NÃO É QUE NOS VEIO EXEMPLO DE DESAPEGO, PORQUE À IDEOLOGIA DO TER, PODER E DINHEIRO, SEMPRE DEIXA O PATO MANCO. EVIDENTE, QUE O TESTEMUNHO DE ZAQUEU É FORMIDÁVEL – JÁ QUE O LIVRO O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO, ENSINA EM SÍNTESE – O DESAPEGO, POIS ZAQUEU, HUMILDEMENTE, AGE DESTA FORMA EM LUCAS 19:8-9, “8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus benns aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. E Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.” ENTÃO, DEVEMOS AGIR NO DEVER SER, E SEMPRE ROGAR A INTERCESSÃO DA BOA MÃE DO CEU, PELA SUA BONDADE, GENTILEZA, E AMÁVEL COM OS JUSTOS E BONS, PARA NÃO TER QUE DIZER COMO NOSSO GRADE MÁRIO DE ANDRADE, ASSM: “As mãos atirem por aí, Que desvivam como viveram, As tripas atirem pro Diabo, Que o espírito será de Deus. Adeus.” ´LOGO, É SER DE BEM E JUSTO.

 

NÃO É QUE NOS VEIO EXEMPLO DE DESAPEGO, PORQUE À IDEOLOGIA DO TER, PODER E DINHEIRO, SEMPRE DEIXA O PATO MANCO. EVIDENTE, QUE O TESTEMUNHO DE ZAQUEU É FORMIDÁVEL – JÁ QUE O LIVRO O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO, ENSINA EM SÍNTESE – O DESAPEGO, POIS ZAQUEU, HUMILDEMENTE, AGE DESTA FORMA EM LUCAS 19:8-9, “8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus benns aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. E Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.” ENTÃO, DEVEMOS AGIR NO DEVER SER, E SEMPRE ROGAR A INTERCESSÃO DA BOA MÃE DO CEU, PELA SUA BONDADE, GENTILEZA, E AMÁVEL COM OS JUSTOS E BONS, PARA NÃO TER QUE DIZER COMO NOSSO GRADE MÁRIO DE ANDRADE, ASSM: “As mãos atirem por aí,
Que desvivam como viveram, As tripas atirem pro Diabo,
Que o espírito será de Deus. Adeus.” ´LOGO, É SER DE BEM E JUSTO.

 

É outro dia, pois à República conhecida, de fato, é aquela casa próximo ao Capus Universitário, que habitammais de quatro estudantes oprimidos, sem êira e nnem beira, mas, ansiosos seu canudo de papel, chegar.

Tambémm, podem dar o recado aos inimigos como fizera em 1.922, para dizer que à Semana de Arte Moserna, com o Governo da 1ª República, cujo maior sucesso musical, é  lançarem no mercado à música do nosso Cancioneiro Popular, innspirada na obra de Monteiro Lobato: - Tristeza do Jeca. E reflita e pense na Poesia, conhecida como:

 Lira Paulistana.

“O nariz guardem nos rosais,
A língua no alto do Ipiranga
Para cantar a liberdade.
Saudade...

Os olhos lá no Jaraguá
Assistirão ao que há de vir,
O joelho na Universidade,
Saudade...

As mãos atirem por aí,
Que desvivam como viveram,
As tripas atirem pro Diabo,
Que o espírito será de Deus.
Adeus.”

Mário de  Andrade

Lembrar de Mário de Andrade e seu irmão, está para à reflexão, conforme pede para não contar aos inimigos, pois veja, não à Revolução, acontecida em 1.930, nem projeto existia, pela ausência de fato, como se enxerga: Aqui os versos iniciais da Poesia de Mário de Andrade.

“Quando eu morrer quero ficar, Quando eu morrer quero ficar,

Não contem aos meus inimigos, Sepultado em minha cidade,

Saudade.

Meus pés enterrem na rua Aurora,

No Paissandu deixem meu sexo,

Na Lopes Chaves a cabeça,

Esqueçam.

 

No Pátio do Colégio afundem O meu coração paulistano:

Um coração vivo e um defunto Bem juntos.

Escondam no Correio o ouvido direito, o esquerdo nos Telégrafos, Quero saber da vida alheia, Sereia.”

