A FRATERNIDADE HUMANA ESTÁ NO EXEMPLO APRESENTADO POR JESUS DE NAZARÉ NA PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO (SÃO LUCAS 10:33-37)

Certamente, à existência não é: "Á vida é um palco iluminado, se vivia vestido de dourado, palhaço das perdidas ilusões." (da letra Chão de Estrelas, de Silvio Caldas).
Pois à existência possui como objeto de: Edicação construida formalmente, por meio do aprendizado, que o ensino saia do método bancário, em que, o edcando está, apenas, como caixa de depósito de arquivos obsoletos, em desuso às vezes, serve como ideologia da - tiranocracia - (A Política, Aristóteles), formador de déspotas, aliciadores pela propina e a corrupção cultural, e por fim, pela demagogia, pervertem à democracia, e julgam normal condenarem Sócrates sobre acusação de: - Perverter os jovéns da Grécia, exatamente, o Ateniense, com o está em Platão, Diálogo , em Aplologia de Sócrates, p. 37, Hemus - Livraria Editora Ltda, com esse relato:
"Introdução à Apologia de Sócrates:
Segundo Diógenes Laércio foi a seguinte acusação apresentada e m janeiro de 399 A. C, contra Sócrates:
"A seguinte acusaçao esc reve e jura Meleto, filho de \meleto, Piteo, contra Sócrates da Alopécia, filho de Sofronisco, do demo da Alopécia. Sócrates é culpado de reconhecer os deuses que o Estado reconhece, e de introduzir novos cultos, e também, é culpado de corromper a juventude. Pena, a morte."
O Estado de Atenas não podia mover ações, m as um cidadão o poderia, assum indo entretanto completa responsabilidade por isso, se a acusação não fosse considerada proc edente pelo jurí. O ac usador era Meleto, mas não apenas ele, também Anito e Licon, com igual direito de palavra no desenvolvimento do processo. Meleto, era por assim dizer, o a cusador oficial e nada implica que o acusador oficial devesse ser o m ais respeitável, hábil ou tem ível, era apenas aquele que assinava a acusação."
Logo, pelo conhecimento de história dahumanidade, sabe-se que no período em que S´crates, é condenado àmorte, em beber cicuta. Pois à condenação à morte do Pensador notável, cuida-se no dizer de Aristóteles, Plítica, de maligna estratégia dos Tiranos (em númeor de trinta e seis, incluido, Dionísio, da Cicília), que os partidários da Tirania, entre eles, Meleto,Anito, e Licon, que sobre a batuta do maestro Tirano, cantavam e dançavam,música de Caos, na orgia em Hades.
Evidente, que no caso de Sócrates Tiranos e os arautos, cumpriam executar o mandamento dos demônios, pois ceifar à cida do Sábio estão comprom etidos com o vício e pecado mortal, do quinto o mmandamento -Não matar. Êxodo 20:13, e à Tiranocracia, classe nominada por Ariatóteles, porque considera o conjunto da maldade e crueldade, então, aplicação concretamente, o lecionado em 1 João 3:8.
Ora, espe cíficamente, á condenação do sábio e Filósofo Sócrates, encontra-se na inexist~enci de fundamentos, e princípios atualmente, expostos e defendidos nos Direitos Humanos, na aporvação pela ONU, da Convenção dos Direitos da Pessoa Humana, em 10 de dezembro de 1.948, cujo mandamento da liberdade legal, igualdade e fraternidade, estavam na Declarçãp de Direitos, conforme está nos Artigos 1º , 2º, 3º, 4º, 5º. 6º , 7º, da DECLARAÇÃO FRANCESA DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO, DE 26 DE AGOSTO DE 1.789, que prec eitua o seguinte princípio universal:
"Art.1º. - Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ser fundada sobre a utilidade comum.
Art. 4º. A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique a outrem; assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limite senão os que asseguram aos outros mem bros da sociedade a fruição destes mesmos direitos . Estes li mites só podem ser deter minado pela Lei."
Contudo, se constanta que à ac usação proposta contra Sócrates, fere a dignidade humana, como também, não existiu à presunção de inocência até o trânsito em julgado da Sentença , com decreto de morte, imposto a Sócrates, além de violação de direitos fundamentais e humanos, enxerga-se ausência de: "amor ao próximo como a si mesmo." São Marcos 12:31; também, o discernimento do efeito do bem emal; e reconhecimento da igualdade como filho da terra, Deus, pela unidade da Fraternidade Humana.
