CONHEÇA QUAL O PIOR INIMIGO HUMANO, PAI DOS PECADOS MORTAIS, COBIÇA, ORGULHO, AVAREZA, INVEJA, CALÚNIA, INJÚRIA, À MALDADE INSTITUCIONAL, COMO FONTE DE LUCRO E RIQUEZA. LOGO É O EGOÍSMO, VEJA O QUE DIZ NA CARTA 2, SANTA CATARINA DE SENA: “3. O EGOÍSMO NASCE DO ORGULHO. O EGOÍSMO É UMA ÁRVORE FRUTÍFERA ENRAIZADA NO ORGULHO. O EGOÍSMO NASCE DO ORGULHO E VICE-VERSA. O EGOÍSTA É PRESUNÇOSO. OS FRUTOS DESSA ÁRVORE SÃO MORTÍFEROS PARA A VIDA DA ALMA. ALIMENTANDO-SE COM TAIS FRUTOS EM SUAS TENDÊNCIAS INDIVIDUALISTAS, A PESSOA VOLUNTARIAMENTE CAI NO PECADO MORTAL, VIVENDO SEM O AUTOCONHECIMENTO, QUE É PAI DA HUMILDADE.”
Mas, não
é que estamos na quarta-feira, 6/11/2019, entre muitas noticias, pois se
ouviu que é à data em que passa na
década de 1990, Emenda Constitucional que permite à reeleição dos eleitos para cargo no Poder Executivo, pra
novo mandato eletivo. Evidente, que se trata das eleições majoritárias, porque
nas proporcionais sempre se permitiu fazer carreira. Como está posto no Brasil
o instituto não acrescenta nenhum predicado ao político, pelo fato de existir,
o desejo de ficar no poder só para aumentar benefícios pessoais, como à
corrupção como mal histórico, e aumentar o número de favorecidos, como o
cabide. Logo, é um instituto que está na CF, nossa função é pensar, e colaborar
pelo bom funcionamento e boa prestação de serviços ao cidadão e à sociedade.
No
entanto, é dever de todo ser, que está à
caminho do Reino, conhecer à base da doutrina de Jesus cristo, e os meios objetivos na obtenção do Reino com á legitima graça de Deus, e cumprir o
Evangelho, conforme está exposto, neste dia, como se vê:
EVANGELHO de jesus cristo segundo (LC 14,25-33)
“Naquele tempo,
25.
grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse:
26.
“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e
seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser
meu discípulo.
27.
Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu
discípulo.
28.
Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e
calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário,
29,
ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso
começarão a caçoar, dizendo:
30.
‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
31.
Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro
e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra
ele com vinte mil?
32.
Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia
mensageiros para negociar as condições de paz.
33.
Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem,
não pode ser meu discípulo!” — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
À formidável lição de Jesus, está no desapego e na
renuncia ao bem material, melhor, à libertação do egoísmo, como ensina muito
bem Santa Catarina de Sena nas suas Cartas Completas, está na CARTA 2, sobre Os males do egoísmo , muito bem observada na época em que Ela esteve contra o Cisma na
igreja, pela divisão que resultou na
existência dos ortodoxos, que atualmente, não mais há, pela Unidade, pois Ela é patrona da Unidade. Pois como Ela é
sábia, de ir à luta pelas causas, observem à narração:
“Com 15
ou 16 anos (1362/1363), entra – depois de não pouca resistência e dificuldade –
para a Ordem da Penitência de São Domingos, a Ordem Terceira, que seu santo
fundador chamou de Milícia de Jesus Cristo. Seus membros eram, em sua maioria,
senhoras viúvas, leigas que viviam em suas próprias casas. Essas senhoras eram
conhecidas como mantellate – de manto, por usarem um manto preto sobre as
vestes brancas –, dedicavam-se à oração e a obras de caridade. Catarina
transcorre alguns anos quase completamente recolhida em intensa vida ascética,
com constantes experiências místicas e muitas tentações.
Em um de
seus êxtases, em 1367 ou 1368, numa espécie de exuberante festa celeste, a
Virgem Maria oficia o matrimônio de Catarina com o Cristo, que a recebe como
esposa e, então com cerca de 21 anos, por mandato divino, ela inicia seu
apostolado.”
Realmente,
o que cada qual escolher o caminho do apostolado de Catarina de Sena, aos 21
anos de idade, evidente, que entra aos 15 ou 16, está na lição de Jesus na sua
pregação em Lucas 14, 33, que faz desapegar do egoísmo e renunciar para
seguí-lo, como está posto:
“33. Do mesmo
modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode
ser meu discípulo!”