Mário de Andrade

Pois é terça-feira, 16 de novembro de 2.021, sempre com suas histórias, umas certas e reais, e outros “rabo posto pelos inimigos”, no dizer do notável   Nereu Ramos, mas à Liturgia deste dia  nos vem como  1ª Leitura o Livro de  2 Macabeus 6:18-31, Salmo nº 3 e à proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo 19:1-10, Santo do dia é  Santa Margarida nasceu em Mecseknádasd, Hungria, no ano de 1046, isso quando seu pai Eduardo III (de nobre família inglesa), que nos conduz à reflexão e meditação, como segue:

1.NOTÍCIAS:

Pois isso está publicado como notícia pela Vatican News, neste dia, como se vislumbra:

Papa aos Franciscanos Seculares: "Sejam espelhos de Cristo"

"Abrir o coração a Deus! Abrir o coração a Cristo, vivendo no meio das pessoas comuns, no estilo de São Francisco. Como Francisco era um ‘espelho de Cristo’, assim também vocês podem se tornar ‘espelhos de Cristo’". Palavras do Papa Francisco aos participantes no Capítulo Geral dos Franciscanos Seculares

Vatican News

Na manhã desta segunda-feira (15) Francisco recebeu os participantes no Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular. O Papa iniciou saudando a todos com as palavras que São Francisco dizia aos que encontrava: “Que o Senhor lhe dê a paz!” e acrescentou que gostaria de lembrar alguns elementos próprios da vocação e missão dos Franciscanos Seculares.

“A sua vocação nasce do chamado universal à santidade. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que os leigos participam do sacerdócio de Cristo”, disse o Papa e “esta santidade, à qual vocês são chamados como Franciscanos Seculares”, envolve a conversão "do coração, atraído, conquistado e transformado por Aquele que é o único Santo, que é ‘o bem, todo bem, o bem supremo’. Isto é o que faz de vocês - continuou o Pontífice - verdadeiros ‘penitentes’. São Francisco, em sua Carta a todos os fiéis, apresenta o ato de "fazer penitência" como um caminho de conversão, um caminho de vida cristã, um compromisso de fazer a vontade e as obras do Pai celestial”.

Ouça e compartilhe

Processo de conversão

Ao falar sobre o processo de conversão segundo o Testamento do Santo o Papa explica:

“O processo de conversão é assim: Deus toma a iniciativa: ‘O Senhor disse a mim para fazer penitência’. Deus leva o penitente a lugares onde jamais teria ido: ‘Deus me levou entre eles, os leprosos’. O penitente responde aceitando colocar-se a serviço dos outros e sendo misericordioso com eles. E o resultado é a felicidade: ‘O que me pareceu amargo se transformou em doçura da alma e do corpo’”

“Queridos irmãos e irmãs, é isso o que eu os exorto a realizar em suas vidas e em sua missão. E, por favor, não confundamos ‘fazer penitência’ com ‘obras de penitência’. Estes - jejum, esmola, mortificação - são consequências da decisão de abrir o coração a Deus”. E acrescentou: “Abrir o coração a Deus! Abrir o coração a Cristo, vivendo no meio das pessoas comuns, no estilo de São Francisco. Como Francisco era um ‘espelho de Cristo’, assim também vocês podem se tornar ‘espelhos de Cristo’.

Seguir o carisma

“Vocês são homens e mulheres comprometidos em viver no mundo segundo o carisma franciscano. Um carisma que consiste essencialmente em observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo”, continuou o Papa, "Com esta sua identidade franciscana e secular, vocês fazem parte da Igreja em saída. Seu lugar favorito é estar no meio do povo, e ali, como leigos - celibatários ou casados -, sacerdotes e bispos, cada um de acordo com sua vocação específica, dar testemunho de Jesus com uma vida simples, sem pretensões, sempre contentes de seguir o Cristo pobre e crucificado, como fizeram São Francisco e tantos homens e mulheres de sua Ordem”.

Encorajando a sair na direção das periferias existenciais o Papa recordou ainda:

“Não esqueçam jamais dos pobres, que são a carne de Cristo: a eles somos chamados a proclamar a Boa Nova, como fez, entre outros, Santa Isabel da Hungria, sua Padroeira”

“Que sua secularidade seja cheia de proximidade, compaixão e ternura. E que vocês sejam homens e mulheres de esperança, comprometidos em vivê-la e também em ‘organizá-la’, traduzindo-a nas situações concretas de cada dia, nas relações humanas, no compromisso social e político; alimentando a esperança no amanhã, aliviando a dor de hoje”.

Família Franciscana Secular.

Por fim o Papa saudou os Franciscanos seculares referindo-se à família franciscana:

“Tudo isso, caros irmãos e irmãs, vocês são chamados a viver em fraternidade, sentindo-se parte da grande família franciscana. Neste sentido, lembro o desejo de Francisco de que toda a família permaneça unida, respeitando a diversidade e a autonomia dos diversos componentes e também de cada membro”.