Evidente, que à condenação de Jesus de Nazaré acontece pela inveja dos fariseus, como reconhece Pilatos, em São Mateus 27:18, inicialmente pela trairagem de Judas, que com um beijoe trinnta moedas de prata wnrega o Mestre ao grupo de fariseus, comandados por Caifás e Anás, com o se encontra descrito em São Mateus 26: 2-3-4-5-14-15-21-23- 47-48-49-51.
Evidente, que são os dois julgamentos praitcados contra o respeito à dignidade humana, especialçmente, no caso de Jesus de Nazaré além da traição, propina e corrupção, mais grave, ausência da defesa técnica,procedida pelo advogado, pois escribas e fariseus, na governanaça de Pôncio Pilatos, transformado em Juiz cometem crueldade, violência, e o tratam como marginal, e até o coroaram com espinhos, como narra São Mateus 27:29; e levaram Jesus a carregar nos ombros a sua cruz, em São Marcos 15:21; à hipocrisia da víbora, pois ilatos manda trazer água e leva às mãos, e disse: Eu não sou responsável pelo sangue deste homem, São Mateus 27:24.
Logo, c omo se verifica à ação humana movimennta-se pela conveniência e interesse, e jamais pela via da razoabilidade, como bem diz Clara Codd, ATécnica da Espiritualidade, p. 64 e 65, Editora Teosófica, 2.013, em parte adicionada da obra de Annie Besant, que ensina:
"3. Mental: Humildade, consciência altruística, contentammento, generosidade.
A verdadeira humildade não consiste em fazermos pouco de nós mesmos, o que frequêntemente significa orgulho invertido. Consiste em nunca pensarmos em nós mesmos.
O contentamento significa a compreensão de que ninguém tem aquilo que não seja seu por destino, e que a vida tem boas intenções conosco.
O amor generoso e fraterno anula a inveja e acobiça; quanto mais dermos aos outros mais a vida nos dará.
"Dai e vos será dado: boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também" (Lucas 6:36)
Logo, pela apliicação da lógica, como bem leciona Clara Codd, com a existência dapremissa maior na formação do silogismo, pela verdade irretocável, que:
"O amor generoso e fraterno anula a inveja e acobiça;" e faz renascer o novo homem, e o despojamento do homem velho emJesus Cristo, como ensina o Apóstolo Paulo, Em Efésios 4:22-24-25, com lucidez e propriedade diz:
"24. e revestí-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e sa ntidade.
25. Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo averdade, pois somos membros uns dos outros."
No entanto, o que se percebe, em razão domarco contextual que estamos inseridos, que à causa da violência, do abuso contra idosos e idosas com deficiência, possuidores de enfermidade limitativa e permanente está nna prática na falta (ausência) do bem que conduz à Senda do Reino, e cumpre os direitos humanos da igualdade e não-discriminação. e estabelecer efetivamente, o altruismo com solidariedade,e justiça por executar o mandammento do: - Amor generoso e fraterno.
Logo de vez, pela Fraternidade Humana, ensinada por São Fran cisco de Assis, A Regra de São Franc isco de Assis, p. 46 e 147, Editora Vozes, 2. 013, em que estabelece:
" Capítulo VIII
A eleição do Ministro Geral desta fraternidade e do Capítulo de Pentecostes.
Todos os irmãos devem ter sem pre um dos irmãos desta Religião como Minsitro Geral e servo de toda esta fraternidade e estejam firmemente obrigados a obedecer-lhe."
E diz mais:
"A casa-f A Fraternidade é regida pela lei damisericórdia e do amor fraterno e não pela lei da justiça redzida am edidas jurídicas, embora não possa estar ausente."
Porém, quando se exige de si mesmo disciplinna, austeridade, retidão e honestidade, livrar-se do egoismo, condutor do apego ao poder e a matéria, especialmente, dinheiro, sempre deve ser motivo de estudo às virtudes, como paciência e humildade interior e exterior, daí à humildade que conduz à obediência, à castidade (pureza), como à abolição do orgulho, ódo, avareza, inveja, e cobiça, segundo ensina Francisco de Sales, Filotéia, p. 167 a 220, Editora Vozes, 9ª Edição, 1.986, diz que, às virtudes fundamentais são àquelas nominadas de Filosóficas, pelo fato de conduzrem a mansidão interiorr, quer dizer de oração.
Logo, o exercício da fraternidade humana nos conduz à compreendermos o que Jesus quis dizer: Carreguem a minha carga e aprendam de mim porque sou mmanso e humilde de coração." (São Mateus 11:29).
