AS CARTAS ESTÃO POSTAS, É SÓ JOGAR, POIS O RESULTADO, TAMBÉM.

É ir à praça, e se ouve dizer que no outro lado do Atlântico  ou lá no hemisfério norte  é melhor do que no hemisfério sul e nos trópicos.
O que deve ser o melhor?
Lá no hemisfério norte existe esquimó que fazem suas moradias em iglus, tudo por causa do gelo existente na área.
Na verdade, os povos do hemisfério norte possuem passaram muitas revoluções no decorrer dos últimos seis mil anos, também guerras, catástrofes climáticas e sísmicas, a última foi a IIª Grande Guerra Mundial, tendo como efeito, na época o fortalecimento do Estado providência e intervencionista, com base no capitalismo utilitário, baseado na produção de produtos em série, dentro da premissa da livre concorrência e de mercado, e da livre iniciativa. Na Europa e no USA, incluído o Canadá vigem regimes de Governo sob a vigilância do Parlamento. Observa-se que  todas as nações do grupo desenvolvido possui regime parlamentarista de poder, a Chefia de Estado e a Chefia do Governo são separadas, aquilo que se denomina de Gabinetes, ou Conselhos de Ministros. No Estados Unidos da América, o regime é presidencialista, mas o poder se encontra com o Congresso. O presidente Americano só pode realizar as ações administrativas e de Governo   com autorização das duas Casas do Congresso.
O caso Brasileiro é diferente, mesmo que digam que fizera uma cópia da Constituição Americana de sete artigos apenas, e as Emendas não ultrapassam a cinquenta, quando da Proclamação da República.
No entanto, o regime presidencial Brasileiro desde a origem traz consigo a cultura imperial, já que a deposição do Imperador não se dera pela via democrática, que pode ser o referendo ou um plebiscito, nem por meio de um processo revolucionário, mas, sim por meio de um Golpe na madrugada de 15 de novembro de 1889, sob o comando de Deodoro.
Ocorre, que se adotara a forma republicana, mas à prática, os hábitos e a cultura foi   adotada a existente no Império, pior, já que o Império a instalação se dera por meio legitimo, por meio do Decreto de declaração da independência, rompendo com a Coroa Portuguesa, cuja pretensão era retroceder no tempo à condição de Colônia, pois na época ou seja em 1922 o Brasil tinha o “status” de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves foi a designação oficial assumida em 16 de dezembro de 1815, a elevação do então Estado do Brasil (1621-1815.
Até 1930, a Primeira República houve uma série incontáveis de atropelos, inclusive o remanejamento entre São Paulo e Minas, apelidada da “Política de café com leite”.
O Governo instalado em 1930, que teve vários problemas, sendo o Governo nascido com apogeu dos regimes nazistas e fascistas na Alemanha e na Itália, e o planeta estava convivendo com os efeitos da Depressão Econômica de 1929. A crise de 1929 foi a que deu o gás necessário   ao acesso do poder no Rio de Janeiro, já que a economia mundial estava de mal a pior, existindo clima e ideologia para qualquer coisa feita, até o autoritarismo, já que Hitler se encontrava no seu auge, especialmente, com a instalação do Estado Novo em 1937.
Com fim da Guerra, e a promulgação da Constituição de 1946, com a proibição do jogo de azar pelo Presidente Dutra, como se no Brasil não existisse questão mais urgente que o jogo, sendo que atualmente, a CAIXA, encontra-se com todas as loterias, e o Estado fica com boa parte dela. Posteriormente, Getúlio volta ao poder pelo sufrágio universal, e aí começa a crise, em face das questões do Petróleo e a campanha “O Petróleo nosso”. Posteriormente vem o atentado contra Lacerda, um processo de impedimento na Câmara dos Deputados, onde Getúlio consegue ser absolvido pelos parlamentares. Segundo dizem, que dois meses depois, o Presidente pelo suicídio “deixa a vida para entrar na história”.
