POIS É PELA COSNCIÊNCIA BEM FORMADA, QUE CONHECE O BEM DO MAL, MAS NÃO FAÇAMOS DO MAL UMA INSTITUIÇÃO, O BEM SEMPRE GRATIFICA E É DO BEM, ENTÃO MEDITE: O significa à palavra viva em nossa existência? Evidente, que a Lei tanto a de Moisés, quanto a anunciada pelo Nzareno são argumentos válidos, e eficazes dentro do contexto de cada momento da história da salvação da humanidade, pois Jesus generoso e compreensivo reitera aos presentes; “17 Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18 Em verdade vos digo: antes que o céu e aterra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra. 19 Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinarem os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no reino dos céus. Portanto, quem os praticar e ensinar será considerado grande no reino dos céus”.(São Mateus 5:17-19) Certamente, o que está em Deuteronômio $;1.5-9, reitera o mesmo conteúdo da pregação do Mestre e Frater de Nazaré nos ensina, pois eis a síntese da Lei, o que está posto em: “9 Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes ensina-o a teus filhos e netos”. POIS A VERDADE LIBERTA, E O AMOR GARANTE O BEM!

POIS É PELA COSNCIÊNCIA BEM FORMADA, QUE CONHECE O BEM DO MAL, MAS NÃO FAÇAMOS DO MAL UMA INSTITUIÇÃO, O BEM SEMPRE GRATIFICA E É DO BEM, ENTÃO MEDITE:  O significa à palavra viva em nossa existência? Evidente, que a Lei tanto a de Moisés, quanto a anunciada pelo Nzareno são argumentos válidos, e eficazes dentro do contexto de cada momento da história da salvação da humanidade, pois Jesus generoso e  compreensivo reitera aos presentes; “17 Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18 Em verdade vos digo: antes que o céu e aterra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.

 19  Portanto, quem desobedecer  a um só desses mandamentos, por menor que seja,  e ensinarem os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no reino dos céus. Portanto,  quem os praticar e  ensinar  será considerado grande no reino dos céus”.(São Mateus 5:17-19) Certamente, o que está em Deuteronômio $;1.5-9, reitera o mesmo conteúdo da pregação do Mestre e Frater de Nazaré nos ensina, pois  eis a síntese da Lei, o que está posto em: “9 Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste  com os próprios olhos,  e nada deixes escapar  do teu coração por todos os dias de tua vida;  antes ensina-o a teus filhos e netos”. POIS A VERDADE LIBERTA, E O AMOR GARANTE O BEM!

 

§1. Então, hoje, é dia de sonhar é imaginar – pois Albert Einstein, em sua obra Meus  ´´Ultimos Anos, quando se refere sobre à Ciência:

“A ciência busca relações que supostamente existem, independentemente do indivíduo que as busca.  Isso inclui o caso em que o objeto é o próprio homem. As proposições da ciência também podem ter por objeto conceito criados por nós mesmos, como na matemática. Não se presume que esses conceitos correspondem necessariamente algum objeto do mundo externo. Todas as proposições e leis científicas têm, contudo, uma característica comum: são “verdadeiras ou falsas” (adequadas ou inadequadas). Grosseiramente falando, nossa reação a elas é “sim” ou “não”.

O modo científico de pensar tem uma característica adicional. Os conceitos que usa para construir seus sistemas coerentes não expressam emoções. Para o cientista, existe apenas o “Ser”, mas nenhum desejar ou valorizar, nenhum bem,  nenhum mal;  nenhuma meta. Enquanto permanecermos no campo da ciência propriamente dita, nunca encontraremos uma frase do tipo:  “Não mentirás”. Há uma espécie de escrúpulo puritano no cientista que busca a verdade:  ele se mantém afastado de tudo que é voluntarista ou emocional.  Aliás, esse traço é resultado de um lento desenvolvimento, peculiar ao pensamento ocidental moderno.

