O HOMEM E A MULHER NECESSITAM CRESCER NO CONHECIMENTO DO BEM, O DESAPEGO É A CHAVE PARA NÃO RECEBER A ADVERTÊNCIA FEITA POR JESUS EM SÃO MARCOS 10:25, A SABER: "25. É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”.* CAUTELA, PORQUE QUANDO À CABEÇA NÃO PNSA, O CORPO, PADECE!



  O HOMEM E A  MULHER NECESSITAM CRESCER NO CONHECIMENTO DO BEM, O DESAPEGO É A CHAVE PARA NÃO RECEBER A ADVERTÊNCIA FEITA POR JESUS EM SÃO MARCOS 10:25, A SABER: "25. É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”.* CAUTELA, PORQUE QUANDO À CABEÇA NÃO PNSA, O CORPO, PADECE!

 (§21) Então, segunda-feira, às notícias fluem em razão  de satisfazer o ego e a vaidade humana, como se estivessem afortunados, em contradição aos pressupostos da presente Era de Aquários do século XXI, com seu ensaio no final do século XX, nos últimos suspiros da Era em Peixes, ntão, 22 de junho do ano da graça de 2.020.
À existência humana, feita na caminhada, com “o conhecimento de si mesmo’,  já que é elementar: O conhecimento  de si mesmo, ensinado por Sócrates, que subtrai o ensinamento do Oráculo de Delfos.
    No entanto, quando enxerguei  o título PRUDÈNCIA E JUSTIÇA,  em Eclesiástico 4:1-35, enxerguei o que faz com o homem e a mulher, com o agir focado no poder e no dinheiro, vaidade, ambição, avareza, orgulho, enfim, o que não está eticamente reto, e no bem, eis como está escrito:
“23 Meu filho, aproveita-te do tempo, e evita o mal;
24 para o bem de tua alma, e não te envergonhes de dizer a verdade,
25  pois há uma vergonha que conduz ao pecado, e uma cegonha que atrai a glória e a graça.
26 Eu teu próprio prejuízo não te mostres parcial, não mintas em prejuízo de tua alma.
27 Não tenhas complacências com as fragilidades do próximo,
28  não mantenhas uma palavra que pode ser salutar, não escondas tua sabedoria pela tua vaidade.
29 Pois a sabedoria faz-se distinguir pela língua; o bom senso, o saber e a doutrina,  pela palavra do Sábio; e a firmeza, pelos atos de justiça.
30 Não contradigas de nenhum modo a verdade, envergonha-te da mentira cometida por ignorância.
31  Não te envergonhas de confessar os teus pecados;  não te tornes escravo de nenhum homem que te leve a pecar.
32 Não ressita face a face ao homem poderoso, não te oponhas ao curso do rio.
33 Combates pela justiça, a fim de salvares tua vida; até a morte, combate ela justiça, e Deus combaterá  por  ti, contra teus inimigos.
34 Não sejas precipitado em palavras, e (ao mesmo tempo) covarde e negligente em tuas ações.
35 Não sejas como um leão em tua casa, que tua mão não seja aberta para receber, e fechada para dar.”
    Evidente, que ensinamento escrito em Eclesiástico 4:23-35, referente à justiça e prudência está adequada ao contexto situacional do tempo presente.
    Pensadores como     Aristóteles,  que dá o conceito de Felicidade como exercício e observância da Virtude, quando praticar, efetivamente, às vittdes, no conceito do Estagirita: Está feliz, em plenitude.
      Maço Túlio Cícero, estoico com é, igualmente, estabelecia na virtude, o melhor mio à transformação em Estoico, o que se deus, qua os avanços culturais e no conhecimento é necessário: 1) Fazer a ação predicar com o Ser; 2) E, às ações estarem sedimentadas ns virtudes, como: bondade, paciência, humildade, tolerância, temperança, ciência, discernimento,  inteligência, amor, sabedoria, e a justiça. Igualmente, o   Conhecimento, pelo fato de conhecer não adstrito à Erudição, à erudição é bom,  ajuda, pois o conhecimento está no pensar, raciocinar, e saber operar à ciência,  e discernir o resultado da equação. O conhecimento especificado em Eclesiástico, na questão em abordagem, concernente à justiça e prudência está posto como fundamento o desapego, limites na ação, e por fim, fé em si, acreditar na providência do Senhor Deus, especialmente, como iluminação, referente, atos e ações, notadamente, o mal, pôr o agente em vigília permanente no caminho do bem. Daí se deduz pelo acerto do Pensamento de Santa Teresa De Àvila – Itinerário Espiritual, p. 69, Paulus, 1ª edição em 1.999, 7ª Reimpressão em 2.013, em ela adverte sobre o apego e conceitua o desapego, e diz:
“O desapego é o estado da Alma que é livre de todo afeto desordenado e egoístico com relação a qualquer coisa ou pessoa.”
