SERVE COMO CONSELHO NO LIVRO ESCRITO POR CECILIA TADA, O DE SANTA TERESA DE LISIEUX, SÍNTESE HUMANAN DE NATUREZA E GRAÇA, P. 49, PAULINAS, 2011, QUANDO DIZ: “SE RESSUSCITASTES COM CRISTO, BUSCAI AS COISAS DO ALTO, [...] CUIDAI DAS COISAS DO ALTO, NÃO DO QUE É DA TERRA.” REFLITA, O PENSAR ESTÁ AÍ, NÃO COMO MUDAR AQUILO QUE ESTÁ POSTO, O QUE SE PODE PELA VIRTUDE É TRANSFORMAR A REALIDADE.


Existem situações ou épocas na nossa existência no planeta terra que não compreendemos as causas e os efeitos sofredores, pelo fato da facilidade  conduzida pela ignorância que nosso raciocínio esculpe os arquétipos, podem serem falsos, podem igualmente serem mentirosos, como também nascidos da cobiça e da vaidade que nos subtraem a régua do conhecimento, logo somos obrigados a utilizar o nosso lixo do inconsciente como meio ardiloso de reprimir e oprimir o próximo, com a finalidade de satisfação do ego e obter o poder e o dinheiro.
Nada é certo, porque no conceito de Aristóteles as categorias utilizadas  forma postas no lugar errado, como se pode observar:
“1ª16. Das cisas que são ditas, umas são ditas segundo a complexão; outras, sem a complexão. Por  exemplo, são ditas segundo a complexão, estas:  homem corre,  homem vence; e, são, por exemplo, sem complexão, as seguintes: homem, boi, corre, vence.”(ARISTÓTELES, Categorias, p. 71, Editora Martin Claret Ltda, 2015)

Ora, da boca humana pouco ensinamento sai que se aproveita, pois basta  prestar atenção nas conversas de elevadores, o que  falam nos seus celulares  para suas conquistas, é como o som de uma ave de rapina a procura da carniça, por exemplo são orações verbais que não predicam com o ser, porque não são complexas. Sabe-se que a cor e marca do veiculo não predica; valor na conta também não; pague-me tanto e eu estarei lá, pior, porque  é a prostituição respeitável, numa obra conhecida, mas observa o diz  Simone de Beauvoir:
“Entre as que se vendem pela prostituição e as que se vendem pelo casamento a única diferença consiste no preço e na duração do contrato.”
Veja  e que ela diz sobre a mulher que deseja imitar o homem:
“O homem é definido como ser humano e a mulher é definida como fêmea. Quando ela comporta-se como um ser humano ela é acusada de imitar o macho.”
[O segundo sexo (1949)]
― Simone de Beauvoir
E, sobre o homem o que diz, não é muito diferente:
“Seja qual for o país, capitalista ou socialista, o homem foi em todo o lado arrasado pela tecnologia, alienado do seu próprio trabalho, feito prisioneiro, forçado a um estado de estupidez.”
― Simone de Beauvoir
 E o direito de sonhar, o que nos diz:
“O seu amor, a sua ternura, eram apenas um sonho. Mas valeria a pena aceitar sonhar um amor que queremos viver na realidade?”
― Simone de Beauvoir
Então, sobre a verdade:
“À minha volta, reprovava-se a mentira, mas fugia-se cuidadosamente da verdade.”
― Simone de Beauvoir
Logo sobre o adulto ela possui um bom conceito, quer goste, quer não:
“O que é um adulto? Uma criança inchada pela idade.”
― Simone de Beauvoir
Certamente, a época que foram ditas as verdades foram fruto do Existencialismo que ela e Sartre defendiam na época, posterior a IIª Guerra Mundial, e no inicio da Guerra Fria, com o aparecimento da pílula e do feminismo, mas são verdades que permanecem porque a humanidade está convivendo no presente  uma época de  retrocesso em substância e potência. Veja o que diz Nelson Rodrigues: “Não existe família sem adúltera.”
Pode-se gostar ou não gostar, mas na prática foi o que existiu, pelo fato de ter perdido o caminho da educação com ética, especialmente, perdeu-se a generosidade, pelo fato da inversão dos valores, sendo que ter é a base e o ser é a ilusão. Hoje se privilegia a mediocridade, quanto mais medíocre for mas conquistador, porque o medíocre sabe seduzir a megera, e receber propina da corrupção.
Conclui-se que o ser humano exemplar necessita conhecer a fraternidade, a liberdade, e igualdade. No entanto, só se capacita  a obter como bem os dignos predicados do ser são aqueles que buscarem o conhecimento pela via da espiritualidade e da filosofia, porque não quiser sair da caverna deverá permanecer nas trevas e não conhecerá a luz, como também há que sair da era do homem de ferro e se transformar no homem de ouro, é necessário ousadia e coragem para trilhar o caminho do bem. Serve como conselho no Livro escrito por Cecilia Tada,  o de Santa  Teresa de Lisieux, Síntese Humanan de Natureza e Graça, p. 49, Paulinas, 2011, quando diz:
“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, [...] cuidai das coisas do alto, não do que é da terra.”
Reflita, o pensar está aí, não como mudar aquilo que está posto, o que se pode pela virtude é  transformar a realidade.



Comentários

Postagens mais visitadas