NO CAMINHO DA F RATERNIDADE ÁS/VIRTUDES SÃO A JUSTIÇA, FÉ E BO AÇÃO, DESAPEGO, PRUDENCIA, AMOR INCONDICIONAL E SABEDORIA, SEM PROPINA E CORRUPÇÃO DOS TUBARÕES, E O CHEFE LOB O E LEVIATÃ (JÓ 40:25), E OS NOVOS FARISEUS, QUE AO DESCERSM AO HADES OU CAOS, PELOS PECADOS MORTAIS, DIZEM AZAR, PRESTEM ATENÇAO NA ADV ERTENCIA DO PROFETA ISAIAS 5:22-23: “Aí dos que...Justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça”. (Isaias 5:22-23)

NO CAMINHO DA FRATERNIDADE ÁS VIRTUDES-SÃO A JUSTIÇA, FÉ E BO AÇÃO, DESAPEGO, PRUDENCIA, AMOR INCONDICIONAL E SABEDORIA, SEM PROPINA E CORRUPÇÃO DOS TUBARÕES, E O CHEFE LOB O E LEVIATÃ (JÓ 40:25), E OS NOVOS FARISEUS, QUE AO DESCERSM AO HADES OU CAOS, PELOS PECADOS MORTAIS, DIZEM AZAR, PRESTEM ATENÇAO NA ADV ERTENCIA DO PROFETA ISAIAS 5:22-23:

Aí dos que...Justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça”. (Isaias 5:22-23)



1. O FEZ O ATO GERADOR DE TRIBUTO, PARA FAVORES DA COROA DILATA OS INCONFIDENTES:

É feridado, dia que se comemora Tiradentes, estabelecido pela LEI Mº662, DE 6 DE ABRIL DE 1.949,que oficializa o feriado do dia 21 de abril.

Na verdade, este feriado aconte ceu em razão da traição de Joaquim Silvério dos Reis, que realiza trabalho sujo, pela corrupção, segundo notícias, para obter favor fiscal, como perdão de dívida com o Quinto.

Por essa razão, dilata à Inconfidencia, e dá à pena e o tinteiro nas mãos de Dona Maria 1ª, que condena Tiradentes à morte de forca, dia 21 de abrul.

A inconfidencia na prática não se tratava de grupo ou movimento social do mau procedimento, como se conhece é grupo intelectualizado, pois entre eles estavam Tomás Antonio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Silva Alvarenga, o importante que é inconfidente o poeta autor de do clássico poema:

- Marília de Dirceu!

O grupo de inconfidentes não partilhava da ideologia impregnada do: Homem o lobo do homem, que no depois 1.848, pelo Manifesto dá o conceito conhecido como: “Exploração do homem pelo homem”, comportamento fruto da herança nociva do sistema Feudal, da Idade Média, em que dá origem pela de falta da - Educação Formal -, concebe-se no caso, sociologicamente, sua causa, evidente, que o étimo se comhece por ignorancia, mas, nominam-na de:

- Aliemação. (o fato e ato de opressão estrutural e ética, acontece pela inexistencia de discernimento pela razão, dá consciência – Suprema Juíza h humana, como parte mente, doada como g raça Divina.)

Certamente, o que existe no regime Colonial é o apego à de que:

Aquele que ganha mais,chora emenos”.

Então, os inconfidentes lutavam contra Derrama, que a Coroa comandada pela Rainha, Dona Maria Iª, comhecida pela Rainha Louca, que impunha o tributo denominado de Quinto e, se conhecia com o nome de:

- Quinto dos Infernos!

Pois o traidor Joaquim Silvério dos Reis dilata os inconfidentes em troca de propina, favores da Coroa, já que a corrupção lhe fazia bem pelo peso da dívida de impostos que possuia com o cofre da Coroa, e chega Tiradentes no momento em que dá seu depoimentos, confesa estár e ser:

- Inconfidente.

E com isso, Dona Maria, sogra da Carlota Joaq uina, aplica com base nas Ordenações Filipinas a Lei vigente para aplicar a pena de morte sobre Tiradentes:

- Dá como proecente, a pena capital de morte, na forca contra Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier, em que o carrasco pucharia a corda do do patíbulo, no dia 21 de abril, Tiradentes é morto. Seucorpo é esquartejado, e exposto via do Rio de Janeiro, até Vila Rica, Hoje, Ouro Preto.