A partir disso, poderia parecer que o pensamento lógico é irrelevante para a ética. Na verdade, as afirmações científicas de fatos e relações não podem produzir diretrizes éticas. Entretanto, as diretrizes éticas podem se tornar racionais e coerentes por meio do pensamento lógico do conhecimento empírico.  Se pudermos concordar com algumas proposições éticas básicas, outras proposições éticas poderão ser derivadas delas, desde que as premissas originais sejam formuladas com suficiente precisão. Essas premissas éticas desempenham, na ética, um papel similar  ao do axioma na matemática.” Vide em Einstein, Albert, Meus Últimos Anos, p. 113, Editora Nova Fronteira 2.017. Evidente, que à ciência é bem adstrito ao dom da inteligência, cujas emanações e vibrações são derivadas da mente, de onde deriva a imaginação, que indubitavelmente,  existe como formidável  graça e riqueza verdade interior ao ser pensante, e deve ser saudável consciência do cumprimento do dever ser imbricado no coração, em que  receber o generoso convite do Senhor Jesus:

“28 Venham a mim todos que estão  casados de carregar o peso de seu fardo e eu lhes darei descanso. 29 Carreguem a minha carga e apredam de mim porque sou manso e humilde  de coração”. (São Mateus 11:28-29)

§2. Na verdade, estamos em busca se sentido à Vida – sopro divino e de graça -, que perde sua identidade filial com o pecado de origem, praticados pela dupla humana, e comem pela vaidade, inveja, e ambição à fruta da árvore do meio do jardim, e pela  cobiça deram às gerações herdeiras o pecado hediondo da morte, porque acreditaram no sibilo da serpente, que disse em “4 Óh! Não morrereis.” Pois, então, em ter que assumir pela sua ação à realidade nua e crua: “7 Seus olhos se abriram, e perceberam que estavam nus, e foram na árvore de figueira, e retiram suas folha e fizeram tangas para se cobrirem.” (Gêneses 3:4-7) E, o Senhor Deus, Pai generoso e digno, cheio de bondade e presteza, promete  enviar seu filho único ao planeta, para perdoar dos pecados, reatar laços de unidade, e vencer pela ressurreição do filho único à morte, como está em (Gêneses 3:15) Logo é necessário o cumprimento da Lei e do mandamento divinos, especialmente crescer em espiritualidade, então, observemos o disse à Mestra da Vida Espitual, Santa Teresa de Jesus ou de Ávila,  com sabedoria e oportunidade:

“Eles admitem, portanto, a profunda unidade da vida  sobrenatural: mesmo as contemplações místicas mais sublimes pertencem à perfeição própria desta vida. Em lugar, porém, de considerar sua evolução de um modo abstrato, ou em uma alma ideal (como o faz a escola tomista moderna), a doutrina teresiana da mais atenção às modificações que encontra tal evolução,  conforme a diversidade de vocação  das pessoas nas quais ela se realiza. Nem todos são chamados à mesma elevação, nem à mesma forma de vida. . A  vocação pessoal do sujeito influencia notavelmente o desenvolvimento de sua vida sobrenatural.

Seria imprudente e anticientífico eificar nossa síntese  doutrinal sem consideras estas diversas modalidades que a evolução da graça contemplativa pode aprsentar e que  à experiência das almas confirma, sobretudo quando se tem por fim imediato “dirigir” na prática da vida espiritual”. Vide em Maria Madalena O.C.D, FR. Gabriel de S, Santa Teresa de Jesus – Mestra de Vida Espiritual -, p. 67,Editora Paulus, 6ª Reimpressão 2.017.  No entanto, à vida espiritual é estar na graça da contemplação dos mistérios da  alegria, da Lu, da dor, e da Glória, existentes como dádiva no Santo Rosário da Virgem Maria. Porém, hoje, se contempla à Glória da  vitória sobre à morte, pelo sim, inefável de Maria, quando disse ao Anjo Gabriel, gtpois de consciente, acolher às justificativas oferecidas pelo Anjo, então, à virgem pensou na humanidade, no perdão dos pecados, na unidade com o Pai, libertar à humanidade e, vencer pela ressurreição o pecado da morte, e: “Então disse Maria:  Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim  segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela”. (São Lucas 1:38) Ao chegar à idade, Jesus começou a pregar: “Fazei penitência, pois o reino dos céus está próximo”. (São Mateus 4:17) Pois é batizado por João, como  sai de Nazaré, e se dirige ao Jordão, para ser batizado por João Batista. (São Mateus 3:13), cura muitos enfermos, e prega o Sermão da Montanha. (São Mateus 5:2-11), e por último, Judas o vende por trinta moedas de prata, é morto, e ressuscita no terceiro dia, como  presenciaram pela manhã de domingo Maria Madalena, Maria Mãe de Tiago, e Salomé, pois compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus, ma pela manhã, antes do nascer do sol a pedra da porta do sepulcro, já estava removida. Elas entraram no sepulcro, e viram um jovem de vestido de branco, que lhes perguntou: Vocês estão procurando Jesus de Nazaré que foi crucificado? E disse-lhes: Ele não está. Ressuscitou. (São Msrcos 16:1-2-5-6. São João 20:25-27-28-29) Pois se dirigiam à Galileia para avisar os discípulos, e Jesus  se apresenta no lado delas, e disse:

