COMO SÃO JOSÉ DE ANCHIETA E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PARECIDA SÃO PATTRONOS DO BRASIL, NESTE 9 DE JUNHO, VAMOS MEITAR DO QUE DISSE O SANTO EM SEU SERMAO DA ANUNCIAÇÃO DE MARIA; “POR ESTAS ÁGUAS ANDOU NOSSA MÃE TRINTA E TRÊS ANOS, ENQUANTO ELE VIVEU, PADECENDO COMO ELE E GUARDANDO-NOS A NÓS. AS ONDAS QUE A MIM ME HOUVERAM DE ALAGAR NO ABISMO DO INFERNO, COMO ME TINHAM ALAGADO NO ABISMO DO PECADO EMBARRARAM NA ARCA DELA, COMO BEM BETUMADA E MAIS FORTE QUE UMA ROCHA, POIS ERA MAIS FORTE QUE CRISTO JESUS QUE É PEDRA ANGULAR, QUEBRAM SEU FUROR, RECEBENDO EM SI A PENA DE MINHA CULPA.” Im Arquivo Romano da Companhia de Jesus (Epp. NN. 95) Anchieta, p. 117, Editrora Martin Claret Ltda,outono de 1.997

COMO SÃO JOSÉ DE ANCHIETA E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PARECIDA SÃO PATTRONOS DO BRASIL, NESTE 9 DE JUNHO, VAMOS MEITAR DO QUE DISSE O SANTO EM SEU SERMAO DA ANUNCIAÇÃO DE MARIA; “POR ESTAS ÁGUAS ANDOU NOSSA MÃE TRINTA E TRÊS ANOS, ENQUANTO ELE VIVEU, PADECENDO COMO ELE E GUARDANDO-NOS A NÓS. AS ONDAS QUE A MIM ME HOUVERAM DE ALAGAR NO ABISMO DO INFERNO, COMO ME TINHAM ALAGADO NO ABISMO DO PECADO EMBARRARAM NA ARCA DELA, COMO BEM BETUMADA E MAIS FORTE QUE UMA ROCHA, POIS ERA MAIS FORTE QUE CRISTO JESUS QUE É PEDRA ANGULAR, QUEBRAM SEU FUROR, RECEBENDO EM SI A PENA DE MINHA CULPA.” Im Arquivo Romano da Companhia de Jesus (Epp. NN. 95) Anchieta, p. 117, Editrora Martin Claret Ltda,outono de 1.997









Hoje, quarta-feira, 9 de junho de 2.021, é dia de São José de Anchieta, modelo de evangelização, e APÓSTOLO DO BRASIL, nosso primeiro Educador..

Evidente, que nos enche o coração de satisfação em trazer o nome desse Ser à nossa sincera e verdadeira devoção ao Primeiro Professor, e inspirador e o fundador da Cultura Brasileira. É com ele que o Brasil europeu se encontra com o Brasil índigena e nosso paíscomeça assumir umea identidade pópria. Ele foi, no dizer de Sílvio Romero, o mais antigo vulto de nossa história intelectual, que mais do que escrever sobre o Brasil, como fizeram muitos viajantes e cronistas daquela época, esperimentou a realidade do país durante a maior parte de sua existência e tornou-se, ainda em vida, um patriarca da nova terra, um mestre respeitado por todos, tanto europeus, quanto os nativo -índios.

Na pobreza material e espiritual do Brasil dos primeiros tempos, Anchieta criou uma obra das mais admiráveis, tornando-se, em muitos aspéctos, um pioneiro: Primeiro poeta, primeiro teatrólogo, primeiro gramático, primeiro humanista, primeiro Mestre Espiritual do Brasil.

Logo, eis à causa de ser conhecido como o “APÓSTOLO DO BRASIL.”

Pois o Santo, José de Achieta, nasceu em 1.534, escrever sobre o Brasil, como em San Cristobal de La Laguna, uma cidade situada na Ilha de Tenerife, que faz parte das Ilhas Canárias, localizada bem perto das Costas da África.

Essas ilhas haviam sido dominadas pela Espenha no final do século XV, portanto fazia pouco tempo que pertenciam à Espamha. Eram as ilhas que os romanos chavam de Canariae Fortunatae, isto é, as “Canárias Felizes”, e que os Gregos afirmavam ser os Capos Elísios, lugar da felicidade.. Toda ilha de Tenerife é uma montanha que se ergue, de um dos lados, a mais de 3.700 metros de altitude, dominada pelo pico de Teide, que é um vilcão extinto coberto eternamente de neves, que deu nome à ilha toda de: Tener Ife, Monte Branco, na língua primitiva dos povos da ilha.

Assim, foi nesse ambiente de natureza exuberante, dominado pela presença da monatanha branca, que o mmenino José de Anchieta nasceu, no dia 19 de março, dia de São José, razão do seu nome.

Seus pai estava a pouco tempo na ilha de Tenefife. Ele tinha vindo dos países Bascos da Espanha e tinha parentesco com a família de Inácio de Loyola, o fundador da mior ordem religiosa e maior organização educacional do mundo, aCompanhia de Jesus, criada em 1.540.

