A FRATERNIDADE HUMANA ESTÁ NO EXEMPLO APRESENTADO POR JESUS DE NAZARÉ NA PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO (SÃO LUCAS 10:33-37)
Certamente,
à existência não é: "Á vida é um palco iluminado, se vivia
vestido de dourado, palhaço das perdidas ilusões." (da letra
Chão de Estrelas, de Silvio Caldas).
Pois
à existência possui como objeto de: Edicação construida
formalmente, por meio do aprendizado, que o ensino saia do método
bancário, em que, o edcando está, apenas, como caixa de depósito
de arquivos obsoletos, em desuso às vezes, serve como ideologia da -
tiranocracia - (A Política, Aristóteles), formador de déspotas,
aliciadores pela propina e a corrupção cultural, e por fim, pela
demagogia, pervertem à democracia, e julgam normal condenarem
Sócrates sobre acusação de: - Perverter os jovéns da Grécia,
exatamente, o Ateniense, com o está em Platão, Diálogo , em
Aplologia de Sócrates, p. 37, Hemus - Livraria Editora Ltda, com
esse relato:
"Introdução
à Apologia de Sócrates:
Segundo
Diógenes Laércio foi a seguinte acusação apresentada e m janeiro
de 399 A. C, contra Sócrates:
"A
seguinte acusaçao esc reve e jura Meleto, filho de \meleto,
Piteo, contra Sócrates da Alopécia, filho de Sofronisco, do demo
da Alopécia. Sócrates é culpado de reconhecer os deuses que o
Estado reconhece, e de introduzir novos cultos, e também, é
culpado de corromper a juventude. Pena, a morte."
O
Estado de Atenas não podia mover ações, m as um cidadão o
poderia, assum indo entretanto completa responsabilidade por isso,
se a acusação não fosse considerada proc edente pelo jurí. O ac
usador era Meleto, mas não apenas ele, também Anito e Licon,
com igual direito de palavra no desenvolvimento do processo. Meleto,
era por assim dizer, o a cusador oficial e nada implica que o
acusador oficial devesse ser o m ais respeitável, hábil ou tem
ível, era apenas aquele que assinava a acusação."
Logo,
pelo conhecimento de história dahumanidade, sabe-se que no
período em que S´crates, é condenado àmorte, em beber cicuta.
Pois à condenação à morte do Pensador notável, cuida-se no dizer
de Aristóteles, Plítica, de maligna estratégia dos Tiranos (em
númeor de trinta e seis, incluido, Dionísio, da Cicília), que os
partidários da Tirania, entre eles, Meleto,Anito, e Licon, que
sobre a batuta do maestro Tirano, cantavam e dançavam,música de
Caos, na orgia em Hades.
Evidente,
que no caso de Sócrates Tiranos e os arautos, cumpriam executar o
mandamento dos demônios, pois ceifar à cida do Sábio estão
comprom etidos com o vício e pecado mortal, do quinto o mmandamento
-Não matar. Êxodo 20:13, e à Tiranocracia, classe nominada por
Ariatóteles, porque considera o conjunto da maldade e crueldade,
então, aplicação concretamente, o lecionado em 1 João 3:8.
Ora,
espe cíficamente, á condenação do sábio e Filósofo Sócrates,
encontra-se na inexist~enci de fundamentos, e princípios
atualmente, expostos e defendidos nos Direitos Humanos, na aporvação
pela ONU, da Convenção dos Direitos da Pessoa Humana, em 10 de
dezembro de 1.948, cujo mandamento da liberdade legal, igualdade e
fraternidade, estavam na Declarçãp de Direitos, conforme está
nos Artigos 1º , 2º, 3º, 4º, 5º. 6º , 7º, da DECLARAÇÃO
FRANCESA DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO, DE 26 DE AGOSTO DE
1.789, que prec eitua o seguinte princípio universal:
"Art.1º.
- Os homens nascem e permanecem livres e iguais
em direitos. As distinções sociais só podem ser fundada
sobre a utilidade comum.
Art.
4º. A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique a
outrem; assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem
não tem
por limite senão os que
asseguram aos outros mem bros da sociedade
a fruição destes mesmos direitos
. Estes li mites só podem ser deter minado pela
Lei."
Contudo,
se constanta que à ac usação proposta contra Sócrates, fere a
dignidade humana, como também, não existiu à presunção de
inocência até o trânsito em julgado da Sentença , com decreto de
morte, imposto a Sócrates, além de violação de direitos
fundamentais e humanos, enxerga-se ausência de: "amor ao
próximo
como a si mesmo." São Marcos
12:31; também, o discernimento do efeito do bem emal; e
reconhecimento da igualdade como filho da terra, Deus, pela unidade
da Fraternidade Humana.