Também, é oportuno
é a afeição de Nossa Senhora – Mãe de Jesus, pelo seu devoto, que possibilita á
realização de obras e ações dignas, pois à padroeira da Europa, está bem com sua dignidade, e existência ao bem da
humanidade.
A ressurreição de
Jesus, quando diz: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, mesmo que morra, viverá! Não
há nada mais saudável, do que sobreviver no novo ser humano, no filho de Deus
ressuscitado.
Liberte-se do egoísmo,
urgentemente.
Eis como está
posto:
CARTA 2
Os males do egoísmo
Para o
padre André Vitroni
1.
Saudação e objetivo Em nome de Jesus Cristo e da amável Maria, caríssimo
irmão e pai1 por respeito ao sacramento (da ordem) no doce Cristo Jesus, eu
Catarina, serva e escrava dos servos de Jesus Cristo, vos escrevo no seu
precioso sangue, desejosa de vos ver perfeitamente iluminado, para que
reconheçais a dignidade (sacerdotal) em que Deus vos pôs.
2. Necessidade da iluminação divina Sem a iluminação divina não conseguireis reconhecer tal dignidade. E
não a reconhecendo, deixareis de louvar e glorificar a suprema bondade que
vo-la concedeu; nem alimentareis a fonte da piedade na gratidão. Com exagerado
descuido e falta de gratidão, vossa alma se debilitará. Sem esse conhecimento
não existe amor. Quem não ama a Deus, não lhe agradece. É muito necessária, pois,
a iluminação divina.
3. O
egoísmo nasce do orgulho. O egoísmo é
uma árvore frutífera enraizada no orgulho. O egoísmo nasce do orgulho e
vice-versa. O egoísta é presunçoso. Os frutos dessa árvore são mortíferos para
a vida da alma. Alimentando-se com tais frutos em suas tendências
individualistas, a pessoa voluntariamente cai no pecado mortal, vivendo sem o
autoconhecimento, que é pai da humildade. E esta última, por sua vez, constitui
a raiz da caridade 1O padre Vitroni era um grande admirador de Catarina. Ela o
chama irmão e pai. Sobre as diversas
espécies de iluminação, veja O diálogo, Paulus, p. 205s. 24 CARTAS COMPLETAS
que tudo orienta. Quem ama a si mesmo, não conhece a Deus, ardente chama de
amor. Assim despojado da iluminação divina, tão necessária, e sem conhecer a
Deus, o cristão não ama. Assemelha-se a um animal.
4. Como
vivem os bons sacerdotes Ao contrário, o cristão que usa a razão3 torna-se um
anjo na terra. Sobretudo os sacerdotes, que Deus chama de “ungidos” (Sl 104,15;
2Rs 1,14), devem ser anjos, não homens! E realmente o são, quando não recusam a
iluminação divina. O sacerdote desempenha o ofício dos anjos! O anjo está a
serviço de cada pessoa por diversos modos, conforme Deus o quer, ao colocá-los
como nossos protetores. Assim os sacerdotes na hierarquia4 dão-nos o corpo e o
sangue de Cristo crucificado, Deus e homem pela união da natureza divina com a
humana; em Jesus a alma estava unida ao corpo; a alma e o corpo estavam unidos
à divindade, em natureza igual à de Deus Pai. Mas o sangue e o corpo de Jesus
devem ser ministrados por pessoas retamente iluminadas por Deus na ardente
chama da caridade, para suas almas não serem devoradas pelo lobo infernal.
Sacerdotes assim alimentam-se de virtudes, que depois são dadas às almas para a
vida na graça, como frutos de uma caridade perfeita e verdadeira.
5. O
egoísmo degrada leigos, religiosos e sacerdotes Como dissemos antes, agem
diversamente os que cultivam na alma a árvore do egoísmo. Toda a sua vida é
corrompida, uma vez que corrompida está a raiz principal, a afeição da alma. Se
são leigos, mostram-se maldosos nas suas funções: cometem injustiças, vivem na
impureza sem nenhuma racionalidade. Nem merecem ser chamados de homens porque,
guiados pelo instinto animal, renunciaram à luz da razão. Tratando-se de
religiosos ou sacerdotes, suas vidas não imitam a vida dos anjos, nem a dos
homens, mas a dos animais, que rolam na lama. Às vezes são piores que os
leigos! De que ruína e castigos são dignos! A linguagem humana é incapaz de o
descrever. Ao falar da razão humana, Catarina sempre a supõe iluminada pela fé.
4Catarina indica a hierarquia eclesiástica com a expressão “corpo místico”. A
Igreja na sua totalidade é chamada “Corpo universal da santa Igreja”.
6.