Logo, como toda boa ação se encontra relacionada com o Caminho, à necessidade de consciência nos leva à compreensão daquilo que Frei Pedro Paulo Di Berardino OCD, Itinerário Espiritual de Santa Teresa De Ávila - Mestra da Oração e Doutora da Igreja -, p. 55 e 56, Editora Paulus, 7ª Reimpressão, 2.013, em que reflete sobre à preparação do Caminho:
"Até que a alma não atinja grande santidade,, não se assente na verdade, muitíssimo desgostosa das coisas do mundo, e não sinta "estar toda engolfada por uma sombra, umaespécie de nuvem da Divindade" da qual lhe provêm todas as delíciaas do paraiso, terá de percorrer a estrada da renúncia e empenhar-se seriamente no exercício de todas virtudes. Não tenhamos dúvidas: trata-se de uma escolha precisa, que implica sacrifício, pois que requer empenho e abnegação.
De fato, Teresa recomenda:
"Vigiai-vos muito, pelo amor de Deus; guerra há de haver nesta vida, porque com tantos inimigos, não é possível ficar de braços cruzados, devendo sempre ter cuidado com relação à nossa situação interior e exterior."
Logo, concretamente, o que se depreende, à existência do político no contexto atual, também, os adminitidos e exonerados da função e cargo, que sobrevivem de favores e estão ancorados na propina e na corrupção ativa e passiva, igualmente, os detentores de mandato eletivo não se encontram no caminho da fraternidade humana, em face das atitudes destes homens e mulheres está no apego (egoismo),está na exploração do homem pelo homem, como lobo do homem, e no dizer de Jó 40:25, monstro coopta eleitores pela troca com uma dentadura, tijolos, telhas. Mas,então, o parlamento, atualmente, está constituido o Tubaronato, cujo caminho está à necessitar de empenho e determinação pela vontade de vencer os ciclos de vidas à evolução, exceto se o pecado não estiver mortal e habitual, porque no caso, descerá ao lugar onde há chro e ranger de dentes, etimologicamente, conhecido com inferno.
Como se deve construir o camminho da Fraternidade Humama, em existência paradoxalmente controvertida?
Então, magistralmente, escrito o texto que, pela Senda da Fraternidade humana, em formidável tradução do Poeta Fernando Pessoa, da obra da Doutora Annie Besant, qee nos passa no caminho da Fraternidade humana, o que está na prece de Santa Teresa De Ávila - Só Deus basta! Eis o que nos diz:
"A VIDA DIVINA É A RAIZ DA IGUALDADE HUMANA:
Com a Fraternidade muitas vezes se liga a idéia de igualdade humana. E num certo sentido essa igualdade existe. Por que é a raiz da verdadeira igualdade humana? É o fato de que a Divina Vida una está em cada um de nós e em todos. Esse fato não se limita apenas ao homem. É verdadieor também quanto o animal. Não há grão de pó que a vida de Deus não esteja imannente. Nãohá altíssimo Deva em que essa mesma vida não esteja manifestada. Não há outra vida que não a Sua; não há outra consciência que não a Sua; não há outra vontade que não a Sua; nem outro agente que não seja Ele. Há só uma vida, uma consciência e um poder, e são a vida, a consciência e o poder de Ishvara (Deus), que estão em tudo quanto Ele emanou. Eis a raiz da igualdade humana, e é esta a única espécie de igualdade que existe. Como os irmãos numa família são todos do mesmo pai e da mesma mãe, assim é a Fraternidade hummana, e de tudo quanto vive num universo onde nada está morto. A vida humana é uma parte daquela Vida-Mãe de quem todos nós somos filhos." im Besant, Annie, tradução de Fernando Pessoa, Ideais da Teosofia, p. 25 e 26, Editora Teosófica, Brasília - DF, Livraaria Clássica Editora, Lisboa, Postugal, 1.915, Brasilia, fevereiro de 2.001.
No entanto, como está escolhido pela ONU o dia Mundial da Fraternidade Humana, e o Papa Francisco diz que se não exercitar à Fraternidade com o próximo não cumpre o dever de filho de Deus.
Logo, à Fraternidade humana é conhecimento do próximo com o amor de si mesmo, como está em São Marcos 12:31, cujo exemplo líquido é certo, Jesus de Nazaré nos dá em São Lucas 10:33-34-35-36-37, à Parábola do Bom Samaritano, exemplo escolhido como espelho da Fraternidade, como está posto desta forma:
33. Mas um Samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão.
34. Aporoximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite vinho; colocando-o sobre a sua própria montaria e levou-o à uma hospedaria e tratou dele.
35. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei.
36.. Qual desses três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?