Salve! E alegrem-se! (São Mateus 28:8-9-10) Logo devemos crer que Jesus de Nazaré está vivo, é o que devemos testemunhar, objetivamente, como os anjos perguntaram às santas mulheres: “Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo?” (São Lucas 24:5) Então, não tenhamos dúvida que, Jesus é a vida eterna, sempre! E, colheremos as primícias da ressurreição. (1 Coríntios 15:20).

§3 Dia de graça,  quarta-feira, 23 de março de 2.022, é a 3ª Semana da Quaresma, e à Liturgia nos aprsenta a 1ª Leitura extraída do Livro de Deutero nômio 4:1.5-9, Salmo 147,  e se proclama o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5:17-19, e o Santo celebrado do dia, é São Turíbio de Mongrovejo, bispo corajoso que deixou um grande legado:

Descrição: https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/2/2022/03/23-sao-turibio-de-mongrovejo-santo-do-dia-cancaonova.jpg

01Bispo [1538 – 1606]

Berço

§3.1. Seu nome completo é Turíbio Alfonso de Mongrovejo. É espanhol e filho de uma família rica da nobreza. Estudou nas cidades de Santiago de Compostela, Valadolid e Salamanca. Formou-se advogado e participou da inquisição. Desde jovem, foi honesto e justo.

§3.2. Lançado na vida religiosa
A nomeação episcopal, na época, era bem diferente de como é hoje. Sendo assim, o rei Felipe II percebeu as qualidades de Turíbio de Mongrovejo e pediu ao Papa Gregório XIII que o nomeasse arcebispo da América Espanhola, então, o Papa atendeu. Por isso, após um discernimento, Turíbio recebeu todas as ordens sagradas de uma só vez, inclusive a ordenação sacerdotal. Assim, em 1580, ele foi sagrado Arcebispo de Lima, no Peru.

§3.3. Foi dessa maneira, aparentemente improvisada, que nasceu um dos maiores apóstolos da América Latina.

Compaixão:

§3.4. Dom Turíbio chegou à Lima, em 1581, e ficou estarrecido com a miséria material e espiritual em que os índios viviam. Mas isso o fez agir. Começou aprendendo a língua desses índios. Depois, começou a defendê-los das arbitrariedades dos colonizadores, que os tratavam como animais. Por isso, Dom Turíbio passou a ser venerado pelos fiéis. Todos o viam como um defensor da justiça e contra os opressores europeus.

§3.5. Ardor evangelizador
Com o apoio de todo o povo indígena, Dom Turíbio organizou inúmeras comunidades em sua imensa diocese. Depois disso, realizou assembleias e até mesmo sínodos, isto é, reunião com todos os bispos em atividade na América Espanhola. Assim, todos foram convocados para a evangelização.

§3.6. Visão e organização
Dom Turíbio realizou e coordenou dez concílios da diocese e também três concílios provinciais. Esses eventos formaram a principal estrutura organizacional da Igreja Católica da América espanhola. Essa organização dura até hoje. Um Sínodo Provincial realizado em Lima ganhou destaque.

