O QUE PODE FAZER A IGNORÂNCIA? LOGO É A CAUSA DOS MALES DA HUMANIDADE.


“A causa dos males humanos não é a falta de conhecimento do mundo externo, é a ignorância (avidya) sobre a nossa verdadeira natureza.”

Patanjali, Yoga Sutras II:3; Taimni, Ciência do Yoga
Considerações Iniciais:
Domingo, dia 28/07/2019, mesmo com a maledicência cultural, não quer dizer, que perderemos a esperança, e a fé naquilo que importa, em face de que,  o sofrimento nos olhos da  massa ignorante, que gritava  contra Jesus: - Crucifica. A gentalha quer é construir mártir, eles não possuem escrúpulo, porque o caso deles é ter, praticar a barbárie. Pois o que não se vê é o exercício da Ética, não há respeito, o que há é os aduladores do mau exemplo. O que dizem, nada se aproveita, pois nada do constrói não é bom, porque  basta verificar que sempre falta algo, que não construíram, mas querem a ferro e a fogo que o vulnerável enxergue o que não existe.
Novamente, vem os Exercícios  Espirituais de Santo Inácio de Loyola, publicada em Braga, Portugal, p. 30/31/32, a seguir:
“55   – SEGUNDO EXERCÍCIO É MEDITAÇÃO DOS PECADOS
e compreende, depois da oração preparatória e dois preâmbulos, cinco pontos e um colóquio
2. A Oração preparatória seja a mesma [46; 49].
3. O Primeiro preâmbulo será a mesma composição [47].
4. O Segundo [preâmbulo] é pedir o que quero: será aqui pedir acrescida e intensa dor e lágrimas por meus pecados.
56    – 1O Primeiro ponto é o processo dos pecados, a saber, trazer à memória todos os pecados da vida, considerando ano por ano, ou período por período; para o que aproveitam três coisas: – 2a primeira, considerar o lugar e a casa onde habitei; a segunda, a convivência que tive com outros; a terceira, o ofício em que vivi.