2.O SIGNIFICADO DE ZAQUEU AQUELE QUE QUISER SEGUIR A DOUTRINA PELA PALAVRA ANUNCIADA, E O MANDAMENTO DE DEUS NO INGRESSO DO REINO:

O que está posto como juízo de valor, relacionado com o dever ser, objeto vivo no caminho proposto, originalmente, em ação criacional (ou creacional, como está na antiguidade), notadamente, mais afinada  ao Espírito Santo como criador, e doador de graças e dons. Evidente, que à prática da ação  de soprar no boneco de barro, e pôr no boneco alma, como parcela do espírito divino, está como ação do Uno, em três seres. Essa concepção e a definição do Providência Divina, em três seres em Um, e à definição de Unidade, é delineada, basicamente, pelo Grupo de Alexandria, em que faz parte Plotino, e outro importante, mas, inicia-se por volta do século II, Plotino 204.205-270270 d.C, do Cristianismo, em que  em Plotino  se estabelece o Lugar central do Tratado 9 – sobre o bem ou o Uno – das Enéadas de Plotino, na tradição nneoplatônica. Pois se busca compreender a tradição Filosófica neoplatônica.

Veja o que buscavam:

a)       Estudar os aspectos ferais da construção  literária do Tratado 9, sobre o bem ou o Uno;

b)       Delinear seu lugar em relação as Enéadas, título dado ao conjunto de todos os escritos de Plotino;

c)       Apresentar os principais temas previstos no texto como peças chaves para compreensão do todo da arquitetura filosófica platoniana e com a gênese de componentes decisivas (os), para a construção da tradição filosófica  neoplatônica.

Evidente, que à Unidade está inserido no contexto como chave do conhecimento, em razão, que se compreende o Verbo, inserido no contexto do Pai e do Espírito Santo, pois e dessa formam que vencer a morte, pela ressurreição está posto como premissa maior no silogismo do Plano do Pai de salvar do Pecado à humanidade, pela via da escolha sábia, sóbria, e de consciência, e realizar à generosa vontade do Pai.

Logo em Lógica, está na Mulher chamada Maria, com seu SIM, em Lucas 1:38, com DNA inclusivo, traz o reino para habitar entre nós.

Certamente, Jesus entrada em Jericó, e estava atravessando a cidade. Pois como público e notória, havia alí umm homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Lucas 19:1-2.

Curioso, como é, Zaqueu procurava um jeito de ver quem era  Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu a frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por alí. Pois, quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa." Logo ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Lucas 19:3-4-5-6-

Com certeza, o hábito maligno não se contém, e,  ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador.” No entanto, observa-se o desapego de Zaqueu, fica de pé,  e  disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a matade dos metade  dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.  E, Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraaão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.” Lucas 19:7-8-9-10.

Na verdade, está evidente, que Zaqueu dá bom exemplo à humanidade, quando de pé, disse: Vou dar a metade dos meus bens aoos pobres, e aqueles que defraudei irei restituir em dobro. Lucas 19:8.

Ora, se sabe por informação, que Zaque é dos homens mais ricos do mundo, e partir dele, à lição e exemplo de desapego, sim, pelo fato de estar de chefe da arrecadação romana, em razão daquele período não existia Nota Fiscal eletrônica, e nem Nota Fiscal, como notificação de recolhimento de Impstos, em razão daquele momento da nossa história, existia sim, propina e corrupção, mas, o testemunho de Zaqueu é bom e digno à humanidade, pelo fato de que, os publicanos cobradores de impostos, consideravam pecadores. Mas, à turba não espera acontecer o fato, já murmura, e caem na cova rasa do exterminador.

Então, fiquemos com a frase de Jesus, hoje, a salvação chegou em tua casa. E o mais grato, pelo desapego, conforme o ensinamento de Mateus 19:21-22.

Obrigado, pois hoje, você, rompe com  o sofá da sala da ignorância, e dá exemplo de desapego, e cumpre o mandamento de não cobiçar coisas alheias, e não furtar, e por isso, deseja dar aos pobres, e ressarcir a defraudação.

Pela paixão, morte de Jesus dá a Zaqueu, e aos  que estiverem no bem, no amor, justiça e caridade de colher às primícias da ressurreição de Jesus, como está em 1 Coríntios 15:20-22.

Então, sua agonia em Getsêmani, em que pede aos discípulos para ficarem aqui, e vigiarem com ele. Mateus 26:38.

Jesus, é grosseiramente açoitado, e começam a violar direitos fundamentais. Marcos 15:1-2.

E, trançam um coroa de de espinhos, e põem na cabeça de Jesus, e colocam na mão direita uma vara, e o manto púrpura, cuspiram no rosto, e ajoelharam, disseram: Salve, o rei dos Judeus. Pilatos prevarica, quando disse ao povo pela janela: Eu não sou responsável pelo sangue deste homem. Lucas 27:27-28, Mateus 27:24-29-30, jJoão  19:5-14.

E, obrigam Jesus a levar à cruz até ao Calvário, e ele leva a cruz sobre seus ombros.  Marcos 15:21.

E contraram Simão de Cirene, que leva solidariamente a cruz até o Calvário. Lucas 23:26.

Também, seu encontro com Verônica, que limpa  seu rosto ensanguentado, e Jesus, pode a toalha, e ela o entrega, depois. Jesus devolveu com sua foto na toalha.