Evidente,
que à condenação de Jesus de Nazaré acontece pela inveja dos
fariseus, como reconhece Pilatos, em São Mateus 27:18, inicialmente
pela trairagem de Judas, que com um beijoe trinnta moedas de prata
wnrega o Mestre ao grupo de fariseus, comandados por Caifás e
Anás, com o se encontra descrito em São Mateus 26:
2-3-4-5-14-15-21-23- 47-48-49-51.
Evidente,
que são os dois julgamentos praitcados contra o respeito à
dignidade humana, especialçmente, no caso de Jesus de Nazaré além
da traição, propina e corrupção, mais grave, ausência da defesa
técnica,procedida pelo advogado, pois escribas e fariseus, na
governanaça de Pôncio Pilatos, transformado em Juiz cometem
crueldade, violência, e o tratam como marginal, e até o coroaram
com espinhos, como narra São Mateus 27:29; e levaram Jesus a
carregar nos ombros a sua cruz, em São Marcos 15:21; à hipocrisia
da víbora, pois ilatos manda trazer água e leva às mãos, e
disse: Eu não sou responsável pelo sangue deste homem, São
Mateus 27:24.
Logo,
c omo se verifica à ação humana movimennta-se pela conveniência
e interesse, e jamais pela via da razoabilidade, como bem diz Clara
Codd, ATécnica da Espiritualidade, p. 64 e 65, Editora
Teosófica, 2.013, em parte adicionada da obra de Annie Besant,
que ensina:
"3.
Mental: Humildade, consciência altruística, contentammento,
generosidade.
A
verdadeira humildade não consiste em fazermos pouco de nós
mesmos, o que frequêntemente significa orgulho invertido.
Consiste em nunca pensarmos em nós mesmos.
O
contentamento significa a compreensão de que ninguém tem aquilo que
não seja seu por destino, e que a vida tem boas intenções
conosco.
O
amor generoso e fraterno anula a inveja e acobiça; quanto mais
dermos aos outros mais a vida nos dará.
"Dai
e vos será dado: boa medida, recalcada, sacudida, transbordante,
generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes
medido vos medirão também" (Lucas 6:36)
Logo,
pela apliicação da lógica, como bem leciona Clara Codd, com a
existência dapremissa maior na formação do silogismo, pela
verdade irretocável, que:
"O
amor generoso e fraterno anula a inveja e acobiça;" e faz
renascer o novo homem, e o despojamento do homem velho emJesus
Cristo, como ensina o Apóstolo Paulo, Em Efésios 4:22-24-25,
com lucidez e propriedade diz:
"24.
e revestí-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em
verdadeira justiça e sa ntidade.
25.
Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo
averdade, pois somos membros uns dos outros."
No
entanto, o que se percebe, em razão domarco contextual que estamos
inseridos, que à causa da violência, do abuso contra idosos e
idosas com deficiência, possuidores de enfermidade limitativa e
permanente está nna prática na falta (ausência) do bem que conduz
à Senda do Reino, e cumpre os direitos humanos da igualdade e
não-discriminação. e estabelecer efetivamente, o altruismo com
solidariedade,e justiça por executar o mandammento do: - Amor
generoso e fraterno.
Logo
de vez, pela Fraternidade Humana, ensinada
por São Fran cisco de Assis, A Regra
de São Franc isco de Assis, p. 46 e 147, Editora Vozes,
2. 013, em
que estabelece:
"
Capítulo VIII
A
eleição do Ministro Geral desta fraternidade e do Capítulo de
Pentecostes.
Todos
os irmãos devem ter sem pre um dos irmãos desta Religião como
Minsitro Geral e servo de toda esta fraternidade e estejam
firmemente obrigados a obedecer-lhe."
E
diz mais:
"A
casa-f
A
Fraternidade é regida pela lei damisericórdia e do amor fraterno
e não pela lei da justiça redzida am edidas jurídicas, embora não
possa estar ausente."
Porém,
quando se exige de si mesmo disciplinna, austeridade, retidão e
honestidade, livrar-se do egoismo, condutor do apego ao poder e a
matéria, especialmente, dinheiro, sempre deve ser motivo de estudo
às virtudes, como paciência e humildade interior e exterior, daí à
humildade que conduz à obediência, à castidade (pureza), como à
abolição do orgulho, ódo, avareza, inveja, e cobiça, segundo
ensina Francisco de Sales, Filotéia, p. 167 a 220, Editora
Vozes, 9ª Edição, 1.986, diz que, às virtudes fundamentais são
àquelas nominadas de Filosóficas, pelo fato de conduzrem a mansidão
interiorr, quer dizer de oração.
