COMO É BOM MEDITAR NAQUILO QUE VEM DA MÃE DE DEUS, E APRENDER MUITO COM A DEVOÇÃO E À HUMILDADE.

COM CERTEZA, JAMAIS TIVEMOS COMPREENSÃO DO QUE DE FATO CONTEM O NÚMERO SETE. aFINAL O uNIVERSO E A dEIDADE EXISTENTE, CONHECE COM CLAREZA, A FORÇA DO NÚMERO SETEPELO FATO DE QUE, O SETE, É O NNÚMERO pITÁGÓRICO E DA NTIGUIDADE COMO SIMBOLO DO CONHECIMENTO. lOGO É O DIA QUE cRIADOR OU O cREADOR, FEZ O CÉU E A TERRA, O MAR E OS PEIXES, E OS DEMAIS ANIMAIS, SOPRA A vIDA NO hOMEM, E DIZ: “fAÇA-SE O HOMEM À NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA”F, FÊLO, E CHEGA Â TARDE, ENXERGA QUE A OBRA É BOA, E DECIDE REPOUSAR NO SÉTIMO DIA, QUE O ABENÇOU, E CONTEMPLA SUA OBRA NO SETIMO DIA, O QUE ESTÁ EM GÊNESES 2:1,2, 3, 4.
lOGO O sétimo É O DIA SE CONHECER S PNTS. pROVIDÊNCIA OCORRIDA POR VOLTA DA DO F TERMO FINAL DA tERCEIRA rAÇA rAIS, NO FINAL DE ALGUMAS CIVILIZAÇÕES. o STATUS HUMANO É SUBSTANCIALMENTE O MAIS DIGNO DA CRIAÇÃO, PELO FATO DA CRIAÇÃO SE PAUTAR NO PRADIGMA DA “IMAGEM E SEMELHANÇA COM dEUS”, E QUE ESTÁ EM gÊNESES 1:26. oCORRE QUE O HOMEM E A MULHER SÃO CRIADOS COMO UM, POR ISSO, SÃO UMA SÓ CARNE, PORQUE COMO ENSINAMENTE À sABEDORIA aNTIGA, COMEÇAM A EXISTIR NA sétima eternidade. nÃO DEVEMOS CONFUNDIR A PRIMEIRA eVA, COMO À mÃE DE jESUS, PWLO RACIOCÍNIO DE QUE, m OU mA, ESTAV NO uNIVERSO COMO O logos, O – pENSAMENTO , O QUE NA PRATICA, O pAI ETERNO, QUE AÍ PODE ESTAR TODOS OS cRIADORES, ENTÃO, É UMA DECISÃO SÁBIA DO cRIADOR DIVINAO MANDAR A MÃE DA HUMANIDADE, DESDE O MAIS SUTIL MOMENTO, QUANDO EXISTE O hOMEM ESPIRITUAL, SEMELHANTE AOS ANJOS . cONTUDO, EM RAZÃO DA DESOBEDIÊNCIA DO HOMEM E DA MULHER, ESPECIALMENTE, TER CRIADO À MORTE, PELO ORGULHO DESCARTADO À PERFEIÇÃO PELA sANTIDADE, E PELA SUA VAIDADE NÃO DESEJA MAIS ESTAR NA FILIAÇÃO DIVINA. o QUE ACONTECEU COM O HOMEM E À MULHER É A PERDA DA mENTE – nOUS , QUE É A INTELIGÊNCIA DOM DO eSPÍRITO sANTO, O DISCERNIMENTO, EM INTUIR E PERCEBER, QUE NECESSITA TRABALHAR À TERRA PARA COMER, O MAIS GRAVE, PERCEBE, QUE É NECESSÁRIO À ROUPA, E SE COBRE. lOGO, EM FACE DA MAUDADE HUMANA, DIZ O sENHOR, QUE MANDARÁ UMA MULHER PARA ESMAGAR A CABEÇA DA SERPENTE, EM gÊMES 3:1516, AO DIZER À mULHER COMO IRIA SOFRER COM A DOR DE PARTO.