57    – Segundo [ponto], ponderar os pecados, considerando a fealdade e a malícia que cada pecado mortal co metido tem em si, mesmo que não fosse proibido.
58    – 1Terceiro [ponto], considerar quem sou eu, diminuindo-me por exemplos: Primeiro, quanto sou eu em comparação com todos os homens; 2Segundo, que coisa são os homens, em comparação com todos os anjos e santos do paraíso; 3Terceiro, considerar que coisa é tudo o criado, em compara ção com Deus: pois eu só, que posso ser? 4Quarto, considerar toda a minha corrupção e fealdade corpo ral; 5Quinto, considerar-me como uma chaga e um abcesso, donde saíram tantos pecados, tantas maldades e peçonha tão repugnante.
59    – 1Quarto [ponto], considerar quem é Deus, contra quem pequei, segundo os seus atributos, comparando-os aos seus contrários em mim: 2a sua sapiência à minha ignorância, a sua omnipotência à minha fraqueza, a sua justiça à minha iniquidade, a sua bondade à minha malícia.
60    – 1Quinto [ponto], exclamação admirativa, com acrescido afecto, discorrendo por todas as criaturas, como me têm deixado com vida e conservado nela; 2os anjos, que sendo a espada da justiça divina, como me têm suportado, guardado e rogado por mim; 3os santos, como têm estado a interceder e rogar por mim; e os céus, sol, lua, estrelas e elementos, frutos, aves, peixes e animais;
4. e a terra, como não se abriu para me tragar, criando novos infernos para sempre penar neles.
61    – [Colóquio]. Acabar com um colóquio sobre a misericórdia, buscando razões e dando graças a Deus nosso Senhor porque me deu vida até agora, propondo emenda, com a sua graça, para o futuro. Pai Nosso.”  Conferir  in (EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - Tradução do autógrafo espanhol, Tradução por Vital Cordeiro Dias Pereira, S.J.,  Organização e Notas por Francisco de Sales Baptista, S.J., p. 30/31/32, LIVRARIA APOSTOLADO DA IMPRENSA Largo das Teresinhas, 5 – 4714-504 BRAGA – Portugal. 3ª edição.)
É certo, que  não cessam de assediar  os seres que caminham às ruas, às praças, nos  locais em que se reúnem com o próximo, tanto para conversar, quanto para escutar o que fato há para lhe falar. Escutar é um predicado e significado do conhecimento que se adquire  o conhecimento, pelo fato, que na tradição antiga, especialmente, os que desejam o melhor, e como se trata de redicado de Deus – Eu sou -, somente pode conhecer  a Deus, aquele que o escuta. Pelo fato de quem o escutar, igualmente, evitará o pecado originado pelo mau uso das palavras, também os cometidos pela gula, pela luxuria, pelo orgulho, vaidade, inveja,e pelo apego à matéria, aos bens materiais, como o pecado da carne, do fumo, e do álcool destilado,  sabe-se que o corpo do hebreu  emana do “corpo etérico” energias  desfavoráveis.
A existência sobrevida  no exercício do mau, como procedimento e ação, e no caso o mal – está dentro  do cérebro, do mental, então, é uma prática maledicente, em face de  se vincular ao Ego, apegado ao físico, e ao Eu superior, que envolvem os fundamentos da mente, e tortura à alma (psique), que o conjunto da pessoa (máscara), ainda, porque com pecado mortal no cérebro, ainda, não evoluiu à condição de ser. Pois o mais grave, é que em estado de pecado e de infração, não ama com sabedoria o semelhante, porque sua concepção é lhe assaltar, explorar, obter vantagem é o lucro, simplesmente, porque seu deus é o dinheiro e se corromper e corromper outros.
O mal atualmente, existe como a instituição do mal, em face de praticá-lo e alardear que é a persona que pratica o bem sempre multiplicado por dois. Sabe-se que não é, que o fazem porque existe o cordão do puxa saco, que adulam o  lobo mal, fica a elogiar  ação maldosa, só porque o agente  e sócio do mal, ainda recompensa o puxa saco. A confraria do puxa saco é enorme, pois o puxa saco, sempre está na foto de pirata (o que aparece sempre na foto)  a cobiçar o que o outro conseguiu pelo mérito. E diz: - Eu sou teu amigo. Mas, o que se conhece: - O sócio  puxa saco. Logo, o pecador e criminoso puxando  saco, e corrupto, é o costume em moda, na atualidade.
O ativo e o passivo não se ajustam, porque o passivo deles deixa insolvente à humanidade, não há boa ação,  pelo amor, prudência, e justiça, porque  quem possui o passivo insolvente, e pratica o mal no  varejo e no atacado, como se estivesse como o Senhor do planeta, certamente,  quando tiver transcorrido alguns anos saberá que o que não plantar, também, não colherá.
Procurar a conversão, e a prática do bem, como também  ouvir a advertência que sai da boca de Deus, não fará, porque não crê, também, não deseja pegar a sua cruz e seguir  as lições do Nazareno, eis aí o que deve ser perdoar:
“E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados".
Marcos 11:25-26
Perceba, a seguinte: 
Tomem cuidado.
"Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe".
Lucas 17:3-4
Veja o disse a Pedro:
“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. “
Mateus 18:21-22
Veja, o que o Deus de bondade faz:
“Tu és bondoso e perdoador, Senhor,
rico em graça
para com todos os que te invocam. “
Salmos 86:5
A lição do Apostolo Paulo é correta, porque é necessário suportar o outro, pra perdoar:
“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. “
Colossenses 3:13
O que pode fazer com o perdão, no dizer de João:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. “
1 João 1:9
O perdão é caminho recíproco, porque quem perdoar, o Pai do céu perdoa, mas, cautela, porque o Pai é  justo e bondade:   
“Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês. “
Mateus 6:14-15
Considerações finais:
O substancial e potencial, como essência, que é invisível aos  olhos está basicamente, em predicados de cada  humano, que se estiver na senda, e no reino, certamente, possui conhecimento que a mesquinharia, a insolência, o orgulho, a avareza, a luxuria, o ter não é o meio que possibilita à obtenção da graça divina pra estar entre os bons e santos do reino.
Se passa e não oferece ao próximo  sua mão para  colaborar a transitar no obstáculo, igualmente, não está fazendo o bem.
Se não enxerga  aquele que possui deficiência visual nos olhos, mas, o que possui a ausência da visão física, não está cego da alma.
Evite a cegueira da alma, e peça ao céu luz á inteligência, pois a inteligência é dom do Espírito Santo Santo, se O pedir, Ele o dará.
Ore sempre, para não cair em tentação, especialmente, a tentação de excluir o próximo, e o apego no ter.
Mas, caso seja o desejo e a vontade de chegar ao reino, na santidade: Em primeiro lugar, siga o exemplo da Mãe de Jesus – A Santa Maria -, diga sim, e faça  como fez, e ainda faz à humanidade, e quem a possui como exemplo  de fé;
- Em segundo lugar se transforme em testemunha viva da noticia de jesus de Nazaré, o Sagrado Coração de Jesus, e praticar: Assim na terra como no céu; fazei o nosso coração semelhante o vosso; pela ressurreição estar como novo Ser (homem), pelo novo homem e mulher nascidos do Cristo (São Paulo);
E ´ por último, que  obtenha a retribuição pelo mérito da virtude, e na prática exercite a tolerância, a temperança, prudência, solidariedade, amor e a sabedoria, reconheça a igualdade, a liberdade, com base na fraternidade.
Logo a fraternidade, é a porta que abre todo dia para o planeta seja mais digno, e considere todo aquele que estiver no caminho o efeito da fraternidade.
Reflita, medite, porque a questão é a fraternidade é o bem.


   

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