Logo,
o exercício da fraternidade humana nos conduz à compreendermos o
que Jesus quis dizer: Carreguem a minha carga e aprendam de mim
porque sou mmanso e humilde de coração." (São Mateus 11:29).
Logo,
como toda boa ação se encontra relacionada com o Caminho, à
necessidade de consciência nos leva à compreensão daquilo que
Frei Pedro Paulo Di Berardino OCD, Itinerário Espiritual de Santa
Teresa De Ávila - Mestra da Oração e Doutora da Igreja -, p. 55
e 56, Editora Paulus, 7ª Reimpressão, 2.013, em que reflete sobre
à preparação do Caminho:
"Até
que a alma não atinja grande santidade,, não se assente na verdade,
muitíssimo desgostosa das coisas do mundo, e não sinta "estar
toda engolfada por uma sombra, umaespécie de nuvem da Divindade"
da qual lhe provêm todas as delíciaas do paraiso, terá de
percorrer a estrada da renúncia e empenhar-se seriamente no
exercício de todas virtudes. Não tenhamos dúvidas: trata-se de uma
escolha precisa, que implica sacrifício, pois que requer empenho e
abnegação.
De
fato, Teresa recomenda:
"Vigiai-vos
muito, pelo amor de Deus; guerra há de haver nesta vida, porque com
tantos inimigos, não é possível ficar de braços cruzados,
devendo sempre ter cuidado com relação à nossa situação interior
e exterior."
Logo,
concretamente, o que se depreende, à existência do político no
contexto atual, também, os adminitidos e exonerados da função e
cargo, que sobrevivem de favores e estão ancorados na propina e na
corrupção ativa e passiva, igualmente, os detentores de mandato
eletivo não se encontram no caminho da fraternidade humana, em face
das atitudes destes homens e mulheres está no apego (egoismo),está
na exploração do homem pelo homem, como lobo do homem, e no dizer
de Jó 40:25, monstro coopta eleitores pela troca com uma dentadura,
tijolos, telhas. Mas,então, o parlamento, atualmente, está
constituido o Tubaronato,
cujo caminho está à necessitar de empenho e determinação
pela vontade de vencer os ciclos de vidas à evolução,
exceto se o pecado não estiver mortal e habitual, porque no caso,
descerá ao lugar onde há chro e ranger de dentes, etimologicamente,
conhecido com inferno.
Como
se deve construir o camminho da Fraternidade Humama, em existência
paradoxalmente controvertida?
Então,
magistralmente, escrito o texto que, pela Senda da Fraternidade
humana, em formidável tradução do Poeta Fernando Pessoa, da obra
da Doutora Annie Besant, qee nos passa no caminho da Fraternidade
humana, o que está na prece de Santa Teresa De Ávila - Só Deus
basta! Eis o que nos diz:
"A
VIDA DIVINA É A RAIZ DA IGUALDADE HUMANA:
Com
a Fraternidade muitas vezes se liga a idéia de igualdade humana. E
num certo sentido essa igualdade existe. Por que é a raiz da
verdadeira igualdade humana? É o fato de que a Divina Vida una
está em cada um de nós e em todos. Esse fato não se limita apenas
ao homem. É verdadieor também quanto o animal. Não há grão de pó
que a vida de Deus não esteja imannente. Nãohá altíssimo Deva em
que essa mesma vida não esteja manifestada. Não há outra vida que
não a Sua; não há outra consciência que não a Sua; não há
outra vontade que não a Sua; nem outro agente que não seja Ele. Há
só uma vida, uma consciência e um poder, e são a vida, a
consciência e o poder de Ishvara (Deus), que estão em tudo quanto
Ele emanou. Eis a raiz da igualdade humana, e é esta a única
espécie de igualdade que existe. Como os irmãos numa família são
todos do mesmo pai e da mesma mãe, assim é a Fraternidade hummana,
e de tudo quanto vive num universo onde nada está morto. A vida
humana é uma parte daquela Vida-Mãe de quem todos nós somos
filhos." im Besant, Annie, tradução de Fernando Pessoa, Ideais
da Teosofia, p. 25 e 26, Editora Teosófica, Brasília - DF,
Livraaria Clássica Editora, Lisboa, Postugal, 1.915, Brasilia,
fevereiro de 2.001.
No
entanto, como está escolhido pela ONU o dia Mundial da Fraternidade
Humana, e o Papa Francisco diz que se não exercitar à Fraternidade
com o próximo não cumpre o dever de filho de Deus.
Logo,
à Fraternidade humana é conhecimento do próximo com o amor de si
mesmo, como está em São Marcos 12:31, cujo exemplo líquido é
certo, Jesus de Nazaré nos dá em São Lucas 10:33-34-35-36-37, à
Parábola do Bom Samaritano, exemplo escolhido como espelho da
Fraternidade, como está posto desta forma:
“33.