cONTUDO, À mÃE DO vERBP. mARIA, nOSSA sENHORA, NÃO SE ENCONTRAVA NO PECADO DA eVA, MAS, COMO O sER DO lOGOS, CONHECIA TODOS OS EMBUSTES DA eVA E DE aDÃO. nA PRÁTICA mARIA ESTAVA NO pLANO DA sALVAÇÃO DO pAI, E DE TODOS DO cOSMOS CRIADO NA sÉTIMA eTERNIDADE, E O FATO MAIS BELO E FORMIDÁVEL, É A ESCOLHA DO fILHO, QUE À ESCOLHEU PARA SUA mÃE. \DAÍ SE MEDITA, QUE jESUS VEIO À TERRA COM UM PROPÓSITO, NASCER E GERADO PELA mULHER COMO hOMEM, CRESCER COMO TODOS OS pECADORES, ESTAR MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, E OBEDIENTE AO pAI E A mÃE, QUANDO ANUI, ACEIT, EM SE TRANSFORMAR EMSER À mÃE DO fILHO DE dEUS, É NECESSÁRIO EXISTIR UMA DECISÃO E ESCOLHA HUMANA, ENTÃO ELA DIZ SEUS SIM FORMIDAVEL AO aRCANJO gABRIEL, ESCRITO PELO mÉDICO DE hOMES E aLMAS – lUCAS 1:28-38


o APÓSTOLO pAULO, IGUALMENTE, EXPRESSA À IMPORTÂNCIA DA mÃE NA CONQUISTA DO PERSÃO DOS PECADOS, DA LIBERTAÇÃO, E POR FIM, À SUPERAÇÃO DA MORTE. lO À DEVOÇÃO mARIANA É DÁ AO cRISTÃO OLHAR SINGULAR AOS FATOS DA EXISTÊNCIA. pOIS O BEM HUMANO ESTÁ NA NO BEM QUE É jESUS O CRISTO, PELA DECISÃO DA hOMEM É O fILHO DO hOMEM, E TAMBEM, POR eLA É: eU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA, AQUELE QUE ACREDITA, AINDA QUE MORRRA, VIVERÁ.
lOGO DO sANTUÁRIO DE nOSSA sENHORA aPARECIDA, DE QUEM TODOS À ESTIMAM E POSSUEM DEVOÇÃO SUBLIME PELA mÃE iMACULADA. pOIS SÃO OS VALORES INTERIORES E DO CORAÇÃO, QUE ABRIMOS O CÉREBRO À MEDITAÇÃO, E REFLEXÃO, MESMO NAS ADVERSIDADES.
e OS DEMAIS SÃO ENSINAMENTOS DO fILHO, sALMAOS, cARTAS, E REFLEXÕES NA TRANSFORMAÇÃO DA NOSSA CAMINHADA, E COM O BEM DA mÃE, FIZEMOS À ESTRADA COM DIGNIDADE E AMOR.
sÁBADO – 4ª SEMANA DA pÁSCOA.
3. o sENHOR POUSA O OLHAR SOBRE OS QUE O TEMEM / E QUE CONFIAM, ESPERANDO EM SEU AMOR, /PARA DA MORTE LIBERTAR AS SUAS VIDAS / E ALIMENTÁ-LOS QUANDO É TEMPO DE PENÚRIA.
1 PEDRO 2,4-9 
CAMINHAR COM jESUS cRISTO RUMO AO pAI EXIGE TRANSFORMAÇÃO. uMA TRANSFORMAÇÃO QUE PENETRA A NOSSA HISTÓRIA E DÁ NOVO SENTIDO. nESTE CAMINHO, APRENDEMOS COM cRISTO O mANDAMENTO DO aMOR. é ATRAVÉS DO AMOR A dEUS E AOS IRMÃOS E IRMÃS QUE SEREMOS PROVADOS COMO DISCÍPULOS. eSTE PERCURSO NÃO É SIMPLES, NEM FÁCIL OU TRANQUILO, POIS NECESSITA ABRIR A VIDA PESSOAL AO OUTRO E PERMITIR, PRINCIPALMENTE, QUE dEUS TOME O SEU LUGAR CENTRAL EM NOSSA VIDA.
QUEM BUSCA ANIMAR CADA MOVIMENTO É O ESPÍRITO pARÁCLITO, MAS É NAS ATITUDES DO DIA-A-DIA QUE VEREMOS SE ESTAMOS NOS COMPROMETENDO. sEGUIR jESUS É ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE OUVIR E AGIR. oUVIR O QUE jESUS ENSINA; AGIR SEGUINDO O SEU EXEMPLO. sÓ SE PERMITINDO À GRAÇA É QUE O eSPÍRITO NOS UNIRÁ AO fILHO E, CONSEQUENTEMENTE, AO pAI.
    REFLEXÃO.
    cARÍSSIMOS, 4 APROXIMAI-VOS DO sENHOR, PEDRA VIVA, REJEITADA PELOS HOMENS, MAS ESCOLHIDA E HONROSA AOS OLHOS DE dEUS. 5 dO MESMO MODO, TAMBÉM VÓS, COMO PEDRAS VIVAS, FORMAI UM EDIFÍCIO ESPIRITUAL, UM SACERDÓCIO SANTO, A FIM DE OFERECERDES SACRIFÍCIOS ESPIRITUAIS, AGRADÁVEIS A dEUS, POR jESUS cRISTO. 6 cOM EFEITO, NAS eSCRITURAS SE LÊ: “eIS QUE PONHO EM sIÃO UMA PEDRA ANGULAR, ESCOLHIDA E MAGNÍFICA; QUEM NELA CONFIAR NÃO SERÁ CONFUNDIDO”. 7 a VÓS, PORTANTO, QUE TENDES FÉ, CABE A HONRA. mAS PARA OS QUE NÃO CREEM, “A PEDRA QUE OS CONSTRUTORES REJEITARAM TORNOU-SE A PEDRA ANGULAR, 8 PEDRA DE TROPEÇO E ROCHA QUE FAZ CAIR”. nELA TROPEÇAM OS QUE NÃO ACOLHEM A pALAVRA; ESSE É O DESTINO DELES. 9 mAS VÓS SOIS A RAÇA ESCOLHIDA, O SACERDÓCIO DO rEINO, A NAÇÃO SANTA, O POVO QUE ELE CONQUISTOU PARA PROCLAMAR AS OBRAS ADMIRÁVEIS DAQUELE QUE VOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA LUZ MARAVILHOSA.