Depois veio Café Filho, que ficou doente, aí assume a Presidência Carlos Luz, como Carlos Luz foi parar no Navio, o cargo passa ao Presidente do Senado Nereu Ramos, que sob os auspícios de Marechal Henrique Batista Duffles Teixeira Lot, que garantiu a posse de JK. Depois vem o Jânio Quadro, que proibiu a briga de galos, e também, o uso de biquíni pelas mulheres nas praias cariocas, teve como efeito, a renúncia motiva pela existência das forças ocultas. Daí como não desejam o Jango como Presidente sob o argumento de que ele iria implantar no Brasil a República Sindicalista nos moldes Cubana e Soviética. Brizola comanda a “Campanha da Legalidade”, e por meio de uma negociação com os militares, por meio da implantação do regime parlamentar, tendo como Presidente do Conselho de Ministros Tancredo Neves. Posteriormente, volta o Presidencialismo, e o Jango é deposto, em 31 de março de 1964.
O regime militar é demais conhecido de todos.
Na década de 1990, já em vigência a Constituição de 1988, foi afastado pelo Senado o Presidente Collor em razão do esquema de corrupção desencadeado pelo PC Farias -  Paulo César Farias.
Hoje, temos uma situação semelhante, é o Senado Federal o responsável pelo cartão vermelho, já que o caso se trata de suposta violação das metas fiscais, melhor, decretos   que colocavam dotação orçamentária noutro lugar, cujas verbas foram para locais que estavam dentro do orçamento, mas o orçamento fora remetido ao Congresso Nacional com déficit.
O Presidente da Câmara manda abrir o Processo, e Comissão Especial votou o seu Relatório pela admissibilidade, pelo placar de 15x5.
E agora!
Quem dará as cartas?
O resumo é que se não existir a transformação dos hábitos pela educação, por meio do conhecimento, com os vícios impregnados nos comportamentos dos nossos políticos fica improvável que o novo Governo que virá por aí poderá ter o mesmo fim que o atual.
É sabido que no fundo existe uma guerra entre a divisão do capital e do trabalho.
Ocorre que a esquerda Brasileira, que assumiu o poder com o acesso do PT, e pelo fato de crescer demais o olho no dinheiro público, tendo se apropriado de bilhões de reais da PETROBRAS, dentro de uma organização criminosa nunca vista na humanidade, evidente, que o objetivo se tratava de projeto de longevidade no poder por meio de impedir o financiamento da campanha, só que a esquerda do poder nada humilde e nem austera se julgou como a senhora do patrimônio público, que para si se tratava de privado. Pois se é verdade que o Comunismo é o ideal final do socialismo, fato que não ocorreu por aqui.  Eles são os éticos, não são corruptos, mas o que pode constatar é que fizeram como se fez em muitos Países, notaremte no leste europeu, poucos muito ricos, e todos muito pobres.  O certo é que se julgar o dono da verdade, o que se conclui que não se faz a verdade pela via ideológica. A ideologia deles foi o que jogou todo sonho pelo ralo.
Por último, qualquer ser humano pode ter feito muitas ações boas, mas as ações boas não serão dignas de reconhecimento se não existir alguns pressupostos necessários ao reconhecimento das ações. Em primeiro lugar é preciso a fé e a crença, em segundo lugar é preciso ser digno e honesto, e terceiro lugar é preciso enxergar o homem como o sujeito da governabilidade, em quarto lugar é preciso não discriminar nenhum homem e mulher, e governar para todos, e por último, é preciso realizar obras, especialmente obras de saúde e educação, e as obras necessárias ao funcionamento e da economia e da produção.
Cartas marcadas, ou está destinada a cair e a morrer, e agora o que dizer e fazer?
Só nos resta refletir, nada mais.
As cartas estão postas, é só jogar, pois o resultado, também.

 

Comentários

Postagens mais visitadas