O HOMEM E A MULHER NECESSITAM CRESCER NO CONHECIMENTO DO BEM, O DESAPEGO É A CHAVE PARA NÃO RECEBER A ADVERTÊNCIA FEITA POR JESUS EM SÃO MARCOS 10:25, A SABER: "25. É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”.* CAUTELA, PORQUE QUANDO À CABEÇA NÃO PNSA, O CORPO, PADECE!
O HOMEM E A
MULHER NECESSITAM CRESCER NO CONHECIMENTO DO BEM, O DESAPEGO É A CHAVE
PARA NÃO RECEBER A ADVERTÊNCIA FEITA POR JESUS EM SÃO MARCOS 10:25, A SABER: "25.
É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no
Reino de Deus”.* CAUTELA, PORQUE QUANDO À CABEÇA NÃO PNSA, O CORPO, PADECE!
(§21) Então, segunda-feira, às notícias fluem
em razão de satisfazer o ego e a vaidade
humana, como se estivessem afortunados, em contradição aos pressupostos da
presente Era de Aquários do século XXI, com seu ensaio no final do século XX,
nos últimos suspiros da Era em Peixes, ntão, 22 de junho do ano da graça de
2.020.
À
existência humana, feita na caminhada, com “o conhecimento de si mesmo’, já que é elementar: O conhecimento de si mesmo, ensinado por Sócrates, que subtrai
o ensinamento do Oráculo de Delfos.
No
entanto, quando enxerguei o título PRUDÈNCIA
E JUSTIÇA, em Eclesiástico 4:1-35,
enxerguei o que faz com o homem e a mulher, com o agir focado no poder e no
dinheiro, vaidade, ambição, avareza, orgulho, enfim, o que não está eticamente reto,
e no bem, eis como está escrito:
“23
Meu filho, aproveita-te do tempo, e evita o mal;
24
para o bem de tua alma, e não te envergonhes de dizer a verdade,
25 pois há uma vergonha que conduz ao pecado, e
uma cegonha que atrai a glória e a graça.
26
Eu teu próprio prejuízo não te mostres parcial, não mintas em prejuízo de tua
alma.
27
Não tenhas complacências com as fragilidades do próximo,
28
não mantenhas uma palavra que pode ser
salutar, não escondas tua sabedoria pela tua vaidade.
29
Pois a sabedoria faz-se distinguir pela língua; o bom senso, o saber e a
doutrina, pela palavra do Sábio; e a
firmeza, pelos atos de justiça.
30
Não contradigas de nenhum modo a verdade, envergonha-te da mentira cometida por
ignorância.
31 Não te envergonhas de confessar os teus
pecados; não te tornes escravo de nenhum
homem que te leve a pecar.
32
Não ressita face a face ao homem poderoso, não te oponhas ao curso do rio.
33
Combates pela justiça, a fim de salvares tua vida; até a morte, combate ela
justiça, e Deus combaterá por ti, contra teus inimigos.
34
Não sejas precipitado em palavras, e (ao mesmo tempo) covarde e negligente em
tuas ações.
35
Não sejas como um leão em tua casa, que tua mão não seja aberta para receber, e
fechada para dar.”
Evidente, que ensinamento escrito em
Eclesiástico 4:23-35, referente à justiça e prudência está adequada ao contexto
situacional do tempo presente.
Pensadores como Aristóteles, que dá o conceito de Felicidade como exercício
e observância da Virtude, quando praticar, efetivamente, às vittdes, no
conceito do Estagirita: Está feliz, em plenitude.
Maço Túlio Cícero, estoico com é, igualmente, estabelecia na virtude, o
melhor mio à transformação em Estoico, o que se deus, qua os avanços culturais
e no conhecimento é necessário: 1) Fazer a ação predicar com o Ser; 2) E, às
ações estarem sedimentadas ns virtudes, como: bondade, paciência, humildade,
tolerância, temperança, ciência, discernimento,
inteligência, amor, sabedoria, e a justiça. Igualmente, o Conhecimento, pelo fato de conhecer não
adstrito à Erudição, à erudição é bom,
ajuda, pois o conhecimento está no pensar, raciocinar, e saber operar à
ciência, e discernir o resultado da
equação. O conhecimento especificado em Eclesiástico, na questão em abordagem,
concernente à justiça e prudência está posto como fundamento o desapego,
limites na ação, e por fim, fé em si, acreditar na providência do Senhor Deus, especialmente,
como iluminação, referente, atos e ações, notadamente, o mal, pôr o agente em vigília
permanente no caminho do bem. Daí se deduz pelo acerto do Pensamento de Santa
Teresa De Àvila – Itinerário Espiritual, p. 69, Paulus, 1ª edição em 1.999, 7ª Reimpressão
em 2.013, em ela adverte sobre o apego e conceitua o desapego, e diz:
“O desapego é o estado da Alma que é
livre de todo afeto desordenado e egoístico com relação a qualquer coisa ou
pessoa.”