SANTA CATARINA DE SENA 25 No dia do juízo, a alma experimentará! Tais
pessoas desempenham o papel dos demônios, que procuram afastar as almas de Deus
para levá-las consigo ao falso descanso. Também eles abandonaram a vida reta e
santa, perderam a iluminação divina, vivem na maldade. Vós (padre André) e os
demais sacerdotes sabeis disso e o vedes! Há padres e religiosos cruéis consigo
mesmos, amigos do demônio e companheiros dele antes da hora. São cruéis também
com os outros, pois não amam o próximo na caridade. Não protegem as almas;
devoram-nas. Põem-se a si mesmos nas mãos do lobo infernal. Ó homem infeliz!
Quantas coisas te pedirá o supremo juiz e tu não as poderás dar. Por isso
cairás na morte eterna. Não percebes o castigo futuro, porque estás sem a
iluminação divina, não tens consciência da missão que Deus te deu. Alguém assim
não leva vida de religioso, porque tudo nele está desordenado. Nem leva vida de
clérigo, fiel à Liturgia das Horas, como é seu dever, cuidando dos pobres,
zelando pela Igreja. Ao contrário, tais pessoas vivem como senhores, no luxo e
nos prazeres, com muitos ornatos, muita comida, muito orgulho e empáfia.
Parecem insaciáveis. Se possuem um benefício,5 querem dois; se possuem dois,
querem três. Jamais se dão por satisfeitos. No lugar da Liturgia das Horas —
oxalá não fosse verdade! – põem prostitutas, armas e espadas, como para se
defenderem de Deus contra quem está em guerra. Mas como lhes será difícil,
quando o Senhor estender para eles a vara da justiça divina. Com seus bens,
tais infelizes alimentam filhos e outros demônios encarnados, amigos seus. Pois
bem, tudo isso brota do egoísmo, que dissemos ser uma árvore cujo fruto é o
pecado. Árvore que dá morte à alma, retirando-lhe a graça e privando-a da
iluminação divina. Sendo o egoísmo tão perigoso, ocorre fugir dele e estar
atento para que não penetre na alma. E se aí já estiver, é preciso procurar o
remédio.
7.
Remédios para o egoísmo O remédio contra o
egoísmo é este: permanecer na cela do coração, reconhecer que por nós mesmos
nada somos, reconhecer 5Entende-se por “benefício” um encargo religioso, que dá
direito a rendas. 26 CARTAS COMPLETAS a bondade divina, pois de Deus tudo
recebemos, reconhecer os próprios defeitos, reprimir a sensualidade.6 Com isso
nos afastamos do egoísmo, nos vestimos da caridade, roupa nupcial indispensável
para a vida eterna. Diante da porta da cela do coração, ponha-se como cão.
8.
de guarda a consciência. Latirá
ela ao se aproximarem os inimigos, que são os variados sentimentos do coração.
Mas também latirá para os amigos quando chegarem, ou seja, para os bons desejos
de praticar o bem. Juiz da consciência será a razão iluminada pela fé, a qual
dirá se os sentimentos são bons ou maus. Dessa forma, a cidade da alma estará
fortemente defendida, de maneira que o demônio ou qualquer outra criatura possa
tomá-la de assalto. E tal cidade crescerá na virtude, até o dia da vida eterna.
Sob a luz da razão (iluminada pela fé) e livre do egoísmo, a alma crescerá. 7.
Conclusão Em tudo isso pensava eu, quando afirmei no começo da carta que estava
desejosa de vos ver iluminado de maneira perfeita. Quero que nos acordemos do
sono da negligência e vivamos iluminados. Então seremos anjos na terra,
mergulhados no sangue do Crucificado, em suas chagas. Permanecei no santo amor
de Deus. Recebi vossa carta e entendi o que ela diz. Mas convencei-vos de que
por mim mesma nada de bom tenho a mostrar, além de uma grande miséria e pouco
entendimento. O resto pertence a Deus, suprema e eterna Verdade. Atribuí a ele
tudo, não a mim. Com ternura peço as vossas orações. Jesus doce, Jesus amor. 6
9.
Catarina fala de “sensualidade”, mas sem conotação especificamente
sexual. Em nosso modo de falar hoje teríamos de dizer “sensibilidade”, com tudo
o que o termo inclui de tendência para o mal após o pecado original.
10.
A linguagem de Catarina é muito
imaginativa, dificultando bastante a tradução para nosso modo de falar hoje.
Conclusão:
Toda
nossa escolha deve estar pautada na consciência de que o apego na matéria, e
não renunciar nenhuma, não é o caminho, pois aí está fora, então saiba que:
“33. Do mesmo
modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode
ser meu discípulo!”
Cumpra à lei do
caminho, e faça toda lição.
Reflita, e peça ao
Deus, para livrar-nos dos pecadores, e perdão generoso dos pecados.
Comentários