Como se sabe, os países bascos têm um cultura e uma língua próprias. As línguas bascas não se parecem e nada com as européias. Essa região e outras da Espanha se reveltaram em 1.519 contra o rei Carlos V da Espanha, e o pai de Anchieta, Juan de Anchieta, participu das revoltas contra o rei. Sufocado o movimmento, o pai de Anchieta teve de sair da Espanha para não sofrer perseguições do governo e foi para as ilhas Canárias em 1.522 para recomeçar sua vida.

Em 1,531 casa-se como Dona Mência de Clavijo y Liarena, que era descendentes dos conquistadores das Ilhas Canárias. Dona Merência era uma viúva que tinha dois filhos de seu primeiro casamento.

O menino José nasceu em 1.534 num grande sobrado onde residia sua família. Provavelmente teve contato com a língua basca falada por seu pai e tammbém com a língua guanche, faalada pelos primitivos habitantes da ilha de Tenerife que ainda estavam na ilha e serviam e serviam como empregados ou escravos.

Pois o próprio nome Anchieta é basco e significa Laguna, naquela língua.

Com quatorze em 1.547, anos de idade, o menino José foi mandado à Portugal por seu Pai para estudar, juntamente com meio irmão Pedro Nuñez, filho do primeiro casamento de sua mãe.

Em 1.550, prisão dos Professores de Anchieta acusados de Luteranismo.

Em 1.551, Anchieta igrssa na recém-fundada Compainha de Jesus, a última ordem Religiosa da igreja.

Em 1.552, manifesta-se a doença óssea que acompanhará, Anchieta por toda vida;

Em 1.553, chega ao Brasil, na esquadra de Duarte da Costa. Anchieta, aporta na Vila de São Vicente, no atual Estado de São Paulo, na Véspera de Natal.

Em 1.554, assiste a fundação de São Paulo de Piratininga, a celebração de uma missa no di 25 de janeiro, fia da conversão de São Paulo.

Pois em 1.555, Franceses calvinistas invadem a Baia da Guanabara, querendo alí instalar uma colônia francesa.

E, 1.560, os franceses são expulsos por Mem de Sá, terceiro Governador-Geral do Brasil.

Expulsos da Guanabara, os franceses inssstigam os Índios Tamoios contra os Portugueses.

Então, em 1.561, é escrito o Auto da Pregação Universal, primeira peça teatral feita no Brasil.

Pois em 1.562, no dia 9 de julho, a Vila de São Paulo é atacada por milhaes de Índios Tupís que queriam destruir a Vila. A vila resiste ao ataque.

Exatamente, 1.563, Anchieta e Nobrega vão para Iperoig, concentração dos tamoios pra propor negociações com os Portugueses.

Também, 1.563, é publicada, anonimamente, em Coimbra a obra De Gestis de Mendi Saa, de autoria de Anchieta. É primeira obra literária produzida no Brasil, só que em Latim.

1.564, franceses retornam a Baia da Gua nabara.

Está posta, em 1.565, Estácio de Sá, sobrinho de Men de Sá, entra na Baia da Guanabara e funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Logo em 1.567, em Salvador, Anchieta é ordenado sacerdote, pelo segundo Bispo do Brasil, Dom Pedro Leitão. Retorna para o sul onde assiste a Segunda Fundação do Rio de Janeiro e do colégio dos Juitas na cidade recém-fundada. Volta à São Vicente, onde fcará por mais alguns anos.

Em 1.578, Anchieta é nomeado Provincial da Companhia de Jesus no Brasil. O mais alto cargo daquela Ordem Religiosa no Brasil.

1.584, Anchieta escreve a informação do Brasil e de suas Capitanias Hereditárias, o mais importante histórico de sua autoria;

Ainda, em 1.587, é representado na Capela de São Lourenço, hoje, Niterói, o Auto de São Lourenço, sua mais famosa peça teatral.

Com pesar aos Brasileiros, 1.597, depois de ter levado uma queda de uma escada, quando prestava socorro ao menino índio, falece em Riretiba, atual Espírito Santo, no dia 9 de junho. Seu corpo foi levado por um cortejo de três mil índios, por cem quilômetros até Vitória, onde foi sepultado no Colégio dos Jesuitas, local que hoje, é Palácio do Governo. Vide Anchieta, pp. 11, 12, 13, 14, e 36, 37, 38, Editora Martin Claret Ltda, outono de 1.997.

Deixa-se, a reflexão publicada na página Deus Conosco, do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que presta reverência e homenagem ao Santo e Patrono do Brasil, como segue:

Bem-aventurado José de Anchieta Nascido nas Ilhas Canárias, pertencente a uma grande família de 12 irmãos, o santo de hoje viveu no século XVI. Por motivos de estudo, foi enviado para Coimbra – Portugal, local onde teve o primeiro contato com a Companhia de Jesus e com o testemunho de São Francisco Xavier.