       E, segue à rflexão:
“Então, o desapego, como é fácil intuir, é ascese da liberdade. Isso significa que apegar-se a qualquer coisa ou a alguém reduz o fôlego da liberdade e limita-lhe os movimentos. Subjugar, dominar alguém ou alguma coisa atualiza o instinto de posse, mas limita liberdade porque,   justamente quando se acredita possuir,  se é, pelo contrário, possuído.
       A mão que agarra  não goza de liberdade justamente porque, perdendo algo, nuca  está livre. O itinerário do desapego coincide, assim, com o intinerario da liberdade. Quanto mais se é desapegado, tanto mais se e livre. E o inverso é também verdadeiro.”
Em substância o desapego é libertar-se,   abolir o egoísmo, pelo fato, de se saber, que o mais apegado à matéri está no ego individual. Logo o goismo desconhece o Eu superior, e nem poderia Ser: “14    Eu sou aquele que sou. E ajuntou.” Êxodo 3:14. Logo o egoísta não evoluirá para se transformar pelo pensamento em Ser, pelo fato de estar falso consigo e com o seu tempo tanto presente, quano no futuro. O egoísta não saberá porque Eros se apaixona pela Psique, nesse caso Grego, se compreende afinidade do amor e à Alma.
Contudo, vamos  nos conscientizar das verdades do desapego, com à Palavra Viva anunciada por Jesus Cristo, em São Marcos 10:20-21-22-23-24-25,  a seguir:
"20. Ele respondeu-lhe: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha mocidade”.
21. Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”.
 22. Ele entristeceu-se com essas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.
23. E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!”.
 24. Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: “Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!
25. É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”.
       No entanto, o Sabrado Coração e Jesus, no desapego, fulmina com os que gostam de poder e dinheiro, os que exploram, discriminam, caluniam, difamam, e injuriam, o perjúrio, quando em São Marcos 10:25,  disse com franqueza:  “25 É mais fácil passa um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.”
É bom ter consciência, e ficar objetivamente sacramentado que os pecadores, senhores da malvadeza, e da malvadeza, os arautos dos decaidos, não importa à condição, os primeiros pecaram pela ambição, em razão de desejar estar como deidades, e tiveram que trabalhar, plantar e colher, instalaram à Sala da ignorância, e inventaram à morte, e Eva prova do fruto proibido e diz, ser bom sabooso, e  o agravante: Viram que os olhos abriram-se. E,  perceberam que  estavam nus, e cobriram-se com folhas de figeira, é o que está posto em Gêneses 3:6-7. E, São Paulo, convertido no dia 25 de janeiro, na estrada de Damasco, cai do cavalo, e Jesus o diz: Saulo! Saulo! Por qu me persegues? Paulo o Saulo, estava como Chefe da Centúria que leva Estevã – Santo – à morte pelo martírio. Ele não foi o autor do ato, mas, pecou pela omissão (prevaricação). Logo à conversão de Paulo é ato  fato benéfico ao Cristianismo, sendo Ele o pregador na Grécia, natural de Tarso, sobrevoa como Tecelão,  boa obra sobre Paulo ´a de Huberto  Rohden. O importante é o  que nos lega, em 1coríntios 15:22,  ao dizer: “22 Com Adão todos morem, e com Cristo todos receberão  a Vida.”
       Saibam, que não devemos nos iludir (entrar na Maya), pois de Deus não se zomba, o que o homem semeia, isso mesmo colherá, em Gálatas 6:7.
Ao ler Santa Teresa de Jesus, que é a mesma, percebe-se que o exemplo que segue é aquele passado à humanidade de Maria, Mãe de Jesus, que sabia da sua interseção,  e da sua bondade, pelo fato da força da inquisição, e do vgor de Torquemada, que Ela não aceitava, também, ela medita os Éxercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyla, tio de ão José de Anchieta, mas, quem tivera bantante contato com Ela, segundo, informações é São João da Cruz. Santa Teresa nasceu em 1515-1582,  está  em Livro da Vida, Santa Teresa de Jesus, Paulus, 1ª Edição 1.883, 15ª Reimpressão em 2.018.

       (§22)  No contexto que nos encontramos inseridos, se não tivermos  existência disciplinada, consciente, e com discernimento, e como diz Santa, e Doutora Teresa, para vencer o mal estar, angstia, tristezas, infortúnio, faz-se necessário vigiar  orar, especialmente, à oração mental e pessoal, aprendi bastante de Santa Teresa, das técnicas da oração e da mesditação entre 1.972 a 1.974, pelo fato que n Espiritualidade não existe fatalidade e nem casualidade, porque o leva à Oração, é o estado de necessidade, e às circunstâncias, pois como escreve São Francisco de Sales: “Sou eu, mas, as minha circunstâncias.” O Terço, também, é uma forma de orar utilizada no Planeta Terra.
