A SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DO TEMPO COMUM, EM 11 DE JUNHO, DÁ-NOS ALENTO E ESTÍMULO PARA CRESCERMOS NA BUSCA DA ALMA DE OURO, MESMO COM O SOLDADO TER FEITO SANGRAR SEU CORAÇÃO NA CRUZ, JOÃO 19:34. LOGO NOSSO LABOR INCESSANTE PELO JEJUM E ORAÇÃO, E PELA INTERCESSÃO DA MÃE DE DEUS, TOGARMOS PARA QUE O COVIL DA RAÇA DE VÍBORAS, MATEUS 12:34, DESÇAM RAPIDAMENTE, Á GEENA.
A SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DO TEMPO COMUM, EM 11 DE JUNHO, DÁ-NOS ALENTO E ESTÍMULO PARA CRESCERMOS NA BUSCA DA ALMA DE OURO, MESMO COM O SOLDADO TER FEITO SANGRAR SEU CORAÇÃO NA CRUZ, JOÃO 19:34. LOGO NOSSO LABOR INCESSANTE PELO JEJUM E ORAÇÃO, E PELA INTERCESSÃO DA MÃE DE DEUS, TOGARMOS PARA QUE O COVIL DA RAÇA DE VÍBORAS, MATEUS 12:34, DESÇAM RAPIDAMENTE, Á GEENA.
Evidente, que estamos numa sexta-feira, 11 de junho de 2.021, com nosso coração e a mente, centrado e com à devoção no mês de junho ao Sagrado Coração de Jesus, cuja Litúrgia do dia está à 1ª Leitura Oséias 11:1.3-4.8c-9; Salmo 12:2-6; e o Evangelho de João 19:31-37, é a Liturgia que está no Portal do Santuário Nacional de Aparecida – A12 – Deus Conosco.
Preliminarmente, nossas sinceras considerações sobre o Apostolado da Oração, por causa e princípio à Luminosidade e olhar generoso do Sagrado Coração de Jeus:
Estamos com os que crêem e batizados, serão salvos, e no reino, e os que não crerem, serão de ofício, condenados, Marcos 16:16.
Eis o que é: “Falar do Sagrado Coração de Jesus a gente lembra de quando celebramos o Ano da Misericórdia, que dizia que, Jesus é o rosto da misericórdia do Pai, e o Sagrado Coração de Jesus é a fonte dessa misericórdia. Com certeza.
No evangelho do dia Jesus diz:
‘Vinde a mim, vós todos que estais cansados e abatidos. Vinde confiai ao meu coração porque o meu coração é manso e humilde, ”, ressalta o bispo da diocese de Parnaíba (PI), dom Juarez Sousa da Silva.
A devoção ao Sagrado Coração teve início com São João Eudes e Santa Margarida Maria de Alacoque, no século XVII, embora a devoção remonte aos séculos XIII e XIV, com a primeira aprovação pontifícia no século seguinte.
No ano 1856 o Papa Pio IX estendeu a festa a toda a Igreja e em 1928 o Papa Pio XI concedeu à devoção a máxima categoria litúrgica, de solenidade.
“Hoje celebramos esta festa que traz para nós esse sentimento tão profundo de confiança em Deus, confiança no seu amor misericordioso por nós, esse amor que vai até o fim como diz o evangelista Mateus: ‘Tendo amado os seus que estavam no mundo amou-os até o fim’.
Daí nós celebramos esta festa com grande alegria, esperança e confiança em Cristo Jesus que, não obstante os nossos pecados, fraquezas e crises que passamos, somos convidados por Ele a não perder a confiança e não perder esperança”, destaca dom Juarez Souza da Silva.
Toda esta atitude litúrgica da Igreja tem a finalidade de estimular a prática cristã na celebração da festa do coração de Jesus.
Apostolado da Oração:
O Apostolado da Oração é um movimento religioso, composto por leigos católicos, que trabalham na evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Por que orar?
É através da oração pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja, que o Apostolado leva a palavra de Deus.
“Queremos saudar com muita satisfação e admiração as associações e zeladores do Apostolado da Oração, um grupo que há mais de 100 anos aqui no Brasil, nas dioceses garantiu a fé do povo.
O Apostolado garantiu através da sua fé profunda em Cristo Jesus, no seu Sagrado Coração, na sua consagração ao Coração de Jesus, ao mesmo tempo, através da oração”, lembrou dom Juarez.
Oração – Oferecimento Diário.
Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje. Minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo que guiou a Jesus seja meu guia e meu amparo neste dia, para que eu possa ser testemunha do teu amor.
Logo na boa obra, e com fé, como também, na oração e vigilância, é o melhor combustível no desenvolvimento, evolução ao subirmos à escada do caminho, que nos Leva ao Reino, e obter à nossa morada, na csa do Pai, por meio da justa santidade.
Certanebte, e evidente, que é sempre com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja e da humanidade, pois rezo especialmente, pelas Intenções do Santo Padre para este mês:
Geral: Para que prevaleça entre os povos uma cultura de diálogo, de escuta e de respeito mútuo.
Missionária: Para que nos ambientes onde mais se percebe a influência do secularismo, as comunidades cristãs possam promover com eficácia uma nova evangelização.
Logo, que tenhamos humildade e devoção para realizar os colóquios, como recomenda Santo inácio de Loyiola, tio de São José de ANCHIETA, Apóstolo do Brasil, e Canarinho de Sempre deste país (em Coimbra, onde estudou, chamavam-no de: Canarinho de Coimbra), mas, onde ele morre, e se transforma no Santo Patrono deste Paí, e aqui temos Canarinhos, nada mais justo e digno, que façamos colóquios dos Exercícios Espírituais, e também, como recomenda nas suas obras Santa Teresa De Ávila ou de Jesus, especialmente – Caminho de Perfeição, como pede a seguir, como está posto:
a) Pai Nosso…
b) Ave Maria…
c) Glória ao Pai…
E à fonte Santuário Nacional – A12, e e Site da CNBB.
A devoç no Sagrado Coração de Jesus, está no Tratado das Categorias de Aristóteles, porquw é sempre relação de causa, cujo efeito está evidente, como desenvolvimento humano, crescimento, e colheita das primícias da vitória sobre à morte herdada em Adão, por meio da ressurreição. Logo Jesus com seu coração, aos que crescem sem colher no terreno alheio, como está poso em Gálatas 6:7, exatamente, como deve ser:
“7 Não vos enganeis: De Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá.”
Ora, a Unidade em Plenitude com o Sagrado Coração de Jesus, estabelece de per si, novo ciclo existencial, pelo fato de que, Jesus no seu amável coração, é solidariedade, êxito, verdade, bondade, prudência, coerência, e congruência, e realizar o caminho do Logos ensinado por Heráclito de Éfeso ao praticar:
“Tudo flui” (Panta Rhei).
O sagrado Coração de Jesus, proporciona, crescimento, especialmmente, ao convertido, e que tiver se libertado do pecado, porque o pecado lhe põe na sociedade do diabo, demônio, e pior, no covil de satã
Logo o coração de Jesus é ressurreição e vida, aquele que crê nele, mesmo que, esteja morto, viverá, João 11:25.
Pois como se enxerga no Evangelho de hoje, especialmente, transpassarem com com uma lança o coração de Jesus, não já morto, mas do coração sai água e sangue, imediatamente, como está em João 19:33-34.
Ora, não é digno o que fizeram com o coração amável e justo, pois o pecado deseja fazê-lo sagrar.
Logo isso aconteceu para que se cumprisse a escritura: “Nenhum de seus ossos será quebrado.” E em outra parte diz a Escritura: “Olharão para aquele que transpassaram.” João 19:36-37
Contudo, o objetivo dos Soldados é cumprir a determinação do Governador e dos Fariseus, porque não é permitido deixar nenhum corpo pendurado na cruz no dia de sábado, em face de ser dia de Páscoa.
Pois quebraram às pernas de dois, e quando chegaram próximo a Jesus, viram que estava morto.
Mas, no caso, entra à fidelidade de José de Arimatéia, que também, é discípulo de Jesus, e pede autorizaçaõ a Pilatos, para retirar o corpo de Jesus da Cruz, e Pilatos lhe deu autorização.
Logo José de Arimatéia e Nicodemos, que o descem da Cruz o corpo de Jesus e envolveram o corpo em lençol de pano.
Pois como diz a tradição, o corpo do Filho é posto nos braços da mãe, daí se originar o título de Nossa Senhora das Dores. João 19:31-32-38-39.
Por isto, à relevância da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus Do Tempo Comum, e a Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 19:31-37:
31
Era o dia da preparação para a Páscoa.
Os judeus queriam
evitar
que os corpos ficassem na cruz durante o sábado,
porque
aquele sábado era dia de festa solene.