Tiradentes, é a expressão do que diss Victor Hugo, quando pela opressão se cria mártir:

- ”O patíbulo é o caminho mais curto para fama”. As deformações e exploração do trabalho escravo, utilizado até pouco tempo, desde o dia em o Congresso Nacional aprova a proibição do trabalho escravo pela Lei nº 10.803/2.003, que pune com de dois a oito anos, para aquele pratica o trabalho escravo – está no Código Penal, utilizado regra, pelo dono de terras (o Latifúndio).

pois édescrito pelo João Cabral de Melo Neto, em:

- Funeral de um Lavrador.

Música de Chico Buarque de Holanda.


No entanto, os fatos só vieram na de Nabuco, Joaquim, Minha Formação, p. 17 a 189, Editora Martin Claret, 2.004, Freyre, Gilb erto, Casa-Grande & Senzala, p. 4 a 552, José Olympio Editora, 1984, e Huberman, Leo, História da Riqueza do Homem, e Toffler, Alvin, A Terceira Onda, Editora Record, Rio de Janeiro, 2.005.

Pois, é verdade os corruptos agem comohomens deferro e bronze (Jeremias 6:26). O homem de Ferro e Bronze é posto de forma semelhante o que ensina Platão, A República, p. 109, 415a-e, Livro III, Editora Martin Claret, 18ª Reimpressão, 2.016.

Também, os que ficam a falar da vida do próximo, disse:”Não se levante contra a vida de seu próximo. Eu sou Senhor.” (Levítico 19:16). Então, a língua, e quando julga o irmão não cumpre a lei, mas se está a se comportar como Juiz.

Igualmente, se deve guardar-se da corupção do mundo.(Tiago 1:27),

Quanto ao pedicho, o que ensina Jesus está comforme Lóg ica, pela premisa: “Não peçais mais do que vos está ordenado”. (Lucas 3:12-13-14)

Sobre a justiça, está desta forma: “Não tomarás subornos, pois o suborno cega os olhos dos Sábios, e perverte as palavras d0s justos. Segue a Justiça, só a justiça, para que vivas e posuas a terra que o Senhor teu Deus te dá”. (Deutoronômio 16:19-20)

Não aceite o suborno: “Pois o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos”. (Êxodo 23:8)

Logo, eis a advertência do Profeta Isaias 5:22-23, quando dise:

Aí dos que...Justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça”. (Isaias 5:22-23)

E, o que acontece aquele que faz lei injusta:

Que cada seabata emtre os presos, e caia entre os mortos” (Isaias 10:1-4)


    2. DA REVELAÇÃO:

  1. Então, o que é que Deus revela ao homem?

Deus revela-se ao homem, na sua bondade e sabedoria. Mediante acontecimentos e palavras, Deus revela-se a Si mesmo e ao seu desígnio de benevolência, que Ele, desde a eternidade, preestabeleceu em Cristo a favor dos homens. Tal desígnio consiste em fazer participar, pela graça do Espírito Santo, todos os homens na vida divina, como seus filhos adoptivos no seu único Filho.

  1. Quais as primeiras etapas da Revelação de Deus?

Deus manifesta-se desde o princípio aos nossos primeiros pais, Adão e Eva, e convida-os a uma comunhão íntima com Ele. Após a sua queda, não interrompe a revelação e promete a salvação para toda a sua descendência. Após o dilúvio, estabelece com Noé uma aliança entre Ele e todos os seres vivos.

  1. E, quais as etapas sucessivas da Revelação de Deus?

Deus escolhe Abrão chamando-o a deixar a sua terra para fazer dele “o pai duma multidão de povos” (Gn 17,5), e promete abençoar nele “todas as nações da terra” (Gn 12,3).