E, segue à rflexão:
“Então, o desapego, como é fácil intuir,
é ascese da liberdade. Isso significa que apegar-se a qualquer coisa ou a
alguém reduz o fôlego da liberdade e limita-lhe os movimentos. Subjugar, dominar
alguém ou alguma coisa atualiza o instinto de posse, mas limita liberdade
porque, justamente quando se acredita possuir, se é, pelo contrário, possuído.
A mão que agarra não goza de
liberdade justamente porque, perdendo algo, nuca está livre. O itinerário do desapego coincide,
assim, com o intinerario da liberdade. Quanto mais se é desapegado, tanto mais
se e livre. E o inverso é também verdadeiro.”
Em substância o desapego é libertar-se, abolir
o egoísmo, pelo fato, de se saber, que o mais apegado à matéri está no ego
individual. Logo o goismo desconhece o Eu superior, e nem poderia Ser: “14 Eu sou
aquele que sou. E ajuntou.” Êxodo 3:14. Logo o egoísta não evoluirá para se
transformar pelo pensamento em Ser, pelo fato de estar falso consigo e com o
seu tempo tanto presente, quano no futuro. O egoísta não saberá porque Eros se
apaixona pela Psique, nesse caso Grego, se compreende afinidade do amor e à Alma.
Contudo, vamos nos conscientizar das verdades do desapego,
com à Palavra Viva anunciada por Jesus Cristo, em São Marcos 10:20-21-22-23-24-25,
a seguir:
"20. Ele respondeu-lhe: “Mestre,
tudo isso tenho observado desde a minha mocidade”.
21. Jesus fixou nele o olhar, amou-o e
disse-lhe: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres
e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”.
22. Ele entristeceu-se com essas palavras e
foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.
23. E, olhando Jesus em derredor, disse a
seus discípulos: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!”.
24. Os discípulos ficaram assombrados com suas
palavras. Mas Jesus replicou: “Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de
Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!
25. É mais fácil passar o camelo pelo
fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”.
No entanto, o Sabrado Coração e Jesus, no desapego, fulmina com os que
gostam de poder e dinheiro, os que exploram, discriminam, caluniam, difamam, e
injuriam, o perjúrio, quando em São Marcos 10:25, disse com franqueza: “25 É mais fácil passa um camelo pelo fundo
de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.”
É bom ter consciência, e ficar
objetivamente sacramentado que os pecadores, senhores da malvadeza, e da
malvadeza, os arautos dos decaidos, não importa à condição, os primeiros
pecaram pela ambição, em razão de desejar estar como deidades, e tiveram que
trabalhar, plantar e colher, instalaram à Sala da ignorância, e inventaram à
morte, e Eva prova do fruto proibido e diz, ser bom sabooso, e o agravante: Viram que os olhos abriram-se. E,
perceberam que estavam nus, e cobriram-se com folhas de
figeira, é o que está posto em Gêneses 3:6-7. E, São Paulo, convertido no dia
25 de janeiro, na estrada de Damasco, cai do cavalo, e Jesus o diz: Saulo!
Saulo! Por qu me persegues? Paulo o Saulo, estava como Chefe da Centúria que
leva Estevã – Santo – à morte pelo martírio. Ele não foi o autor do ato, mas,
pecou pela omissão (prevaricação). Logo à conversão de Paulo é ato fato benéfico ao Cristianismo, sendo Ele o
pregador na Grécia, natural de Tarso, sobrevoa como Tecelão, boa obra sobre Paulo ´a de Huberto Rohden. O importante é o que nos lega, em 1coríntios 15:22, ao dizer: “22 Com Adão todos morem, e com
Cristo todos receberão a Vida.”
Saibam, que não devemos nos iludir (entrar
na Maya), pois de Deus não se zomba, o que o homem semeia, isso mesmo colherá,
em Gálatas 6:7.
Ao ler Santa Teresa de Jesus, que é a
mesma, percebe-se que o exemplo que segue é aquele passado à humanidade de Maria,
Mãe de Jesus, que sabia da sua interseção,
e da sua bondade, pelo fato da força da inquisição, e do vgor de
Torquemada, que Ela não aceitava, também, ela medita os Éxercícios Espirituais
de Santo Inácio de Loyla, tio de ão José de Anchieta, mas, quem tivera bantante
contato com Ela, segundo, informações é São João da Cruz. Santa Teresa nasceu
em 1515-1582, está em Livro da Vida, Santa Teresa de Jesus,
Paulus, 1ª Edição 1.883, 15ª Reimpressão em 2.018.
(§22) No contexto que nos encontramos
inseridos, se não tivermos existência
disciplinada, consciente, e com discernimento, e como diz Santa, e Doutora Teresa,
para vencer o mal estar, angstia, tristezas, infortúnio, faz-se necessário vigiar orar, especialmente, à oração mental e
pessoal, aprendi bastante de Santa Teresa, das técnicas da oração e da mesditação
entre 1.972 a 1.974, pelo fato que n Espiritualidade não existe fatalidade e
nem casualidade, porque o leva à Oração, é o estado de necessidade, e às
circunstâncias, pois como escreve São Francisco de Sales: “Sou eu, mas, as minha
circunstâncias.” O Terço, também, é uma forma de orar utilizada no Planeta
Terra.