Então pediram a
Pilatos
que mandasse quebrar as pernas aos crucificados
e
os tirasse da cruz.
32
Os soldados foram e quebraram as pernas de um
e depois do outro
que foram crucificados com Jesus.
33
Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto,
não
lhe quebraram as pernas;
34
mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança,
e logo saiu
sangue e água.
35
Aquele que viu, dá testemunho
e seu testemunho é verdadeiro;
e
ele sabe que fala a verdade,
para que vós também acrediteis.
36
Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura,
que diz: ‘Não
quebrarão nenhum dos seus ossos’.
37
E outra Escritura ainda diz:
‘Olharão para aquele que
transpassaram’.
Palavra da Salvação.
A paixão e morte de Jesus se inicia ao chegar ao Calvário, e é crucificado no meio de dois criminosos, Lucas 23:33.
E, Jesus dia:
Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo. Lucas 23:34.
Pos um dos condenados blasfemava e escarnecia de Jesus, mas, outro lhe disse:
- Jesus, lembra-te de mim quando vieres em teu reino.
E, \kesus acrescentou:
- Eu lhe garanto, hoje mesmo você estará comigo no paraiso. Lucas 23:42-43
Eis como é a humildade, daquele que pede socorro a Jesus, é razoável e funciona na prática.
Logo neste instante, temos o fato e evento formidável a bem da humanidade, pelo fato, de estar ao pé da cruz, sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleófas, e Maria Madalena, e também, o discipulo amado.
Então, Jesus disse à sua mâe:
“Mulher, eis aí teu filho.”
E, depois disse ao discípulo:
“Eis sí yus mãe.” E, desta hora em diante, o discípulo a aocolheu em sua casa. João 19:25-26-27
Evidente, que à manifestação de Jesus, mesmo em cruz, dignifica à humanidade com a filiação de Maria, pelo fato, de que Maria é ser sem mácula, digna, solidária, prudente, e auxíla os aflitos em suas dores, com habilitação como filhos do Pai.
Logo Maria, é cheia de graça, e bendita entre as mulheres, em razão de estar no conceito de Platão, A República, Livro III, pp. 109 e 110, 415a-e, Editora Martin Claret Ltda, 18ª Reimpressão, 2.016, como à verossímel “Alma de Ouro”, que esteve no planeta, e ato puro, potência ato, e Ser.
Logo eis àcausa do devocionário Mariano, que antes Platão, já dá prenúncio que na humanidade viria um ser capaz de proteger e guarnecer pela intercessão, como também dar de si, natureza humana ao verbo de Deus, que se feza carne, e habita entre nõs. João 1:14.
Na expressão de Caetano: - Ela é uma jóia!
Devemos agradecer ao Universo, por ter um Ser, Alma, existente, anterior aos Anjos, e por isto, que os anjos a amam, e Gabriel, desce enviado pelo Pai, para anunciar que Ela é a Mãe do Filho de Deus, nosso irmão na unidade, palavra, essenciaalmente, no caminho dlo reino, desde que, tenhamos o mérito da virtude.
O louvável é que o a colaboração da Mãe do Céu, não estaremos órfãos, e à peçonha das víboras não nos atingirão, poisexistirá a intercessão, junto ao exterminador o Arcanjo da Espada, que rapidamente, proceda a descida dos abutres, que desejam matar na miséria os idosos, à mulher, e pessoa com deficiência.
Rogamos todos os dias, em jejum e oração, que o Senhor Deus de bondade, pelo Espírito Santo, que seja repelido, urgentemente, à instituição de Covil de víboras, que ficam contando lorota e murmurando 1 Corintios 10:10.
Pois que seja abolido para sempre, abaixo com urgência, o covil de pecadores – raça de víboras, Mateus 12:34.
A fim de que, não estejamos refém da giletagem de platão.
Que o Sagrado Coração de Jesus, nos proteja contra os espíritos malgnos, e dos inimigos, que são muitos, sempre com internecessão da Sempre Mãe e Virgem Maria, pelos séculos, Amém.
Diante disto, pela graç generosa de Jesus e de seu coração, e pela intercessão de Nossa Senhora Rainha do Céu e da Terra, Padroeira do Brasil, e Auxílio dos Aflitos, e mais bela “Alma de Ouro” do Universo, que colabore e interceda pela harmonia, perdão, tolerância, e fraterndiade, com amor e sabedoria, que no Sagrado Coração de Jesus, sejamos verdaderamente, cidadãos do infinito. Amém!
Comentários