Mas um Samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e
moveu-se de compaixão.
34.
Aporoximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite vinho;
colocando-o sobre a sua própria montaria e levou-o à uma hospedaria
e tratou dele.
35.
No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro,
dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to
pagarei.
36..
Qual desses três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas
mãos dos ladrões?
37.Respondeu
o doutor: ”aquele qu usou de misericórdia para com ele.
”“27.
A Religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é
esta: Visitar os órfãos e as viuvas nas suasaflições, e
conservar-se puro da corrupção deste mundo.” Então, Jesus lhe
disse: “Vai, e faze tu o mesmo”.
Logo
São Tiago 1:27 dá-nos a lição de como exercitar a Fraternidade
com isto:
Exemplos
dignos de fraternidade há seres evoluidos que estiveram na
humanidade. Poa Luzia ou Lúcia, por exercer ação fraterna, pelo
amor generoso, arrancaram-lhe os dois olhos, por ordem do Imperador
Dioclesiano, no ano 302 d. C. E, de forma milagrosa extraordinária,
o Senhor Deus o restituiu os dois olhos arrancdos dela. Então,
deduz-se como `Santa do amor fraterno e generoso. Mas, a crueldade
não ficou só nos olhos, depois no dia 13 de dezembro de 303,
cortaram o pescoço, segundo à causa de fato, estava em renunciar a
fé, não se omitir com a efermidade do próximo, e ter sido mulher
cobçada pelos sócios dos mal. É ser evoluido e de prática
conforme requer os mandamentos e à Palavra Viva, anunciada por
Jesus de Nazaré.
Dentro
da Fraternidade, temos São Francisco de Assis e Santo Antônio,
Doutor que colabora com São Francisco na construção das Regras
dos Frades Menores.
Pois
Clara de Assis, é o desapego, das que temos notíicia, é a
primeira entre às mulheres, que rompeu com o apego à matéria, e
seu carisma de santidade é: o desapego. Logo contribui com a
fraterndiade.
Logo,
aparece Catarina de Sena, que além, de ter feito o bem à
humanidade no período da Peste Negra, é jovem, mas com conteúdo.
Ela luta pela unidade. À undade e o bem da fraternidade, porque Seus
é uno.
O
notável exemplo em Fraternidade está Nossa Senhora, Mãe de Jesus,
e da humanidade, nela se vislumbra razoabilidade como máe, como ser
íntegro, intercessor e doador da paz o perdão dos pecados, e vencer
à mrte, no dia em que deu o sim, para se Mae do filho de Deus, como
disse: “E disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim
segundo sua palavra”. São Lucas 1:30, e pelo fato de estar ao pé
da cruz, numa dor imensa pelo que presenciava, daí o título de:
Nossa Senhora das Dores. Também, quando José de Arimatéia, retira
Jesus morto da cruz, coloca o corpo de Jesus nos braços da mãe, e o
sagrado está, quando Jesus enxerga sua mãe e o discipulo amado do
lado,João, disse: Mulher, eis aí teu filho. E olha para o lado e
disse ao discípulos: Eis aí sua mãe. Daquele momento em diante o
discípulo a levou para sua casa. São João 19:25-26-27.
Os
inimigos da humanidade, que explram o homem pelo homem, que exercem o
poder para matar o velhinho e a velhinha inatvos por enfermidade
permanente, como vulneráveis nos terms do Art. 5º, Parágrafo
único, da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2.015, que sobrevivem da
propina e da corrupção, Art. 312, Art. 317, do C.P, pela ação
e pela omissão, prevaricação do Art. 319, do C.P.
Pois
agem como Leviatã em Jó 40:25, são lobos da extorsão do dinheiro
da pessoa com deficiência, é o lobo do homem, e os tubarões que
aprovam o renascmento da Lei de Talião, e jogam os vulneráveis na
miserabilidade, o que faz descerem rapaidamente. Estes não agem
dentro d fraternidade, então, onde irão?
Dito
isto, vamos fazer da nossa existência o exercício pleno do
amorfraterno, comm a lição do Bom Samaritano, São Lucas 10:33-37;
E,
rogar a intercessão de Nossa Senora, Miriam (Maria) de Nazaré, a
fim de que cada qual proatique o amor generoso e fraterno, como
disse em São Lucas 1:52, com vontade:
“52.
Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.”
Fiquem
em paz!
Gilson,
é paz, harmonia, tolerância, bondade, verdade, necessidade, graça
de Deus e perdão,justiça, amor e sabedoria,e prudência, e
onstruirmos à fraternidade humana.
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