§3.7. Foi o de 1582. Historiadores o comparam ao famoso Concílio de Trento, por conta da sua importância. Conta-se que, neste encontro, Dom Turíbio chegou a desafiar os espanhóis resistentes, que se achavam muito inteligentes, a aprenderem a língua dos índios. Todos se calaram.

§3.8. Apóstolo incansável
No ano de 1594, Dom Turíbio já tinha percorrido quinze mil quilômetros em missão pela América Espanhola. Ensinava, pregava, convertia, devolvia dignidade e administrava os sacramentos aos índios. Até este ano, segundo os livros das paróquias, tinha administrado a crisma a nada menos que sessenta mil fiéis.

Formando santos:

§3.9. Dom Turíbio teve a graça de formar e crismar três cristãos peruanos que, mais tarde, foram canonizados: Santa Rosa de Lima, São Francisco Solano e São Martinho de Porres. Esses são frutos preciosos de sua grande missão na América Espanhola.

§3.10. Legado para o futuro
São Turíbio procedeu a fundação do primeiro seminário instituído nas Américas. Ali, vários missionários ardorosos foram formados, o que muito ajudou no processo de evangelização da América Espanhola.

§3.11. Amor e desapego
Pouco tempo antes de sua morte, São Turíbio doou todas as suas roupas, até mesmo as que cobriam seu próprio corpo. Tudo foi para os pobres e àqueles que trabalhavam a seu serviço. Esse gesto resumiu o comportamento de toda sua vida. São Turíbio morreu no dia 23 de março do ano 1606. Ele estava na pequenina cidade chamada Sanã, no Peru. Sua canonização foi celebrada pelo Papa Bento XIII, em 1726. Na ocasião, o Papa declarou São Turíbio de Mongrovejo como o Apóstolo e Padroeiro do Peru.

§3.12. A minha oração
“Reta intenção: é isso que lhe pedimos Senhor Jesus. Se nosso coração alcançar essa graça, prosseguiremos no caminho da santidade. Amém.”

São Turíbio de Mongrovejo, rogai por nós! Fonte: Canção Nova e, também A12.

§4. O Discípulo vive e sobrevive testemunho e juramento feito sobre à palavra do Senhor, e realizar sua ações o obras compatíveis com a doutrina e mandamentos divinos inerentes ao bem difuso e universal da palavra  viva de Deus. Pois vamos sentir o que nos diz Jiddu Krishnamurti, em Rumo ao Discipulado, algo bem dentro da doutrina universal de Nosso Senhor Jesus Cristo, e veja:

“KRISHNAJI: Esta manhã eu estava pensando no que o Senhor Buda disse a Ananda, precisamente, que cada um de seus discípulos deveria ser uma luz para si mesmo, e depender de si mesmo apenas e não procurar a orientação de ninguém mais. E ele terminou   por dizer que eles deveria estar prontos para aprender.

Este é o momento para sondarmos o fundo do nosso ser, i é, conhecer a nos mesmos e descobrir de que lado estamos e até onde estamos dispostos a ir. Este é o momento de “preparar o campo para o plantio”. Se vocês tiverem feito o  cultivo, então quando forem para a Austrália ou para Adyar, não apenas estarão ansiosos para aprender, mas também serão capazes de aprender bem. Este é o momento de conseguir a atitude correta, a atitude de ser capaz  de dizer humildemente que vocês irão a qualquer distância e farão tudo que o Mestre quiser que vocês façam.