Pois ao chegarem no lugar da Caveira, crucificaram Jesus entre os dois criminosos.Lucas 23:33. E, Jesus dizia no alto da cruz: Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem os que estão fazendo. Lucas 23:34.

Mas, o outro criminoso disse: Jesus lembra-te de mim quando vieres em teu reino.

Jesus, acrescentou:

Eu lhe garanto, hoje mesmo você estará´comigo no paraiso. Lucas 23:42-43.

E, enxerga ao pé da cruz sua mãe, Maria de Cleófas, Maria Madalena  e o discípulo amado, e disse a sua Mãe:

Mulher, eis aí seu filho.

E disse ao discípulo:

Eis aí sua mãe.

Dessa hora em diante o discípulo a recebeu em sua casa. João 19:25-26-27.

Então, Jesus deu outra vez um forte grito, entregou o espírito. Mateus 27:50.

3.O SANTO DO DIA É Santa Margarida da Escócia:

Descrição: https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/2/2021/11/santododia-Santa-Margarida-da-Esc%C3%B3cia.jpg

Santa Margarida nasceu em Mecseknádasd, Hungria, no ano de 1046, isso quando seu pai Eduardo III (de nobre família inglesa) ali vivia exilado devido aos conflitos pelo trono da Inglaterra (o rei da Dinamarca ocupara o trono inglês). Em 1054, seu pai retornou à Inglaterra, Margarida tinha, portanto, oito ou nove anos quando conheceu a pátria inglesa. No entanto, após a morte de seu tio-avô, Santo Eduardo, em 1066, recomeçaram os conflitos: a luta entre Haroldo e Guilherme da Normandia obrigou Edgardo, irmão de Margarida, a refugiar-se novamente na Escócia com a mãe e as irmãs, tendo-lhes o pai morrido alguns anos antes.

Vivendo na Escócia, em 1070, Margarida casou-se com o rei Malcom III, tornando-se rainha da Escócia. Dessa união, tiveram oito filhos (seis príncipes e duas princesas, uma delas chamada Edite, que veio posteriormente a ser rainha da Inglaterra e ficou conhecida com o nome de Santa Matilde) com os quais buscava a graça de constituir uma verdadeira Igreja doméstica. Como rainha da Escócia, procurou cooperar com o rei, tanto no seu aperfeiçoamento humano (pois de rude passou a doce) quanto na administração do reino (porque baniu todas futilidades e aproximou os bens reais das necessidades dos pobres).

Conta-se que a própria Santa Margarida alimentava e servia diariamente mais de cem pobres, a ponto de lavar os pés e beijar as chagas daqueles que eram vistos e tratados por ela como irmãos e presença de Cristo.

Graças a Margarida, os cultos religiosos foram uniformizados e conformados com os da Igreja de Roma. Determinou que o jejum quaresmal fosse respeitado, e que a Páscoa fosse celebrada; recomendou a frequente busca pela confissão e a abstenção dos trabalhos aos domingos. Incentivou a construção de igrejas, capelas e escolas, difundindo a educação religiosa. Com seu intermédio, monges beneditinos fundaram mosteiros na Escócia.

Com a saúde debilitada, Margarida adoeceu, em 1093, enquanto seu esposo e filho mais velho tiveram que participar de uma batalha contra Guilherme, o Vermelho, que invadia toda a Escócia. Ambos faleceram neste mesmo ano. Margarida, que tanto os amava, não se desesperou, e sim aceitou e entregou tudo a Deus rezando: “Agradeço, ó Deus, porque me dás a paciência para suportar tantas desgraças!”.

Santa Margarida faleceu no dia 16 de novembro de 1093 no Castelo de Edimburgo. Foi sepultada na igreja da Santíssima Trindade, em Dunfermline, para onde também o corpo do rei Malcom III foi levado mais tarde.

Em 1250, foi canonizada pelo Papa Inocêncio IV devido a seu exemplo de vida e fidelidade à Igreja e caridade para com os necessitados.

Santa Margarida da Escócia, rogai por nós!

Referências:
vatican news.va
Livro “Santos de cada dia III – Organização de José Leite, S.J.”

Fonte: Canção Nova.

4.A CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA É SOLENIDADE DESDE  DA DATA DA SUA APARIÇÃO NO RIO, EM 1.717, E, Consagre sua vida a Nossa Senhora Aparecida.

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. 

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!

Amém. Fonte: Deus conosco, reze no Santuário, A12.