Os descendentes de Abraão serão o povo eleito, os depositários das promessas divinas feitas aos patriarcas. Deus forma Israel como seu povo salvando-o da escravidão do Egipto; conclui com ele a Aliança do Sinai, e dá-lhe a sua Lei, por meio de Moisés. Os profetas anunciam uma redenção radical do povo e uma salvação que incluirá todas as nações numa Aliança nova e eterna, que será gravada nos corações. Do povo de Israel, da descendência do rei David, nascerá o Messias: Jesus.

  1. E chega-se, e qual é a etapa plena e definitiva da Revelação de Deus?

É aquela realizada no seu Verbo encarnado, Jesus Cristo, mediador e plenitude da Revelação. Sendo o Filho Unigénito de Deus feito homem, Ele é a Palavra perfeita e definitiva do Pai. Com o envio do Filho e o dom do Espírito, a Revelação está, finalmente, completada, ainda que a fé da Igreja deva recolher todo o seu significado ao longo dos séculos.

«A partir do momento em que nos deu o Seu Filho, que é a Sua única e definitiva Palavra, Deus disse-nos tudo ao mesmo tempo e duma só vez, e nada mais tem a acrescentar» (S. João da Cruz).


3. A RESSURREIÇÃO, SIGNIFICA: VENCER A MORTE:



Que lugar ocupa a ressurreição de Cristo na nossa fé?

A Ressurreição de Jesus é a verdade culminante da nossa fé em Cristo e representa, com a Cruz, uma parte essencial do Mistério pascal.

  1. Que «sinais» atestam a ressurreição de Jesus?

Para além do sinal essencial constituído pelo túmulo vazio, a Ressurreição de Jesus é atestada pelas mulheres que foram as primeiras a encontrar Jesus e o anunciaram aos Apóstolos. A seguir, Jesus «apareceu a Cefas (Pedro) e depois aos Doze. Seguidamente, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez» (1 Cor 15,5-6) e a outros ainda. Os Apóstolos não teriam podido inventar a Ressurreição, uma vez que esta lhes parecia impossível: de facto, Jesus repreendeu-os pela sua incredulidade.

Por que é que a Ressurreição é ao mesmo tempo um acontecimento transcendente?

Embora seja um acontecimento histórico, constatável e atestado através dos sinais e testemunhos, a Ressurreição, enquanto entrada da humanidade de Cristo na glória de Deus, transcende e supera a história, como mistério da fé. Por este motivo, Cristo ressuscitado não se manifestou ao mundo mas aos seus discípulos, fazendo deles as suas testemunhas junto do povo.

  1. Qual é o estado do corpo ressuscitado de Jesus?

A Ressurreição de Cristo não foi um regresso à vida terrena. O Seu corpo ressuscitado é Aquele que foi crucificado e apresenta os vestígios da Sua Paixão, mas é doravante participante da vida divina com as propriedades dum corpo glorioso. Por esta razão, Jesus ressuscitado é soberanamente livre de aparecer aos seus discípulos como Ele quer, onde Ele quer e sob aspectos diversos.

130. De que modo a Ressurreição é obra da Santíssima Trindade?

A Ressurreição de Cristo é uma obra transcendente de Deus. As três Pessoas actuam conjuntamente segundo o que lhes é próprio: o Pai manifesta o Seu poder; o Filho «retoma» a vida que livremente ofereceu (Jo 10,17) reunindo a Sua alma e o Seu corpo, que o Espírito vivifica e glorifica.

131. Qual o sentido e a importância da Ressurreição?

A Ressurreição é o culminar da Encarnação. Ela confirma a divindade de Cristo, e também tudo o que Ele fez e ensinou, e realiza todas as promessas divinas em nosso favor. Além disso, o Ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, é o princípio da nossa justificação e da nossa Ressurreição: a partir de agora, Ele garante-nos a graça da adopção filial que é a participação real na sua vida de Filho unigénito; depois, no final dos tempos, Ele ressuscitará o nosso corpo.

