens materiais, em contrário ao pregado Jesus de Nazaré ao Jovem Rivo, como está posto em Mateus 19:21, ao recomendar ao Jovem:

“21 Respondeu Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vennde teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem, e segue-me!”

Certamente, a questão está na honestidade, o apego à matéria, é aquilo que o egoismo  realiza todos os dias, é à corrupção do pecado. É  oportuno compreender e entender que o pecado possibilita status e oprime o próximo, em raazão, que os bens materiais, como veículo, e objetos de esnobação, eis que necessita para tê-los retirar por meio do furto, extorsão, apropriação indébita, e estelionato, especialmente, aquele do §4º, do art. 171, do C.P. Eis o que acontece: Existência da roubardia, e como escreve magistralmente o Santo Paulo VIº, na Encíclica Populorum Progressio, que o investimento, daquele que está no caminho do Senhor deve escolher o Ser e não o ter, porque na época, disse Ele: À escolha é pelo ter, inversão, completa de Juízo suficiente de valor. Saibam que, o investimento digno humano, está no SER, em face, de que, no Ser não existe vontnade e desejo torpe e futil: do enriquecimento ilicito e sem causa.

A coerência evangélica como pressuposto do Cristianismo de unidade e de  paz interior se encontra no desapego bem praticado por Santa Clara de Assis, que é à Santa do Desapego, exemplo de quem possuia tudo, mas, aplica na caridade e no bem querer, inclusive, na mantuenção dos frades Menor de São francissco de Assis, à Santa é fundamental no equilibrio das escolhas Franciscans. São Francisco e Santa Clara, são o bom exemplo à vida rumo ao discipulado, e iniciada, na construção da justiça e santidade.

Pois veja como o resumo da ópera está completo, o que ensina o genial Meste – Jesus de Nazaré, em Lucas 16:9, ao didizer:

“9        Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão  nas moradas eternas.”

O argumento é sábio, mas, Jesus,  prático como é, em pedagogia, está à recomendar o "dinheiro injusto” aos que praticam os pecadores, pelo fato de que, pecador não recebe nenhum deles nas moradas eternas. Pois o pecado leva para à morada do inferno, alí, sim, irão todos os amigo, indistintamente. Pois à vida eterna está reacionada com à locução: “Na casa de meu Pai há muitas moradas.” Logo à ironia utilizada por Jesus, é correta, pelo fato, que na ironia não existe maudade e nem o mal cruel.

Logo é o que todo apegado em bens materiais, cobiça, e age com vaidade, é aação que o sóbrio, solícito, justo, honesto, e conhece o mandametno do amor, como lei Universal, em Marcos 12:31. O ser espiritualizado, vigilante e de oração, consciente do dever ser, não pratica atrocidade.

           Observa-se que a soluçáo da equação humana, o divino Mestre – Jesus de Nazaré, estabelece relação pertinenete entre seriedade, honestidade, e bom caráter, com boa ação, o que está em Lucas 16:10, ao preconizar:

“10  Quem é fiel nas pequenas coisas  também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas tammbém é injusto nas grandes.”

Logo aí está posto, efetivfamente, o que cada qual necessita compreender e entender, em razáo de intender é fruto da inteligência dom do espírito, necessita de racionalidade, e saber que dois e dois são quatro, mas, pode estar cinco, isso está em Platão, A República.

A lógica exposta por Jesus de Nazaré, é a verdade, pois  se cada qual não estiver honesto nas pequanas ações, também, não a será nas grandes, tammbém, quem não é justo nas pequenas ações, tambem não será nas grandes. Simplesmente, pelo fato de que, é nas pequenas coisas que se estabelece à capacidade de enficiência no caminho do reino, como também, no exercício da atividade humana. Salutar dica de Jesus aos infratores de plantão.