Quanndo vocês forem para Austrália, poderão entrar na atmosfera C.W.L., que será capaz de ajuda-los a seguir  em frente – se estiverem prontos. Também, depois da experiência aqui, vocês serão capazes de aproveitar qualquer oportunidade que aparecer,  e serão capazes de encarar as coisas objetivamente. Aqui em Pergine, nós escalamos até um ponto de onde é possível obter uma visão geral de tudo. Quando tiver passado mais algum tempo, nós poderemos subir um ponto mais, e obteremos uma visão ainda melhor. Este é o período para transformar coisas pequenas em coisas grandes. Tudo que eu quero é que nos tornemos capazes de ser nossas próprias luzes, que reconheçamos o poder de ilumunição de nossa própria luz, e até onde nós podemos iluminar  sem que nossa própria luz se apague. Na Austrália, então, nós seremos capazes  de começar em condições maiores de trabalho mental, depois de superar coisas insignificantes agora enraizada na pequenez de nossa mente. Afinal, é a mente cujo poder nos habilita a focalizar nossa atenção em coisas nas quais nós queremos prestar atenção, não nos permitindo relaxar para fazer  uma coisa pequena quando há algum trabalho grande a ser feito”. Vide em Krishnamurti, Jiddu, Rumo ao Discipulado, pp. 48.49, USA 1.926, Brasília – Editora Teosófica 2.016.

§5. O significa à palavra viva em nossa existência? Evidente, que a Lei tanto a de Moisés, quanto a anunciada pelo Nzareno são argumentos válidos, e eficazes dentro do contexto de cada momento da história da salvação da humanidade, pois Jesus generoso e  compreensivo reitera aos presentes; “17 Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18 Em verdade vos digo: antes que o céu e aterra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.

19  Portanto, quem desobedecer  a um só desses mandamentos, por menor que seja,  e ensinarem os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no reino dos céus. Portanto,  quem os praticar e  ensinar  será considerado grande no reino dos céus”.(São Mateus 5:17-19) Certamente, o que está em Deuteronômio $;1.5-9, reitera o mesmo conteúdo da pregação do Mestre e Frater de Nazaré nos ensina, pois  eis a síntese da Lei, o que está posto em: “9 Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste  com os próprios olhos,  e nada deixes escapar  do teu coração por todos os dias de tua vida;  antes ensina-o a teus filhos e netos”. Pois veja o diz Cícero – o Estoico – em sua obra A Velhice Saudável – e O Sonho de Cipião, sobre A Imortabilidade da Alma:

“Ora, se o sábio morre, com serenidade, enquanto os desmiolados morrem atribuladíssimos, não seria isso sinal de que a alma do primeiro, vendo claro e longe, enxerga que voa em direção ao melhor, ao passso que a outra, de horizonte curto, nada vislumbra?” Vide Cícero, A Velhice Saudável – O Sonho de Cipião, p. 73, Editora Escala, 63 Grandes obras do Pensamento Universal.

§6. CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA, DEVOÇÃO SUBLIME QUE DÁ SEMPRE CORAGEM E DIGNIDADE AO DEVOTO, PELA ATENÇÃO E SOLIDARIEDADE DA MÃE, e Consagre sua vida a Nossa Senhora Aparecida.

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. 

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!

Amém. Fonte Deus Conosco, Reze no Santuário Nacional de Aparecida – A12.

§6.1. Conclusão e Súplica: Pois nada como sentir que à graça de contarmos com à intercessão da Santa Mãe de Deus, e contar com a graça com gratidão, e  desta forma, roguemos ao generoso Sagrado Coração de Jesus que tenha piedade e compaixão de todos nós, e que à Bem-aventurada sempre Virgem Maria – Mãe de Deus e Nossa, que nos proteja contra todos os perigos, e do assédio dos inimigos, com o auxílio de São Miguel Arcanjo, defendei-nos do espírito maligno, e das ciladas do demônio e do diabo, e nos livre dos políticos corruptos e que furtam verbas da educação e da saúde, e nos livre também dos candidatos com histórico da corrupção do pecado, na eleição de outubro do ano corrente, que dê proteção aos idosos, às mulheres, às crianças e às pessoas com Deficiência, também, proteja os professores, e que sejamos árduos devotos da oração e da vigilância, e jejum, e que (São Marcos 9:29. São Lucas 9:23. São João 14:13-18. São Mateus 7:7-8.4:17.17:21.19:21.26:37-38-40-41), e Nossa Senhora da Conceição Aparecida e o Santo do dia, rogai por nós. Amém!

 

 

 

 

 

           

 

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