Sobre a ressurreição de Jesus o fato está narrada sobre as mulheres terem encontrado a porta do sepulcro aberta, e os diseram-lhes: - Vocês estão procurando Jesus de Nazaré que foi crucificado, Ele não está, ressuscitou, como dise na Galileia. (Marcos 16:1-2-5-6) Logo após, aparece Jesus do lado de Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé e, dises-lhes:

- Alegrem-se! (Mateus 28:9) Pois, no mesmo dia às Santas Mulheres estiv eram no sepulcrpro levaram perfume para ungir corpo de Jesus e, encontraram a pedra removida, e dois seres sentados, e depois levantaram-se e elas olhavam pra o chão, e diseram-lhes:

- “Por que procurais entre mortos aquele que está vivo?” (Lucas 24:5)

«JESUS SUBIU AO CÉU ESTÁ SENTADO À DIREITA DO PAI OMNIPOTENTE»

132. O que é que significa a Ascensão?

Passados os quarenta dias em que se mostrou aos Apóstolos sob as aparências duma humanidade normal que ocultavam a sua glória de Ressuscitado, Cristo sobe ao céu e senta-se à direita do Pai. Ele é o Senhor que agora reina com a sua humanidade na glória eterna de Filho de Deus e sem cessar intercede por nós junto do Pai. Envia-nos o Seu Espírito e tendo-nos preparado um lugar, dá-nos a esperança de um dia ir ter com Ele.

Logo, à Ascensão de Jesus aos é narração que se inicia pelo fato de Jesus ter levado os discípulos para fora da cidade, e abençpa e ergueu as mãos. (Lucas 24:50) E Jesus, falou: Todaautoridade foi dada a mim no céu e sobre à terra. (Mateus 28:18) e recomenda: Portanto, v vão, e façam que todo povo sejam meus discípulos. (Mateus 28:19) tambem, Eu estarei com vocês até o fim do mundo. (Mateus 28:20) Dise que emviarei o Espírito Santo que meu Pai prometeu, mas, esperem na cidade. E, depoisc de falar com discípulos, Jesus foi levado ao céu e semtou-se a d i reita de Deus. (Marcos 16:19)

Logo, quem acreditar e for b atizado, será salvo, quecm não acreditar, será condenado. ( Marcos 16:16)

«DE ONDE VIRÁ A JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS»

  1. Como reina agora o Senhor Jesus?

Senhor do cosmos e da história, Cabeça da sua Igreja, Cristo glorificado permanece

4.CREIO NO ESPÍRITO SANTO

«CREIO NO ESPÍRITO SANTO»

  1. Que quer dizer a Igreja quando professa: «Creio no Espírito Santo»?

Crer no Espírito Santo é professar a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que procede do Pai e do Filho, e «com o Pai e o Filho é adorado e glorificado». O Espírito foi «enviado aos nossos corações» (Gal 4,6) para recebermos a vida nova de filhos de Deus.

  1. Porque é que as missões do Filho e do Espírito são inseparáveis?

Na Trindade indivisível, o Filho e o Espírito são distintos mas inseparáveis. De facto, desde o princípio até ao final dos tempos, quando o Pai envia o Seu Filho, envia também o Seu Espírito que nos une a Cristo na fé, para, como filhos adoptivos, podermos chamar Deus «Pai» (Rm 8,15). O Espírito é invisível, mas nós conhecemo-lo através da sua acção quando nos revela o Verbo e quando age na Igreja.

  1. Quais são as designações do Espírito Santo?

«Espírito Santo» é o nome próprio da terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Jesus chama-lhe também: Espírito Paráclito (Consolador, Advogado) e Espírito de Verdade. O Novo Testamento chama-o ainda: Espírito de Cristo, do Senhor, de Deus, Espírito da glória, da promessa.

  1. Com que símbolos se representa o Espírito Santo?

São numerosos: a água viva que jorra do coração trespassado de Cristo e dessedenta os baptizados; a unção com o óleo que é o sinal sacramental da Confirmação; o fogo que transforma o que toca; a nuvem, obscura e luminosa, na qual se revela a glória divina; a imposição das mãos mediante a qual é dado o Espírito; a pomba que desce sobre Cristo e permanece sobre Ele no baptismo.

  1. O que significa que o Espírito «falou pelos profetas»?

Com o termo profetas entende-se todos os que foram inspirados pelo Espírito Santo para falar em nome de Deus. O Espírito conduz as profecias do Antigo Testamento ao seu pleno cumprimento em Cristo, de quem revela o mistério no Novo Testamento.