Muitas coisas o levaram a discernir seu chamado à vida religiosa, e aos 17 anos diante de uma imagem de Nossa Senhora, ele fazia o seu compromisso de abandonar tudo e servir a Deus. Anchieta entrou na Companhia de Jesus em 1551, fez um noviciado exigente, e mesmo com a saúde frágil fez os seus votos de castidade, pobreza e obediência, em 1553.

Neste mesmo ano foi enviado para o Brasil, e chegando na Terra de Santa Cruz ele pôde evangelizar. Ainda não era sacerdote. Estudava Filosofia, Teologia, e sempre evangelizando, dando aulas, indo ao encontro dos indígenas.

Respeitava a cultura do povo, conheceu a língua Tupi-Guarani para melhor evangelizar. Homem fiel à santa doutrina, à sua congregação e acima de tudo, fiel ao Espírito Santo. Esteve em diversos lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo, Bahia etc. Consumia-se na missão.

José de Anchieta é um modelo para todos os tempos, para uma nova evangelização no poder do Espírito Santo e com profundo respeito a quem nos acolhe, a quem é chamado também a ser inteiro de Jesus.

Considerado o “Apóstolo do Brasil”, José de Anchieta foi beatificado em 22 de junho de 1980 pelo Papa João Paulo II, e no dia 3 de abril de 2014 foi declarado santo por intermédio de um decreto assinado pelo Papa Francisco.

São José de Anchieta, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova




4ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum, e no dia de São José de Amchieta, quando estudante em Coimbra pelo seu notável conhecimento chamava-no de o “Canarinho de Coimbra”, e peçamos que nos inspire e interceda por todos nós, junto com à Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,17-19:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

17 Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas.
Não vim para abolir,
mas para dar-lhes pleno cumprimento.

18 Em verdade, eu vos digo:
antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei,
sem que tudo se cumpra.

L9 Portanto, quem desobedecer
a um só destes mandamentos, por menor que seja,
e ensinar os outros a fazerem o mesmo,
será considerado o menor no Reino dos Céus.

Porém, quem os praticar e ensinar
será considerado grande no Reino dos Céus.

Palavra da Salvação! CNBB

Evidente, que nossa contemplação e meditação, no dia dos MISTÉRIOS DE GLÓRIA, mas nossa formidável Glória, e à possibilidade de lembrarmos no dia de sua morte o ilustre Ser como São José de Ancheita, grande devoto da Santa Mãe de Deus, que escreveu sua notável homem em poesia na áreoa do mar.

Na verdade, é o primeiro devoto de Nossa Senhora das terras Brasileiras, e também, o primeiro mestre da educação formal do Brasil. Logo o primeiro e mais notável professor, Santo, por sua obras.

Então, para Anchieta, que acreditava verdadeiramente, no primado da ressurreição, e por isso, colhe as primícias como Santo, em 1 Corintios 15:20.

É salutar porque percebe, que Jesus crucificado não está no sepulco, e crê: Por que procurar entre os mortos aquele que está vivo? Lucas 24:5

Com São José de Anchieta, Jesus levanta sempre os braços e, é levado ao céu. Marcos 16:19.

E com sua magistral intercessão, como o auxílio de Nossa Senhora, será mais dons e graças do Espírito Santo, que desceu no Cenáculo, como línguas de fogo na cabeça de cada um deles, e todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar línguas, conforme o Espírito permitia. Mateus 24:49, Atos 1:15 e 2:1-2-4-6-17-21.

Logo com São José de Anchieta, que hoje, é Canárinho do Brasil, certamente cantará à Assunção de Nossa Senhora, Maria cheia de graça, recebida pelo Pai, Filho e Espírito Santo, plos Arcanjos e Anjos, e Maria, pelo mérito da perfeição plena, e ato púro, ela colhe as primicias de ressurreição, e está no reino do céu, intercedendo por todos n´so, como está em Lucas 1:48-49, e i Corintios 15:20-22

Com a mesma dimensão, prestamos nossa devoção à Maria coroada Rainha do Céu e da Terra, justificada pela sua obra de intercessão que realiza diáriamente pela humanidade. Sua festa para celebrar como Rainha é o dia 22 de agosto.

Roguemos sua intercessão todos os dias, A

Quanto ao Engelho de hoje, pois Jesus não veio alterar a Lei, só veio mostrar ao homem que o reino de Deus, é à boa obra, e sobreviver no amor e na sabedoria.

O devir é abolir os pecadores, porque o pecado atrofia, e mata, como também faz descer sempre com indigestão, e o intestino do pecador, só joga para fora. Logo o pecado é sujeira, e mãos sujas, com olho gordo, com o glaucoma da inveja. O pecado é pior que cheiro do asno.

Logo o pecado é pandemia.

Que nos defei da raça de víbora, porque peçonha dos pecadores, fede.

Diante disto, cremos na harmonia divina, tolerância, e fraternidade humana.










Comentários

Postagens mais visitadas