PEDIDO:

Logo em razão de que Nossa Senhora da Connceição Aparecida, é a sempre bem-aventurada virgem Maria, consoladora dos aflitos, auxílio dos Cristãos, porta do céu, e notável advogada do universo e da terra, o que justifica rogar sua intercessão para nos proteger de todos os perigos e dos inimigos. Igualmente, com auxílio de Saão Miguel Arcanjo, defendei-nos dos espírito maligno, vivo ou morto, e das ciladas do diabo e do demônio, e dos seus sócios como aves de rapina, às víboras, os lobos, os tubarões e os sodomitas, falsos, mentirosos, que perseguem, praticam violência e crueldade contra vulneráveis, idosos, à mulher, crianças e as vítimas de deficiência, e os professores, e que pela força da oração e vigilância, com jejum, como está em Mateus 17:21 e 26:40-41, e que Nossa Senhra Aparecida, e Santa Margarida, rogai por nós. Amém! 

 

NÃO É QUE NOS VEIO EXEMPLO DE DESAPEGO, PORQUE À IDEOLOGIA DO TER, PODER E DINHEIRO, SEMPRE DEIXA O PATO MANCO. EVIDENTE, QUE O TESTEMUNHO DE ZAQUEU É FORMIDÁVEL – JÁ QUE O LIVRO O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO, ENSINA EM SÍNTESE – O DESAPEGO, POIS ZAQUEU, HUMILDEMENTE, AGE DESTA FORMA EM LUCAS 19:8-9, “8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus benns aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. E Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.” ENTÃO, DEVEMOS AGIR NO DEVER SER, E SEMPRE ROGAR A INTERCESSÃO DA BOA MÃE DO CEU, PELA SUA BONDADE, GENTILEZA, E AMÁVEL COM OS JUSTOS E BONS, PARA NÃO TER QUE DIZER COMO NOSSO GRADE MÁRIO DE ANDRADE, ASSM: “As mãos atirem por aí,
Que desvivam como viveram, As tripas atirem pro Diabo,
Que o espírito será de Deus. Adeus.” ´LOGO, É SER DE BEM E JUSTO.

 

É outro dia, pois à República conhecida, de fato, é aquela casa próximo ao Capus Universitário, que habitammais de quatro estudantes oprimidos, sem êira e nnem beira, mas, ansiosos seu canudo de papel, chegar.

Tambémm, podem dar o recado aos inimigos como fizera em 1.922, para dizer que à Semana de Arte Moserna, com o Governo da 1ª República, cujo maior sucesso musical, é  lançarem no mercado à música do nosso Cancioneiro Popular, innspirada na obra de Monteiro Lobato: - Tristeza do Jeca. E reflita e pense na Poesia, conhecida como:

 Lira Paulistana.

“O nariz guardem nos rosais,
A língua no alto do Ipiranga
Para cantar a liberdade.
Saudade...

Os olhos lá no Jaraguá
Assistirão ao que há de vir,
O joelho na Universidade,
Saudade...

As mãos atirem por aí,
Que desvivam como viveram,
As tripas atirem pro Diabo,
Que o espírito será de Deus.
Adeus.”

Mário de  Andrade

Lembrar de Mário de Andrade e seu irmão, está para à reflexão, conforme pede para não contar aos inimigos, pois veja, não à Revolução, acontecida em 1.930, nem projeto existia, pela ausência de fato, como se enxerga: Aqui os versos iniciais da Poesia de Mário de Andrade.

“Quando eu morrer quero ficar, Quando eu morrer quero ficar,

Não contem aos meus inimigos, Sepultado em minha cidade,

Saudade.

Meus pés enterrem na rua Aurora,

No Paissandu deixem meu sexo,

Na Lopes Chaves a cabeça,

Esqueçam.

 

No Pátio do Colégio afundem O meu coração paulistano:

Um coração vivo e um defunto Bem juntos.

Escondam no Correio o ouvido direito, o esquerdo nos Telégrafos, Quero saber da vida alheia, Sereia.”

Mário de Andrade

Pois é terça-feira, 16 de novembro de 2.021, sempre com suas histórias, umas certas e reais, e outros “rabo posto pelos inimigos”, no dizer do notável   Nereu Ramos, mas à Liturgia deste dia  nos vem como  1ª Leitura o Livro de  2 Macabeus 6:18-31, Salmo nº 3 e à proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo 19:1-10, Santo do dia é  Santa Margarida nasceu em Mecseknádasd, Hungria, no ano de 1046, isso quando seu pai Eduardo III (de nobre família inglesa), que nos conduz à reflexão e meditação, como segue:

1.NOTÍCIAS:

Pois isso está publicado como notícia pela Vatican News, neste dia, como se vislumbra:

Papa aos Franciscanos Seculares: "Sejam espelhos de Cristo"

"Abrir o coração a Deus! Abrir o coração a Cristo, vivendo no meio das pessoas comuns, no estilo de São Francisco. Como Francisco era um ‘espelho de Cristo’, assim também vocês podem se tornar ‘espelhos de Cristo’". Palavras do Papa Francisco aos participantes no Capítulo Geral dos Franciscanos Seculares

Vatican News

Na manhã desta segunda-feira (15) Francisco recebeu os participantes no Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular. O Papa iniciou saudando a todos com as palavras que São Francisco dizia aos que encontrava: “Que o Senhor lhe dê a paz!” e acrescentou que gostaria de lembrar alguns elementos próprios da vocação e missão dos Franciscanos Seculares.

