POIS NO EVANGELHO DE HOJE SE MEDITA E SE REFLETE QUE: O VOSSO AMOR DEVE OPOR-SE AO ÓDIO, Mateus 5:38-42. E QUE NOS LIBERTE DOS ABUTRES QUE NOS DESEJAM PARA CARNIÇA, DA PEÇONHA DA RAÇA DE VÍBORAS, DOS LOBOS DO HOMEM, PELA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, QUE SEJA ABOLIDA DE VEZ, À LEI DE TALIÃO DESTES POLÍCOS, CONHECIDOS COMO OS MAGOS NEGROS, CONHECIDO COMO: - GILETES. MÃE, CHEIA DA GRAÇA, INTERCEDA POR NÓS, E NOS DEFENDA CONTRA OS AGENTES DO MAL, OS PECADORES, E NOVOS FARISEUS DE PLANTÃO.

POIS NO EVANGELHO DE HOJE SE MEDITA E SE REFLETE QUE: O VOSSO AMOR DEVE OPOR-SE AO ÓDIO, Mateus 5:38-42. E QUE NOS LIBERTE DOS ABUTRES QUE NOS DESEJAM PARA CARNIÇA, DA PEÇONHA DA RAÇA DE VÍBORAS, DOS LOBOS DO HOMEM, PELA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, QUE SEJA ABOLIDA DE VEZ, À LEI DE TALIÃO DESTES POLÍCOS, CONHECIDOS COMO OS MAGOS NEGROS, CONHECIDO COMO: - GILETES. MÃE, CHEIA DA GRAÇA, INTERCEDA POR NÓS, E NOS DEFENDA CONTRA OS AGENTES DO MAL, OS PECADORES, E NOVOS FARISEUS DE PLANTÃO.





O que signifca segunda-feira, 14 de junho de 2.021?

Logo neste dia à meditação e reflexão, predicado do sensato, nos ensina como 1ª Leitura à Carta de São Paulo em 2º Coríntios 6:1-10; Salmo 97; e o Evangelho de São Mateus 5:38-42.

1. DA LEI DO OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE, abolida por Jesus no seu Evangelho de escrito por Mateus 5:38-42, eis a LEI DE TALIÃO:

Lei de talião ou pena de talião consiste na compensação ou reciprocidade do crime cometido por uma pena equivalente, por exemplo, punir um assassinato matando o assassino.

 Pela lei de talião o criminoso deve ser punido de forma equivalente à falta que ele praticou pela ação e ato, com evidente culpa e dolo.

A palavra talião é derivada do latim talio que significa “retribuição”.

É interpretada pela fórmula “olho por olho, dente por dente”.

A lei de talião é atribuída, originalmente, ao código babilônico de Hamurabi (datado de 1770-1750 a.C.). Foi utilizada por outros povos, como os hebreus que a inseriram no Êxodo, Levítico e Deuteronômio, livros do Antigo Testamento.

Quem ferir mortalmente um homem será condenado à morte. Quem ferir mortalmente um animal devolverá um semelhante: vida por vida”. Levítico 24, 17-18.

Teus olhos não o pouparão: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé”. Deuteronômio 19, 21.

No Sermão da Montanha, Jesus de Nazaré referiu-se à lei de talião e a contestou:

Ouviste o que foi dito: ‘Olho por olho, dente por dente’. Mas eu vos digo que não resistais ao malvado.

A quem te bater na face direita, apresenta também a outra. A quem quiser fazer demanda contigo para tomar a tua túnica, deixa levar também o manto. E se alguém te forçar a dar mil passos, anda com ele dois mil.” Mateus 5, 38-41.

O Alcorão, o livro sagrado do Islã, reafirma a lei de talião, mas admite a possibilidade do perdão:

E nós lhes prescrevemos que se pague vida por vida, olho por olho, nariz por nariz, orelha por orelha, dente por dente, e, também, para as feridas, o talião. Mas quem perdoar, seu perdão será sua expiação.” Sura 5, 45.

2. POIS NO EVANGELHO DE HOJE SE MEDITA E SE REFLETE QUE:

O VOSSO AMOR DEVE OPOR-SE AO ÓDIO, Mateus 5:38-42.

Estamos diante da lei do Talião: “Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, dente por dente”, embora à primeira vista pareça estar alimentando um sentimento de vingança, ela justamente deseja frear um ímpeto de vingança individual.

Vivemos em época caracterizada por ilegalidade. Que tem invadido nossa sociedade a um grau imprevisto e sem precedente. Os que fazem da lei a sua profissão, estão sendo convocados para repensar o propósito da lei na sociedade. Em nossos dias o indivíduo exige seus próprios direitos e o direito de agir como lhe apraz. Pouca consideração se dispensa ao efeito que isto possa ter sobre a vida de outrem.

Encontramos este princípio por todo o Novo Testamento. Vejamos o que Paulo diz. “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12:9-10). O justo manifesta amor. O amor é atencioso e altruísta. Como se revela esse amor?