Eis a regra estabelecida pelo Mestre – Jesus de Nazaré, ao estabelecer o primado da justiça em Lucas 16:11, ao lecionar:

“11 Por isso,  só vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará  o verdadeiro bem. (pergunta)”

A questão de fundo, está no dinheiro injusto, isto é, o dinheiro obtido pela corrupção, então, com meios lícitos, porque administra o dinheiro injusto, significa que  o Senhor Deus, o Pai, igualmente, não confiará à administração das coisas do reino. Então, eis a questão, que é, ser ou não ser.

Pois é certo, que Jesus de Nazaré, por  agir com praquicidade, estabelece em Lucas 16:12, regra válida e correta, ao dizer:

“12 E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso, (pergunta).”

Logo aí é compreender o fucnionamento da existência, em razão de estar correta a acertiva dada por Jesus.

Eis aí como se estabelece à questão de servir dois senhores ao mesmo tempo, e  está  em Lucas 16:13, formidável regra:

“13 ninguém pode servir a dois Senhores: porque ou odiará um e amará outro, ou se apagará a um e desprezará o outro.  Vós não podeis servir a Deus e e ao dinheiro.”

Com certeza, o apego é dificuldade, pelo fato de que ninguém pode ser Deus e o dinheiro. Logo isso é, questão de consciência. O digno é servir sempre a Deus, em suas leis e mandamentos.

De fato, a ironia de Jesus, no caso precendente, relaciona-se com os Fariseus que são amigos do dinheiro, como está  em Lucas 16:14, a seguir:

“14 Os fariseus que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus.”

No início presumi que se tratava de usar o argumento para levar os fariseus ao pensar. Logo os fariseus são maníacos, cheios de violência, especialmente, contra à mulher. Enxerga-se que fariseu é classe permissiva, e promíscua, diz cumprir a lei, mas, na verdade, o que querem é: Dinheiro.

O bom senso (reflexão, no dizer de Aristóteles), razoabilidade, é o que nos possibilita está apto em observar à palavra objeto da pregação de Jesus de Nazaré em Lucas 16:15, ao dizer:

“15 Então, Jesus lhe disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é destável para Deus.”

Logo não se pode aparentar uma coisa e ser outra, fingimento, hipocrisia, e outras formas de conduta inaceitável ao bem estar hummano. Pois os fariseus são esquisitos, e deploráveis, é bem o que diz uma coisa e faz outra, não é bom sobreviver na base da aparência, porque às aparências enganam.

Logo em questão de bom exemplo, é necessário agir conforme a ética, moral, denntro dos usos e costumes, respeitar o outro, e realizar suas boas ações por amor ao próximo.

  2.EVOLUÇÃO, SIGNIFICADO DA ANUNCIAÇÃO DO ANJO À MARIA, E O SIM DE MARIA É A PORTA ABERTA DO REINO:

  Maria, é projeto do Pai presente na existência da humanidade desde o pecado de Adão e Eva, e está  em Gêneses 3:15, ao dizer o Senhor Deus:

“15 Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descenndência  dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhes ferirás o calcanhar.”

A realidade do fato, aconntece porque no sexto mês do ano, equivale no nosso calendário ao mês de junho, o Anjo Gabriel  foi enviado por Deus, à uma cidade da Galileia, chamdada Nazaré, a uma virgem  desposada  com um homem que se chamava José, da casa de Davi, e nome da virgem era Maria.

Entrando, o Anjo  disse-lhe:  “Ave, chheia de graça, o Senhor é conntigo.” Llucas 1:26-27-28.E o Anjo disse: “Seu reino não terá fim.” Lucas 1:33

E o Anjo avisa que Isabel será mãe de João Batista, e disse: Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês  aquela que é tida por estéril. Lucas 1:36.

Diante da justificativa dada pelo Anjo Gabriel, Maria em consciência, já está com almma evoluida, e de ouro no dizer de Platão, A República, Livro III, pp. 109.110, 415 a-e. Editora Martim Claret, 18ª Reimpressão, 2.016. Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Lucas 1:38.

Logo está ai, a chave do Plano de Deus em salvar à humanidade dos grilhões do pecado criado por Adão, que todos morrem. 1 Coríntios 15:22. Pois Maria,  ao sair da sua adolescência, e assume à condição macro de mãe do filho de Deus, cujo objeto, é à libertação da humanidade das amarras da morte, por meio da ressurreição.