    pALAVRA DO sENHOR
    jOÃO 14, 1-12
    nAQUELE TEMPO, DISSE jESUS A SEUS DISCÍPULOS: 1 “nÃO SE PERTURBE O VOSSO CORAÇÃO. tENDES FÉ EM dEUS, TENDE FÉ EM MIM TAMBÉM. 2 nA CASA DE MEU pAI HÁ MUITAS MORADAS. sE ASSIM NÃO FOSSE, EU VOS TERIA DITO. vOU PREPARAR UM LUGAR PARA VÓS, 3 E QUANDO EU TIVER IDO PREPARAR-VOS UM LUGAR, VOLTAREI E VOS LEVAREI COMIGO, A FIM DE QUE, ONDE EU ESTIVER, ESTEJAIS TAMBÉM VÓS. 4 e PARA ONDE EU VOU, VÓS CONHECEIS O CAMINHO”. 5 tOMÉ DISSE A jESUS: “sENHOR, NÓS NÃO SABEMOS PARA ONDE VAIS. cOMO PODEMOS CONHECER O CAMINHO?” 6 jESUS RESPONDEU: “eU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. nINGUÉM VAI AO pAI SENÃO POR MIM. 7 sE VÓS ME CONHECÊSSEIS, CONHECERÍEIS TAMBÉM O MEU pAI. e DESDE AGORA O CONHECEIS E O VISTES”. 8 dISSE fELIPE: “sENHOR, MOSTRA-NOS O pAI, ISSO NOS BASTA!” 9 jESUS RESPONDEU: “hÁ TANTO TEMPO ESTOU CONVOSCO E NÃO ME CONHECES, fELIPE? qUEM ME VIU, VIU O pAI. cOMO É QUE TU DIZES: ‘mOSTRA-NOS O pAI’? 10 nÃO ACREDITAS QUE EU ESTOU NO pAI E O pAI ESTÁ EM MIM? aS PALAVRAS QUE EU VOS DIGO, NÃO AS DIGO POR MIM MESMO, MAS É O pAI QUE, PERMANECENDO EM MIM, REALIZA AS SUAS OBRAS. 11 aCREDITAI-ME, EU ESTOU NO pAI E O pAI ESTÁ EM MIM. ACREDITAI, AO MENOS, POR CAUSA DESSAS MESMAS OBRAS. 12 eM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO, QUEM ACREDITA EM MIM FARÁ AS OBRAS QUE EU FAÇO E FARÁ AINDA MAIORES DO QUE ESSAS. pOIS EU VOU PARA O pAI”.
    PALAVRA DA sALVAÇÃO
    EU SOU O cAMINHO, A vERDADE E A vIDA”.
    O PAI E jESUS SÃO UM SÓ. aSSIM COMO SÃO UMA PERFEITA UNIDADE, dEUS, TRANSBORDANDO VIDA E AMOR, CRIOU O UNIVERSO E QUIS SER COMUNHÃO COM SUAS CRIATURAS, EM ESPECIAL, O HOMEM E A MULHER. dE TAL MODO NOS AMOU QUE DESEJOU E SE TORNOU HOMEM PARA NOS UNIR INTIMAMENTE CONSIGO. o AMOR DO pAI É, REALMENTE, O aMOR ENCARNADO. aSSIM, cRISTO SE FAZ NOSSO CAMINHO, UMA ÚNICA VIA QUE NOS LEVA AO pAI. cRISTO É A VERDADE, POIS eLE É A PERFEITA REVELAÇÃO DO ROSTO DE dEUS E DE SEU PLANO DE SALVAÇÃO; cRISTO É VIDA E É EM SUA FONTE QUE SACIAMOS NOSSA SEDE. o DESEJO DE dEUS É DE ESTARMOS PARA SEMPRE N’eLE. pOR ISSO, NÃO MEDE ESFORÇOS PARA ISTO. e NÓS, COMO ESTAMOS NESTE PROCESSO DE VER EM jESUS A NOSSA ÚNICA ESPERANÇA?