Paulo disse:

Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram”. “Não vos vingueis a vós mesmos, amados [não vos apegueis a vossos direitos, não demandeis pelo que vos é devido], mas dai lugar à ira; porque está escrito:

A mim me pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor”. Se for cometido algum erro, o entregue ao Senhor. Não se vingue, não busque seus próprios direitos. “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.

Pois Paulo mostrou-nos o que nosso Senhor disse no capítulo 5 de Mateus:

A pessoa tem direitos.

Seus direitos foram violados. A pessoa pode exigir indenização. Mas o justo deixa esse problema com Deus, e demonstra amor e perdão até mesmo aos seus inimigos. Isso é justiça em ação.

Paulo menciona de novo este mesmo princípio em 1 Coríntios 6. Aqui ele luta com o problema de um crente recorrer ao tribunal contra outro crente para cobrar o que de direito lhe pertence.

Certo homem insistia em seus próprios direitos, e o apóstolo criticou o descrédito que esse testemunho trazia ao mundo incrédulo: “Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?”

Paulo disse que o sinal do homem piedoso é abrir mão de seus direitos para que possa manifestar o amor altruísta de Cristo.”

O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor”, diz o apóstolo Paulo em Romanos 13:10.

A lei nos dá direitos, mas também nos dá a liberdade de renunciar a eles, e assim manifestar a justiça de Cristo. Temos nossos direitos, e a Palavra de Deus os protege. Temos, também, a liberdade de renunciar a eles para demonstrar o amor de Cristo.

Não é a demanda por seus direitos que caracteriza o justo, mas o desistir deles é que destaca o homem que agrada a Deus.

Logo Jesus, no Evangelho de hoje, com as palavras, vai progressivamente nos conduzindo a ir além desta lei. Fazendo-nos reconhecer o não revide: oferecer a outra face; deixar também o manto; caminhar com ele dois mil passos. Jesus apresenta uma referência baseada, não na lei da justiça judaica, isto é, o que é devido a cada um, mas na lei da graça e do amor.

Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo:

Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá uma tapa na face direita, oferece-lhe também à esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires às costas a quem te pede emprestado.

Desta maneira, Ele nos leva ao mandamento da caridade, não só para melhor compreendê-lo, mas também como concretamente vivê-lo.

O Senhor nos ordena a dar a todos, tudo o que eles nos pedem: que todos sejam cumulados, por nossa generosidade, de tudo o que lhes falta.

Façamos de modo que eles não sofram nem de sede, nem de fome, nem da falta de vestes.

E então, seremos encontrados dignos dos bens que faltam a nós mesmos e que pedimos a Deus, pois o costume de dar nos merecerá obtê-los. Ademais, há mais alegria em dar do que em receber.

É urgente que aos nossos ouvidos soem as palavras de Jesus: vencer o mal com o bem, e tornar concreto em nosso agir o mandamento do amor fraterno.

Peçamos ao Senhor que encha nossos corações com as graças do Seu Espírito Santo; com amor, alegria, paz, paciência, bondade e humildade. E nos ensine a amar os que nos odeiam; a rezar pelos que nos perseguem.

E com o Seu auxílio, renunciar aos prazeres deste mundo e a desejar uma nova terra e novos céus.

Pai, não permita que a violência tome conta do meu coração; antes, torna-me capaz de responder, com gestos de amor, a quem me faz o mal.

Logo nesta 2ª- feira, da 11ª Semana Do Tempo Comum eis à prova de que Jesus nos diz sobre à Lei de Talião na Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

38 Ouvistes o que foi dito:
‘Olho por olho e dente por dente!’

39 Eu, porém, vos digo:
Não enfrenteis quem é malvado!

Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita,
oferece-lhe também a esquerda!

40 Se alguém quiser abrir um processo
para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!

41 Se alguém te forçar a andar um quilômetro,
caminha dois com ele!

42 Dá a quem te pedir
e não vires as costas a quem te pede emprestado.”

Palavra da Salvação.

CNB


3. OS MISTÉRIOS DA ALEGRIA:

Relembremos na segunda-feira o 1º MISTÉRIO DA ALEGRIA, contempla-se a Anunciação do Amkp â Maria:

Pois à causa da nossa remissão e perdão dos pecados, está no Anjo que desce em Nazaré à uma Virgem, que se chama Maria – Senhora, e o Anjo entrou onde ela está, e disse:

28 Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.”

E. o Sim, dito por Maria, dá início ao Plano de Salvação do Pai, e então, Maria, disse:

38 Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Lucas 1:27-28-38.

No 2º MISTÉRIO DA ALEGRIA, Maria visita sua prima Isabel.

Pois quando ela chega na casa de Zacarias e Isabel, Isabel, à enxerga:

42 Exclamou em alta voz:

Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” Lucas 1:42.

Logo o 3º MISTÉRIO DA ALEGRIA, sem dúvida é, pois é o nascimento de Jesus menino em Belém.

Evidente, que Maria como da geração da Casa de Daví, chega em Belém para cumprir o cadastramento Decretado pelo Imperador Augusto, e com José se dirige à Belém, e se cumpre o período da gestação:

7 E deu à luz seu filho promogênito, e envolvendo-o em faixas , reclinou-o num presépio, porque não havia lugares para eles na hospedagem.”