Logo Maria, com seu sim, abre definitivamente pela vontade do Pai eterno, o enesgotável Plano de Salvação, iniciado com a desobediência de Adão e Eva.

E, em razão, do Anjo tê-la dado à notícia sobre a gravidez de Isabel, sua prima, solidária, e cooperadora com é, edicide atravessar às montanhas de Judá, e chega na casa de Isabel e Zacaruas, e quando a vê, Isabel à sauda com um forte grito,  e  exclamou com alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” Lucas 1:42.

E a bela e formiidável oração de Maria, conhecida omo Magnificat, está em Lucas 1:46-55.

Então, Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa. Lucas 1:56.

Logo naqueles tempos apareceu um decreto  de César Augusto, ordenando o recenseammento de toda a terra.

Pois esse recenseamento  foi feito antes do Governo de Quirino, na Síria.

Então, todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Lucas 2:1-2-3.

O nascimento do Menino acontece porque Maria com José se dirigem até Belém, pra se alistar, porque Maria, por sua mãe ser da casa de Davi, ela também o é, e José disse que Maria está grávida. Lucas 2:5.

Como se vislumbra, pois estando eles alí, completou o perído de gestaçãoo dela.

E, Maria, deu a luz seu filho primogênito, e, envolvenndo-o  em faixas,  reclinou-o num presépio; potque não havia lugar para eles na hospedaria. Lucas 2:6-7

Pois os Anjos de Deus cantavam e louvavam, e dizem:

“14 Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benovolência (divina).” Lucas 2:14.

Pois o Reis Magos, vindos do oriente, guiados pela estrela, e  ao chegar em Belém:

“11 Entrando na casa,  acharam o menino com Maria, sua mãe.prostranndo-se diante dele, o adoraramm. Depois, abrindo seus tesouroos, ofereceramm-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.”

E, avisados em sonho de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.

Depois de sua saida, José é avisado para pegar o menino, e sua mãe, e fugirem para o Egito. Mateus 2:11-12-13.

Pois à notícia da morte de Herodes, o Anjo avisa José no Egito, e mannda levantar e voltar à terra de Nazaré, é o que está em Mateus 2:19-20.

Em razão de Maria ser observadoura da Lei, no dia da purificação, levaram Jesus a Jerusalém, para oferecê-lo ao Senhor. Lucas 2:21-22-23.

Certamente, Jesus ao atingir doze anos de idade, e levaramm à festa de Páscoa em Jerusalém. Lucas 2:42.

Depois de não o econntrarem no mmeio deles na volta à Nazaré, e depois de procuras, e enconntraram sentado entre os doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Lucas 2:46

Pois quando eles o viram, ficaram admirados,  e sua mãe disse-lhes:

“Meu filho, que nos fizeste! Eis que teu pai e eu adávamos à tua procura, cheios de aflição.”

Respondeu-lhes ele:

Por que me procuráveis (pergunta) Não sabieis  que devo ocupar-me  com as coisas de meu Pai (pergunta).

E, em seguida desceu com eles para Nazaré. Lucas 2:48-49-51.

3.SANTO DO DIA É São Nuno de Santa Maria:

A+A-

https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/2/2021/11/santododia-S%C3%A3o-Nuno-de-Santa-Maria.jpgNuno Álvares Pereira nasceu em Portugal em 24 de junho de 1360. Filho do cavaleiro dos hospitalários, Álvaro Gonçalves Pereira recebeu a educação cavalheiresca, típica dos filhos das famílias nobres de seu tempo.

Aos treze anos, tornou-se pajem da rainha D. Leonor, tendo sido bem recebido na Corte e acabando por ser, pouco depois, cavaleiro. Em 1376, aos 16 anos, casou-se, por vontade de seu pai, com a jovem e rica viúva, D. Leonor de Alvim. De sua união nasceram três filhos: dois homens, que morreram em tenra idade; e uma do  menina, Beatriz, a qual mais tarde viria a casar-se com o filho do rei D. João I, D. Afonso, primeiro duque de Bragança.