    REFLEXÃO FEITA PELOS NOVIÇOS DA pROVÍNCIA
    • 2ª- FEIRA DA 5ª SEMANA DA pÁSCOA;

    aTOS 14,5-18
    nAQUELES DIAS, EM iCÔNIO, 5 PAGÃOS E JUDEUS, TENDO À FRENTE SEUS CHEFES, ESTAVAM DISPOSTOS A ULTRAJAR E APEDREJAR pAULO E bARNABÉ. 6 aO SABEREM DISSO, pAULO E bARNABÉ FUGIRAM E FORAM PARA lISTRA E dERBE, CIDADES DA lICAÔNIA, E SEUS ARREDORES. 7 aÍ COMEÇARAM A ANUNCIAR O EVANGELHO. 8 eM lISTRA HAVIA UM HOMEM PARALÍTICO DAS PERNAS QUE ERA COXO DE NASCENÇA E NUNCA FORA CAPAZ DE ANDAR. 9 eLE ESCUTAVA O DISCURSO DE pAULO. e ESTE, FIXANDO NELE O OLHAR E NOTANDO QUE TINHA FÉ PARA SER CURADO, 10 DISSE EM ALTA VOZ: “lEVANTA-TE DIREITO SOBRE OS TEUS PÉS”. o HOMEM DEU UM SALTO E COMEÇOU A CAMINHAR. 11 vENDO O QUE pAULO ACABARA DE FAZER, A MULTIDÃO EXCLAMOU EM DIALETO LICAÔNICO: “oS DEUSES DESCERAM ENTRE NÓS EM FORMA DE GENTE!” 12 cHAMAVAM A bARNABÉ jÚPITER E A pAULO mERCÚRIO, PORQUE ERA pAULO QUEM FALAVA. 13 oS SACERDOTES DE jÚPITER, CUJO TEMPLO FICAVA DEFRONTE À CIDADE, LEVARAM À PORTA TOUROS ORNADOS DE GRINALDAS E QUERIAM, COM A MULTIDÃO, OFERECER SACRIFÍCIOS. 14 aO SABEREM DISSO, OS APÓSTOLOS bARNABÉ E pAULO RASGARAM AS VESTES E FORAM PARA O MEIO DA MULTIDÃO, GRITANDO: 15 “hOMENS, O QUE ESTAIS FAZENDO? nÓS TAMBÉM SOMOS HOMENS MORTAIS COMO VÓS E VOS ESTAMOS ANUNCIANDO QUE PRECISAIS DEIXAR ESSES ÍDOLOS INÚTEIS PARA VOS CONVERTERDES AO dEUS VIVO, QUE FEZ O CÉU, A TERRA, O MAR E TUDO O QUE NELES EXISTE. 16 nAS GERAÇÕES PASSADAS, dEUS PERMITIU QUE TODAS AS NAÇÕES SEGUISSEM O PRÓPRIO CAMINHO. 17 nO ENTANTO, ELE NÃO DEIXOU DE DAR TESTEMUNHO DE SI MESMO ATRAVÉS DE SEUS BENEFÍCIOS, MANDANDO DO CÉU CHUVAS E COLHEITAS, DANDO ALIMENTO E ALEGRANDO VOSSOS CORAÇÕES”. 18 e ASSIM FALANDO, COM MUITO CUSTO, CONSEGUIRAM QUE A MULTIDÃO DESISTISSE DE LHES OFERECER UM SACRIFÍCIO.
    pALAVRA DO sENHOR
    sL: 113b (115)
    nÃO A NÓS, Ó sENHOR, NÃO A NÓS, / AO VOSSO NOME, PORÉM, SEJA GLÓRIA.
    1. nÃO A NÓS, Ó sENHOR, NÃO A NÓS, † AO VOSSO NOME, PORÉM, SEJA A GLÓRIA, / PORQUE SOIS TODO AMOR E VERDADE! /
    pOR QUE HÃO DE DIZER OS PAGÃOS: / “oNDE ESTÁ O SEU dEUS, ONDE ESTÁ?” – r.
    2. é NOS CÉUS QUE ESTÁ O NOSSO dEUS, / ELE FAZ TUDO AQUILO QUE QUER. /
    sÃO OS DEUSES PAGÃOS OURO E PRATA, / TODOS ELES SÃO OBRAS HUMANAS. – r.
    3. aBENÇOADOS SEJAIS DO sENHOR, / DO sENHOR QUE CRIOU CÉU E TERRA! /
    oS CÉUS SÃO OS CÉUS DO sENHOR, / MAS A TERRA ELE DEU PARA OS HOMENS. – r.