E, os Anjos catavam e louvavam:

14 Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens objetos da benevolência divina.” Lucas 2:7-14

O magos vindo da Pérsia, guiados pela estrela, chegaram e encontraram o menino nos braços de Maria, ajoelharam-se, e abriram seus tesouros, e ofereceram presentes:

ouro, inceso e mirra.” Mateus 2:1-11-15-16-17-18-19.

Então, estamos 4º MISTÉRIO DA ALEGRIA, está na apresentação de Jesus:

Evidente, que esta é Mãe, pois:

22 Concluidos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para apresentar ao Senhor,

23 conforme o que está escrito na Lei do Senhor: “Todo o primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor”,

24 e para oferecerem o sacrifício precrito pela Lei do Senhor, um par de rolas ou sois pombinhos.”

Logo vamos meditar no que o idoso Semeão dusse à Maria, porque ele foi avisado pelo Espírito, que não morreria sem enxergar o Salvador, e disse desta forma:

35 E quanto a você:

E uma espada transpassará a tua alma.” Lucas 2:35.

Logo para concluir, eis o que acontece no 5º MISTÉRIO DA ALEGRIA, pois na Festa de Páscoa jesus fica no Templo entre os Doutores.

Jesus ao entrar na adolescência com 12 (doze), é levado pelos Pais à Festa de Páscoa no Templo, em Jerusalém, decorrido os dias de festa, Maria e José retornam à Nazaré.

Pois percebem no caminho de volta à Nazaré, que Jesus não estava entre eles, e procuram em todo lugar, e até entre os parentes e conhecidos, e não encontraram Jesus, então, lembram-se e voltam ao Templo, e ao chegar enxergam Jesus entre os Doutores, respondendo e perguntando, e todos ficaram admirados, e ficam emocionados, e Maria disse:

48 “Meu filho, que nos fizeste? Eis que teu Pai e Eu andávamos a tua procura, cheios de aflição.”

49,Respondeu-lhes Ele:

Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?

61 Depois desce com eles para Nazaré, e é submisso.” Lucas 2:47-48-49-51.

4. O SANTO DO DIA:

Santa Clotilde, marcou a história política cristã da França

santa-clotilde A santa que lembramos neste dia marcou a história política cristã da França, já que era filha do rei Ariano. Santa Clotilde nasceu em Leão – França – no ano de 475, e ao perder os pais muito cedo, acabou sendo muito bem educada pela tia que a introduziu na vida da Graça.

Clotilde era ainda uma bela princesa que interiormente e exteriormente comunicava formosura, quando casou-se com um rei pagão, ambicioso e guerreiro, tendo com ele cinco filhos que acabaram herdando o gênio do pai. Como rainha Clotilde foi paciente, caridosa, simples e como mãe e esposa investiu tudo na conversão destes que amava de coração, por amor a Deus.

O soberano se propôs à conversão caso vencesse os alemães que avançavam sobre a França; ao conseguir este feito cumpriu sua palavra, pois tocado por Jesus e motivado pela esposa entrou na Catedral para receber o batismo e começar uma vida nova. O esposo morreu na Graça, ao contrário dos filhos revoltados e mortos a espada em guerras. Desta forma Santa Clotilde mudou para Tours, empenhou-se nas obras religiosas, e ajudou na construção de igrejas e mosteiros, isto até entrar no Céu em 545.

Santa Clotilde, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova e o Santuário Nacional – A12..

Diante disto, e pelas circunstâncias do Evamgelho de Jesus em Mateus 5:38-42, que nos ensina à nos livrar do ódio, emtão, que:

Nos livreis dos polticos que aplciam à pena de Talião, que estimulam à propina e corrupção, que são venais como Judas, nos livre do demônio travestido de raça de víboras, abutres em busca da carniça de idosos, mulher, e pessoa com deficiência aposentados por invalidez, que o exterminador faça-os descer rapidamente, a fim de se juntarem aos magos negros, e Nabucodonozor, Herodes, Calígola, Nero, Hitler, e seus sequases, e criem a repartição dos corruptos e cruèis no inferno,e rogamos a intercessão de Nossa Senhora Auxílio dos Aflitos, São Miguel Arcanjo guardião do Universo, Santo Antônio pelo responso, librais nos ladrões do nosso dinheiro, colabora com os idosos, mulheres, e pessoas com deficiência, e faça deles o que fizes com Pilatos, quando mostraste a Tibério à toalha com o rosto de Jesus, e narraste como foi que Pilatos condenara Jesus à morte, e todos os vítimas da vielência e da crueldade, Santa Verônica, com tua coragem e compaixão, rogai por nós, pois nós pelo jejum e oração recomendado por Jesus, para vencer a força do demônio, cuja força maligna está com eles, que nos defendei deles, a partir de agora, Mateus 17:21 e 26:41.

Pelo amor, sabedoria, justiça, perdão, e tolerância, pela força do desapego, e com Fraternidade protegei-nos sempre, Senhor, Amém!










Comentários

Postagens mais visitadas