  1. O que é que o Espírito Santo realiza em João Baptista?

João Baptista, o último profeta do Antigo Testamento é cheio do Espírito Santo, que o envia a «preparar para o Senhor um povo bem disposto» (Lc 1,17) e a anunciar a vinda de Cristo, Filho de Deus: Aquele sobre o qual João viu o Espírito descer e permanecer, «Aquele que baptiza no Espírito» (Jo 1,33).

  1. Qual é a obra do Espírito em Maria?

Em Maria, o Espírito Santo realiza as expectativas e a preparação do Antigo Testamento para a vinda de Cristo. De forma única enche-a de graça e torna fecunda a sua virgindade para dar à luz o Filho de Deus encarnado. Faz dela a Mãe do «Cristo total», isto é, de Jesus Cabeça e da Igreja que é o seu corpo. Maria está com os Doze no dia de Pentecostes, quando o Espírito inaugura os «últimos tempos» com a manifestação da Igreja.

  1. Qual a relação entre o Espírito e Cristo Jesus, na missão terrena?

O Filho de Deus é consagrado Messias através da unção do Espírito na sua humanidade desde a Encarnação. Ele revela-O no seu ensino, cumprindo a promessa feita aos antepassados e comunica-O à Igreja nascente, soprando sobre os Apóstolos depois da Ressurreição.

  1. O que acontece no Pentecostes?

Cinquenta dias após a Ressurreição, no Pentecostes, Jesus Cristo glorificado infunde o

Espírito em abundância e manifesta-O como Pessoa divina, de modo que a Santíssima Trindade é plenamente revelada. A Missão de Cristo e do Espírito torna-se a Missão da Igreja, enviada a anunciar e a difundir o mistério da comunhão trinitária.

«Vimos a verdadeira Luz, recebemos o Espírito celeste, encontrámos a verdadeira fé: adoramos a Trindade indivisível porque nos salvou» (Liturgia Bizantina, Tropário das Vésperas de Pentecostes)

  1. Que faz o Espírito Santo na Igreja?

O Espíritoedifica, anima e santifica a Igreja: Espírito de Amor, Ele torna a dar aos baptizados a semelhança divina perdida por causa do pecado e fá-los viver em Cristo da própria Vida da Santíssima Trindade. Envia-os a testemunhar a Verdade de Cristo e organiza-os nas suas mútuas funções, para que todos dêem «o fruto do Espírito» (Gal 5,22).

146. Como atuam Cristo e o seu Espírito no coração dos fiéis?

Por meio dos sacramentos, Cristo cnica aos membros do Seu Corpo o Seu Espírito e a graça de Deus que produz os frutos de vida nova, segundo o Espírito. Finalmente, o Espírito Santo é o Mestre da oração.

Sustentado pela graça divina, o homem responde a Deus com a obediência da fé, que consiste em confiar-se completamente a Deus e acolher a sua Verdade, enquanto garantida por Ele que é a própria Verdade.

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS:

  1. Na Sagrada Escritura, quais são os principais testemunhos de obediência da fé? 144-149

Há muitos testemunhos, mas particularmente dois: Abraão, que, colocado à prova, «teve fé em Deus » (Rm 4,3) e obedeceu sempre ao seu chamamento, tornando-se por isso «pai de todos os crentes» (Rm 4,11.18 ); e a Virgem Maria, que realizou de modo mais perfeito, durante toda a sua vida, a obediência da fé: «Fiat mihi secundum Verbum tuum – Faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38).

Logo, em razão de Maria ter consentido e executado na prática o projeto de perdão dos pecados em Adão que é morer, e por efeito tem Maria o direito de colher à primícia da ressurreiçao de Cristo, pelo fato, da origem dela é o reino, e A Assunção ao Céu, conforme oque leciona oApóstoloPaulo1 Corintios15:20-22, Salmo 140:14, 24:1.

Também, sua Coroação como Rainha do Céue e da Terra e tudo que existe, justificada pela obra de intercessão em fa vor da humanidade, cuja festa é celebrada no dia 22 de agosto, pelo que está em São Lucas 1:4849, Apocalipse 12:1, Salmo 45:1-12-14-17 e (Jt 13:18, 15:9).