    jOÃO 14, 21-26
    nAQUELE TEMPO, DISSE jESUS A SEUS DISCÍPULOS: 21 “qUEM ACOLHEU OS MEUS MANDAMENTOS E OS OBSERVA, ESSE ME AMA. oRA, QUEM ME AMA SERÁ AMADO POR MEU pAI, E EU O AMAREI E ME MANIFESTAREI A ELE”. 22 jUDAS – NÃO O iSCARIOTES – DISSE-LHE: “sENHOR, COMO SE EXPLICA QUE TE MANIFESTARÁS A NÓS E NÃO AO MUNDO?” 23 jESUS RESPONDEU-LHE: “sE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA, E O MEU pAI O AMARÁ, E NÓS VIREMOS E FAREMOS NELE A NOSSA MORADA. 24 qUEM NÃO ME AMA NÃO GUARDA A MINHA PALAVRA. e A PALAVRA QUE ESCUTAIS NÃO É MINHA, MAS DO pAI QUE ME ENVIOU. 25 iSSO É O QUE VOS DISSE ENQUANTO ESTAVA CONVOSCO. 26 mAS O DEFENSOR, O eSPÍRITO sANTO, QUE O pAI ENVIARÁ EM MEU NOME, ELE VOS ENSINARÁ TUDO E VOS RECORDARÁ TUDO O QUE EU VOS TENHO DITO”.
    pALAVRA DA sALVAÇÃO
    o dEFENSOR, O eSPÍRITO sANTO, QUE O pAI ENVIARÁ, ELE VOS ENSINARÁ TUDO”.
  • sABOR DA pALAVRA
    aTOS 13,44-52, VEJA COMO OS cRISTÃOS PRIMITIVO FORAM COMUNIDADE:
    44 nO SÁBADO SEGUINTE, QUASE TODA A CIDADE SE REUNIU PARA OUVIR A pALAVRA DE dEUS. 45 aO VEREM AQUELA MULTIDÃO, OS JUDEUS FICARAM CHEIOS DE INVEJA E, COM BLASFÊMIAS, OPUNHAM-SE AO QUE pAULO DIZIA. 46 eNTÃO, COM MUITA CORAGEM, pAULO E bARNABÉ DECLARARAM: “eRA PRECISO ANUNCIAR A pALAVRA DE dEUS PRIMEIRO A VÓS. mAS, COMO A REJEITAIS E VOS CONSIDERAIS INDIGNOS DA VIDA ETERNA, SABEI QUE NOS VAMOS DIRIGIR AOS PAGÃOS. 47 pORQUE ESTA É A ORDEM QUE O sENHOR NOS DEU: ‘eU TE COLOQUEI COMO LUZ PARA AS NAÇÕES, PARA QUE LEVES A SALVAÇÃO ATÉ OS CONFINS DA TERRA’”. 48 oS PAGÃOS FICARAM MUITO CONTENTES QUANDO OUVIRAM ISSO E GLORIFICAVAM A pALAVRA DO sENHOR. tODOS OS QUE ERAM DESTINADOS À VIDA ETERNA ABRAÇARAM A FÉ. 49 dESSE MODO, A pALAVRA DO sENHOR ESPALHAVA-SE POR TODA A REGIÃO. 50 mAS OS JUDEUS INSTIGARAM AS MULHERES RICAS E RELIGIOSAS, ASSIM COMO OS HOMENS INFLUENTES DA CIDADE, PROVOCARAM UMA PERSEGUIÇÃO CONTRA pAULO E bARNABÉ E EXPULSARAM-NOS DO SEU TERRITÓRIO. 51 eNTÃO OS APÓSTOLOS SACUDIRAM CONTRA ELES A POEIRA DOS PÉS E FORAM PARA A CIDADE DE iCÔNIO. 52 oS DISCÍPULOS, PORÉM, FICARAM CHEIOS DE ALEGRIA E DO eSPÍRITO sANTO.
    pALAVRA DO sENHOR
    sL: 97 (98)
    oS CONFINS DO UNIVERSO CONTEMPLARAM / A SALVAÇÃO DO NOSSO dEUS.
    1. cANTAI AO sENHOR dEUS UM CANTO NOVO, / PORQUE ELE FEZ PRODÍGIOS! /
    sUA MÃO E O SEU BRAÇO FORTE E SANTO / ALCANÇARAM-LHE A VITÓRIA. – r.
    2. o sENHOR FEZ CONHECER A SALVAÇÃO, / E ÀS NAÇÕES, SUA JUSTIÇA; /
    RECORDOU O SEU AMOR SEMPRE FIEL / PELA CASA DE iSRAEL. – r.
    3. oS CONFINS DO UNIVERSO CONTEMPLARAM / A SALVAÇÃO DO NOSSO dEUS. /
    aCLAMAI O sENHOR dEUS, Ó TERRA INTEIRA, / ALEGRAI-VOS E EXULTAI!