Em 1383, diante da crise causada pela morte do rei D. Fernando, sem ter deixado filhos varões, seu irmão D. João, Mestre de Avis, viu-se envolvido na luta pela coroa lusitana, que lhe era disputada pelo rei de Castela por ter se casado com a filha do falecido rei. Tomando o partido de D. João, o qual o nomeou Condestável, isto é, comandante supremo do exército, Nuno conduziu o exército português repetidas vezes à vitória, até ser consagrado na batalha de Aljubarrota, em 14 de agosto de 1385, a qual acabou por determinar a resolução do conflito.

Os dotes militares de Nuno eram, no entanto, acompanhados por uma espiritualidade sincera e profunda. O amor pela Eucaristia e pela Virgem Maria eram os alicerces de sua vida interior. O estandarte que elegeu como insígnia pessoal, traz as imagens do Crucificado, de Maria e dos cavaleiros de São Tiago e São Jorge. Construiu ainda às suas próprias custas numerosas igrejas e mosteiros, entre os quais se contam o Carmo de Lisboa e a Igreja de Santa Maria da Vitória.

Após a morte de sua esposa, no ano 1387, Nuno recusou a um novo casamento, tornando-se um modelo de pureza de vida. Quando finalmente alcançou a paz, distribuiu a maior parte de seus bens entre os seus companheiros, antigos combatentes, e acabou por se desfazer totalmente dos demais em 1423, quando decidiu entrar no convento carmelita por ele fundado, tomando então o nome de frei Nuno de Santa Maria.

Impelido pelo amor, abandonando as armas e o poder, para revestir-se da armadura do Espírito recomendado pela Regra do Carmo, essa era a opção por uma mudança radical de vida em que selava o percurso da fé autêntica que sempre o tinha norteado.

O Condestável do rei de Portugal, o comandante supremo do exército e seu guia vitorioso, o fundador e benfeitor da comunidade carmelita, ao ingressar no convento abriu mão de todos os privilégios para assumir a condição mais humilde, a de frade Donato, dedicando-se totalmente ao serviço do Senhor e de Maria — sua Padroeira que sempre venerou —, e dos pobres, nos quais reconhece o rosto de Jesus.

Santo Nuno de Santa Maria morreu aos 71 anos de idade. Era o domingo de Páscoa, dia 1 de abril de 1431. Após sua morte, passou imediatamente a ser aclamado “santo” pelo povo que, desde então, começou a chamá-lo de “Santo Condestável”.

Nuno Álvares Pereira foi beatificado em 23 de janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV através do Decreto “Clementíssimus Deus”, e foi consagrado beato no dia 6 de novembro. O Santo Padre, Papa Bento XVI, durante o Consistório de 21 de fevereiro de 2009, determinou que o beato Nuno fosse inscrito no álbum dos santos no dia 26 de abril de 2009.

São Nuno de Santa Maria, rogai por nós!

Canção Nova e A12.

4.A FÉ E CONFIANÇA FAZ REALIZAR Á CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA:

 Consagre sua vida a Nossa Senhora Aparecida.

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. 

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!

Amém.

  Neste momento, roguemos à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do céu e da terra, e nossa Senhora Desadorura dos Nós, que interceda junto ao Pai, Filho e Espírito para nos proteger de todos os perigos, do inimigos, e nos defenda com o auxílio de São Miguém Arcanjo, para nos defnder contra ação do espírito maligno, especialmente as ciladas do demônio e do diabo, Salmo 37:13, 1 João 3:4-5-6-7-8, travestidos de raça de víboras, aves de rapina, lobos, tubarões, e sodomitas, perseguem idosos, mulher, criança e pessoa com deficiência, com enfermidade permanente, maior de 50 (cinquenta anos), agem com crueldade, matam, assaltam, e choram no velório, também, professores,  cuja ação contrá o mau está na oração, vigilânncia e jejum, Mateus 17:31 e 26:40-41, e Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós. Amém!






Comentários

Postagens mais visitadas