No entanto, à âncora de nossas convicções em Nosso Senhor Jesus Cristo,
está como foco, na Anuncação do Gabriel, à Jovem Virgem de Nazaré, na Galileia,
que José a obtém como esposa num sorteio no Templo, e aquele que seu cajado se
movimentasse, seria esposo de Maria, de
fato, é o eu aconteceu, conforme está em
São Lucas 1:26-27.
Mas, em São Lucas 1:28, acontece de fato
à noticia de que Maria está escolhida
para ser e estar como Mãe do Filho unigênito do Pai, e: ’29 O Anjo foi entrando
onde ela estava disse: Ave, cheia d
graça! O Senhor está com V ocê.”
Logo maria, depois de ouvir do Aecanjo Habriel, à justificação, e que o
que seria feito, é obra do Espírito Santo, então em São Lucas 1:38, Maria diz
seu formidável SIM: “38 Então maria disse: Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se
em mim segundo a tua palavra. E, o anjo se afetou dela.”
Pois o Arcanjo a
disse que Isabel estava grávida de João Batista, e à Jovem si de Nazaré,
atravessas às montanhas, chega na casa
de Isabel, que é sua parenta, mas Isabel sente sua presença, e faz vneração, quando: “42 Com grande grito exclama: Você é bendita entre as mulheres e bendito é o
fruto de seu ventre.” Veja o diz Maria
em São Lucas 1:46-48: “46 Então Maria disse: Minha alma proclama a grandeza do
Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou à humilhação de sua Serva.”
Então, Maria
permanece três meses com Isabel, e se dirige à Belém cidade de origem de Maria e
de José, mas é a cidade em Raquel, Mão de José do Egito está Sepultada, como
está em Gêneses 35:19-20. O motivo da ida à Belém, cidade do Rei Davi, em observância
ao Censo Decretado pelo Impeador Otávio Augustoe chegaram na cidade, e chega os
dias de nascer o filho, e em São Lucas 2:7,
e: “7 Maria deu a luz a seu filho primogênito,
envolveu em faixas, e o deitou em uma manjedoura, porque não havia liga para
eles na hospedaria. “ (observa-se no original, o étimo utilizado é: Presépio)
Nosso louvor, e agradecimento
pelo nascimento do Menino Jesus, nos aliamos aos Anjos, e fizemos nossa à suas
palavra em São Lucas 2:14: “14 E os anjos cantavam: Glória
Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por Ele amados.”
O caminho seguido por Menino Jesus, é observar a tradição e ser
levado ao Templo, para apresenta-lo o Pai, nos dias da purificação, e no caminho encontram o idoso
Semeão, que o Espírito lhe havia dito, que não morreria sem antes ver com os
olhos o Salvado – Messias, e Semeão abençoa, e diz á Maria, que: Que uma espada
irá transpassar tua alma, como está em São Lucas 2:22-26-28-29-31-32-34-35-39-40.
E agora? Jesus
adolescente com 12 anos de idade, ao ir no Templo, resolve ficar lá, perguntando e respondendo entre os Doutores.
Depois de três dias de procura à Mãe e o Pai, e procuram, e depois os encontram
no Templo sentado entre os Doutores. E sua Mãe emocionada lhe pergunta: Meu
filho, por que fizeste isso conosco, não sabia que teu pai e eu estávamos a sua
procura? E Ele respondeu: Não sabiam que eu estava ocupado com às coisas de meu
Pai. São Lucas 2:48-49.
O ato é preocupação legitima de Mãe, que
dá exemplo de conhecer á boa regra de educação. O que disse Jesus, e testemunho
da missão que viera realizar em nome do Pai. O que não se reprova, mas, se
admira com precisão, e o momento da história.
Dito isto, no
caso, deve-se meditar na advertência de Jesus, sobre o reino que está em São
marcos 10:21-22-25, e cautela e caldo de
galinha, não faz à ninguém, e com consciência conhecer o faz o apego, e à razão
do camelo passar no fundo da agulha, do que o Rico entrar no reino do céu. Refletir
o que diz o Eclesiástico 4:1-35;
Igualmente,
compreender o significado do desapego no valor da liberdade, como fizeram
Maria, Mãe de Jesus, quando diz o SIM em São Lucas 1:38, Santa Teresa De Ávila,
e anteriormente, São Clara de Assis.
O essencial é invisível aos olhos, mas o
coação sintonizado, e na benção e na graça do Pai e do Espírito Santo, no
cumprimento da Palavra do Filho, esteja em paz, porque aquele que beber da água,
não voltará a ter sede.
Reflita e medita, e vigiai e orai, para não cair na tentação.
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