    jOÃO 14, 7-14, COMO SE ENXERGA A SEGUIR:
    nAQUELE TEMPO, DISSE jESUS A SEUS DISCÍPULOS: 7 “sE VÓS ME CONHECÊSSEIS, CONHECERÍEIS TAMBÉM O MEU pAI. e DESDE AGORA O CONHECEIS E O VISTES”. 8 dISSE fILIPE: “sENHOR, MOSTRA-NOS O pAI, ISSO NOS BASTA!” 9 jESUS RESPONDEU: “hÁ TANTO TEMPO ESTOU CONVOSCO E NÃO ME CONHECES, fILIPE? qUEM ME VIU, VIU O pAI. cOMO É QUE TU DIZES: ‘mOSTRA-NOS O pAI’? 10 nÃO ACREDITAS QUE EU ESTOU NO pAI E O pAI ESTÁ EM MIM? aS PALAVRAS QUE EU VOS DIGO, NÃO AS DIGO POR MIM MESMO, MAS É O pAI QUE, PERMANECENDO EM MIM, REALIZA AS SUAS OBRAS. 11 aCREDITAI-ME, EU ESTOU NO pAI, E O pAI ESTÁ EM MIM. aCREDITAI, AO MENOS, POR CAUSA DESSAS MESMAS OBRAS. 12 eM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO, QUEM ACREDITA EM MIM FARÁ AS OBRAS QUE EU FAÇO E FARÁ AINDA MAIORES DO QUE ESTAS. pOIS EU VOU PARA O pAI, 13 E O QUE PEDIRDES EM MEU NOME, EU O REALIZAREI, A FIM DE QUE O pAI SEJA GLORIFICADO NO fILHO. 14 sE PEDIRDES ALGO EM MEU NOME, EU O REALIZAREI”.
    pALAVRA DA sALVAÇÃO
    qUEM ME VIU, VIU O pAI”.
    dÁ BOCA DE fILIPE ESCAPA UM DESEJO NOSSO: “sENHOR, MOSTRA-NOS O pAI E ISTO NOS BASTA!”. nÓS BUSCAMOS VIDA ATRELADA A FELICIDADE E, DE MUITAS FORMAS, NOS AVENTURAMOS A PROCURÁ-LAS. pORÉM, PRECISAMOS RECONHECER QUE NO FUNDO TEMOS DESEJO POR dEUS. uM DESEJO QUE DEVE SER ALIMENTADO. o pAI NOS AMOU NA tRINDADE DESDE ANTES DE TUDO SER CRIADO; NO FUNDO DA ALMA, NUM LUGAR EM QUE POUCOS EXPLORARAM, LÁ MORA O NOSSO VERDADEIRO DESEJO E TODO AQUELE ESPAÇO PERTENCE A dEUS. tEMOS DE RECONHECER EM jESUS A VISIBILIDADE DO AMOR DE dEUS, UM AMOR ENCARNADO E ENTRANHADO, AO PONTO QUE TODAS AS OBRAS DO fILHO BENDITO REVELAM A ASSINATURA DO pAI. sE ACREDITARMOS NAS OBRAS, EXPERIMENTAREMOS A TERNURA D’aQUELE QUE SEMPRE QUIS ESTAR NO MEIO DE NÓS. pOR FIM, A CONFIANÇA DE QUE O pAI AGE EM jESUS, NOS FAZ CONFIARMOS AO fILHO OS NOSSOS PROFUNDOS DESEJOS E DIFICULDADES, ACREDITANDO QUE O PRÓPRIO cRISTO INTERCEDERÁ AO NOSSO FAVOR.
    rEFLEXÃO FEITA PELOS NOVIÇOS DA pROVÍNCIA
    • 5º DOMINGO DA pÁSCOA.

    aTOS 6,1-7
    1 nAQUELES DIAS, O NÚMERO DOS DISCÍPULOS TINHA AUMENTADO, E OS FIÉIS DE ORIGEM GREGA COMEÇARAM A QUEIXAR-SE DOS FIÉIS DE ORIGEM HEBRAICA. oS DE ORIGEM GREGA DIZIAM QUE SUAS VIÚVAS ERAM DEIXADAS DE LADO NO ATENDIMENTO DIÁRIO. 2 eNTÃO OS DOZE APÓSTOLOS REUNIRAM A MULTIDÃO DOS DISCÍPULOS E DISSERAM: “nÃO ESTÁ CERTO QUE NÓS DEIXEMOS A PREGAÇÃO DA pALAVRA DE dEUS PARA SERVIR ÀS MESAS. 3 iRMÃOS, É MELHOR QUE ESCOLHAIS ENTRE VÓS SETE HOMENS DE BOA FAMA, REPLETOS DO eSPÍRITO E DE SABEDORIA, E NÓS OS ENCARREGAREMOS DESSA TAREFA. 4 dESSE MODO NÓS PODEREMOS DEDICAR-NOS INTEIRAMENTE À ORAÇÃO E AO SERVIÇO DA pALAVRA”. 5 a PROPOSTA AGRADOU A TODA A MULTIDÃO. eNTÃO ESCOLHERAM eSTÊVÃO, HOMEM CHEIO DE FÉ E DO eSPÍRITO sANTO; E TAMBÉM fILIPE, pRÓCORO, nICANOR, tIMON, pÁRMENAS E nICOLAU DE aNTIOQUIA, UM GREGO QUE SEGUIA A RELIGIÃO DOS JUDEUS. 6 eLES FORAM APRESENTADOS AOS APÓSTOLOS, QUE ORARAM E IMPUSERAM AS MÃOS SOBRE ELES. 7 eNTRETANTO, A pALAVRA DO sENHOR SE ESPALHAVA. o NÚMERO DOS DISCÍPULOS CRESCIA MUITO EM jERUSALÉM, E GRANDE MULTIDÃO DE SACERDOTES JUDEUS ACEITAVA A FÉ.
    pALAVRA DO sENHOR
    sL 32 (33)
    sOBRE NÓS VENHA, sENHOR, A VOSSA GRAÇA, / DA MESMA FORMA QUE EM VÓS NÓS ESPERAMOS!