       No entanto, à âncora de nossas convicções em Nosso Senhor Jesus Cristo, está como foco, na Anuncação do Gabriel, à Jovem Virgem de Nazaré, na Galileia, que José a obtém como esposa num sorteio no Templo, e aquele que seu cajado se movimentasse, seria  esposo de Maria, de fato, é o eu aconteceu, conforme está em  São Lucas 1:26-27.
Mas, em São Lucas 1:28, acontece de fato à noticia de que Maria  está escolhida para ser e estar como Mãe do Filho unigênito do Pai, e: ’29 O Anjo foi entrando onde ela estava  disse: Ave, cheia d graça! O Senhor está com V  ocê.”
       Logo maria, depois de ouvir do Aecanjo Habriel, à justificação, e que o que seria feito, é obra do Espírito Santo, então em São Lucas 1:38, Maria diz seu formidável SIM: “38 Então maria disse: Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E, o anjo se afetou dela.”
Pois o Arcanjo a disse que Isabel estava grávida de João Batista, e à Jovem si de Nazaré, atravessas às montanhas,  chega na casa de Isabel, que é sua parenta, mas Isabel sente sua presença, e  faz vneração, quando: “42 Com  grande grito exclama:  Você é bendita entre as mulheres e bendito é o fruto de seu ventre.”  Veja o diz Maria em São Lucas 1:46-48: “46 Então Maria disse: Minha alma proclama a grandeza do Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou  à humilhação de sua Serva.”
Então, Maria permanece três meses com Isabel, e   se dirige à Belém cidade de origem de Maria e de José, mas é a cidade em Raquel, Mão de José do Egito está Sepultada, como está em Gêneses 35:19-20. O motivo da ida à Belém, cidade do Rei Davi, em observância ao Censo Decretado pelo Impeador Otávio Augustoe chegaram na cidade, e chega os dias de nascer o filho, e em São Lucas  2:7, e: “7  Maria deu a luz a seu filho primogênito, envolveu em faixas, e o deitou em uma manjedoura, porque não havia liga para eles na hospedaria. “ (observa-se no original, o étimo utilizado é: Presépio)
Nosso louvor, e agradecimento pelo nascimento do Menino Jesus, nos aliamos aos Anjos, e fizemos nossa à suas palavra em   São Lucas 2:14: “14 E os anjos cantavam: Glória Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por Ele amados.”
       O caminho seguido por  Menino Jesus, é observar a tradição e ser levado ao Templo, para apresenta-lo o Pai, nos dias da  purificação, e no caminho encontram o idoso Semeão, que o Espírito lhe havia dito, que não morreria sem antes ver com os olhos o Salvado – Messias, e Semeão abençoa, e diz á Maria, que: Que uma espada irá transpassar tua alma, como está em São Lucas 2:22-26-28-29-31-32-34-35-39-40.
E agora? Jesus adolescente com 12 anos de idade, ao ir no Templo, resolve ficar lá,  perguntando e respondendo entre os Doutores. Depois de três dias de procura à Mãe e o Pai, e procuram, e depois os encontram no Templo sentado entre os Doutores. E sua Mãe emocionada lhe pergunta: Meu filho, por que fizeste isso conosco, não sabia que teu pai e eu estávamos a sua procura? E Ele respondeu: Não sabiam que eu estava ocupado com às coisas de meu Pai. São Lucas 2:48-49.
       O ato é preocupação legitima de Mãe, que dá exemplo de conhecer á boa regra de educação. O que disse Jesus, e testemunho da missão que viera realizar em nome do Pai. O que não se reprova, mas, se admira com precisão, e o momento da história.
Dito isto, no caso, deve-se meditar na advertência de Jesus, sobre o reino que está em São marcos 10:21-22-25,  e cautela e caldo de galinha, não faz à ninguém, e com consciência conhecer o faz o apego, e à razão do camelo passar no fundo da agulha, do que o Rico entrar no reino do céu. Refletir  o que diz o Eclesiástico 4:1-35;
Igualmente, compreender o significado do desapego no valor da liberdade, como fizeram Maria, Mãe de Jesus, quando diz o SIM em São Lucas 1:38, Santa Teresa De Ávila, e anteriormente, São Clara de Assis.
       O essencial é invisível aos olhos, mas o coação sintonizado, e na benção e na graça do Pai e do Espírito Santo, no cumprimento da Palavra do Filho, esteja em paz, porque aquele que beber da água, não voltará a ter sede.
Reflita  e medita, e vigiai e orai,  para não cair na tentação.




















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