“A sua vocação nasce do chamado universal à santidade. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que os leigos participam do sacerdócio de Cristo”, disse o Papa e “esta santidade, à qual vocês são chamados como Franciscanos Seculares”, envolve a conversão "do coração, atraído, conquistado e transformado por Aquele que é o único Santo, que é ‘o bem, todo bem, o bem supremo’. Isto é o que faz de vocês - continuou o Pontífice - verdadeiros ‘penitentes’. São Francisco, em sua Carta a todos os fiéis, apresenta o ato de "fazer penitência" como um caminho de conversão, um caminho de vida cristã, um compromisso de fazer a vontade e as obras do Pai celestial”.

Ouça e compartilhe

Processo de conversão

Ao falar sobre o processo de conversão segundo o Testamento do Santo o Papa explica:

“O processo de conversão é assim: Deus toma a iniciativa: ‘O Senhor disse a mim para fazer penitência’. Deus leva o penitente a lugares onde jamais teria ido: ‘Deus me levou entre eles, os leprosos’. O penitente responde aceitando colocar-se a serviço dos outros e sendo misericordioso com eles. E o resultado é a felicidade: ‘O que me pareceu amargo se transformou em doçura da alma e do corpo’”

“Queridos irmãos e irmãs, é isso o que eu os exorto a realizar em suas vidas e em sua missão. E, por favor, não confundamos ‘fazer penitência’ com ‘obras de penitência’. Estes - jejum, esmola, mortificação - são consequências da decisão de abrir o coração a Deus”. E acrescentou: “Abrir o coração a Deus! Abrir o coração a Cristo, vivendo no meio das pessoas comuns, no estilo de São Francisco. Como Francisco era um ‘espelho de Cristo’, assim também vocês podem se tornar ‘espelhos de Cristo’.

Seguir o carisma

“Vocês são homens e mulheres comprometidos em viver no mundo segundo o carisma franciscano. Um carisma que consiste essencialmente em observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo”, continuou o Papa, "Com esta sua identidade franciscana e secular, vocês fazem parte da Igreja em saída. Seu lugar favorito é estar no meio do povo, e ali, como leigos - celibatários ou casados -, sacerdotes e bispos, cada um de acordo com sua vocação específica, dar testemunho de Jesus com uma vida simples, sem pretensões, sempre contentes de seguir o Cristo pobre e crucificado, como fizeram São Francisco e tantos homens e mulheres de sua Ordem”.

Encorajando a sair na direção das periferias existenciais o Papa recordou ainda:

“Não esqueçam jamais dos pobres, que são a carne de Cristo: a eles somos chamados a proclamar a Boa Nova, como fez, entre outros, Santa Isabel da Hungria, sua Padroeira”

“Que sua secularidade seja cheia de proximidade, compaixão e ternura. E que vocês sejam homens e mulheres de esperança, comprometidos em vivê-la e também em ‘organizá-la’, traduzindo-a nas situações concretas de cada dia, nas relações humanas, no compromisso social e político; alimentando a esperança no amanhã, aliviando a dor de hoje”.

Família Franciscana Secular.

Por fim o Papa saudou os Franciscanos seculares referindo-se à família franciscana:

“Tudo isso, caros irmãos e irmãs, vocês são chamados a viver em fraternidade, sentindo-se parte da grande família franciscana. Neste sentido, lembro o desejo de Francisco de que toda a família permaneça unida, respeitando a diversidade e a autonomia dos diversos componentes e também de cada membro”.

2.O SIGNIFICADO DE ZAQUEU AQUELE QUE QUISER SEGUIR A DOUTRINA PELA PALAVRA ANUNCIADA, E O MANDAMENTO DE DEUS NO INGRESSO DO REINO:

O que está posto como juízo de valor, relacionado com o dever ser, objeto vivo no caminho proposto, originalmente, em ação criacional (ou creacional, como está na antiguidade), notadamente, mais afinada  ao Espírito Santo como criador, e doador de graças e dons. Evidente, que à prática da ação  de soprar no boneco de barro, e pôr no boneco alma, como parcela do espírito divino, está como ação do Uno, em três seres. Essa concepção e a definição do Providência Divina, em três seres em Um, e à definição de Unidade, é delineada, basicamente, pelo Grupo de Alexandria, em que faz parte Plotino, e outro importante, mas, inicia-se por volta do século II, Plotino 204.205-270270 d.C, do Cristianismo, em que  em Plotino  se estabelece o Lugar central do Tratado 9 – sobre o bem ou o Uno – das Enéadas de Plotino, na tradição nneoplatônica. Pois se busca compreender a tradição Filosófica neoplatônica.