    1. ó JUSTOS, ALEGRAI-VOS NO sENHOR! / aOS RETOS FICA BEM GLORIFICÁ-LO. /
    dAI GRAÇAS AO sENHOR AO SOM DA HARPA, / NA LIRA DE DEZ CORDAS CELEBRAI-O! – r.
    2. pOIS RETA É A PALAVRA DO sENHOR, / E TUDO O QUE ELE FAZ MERECE FÉ. /
    dEUS AMA O DIREITO E A JUSTIÇA, / TRANSBORDA EM TODA A TERRA A SUA GRAÇA.
  • jOÃO 13,16-20
    dEPOIS DE LAVAR OS PÉS DOS DISCÍPULOS, jESUS LHES DISSE: 16 “eM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO, O SERVO NÃO ESTÁ ACIMA DO SEU SENHOR E O MENSAGEIRO NÃO É MAIOR QUE AQUELE QUE O ENVIOU. 17 sE SABEIS ISSO E O PUSERDES EM PRÁTICA, SEREIS FELIZES. 18 eU NÃO FALO DE VÓS TODOS. eU CONHEÇO AQUELES QUE ESCOLHI, MAS É PRECISO QUE SE REALIZE O QUE ESTÁ NA eSCRITURA: ‘aQUELE QUE COME O MEU PÃO LEVANTOU CONTRA MIM O CALCANHAR’. 19 dESDE AGORA VOS DIGO ISSO, ANTES DE ACONTECER, A FIM DE QUE, QUANDO ACONTECER, CREIAIS QUE EU SOU. 20 eM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO, QUEM RECEBE AQUELE QUE EU ENVIAR ME RECEBE A MIM; E QUEM ME RECEBE, RECEBE AQUELE QUE ME ENVIOU”.
    pALAVRA DA sALVAÇÃO
    jESUS ACABA DE LAVAR OS PÉS DOS SEUS APÓSTOLOS. aDMIRÁVEL ATITUDE DE AMOR E SERVIÇO. eNTRETANTO, NÃO BASTA COMPREENDER A LIÇÃO DO LAVA-PÉS; É NECESSÁRIO COLOCÁ-LA EM PRÁTICA: “sERÃO FELIZES SE O PRATICAREM”. aS PESSOAS PODEM SER FELIZES NÃO DOMINANDO, MAS AMANDO; NÃO SE CONSIDERANDO MELHORES QUE AS OUTRAS, MAS IGUAIS. nEM TODOS SEGUIRÃO O PROJETO DE jESUS. sEM DECLARAR O NOME, jESUS AFIRMA QUE, ENTRE OS APÓSTOLOS, UM SERÁ O TRAIDOR. mAS jESUS É FIEL AO pAI: LEVARÁ A SUA MISSÃO ATÉ O FIM. eLE É O mESSIAS, O eNVIADO DO pAI, O sALVADOR, A lUZ DO MUNDO, O fILHO DE dEUS, A PRESENÇA DE dEUS NESTE MUNDO. jESUS VAI SER AFASTADO PELA MORTE-GLORIFICAÇÃO, MAS DEIXARÁ AOS APÓSTOLOS A INCUMBÊNCIA DE LEVAR ADIANTE A SUA MESMA MISSÃO, A QUE RECEBEU DO pAI: DAR VIDA ABUNDANTE PARA TODOS.
    dIA A DIA COM O eVANGELHO 2020 – pE. lUIZ mIGUEL dUARTE, SSP
    • 6ª-FEIRA DA 4ª SEMANA DA pÁSCOA.