37.Respondeu o doutor: ”aquele qu usou de misericórdia para com ele.
”“27. A Religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: Visitar os órfãos e as viuvas nas suasaflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo.” Então, Jesus lhe disse: “Vai, e faze tu o mesmo”.
Logo São Tiago 1:27 dá-nos a lição de como exercitar a Fraternidade com isto:
Exemplos dignos de fraternidade há seres evoluidos que estiveram na humanidade. Poa Luzia ou Lúcia, por exercer ação fraterna, pelo amor generoso, arrancaram-lhe os dois olhos, por ordem do Imperador Dioclesiano, no ano 302 d. C. E, de forma milagrosa extraordinária, o Senhor Deus o restituiu os dois olhos arrancdos dela. Então, deduz-se como `Santa do amor fraterno e generoso. Mas, a crueldade não ficou só nos olhos, depois no dia 13 de dezembro de 303, cortaram o pescoço, segundo à causa de fato, estava em renunciar a fé, não se omitir com a efermidade do próximo, e ter sido mulher cobçada pelos sócios dos mal. É ser evoluido e de prática conforme requer os mandamentos e à Palavra Viva, anunciada por Jesus de Nazaré.
Dentro da Fraternidade, temos São Francisco de Assis e Santo Antônio, Doutor que colabora com São Francisco na construção das Regras dos Frades Menores.
Pois Clara de Assis, é o desapego, das que temos notíicia, é a primeira entre às mulheres, que rompeu com o apego à matéria, e seu carisma de santidade é: o desapego. Logo contribui com a fraterndiade.
Logo, aparece Catarina de Sena, que além, de ter feito o bem à humanidade no período da Peste Negra, é jovem, mas com conteúdo. Ela luta pela unidade. À undade e o bem da fraternidade, porque Seus é uno.
O notável exemplo em Fraternidade está Nossa Senhora, Mãe de Jesus, e da humanidade, nela se vislumbra razoabilidade como máe, como ser íntegro, intercessor e doador da paz o perdão dos pecados, e vencer à mrte, no dia em que deu o sim, para se Mae do filho de Deus, como disse: “E disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo sua palavra”. São Lucas 1:30, e pelo fato de estar ao pé da cruz, numa dor imensa pelo que presenciava, daí o título de: Nossa Senhora das Dores. Também, quando José de Arimatéia, retira Jesus morto da cruz, coloca o corpo de Jesus nos braços da mãe, e o sagrado está, quando Jesus enxerga sua mãe e o discipulo amado do lado,João, disse: Mulher, eis aí teu filho. E olha para o lado e disse ao discípulos: Eis aí sua mãe. Daquele momento em diante o discípulo a levou para sua casa. São João 19:25-26-27.
Os inimigos da humanidade, que explram o homem pelo homem, que exercem o poder para matar o velhinho e a velhinha inatvos por enfermidade permanente, como vulneráveis nos terms do Art. 5º, Parágrafo único, da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2.015, que sobrevivem da propina e da corrupção, Art. 312, Art. 317, do C.P, pela ação e pela omissão, prevaricação do Art. 319, do C.P.
Pois agem como Leviatã em Jó 40:25, são lobos da extorsão do dinheiro da pessoa com deficiência, é o lobo do homem, e os tubarões que aprovam o renascmento da Lei de Talião, e jogam os vulneráveis na miserabilidade, o que faz descerem rapaidamente. Estes não agem dentro d fraternidade, então, onde irão?
Dito isto, vamos fazer da nossa existência o exercício pleno do amorfraterno, comm a lição do Bom Samaritano, São Lucas 10:33-37;
E, rogar a intercessão de Nossa Senora, Miriam (Maria) de Nazaré, a fim de que cada qual proatique o amor generoso e fraterno, como disse em São Lucas 1:52, com vontade:
52. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.”
Fiquem em paz!
Gilson, é paz, harmonia, tolerância, bondade, verdade, necessidade, graça de Deus e perdão,justiça, amor e sabedoria,e prudência, e onstruirmos à fraternidade humana.




























































































































































































































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