Veja o que buscavam:

a)       Estudar os aspectos ferais da construção  literária do Tratado 9, sobre o bem ou o Uno;

b)       Delinear seu lugar em relação as Enéadas, título dado ao conjunto de todos os escritos de Plotino;

c)       Apresentar os principais temas previstos no texto como peças chaves para compreensão do todo da arquitetura filosófica platoniana e com a gênese de componentes decisivas (os), para a construção da tradição filosófica  neoplatônica.

Evidente, que à Unidade está inserido no contexto como chave do conhecimento, em razão, que se compreende o Verbo, inserido no contexto do Pai e do Espírito Santo, pois e dessa formam que vencer a morte, pela ressurreição está posto como premissa maior no silogismo do Plano do Pai de salvar do Pecado à humanidade, pela via da escolha sábia, sóbria, e de consciência, e realizar à generosa vontade do Pai.

Logo em Lógica, está na Mulher chamada Maria, com seu SIM, em Lucas 1:38, com DNA inclusivo, traz o reino para habitar entre nós.

Certamente, Jesus entrada em Jericó, e estava atravessando a cidade. Pois como público e notória, havia alí umm homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Lucas 19:1-2.

Curioso, como é, Zaqueu procurava um jeito de ver quem era  Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu a frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por alí. Pois, quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa." Logo ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Lucas 19:3-4-5-6-

Com certeza, o hábito maligno não se contém, e,  ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador.” No entanto, observa-se o desapego de Zaqueu, fica de pé,  e  disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a matade dos metade  dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.  E, Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraaão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.” Lucas 19:7-8-9-10.

Na verdade, está evidente, que Zaqueu dá bom exemplo à humanidade, quando de pé, disse: Vou dar a metade dos meus bens aoos pobres, e aqueles que defraudei irei restituir em dobro. Lucas 19:8.

Ora, se sabe por informação, que Zaque é dos homens mais ricos do mundo, e partir dele, à lição e exemplo de desapego, sim, pelo fato de estar de chefe da arrecadação romana, em razão daquele período não existia Nota Fiscal eletrônica, e nem Nota Fiscal, como notificação de recolhimento de Impstos, em razão daquele momento da nossa história, existia sim, propina e corrupção, mas, o testemunho de Zaqueu é bom e digno à humanidade, pelo fato de que, os publicanos cobradores de impostos, consideravam pecadores. Mas, à turba não espera acontecer o fato, já murmura, e caem na cova rasa do exterminador.

Então, fiquemos com a frase de Jesus, hoje, a salvação chegou em tua casa. E o mais grato, pelo desapego, conforme o ensinamento de Mateus 19:21-22.

Obrigado, pois hoje, você, rompe com  o sofá da sala da ignorância, e dá exemplo de desapego, e cumpre o mandamento de não cobiçar coisas alheias, e não furtar, e por isso, deseja dar aos pobres, e ressarcir a defraudação.

Pela paixão, morte de Jesus dá a Zaqueu, e aos  que estiverem no bem, no amor, justiça e caridade de colher às primícias da ressurreição de Jesus, como está em 1 Coríntios 15:20-22.

Então, sua agonia em Getsêmani, em que pede aos discípulos para ficarem aqui, e vigiarem com ele. Mateus 26:38.

Jesus, é grosseiramente açoitado, e começam a violar direitos fundamentais. Marcos 15:1-2.

E, trançam um coroa de de espinhos, e põem na cabeça de Jesus, e colocam na mão direita uma vara, e o manto púrpura, cuspiram no rosto, e ajoelharam, disseram: Salve, o rei dos Judeus. Pilatos prevarica, quando disse ao povo pela janela: Eu não sou responsável pelo sangue deste homem. Lucas 27:27-28, Mateus 27:24-29-30, jJoão  19:5-14.

E, obrigam Jesus a levar à cruz até ao Calvário, e ele leva a cruz sobre seus ombros.  Marcos 15:21.

E contraram Simão de Cirene, que leva solidariamente a cruz até o Calvário. Lucas 23:26.

Também, seu encontro com Verônica, que limpa  seu rosto ensanguentado, e Jesus, pode a toalha, e ela o entrega, depois. Jesus devolveu com sua foto na toalha.

Pois ao chegarem no lugar da Caveira, crucificaram Jesus entre os dois criminosos.Lucas 23:33. E, Jesus dizia no alto da cruz: Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem os que estão fazendo. Lucas 23:34.

Mas, o outro criminoso disse: Jesus lembra-te de mim quando vieres em teu reino.

Jesus, acrescentou:

Eu lhe garanto, hoje mesmo você estará´comigo no paraiso. Lucas 23:42-43.