    ATOS 13,26-33
    nAQUELES DIAS, TENDO CHEGADO A aNTIOQUIA DA pISÍDIA, pAULO DISSE NA SINAGOGA: 26 “iRMÃOS, DESCENDENTES DE aBRAÃO, E TODOS VÓS QUE TEMEIS A dEUS, A NÓS FOI ENVIADA ESTA MENSAGEM DE SALVAÇÃO. 27 oS HABITANTES DE jERUSALÉM E SEUS CHEFES NÃO RECONHECERAM A jESUS E, AO CONDENÁ-LO, CUMPRIRAM AS PROFECIAS QUE SE LEEM TODOS OS SÁBADOS. 28 eMBORA NÃO ENCONTRASSEM NENHUM MOTIVO PARA A SUA CONDENAÇÃO, PEDIRAM A pILATOS QUE FOSSE MORTO. 29 dEPOIS DE REALIZAREM TUDO O QUE A eSCRITURA DIZ A RESPEITO DE jESUS, ELES O TIRARAM DA CRUZ E O COLOCARAM NUM TÚMULO. 30 mAS dEUS O RESSUSCITOU DOS MORTOS 31 E, DURANTE MUITOS DIAS, ELE FOI VISTO POR AQUELES QUE O ACOMPANHARAM DESDE A gALILEIA ATÉ jERUSALÉM. aGORA ELES SÃO TESTEMUNHAS DE jESUS DIANTE DO POVO. 32 pOR ISSO, NÓS VOS ANUNCIAMOS ESTE EVANGELHO: A PROMESSA QUE dEUS FEZ AOS ANTEPASSADOS, 33 ELE A CUMPRIU PARA NÓS, SEUS FILHOS, QUANDO RESSUSCITOU jESUS, COMO ESTÁ ESCRITO NO SALMO SEGUNDO: ‘tU ÉS O MEU FILHO, EU HOJE TE GEREI’”.
    pALAVRA DO sENHOR
    sL: 2
    tU ÉS MEU fILHO, E EU HOJE TE GEREI!
    1. “fUI EU MESMO QUE ESCOLHI ESTE MEU REI / E, EM sIÃO, MEU MONTE SANTO, O CONSAGREI!” /
    o DECRETO DO sENHOR PROMULGAREI, † FOI ASSIM QUE ME FALOU O sENHOR dEUS: / “tU ÉS MEU fILHO, E EU HOJE TE GEREI!” – r.
    2. pODES PEDIR-ME E, EM RESPOSTA, EU TE DAREI † POR TUA HERANÇA OS POVOS TODOS E AS NAÇÕES, /
    E HÁ DE SER A TERRA INTEIRA O TEU DOMÍNIO. / cOM CETRO FÉRREO HAVERÁS DE DOMINÁ-LOS / E QUEBRÁ-LOS COMO UM VASO DE ARGILA! – r.
    3. e AGORA, PODEROSOS, ENTENDEI; / SOBERANOS, APRENDEI ESTA LIÇÃO: /
    COM TEMOR SERVI A dEUS, RENDEI-LHE GLÓRIA / E PRESTAI-LHE HOMENAGEM COM RESPEITO! – r.
    jOÃO 14, 1-6
    nAQUELE TEMPO, DISSE jESUS A SEUS DISCÍPULOS: 1 “nÃO SE PERTURBE O VOSSO CORAÇÃO. tENDES FÉ EM dEUS, TENDE FÉ EM MIM TAMBÉM. 2 nA CASA DE MEU pAI HÁ MUITAS MORADAS. sE ASSIM NÃO FOSSE, EU VOS TERIA DITO. vOU PREPARAR UM LUGAR PARA VÓS 3 E, QUANDO EU TIVER IDO PREPARAR-VOS UM LUGAR, VOLTAREI E VOS LEVAREI COMIGO, A FIM DE QUE, ONDE EU ESTIVER, ESTEJAIS TAMBÉM VÓS. 4 e PARA ONDE EU VOU, VÓS CONHECEIS O CAMINHO”. 5 tOMÉ DISSE A jESUS: “sENHOR, NÓS NÃO SABEMOS PARA ONDE VAIS. cOMO PODEMOS CONHECER O CAMINHO?” 6 jESUS RESPONDEU: “eU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. nINGUÉM VAI AO pAI SENÃO POR MIM”.
    pALAVRA DA sALVAÇÃO
    eU SOU O cAMINHO, A vERDADE E A vIDA”.
    eMBORA DAMOS PASSOS EM MUITAS DIREÇÕES, cRISTO SE APRESENTA COMO O ÚNICO cAMINHO. eMBORA PROCUREMOS MUITAS VERDADES PARA NÓS MESMOS E PARA OS OUTROS, A ÚNICA DIGNA DE PLENA CONFIANÇA SE CHAMA cRISTO; EMBORA DESEJAMOS VIDA, A ÚNICA FONTE BROTA DE cRISTO. e QUANTAS VEZES NOS PERDEMOS CRIANDO TRILHAS, VERDADES E NOS ILUDINDO EM PRAZERES QUE NOS ADOECEM? pOIS, MESMO QUE SAIBAMOS, AINDA NÃO NOS MOVEMOS PARA ESTE cAMINHO, AINDA NÃO ACEITAMOS DE CORAÇÃO ESTA vERDADE E NÃO BUSCAMOS A fONTE DA vIDA. eSTE TEMPO DA pÁSCOA NOS DÁ NOVO VIGOR! rECORDANDO AS OBRAS E PROMESSAS DO cRISTO REALIZADAS E CUMPRIDAS, DEVEMOS PERMITIR QUE dEUS SEJA O NOSSO sENHOR.
    rEFLEXÃO FEITA PELOS NOVIÇOS DA pROVÍNCIA



Comentários

Postagens mais visitadas