Neste concreto, é dever ser daquele que estiver a ca inho e resignadamente leva nos sua cruz, segue Jesus, revestido do homem novo Efésios 4:24, se habilita à aderir ao próprio Deus, entregando-se a Ele e dando assentento a todas as verdades por Ele reveladas, porque Deus é a verdade. Significa crer num só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

  1. Quais as características da fé?

183-184 a quantos a pedem humildemente, é uma virtude sobrenatural necessária para a salvação.

O acto de fé é um acto humano, isto é, um acto da inteligência do homem que, sob decisão da vontade movida por Deus, dá livremente o seu assentimento à verdade divina. Além disso, a fé é certa porque fundada sobre a Palavra de Deus; é operante «por meio da caridade» (Gal 5,6); é em contínuo crescimento, graças, em especial, à escuta da Palavra de Deus e à oração. Ela faz-nos saborear, de antemão, a alegria celeste.

6. DO PEDIDO:

Diante disto, que roguemos ao Sagrado Coração de Jesus graça para nos livrar dos perigos, e dos espíritos malignos, pela compaixão que tendes por todos que acreditam e ouvem tua palavra, praticam em São Marcos 16:16;

Que NossaSenhora Rainha do Céu da Terra, e guarda a porta do reino, interceda e rogue por todos com amor materno e fraterno à proteção de todos perigos, como enfermidade, furto e roubo, aliciamento, mentira, igualmente, livre da violência o idoso(a), à mulher, e toda pessoa com deficiência permanente, homem e mulher, com limitação permanete e que não estejam sofrendo perdas do necesário ao seu bem físico, sensorial e mental, vítimas de abuso e discriminação pela ação, omissão, imprudência e negligência (art 186, e 927, Parágrafo único, do Código Civil – Le nº10.406/2.002) e da violação do art. 2º, §§ 1º, incisos I, II, III, IV, 2º, art. 3º incisos I a XIV, art. 4º, §§ 1º, 2º, art. 5º, Parágrafo ú nico, e pelos crimes discriminação do art. 88, e pela extorsão, e retirada de dinheiro pela improbidade e violação dos direitos fundamen tais e humanos do § 3º, do art. 5º da CF/88, que comsidera Emenda Constituc ional à Convençao dos Direitos da Pessoa com Defiencia da ONU de 2.007, descumprem artigo 5º, da Igualdade e Não-discriminação, que tipifica como crime no art. 88, art. 89, da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2.015, regulamenta no art. 1º, Parág rafo único, á Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiencia da ONU de 2.007, em idosos e idosas com deficiencia, in ativos por in validez por meio de laudo de médico esécoaçozado com na CF/88, e os bemeficiados pela E .C nº 70, de 29 de março de 2.012, também, os beneficiados de Sentença Judicial, e do S.T .F pelo MI - Mandado de Injunção, nos termos do inciso LXXI, du art. 5º, CF/88, também, os deficientes amparados pela Lei Completar nº 142, de 8 de maio de 2.013, e pelo Estatuto doIdoso Lei 10.741, de 1º de outubro de 2.003, e rogue pelos oprimidos, e vítima da propina e corrupção, dos pecados - novo fariseu -, conforme seu pedido em São Lucas 1:48-49-50-51-52-53-54-55;

E, sobreviva com justiça, inteligencia, conselho, sab edoria, amor, piedade e temor a Deus, pelo amparado pela in t er cessão e rogo da Santa Mãe de D eus ao Espírito Santo para sermos dignos da luz, da doação destas, e aforça do alto, seusete dons, segundo o que está em Atos do Apóstolos 2:1-4-6-21-41, São Marcos 16:16, São Mateus 24:49

Gilson, acredita na força e no testmunho da palavra viva, na unidade, na paz, verde, bondade, necesidade, e humilda, e na harmonia, vigilancia e oração pesoal e mental, para não cairmos em tentações murmuradores, caluniadores, injúrias, n na ação e omisão, porque o espírito está forte, mas a carne é fraca. (Mateus 11:28 e 26:41)





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