E, enxerga ao pé da cruz sua mãe, Maria de Cleófas, Maria Madalena  e o discípulo amado, e disse a sua Mãe:

Mulher, eis aí seu filho.

E disse ao discípulo:

Eis aí sua mãe.

Dessa hora em diante o discípulo a recebeu em sua casa. João 19:25-26-27.

Então, Jesus deu outra vez um forte grito, entregou o espírito. Mateus 27:50.

3.O SANTO DO DIA É Santa Margarida da Escócia:

Descrição: https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/2/2021/11/santododia-Santa-Margarida-da-Esc%C3%B3cia.jpg

Santa Margarida nasceu em Mecseknádasd, Hungria, no ano de 1046, isso quando seu pai Eduardo III (de nobre família inglesa) ali vivia exilado devido aos conflitos pelo trono da Inglaterra (o rei da Dinamarca ocupara o trono inglês). Em 1054, seu pai retornou à Inglaterra, Margarida tinha, portanto, oito ou nove anos quando conheceu a pátria inglesa. No entanto, após a morte de seu tio-avô, Santo Eduardo, em 1066, recomeçaram os conflitos: a luta entre Haroldo e Guilherme da Normandia obrigou Edgardo, irmão de Margarida, a refugiar-se novamente na Escócia com a mãe e as irmãs, tendo-lhes o pai morrido alguns anos antes.

Vivendo na Escócia, em 1070, Margarida casou-se com o rei Malcom III, tornando-se rainha da Escócia. Dessa união, tiveram oito filhos (seis príncipes e duas princesas, uma delas chamada Edite, que veio posteriormente a ser rainha da Inglaterra e ficou conhecida com o nome de Santa Matilde) com os quais buscava a graça de constituir uma verdadeira Igreja doméstica. Como rainha da Escócia, procurou cooperar com o rei, tanto no seu aperfeiçoamento humano (pois de rude passou a doce) quanto na administração do reino (porque baniu todas futilidades e aproximou os bens reais das necessidades dos pobres).

Conta-se que a própria Santa Margarida alimentava e servia diariamente mais de cem pobres, a ponto de lavar os pés e beijar as chagas daqueles que eram vistos e tratados por ela como irmãos e presença de Cristo.

Graças a Margarida, os cultos religiosos foram uniformizados e conformados com os da Igreja de Roma. Determinou que o jejum quaresmal fosse respeitado, e que a Páscoa fosse celebrada; recomendou a frequente busca pela confissão e a abstenção dos trabalhos aos domingos. Incentivou a construção de igrejas, capelas e escolas, difundindo a educação religiosa. Com seu intermédio, monges beneditinos fundaram mosteiros na Escócia.

Com a saúde debilitada, Margarida adoeceu, em 1093, enquanto seu esposo e filho mais velho tiveram que participar de uma batalha contra Guilherme, o Vermelho, que invadia toda a Escócia. Ambos faleceram neste mesmo ano. Margarida, que tanto os amava, não se desesperou, e sim aceitou e entregou tudo a Deus rezando: “Agradeço, ó Deus, porque me dás a paciência para suportar tantas desgraças!”.

Santa Margarida faleceu no dia 16 de novembro de 1093 no Castelo de Edimburgo. Foi sepultada na igreja da Santíssima Trindade, em Dunfermline, para onde também o corpo do rei Malcom III foi levado mais tarde.

Em 1250, foi canonizada pelo Papa Inocêncio IV devido a seu exemplo de vida e fidelidade à Igreja e caridade para com os necessitados.

Santa Margarida da Escócia, rogai por nós!

Referências:
vatican news.va
Livro “Santos de cada dia III – Organização de José Leite, S.J.”

Fonte: Canção Nova.

4.A CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA É SOLENIDADE DESDE  DA DATA DA SUA APARIÇÃO NO RIO, EM 1.717, E, Consagre sua vida a Nossa Senhora Aparecida.

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. 

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!

Amém. Fonte: Deus conosco, reze no Santuário, A12.

PEDIDO:

Logo em razão de que Nossa Senhora da Connceição Aparecida, é a sempre bem-aventurada virgem Maria, consoladora dos aflitos, auxílio dos Cristãos, porta do céu, e notável advogada do universo e da terra, o que justifica rogar sua intercessão para nos proteger de todos os perigos e dos inimigos. Igualmente, com auxílio de Saão Miguel Arcanjo, defendei-nos dos espírito maligno, vivo ou morto, e das ciladas do diabo e do demônio, e dos seus sócios como aves de rapina, às víboras, os lobos, os tubarões e os sodomitas, falsos, mentirosos, que perseguem, praticam violência e crueldade contra vulneráveis, idosos, à mulher, crianças e as vítimas de deficiência, e os professores, e que pela força da oração e vigilância, com jejum, como está em Mateus 17:21 e 26:40-41, e que Nossa Senhra Aparecida, e Santa Margarida, rogai por nós. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas