NA HISTÓRIA HUMANA, NO CAMINHO O FIM DE TODO SER HUMANO É ESTAR NO BANQUETE DO REINO DE DEUS. DESPREZE OS PECADORES, Á PRIMEIRA E NECESSÁRIA CONDIÇÃO. SAIBA QUE CONVIVER COM OS ABUTRES É RISCO. LOGO À PERSEVERANÇA, ACREDITAR, E POSSUIR ESPERANÇA, CERTAMENTE, NÃO SERÁ AQUELE QUE NÃO PROVARÁ DO BANQUETE SACRAMENTADO NA CRUZ, ENTÃO SAIBA O QUE DIZ JESUS: “24. POIS EU VOS DIGO: NENHUM DAQUELES QUE FORAM CONVIDADOS PROVARÁ DO MEU BANQUETE”.


Pois, hoje, terça-feira, dia 5/11/2019, celebra-se o dia da cultura Brasileira, como está escrito: 5 de Novembro “Dia Nacional da Cultura Brasileira”  A cultura brasileira é tão diversa que não se pode falar dela em apenas um dia. Apesar disso, hoje, 5 de novembro, foi escolhido para festejarmos as manifestações culturais de norte a sul e de leste a oeste.
Melhor e formidável, é que o Dia da Cultura nos remete à so Ser humano que dignifica o  á cidadania, e à pátria, porque aqui brilha, ainda, o saber e o conhecimento de Rui Barbosa, como se observa: Nesta terça-feira (5), é comemorado o Dia Nacional da Cultura. A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).
O conhecimento nos conduz inicialmente, segundo o ensinamento  extraído da Cidade Antiga, que ás primeiras leis  na humanidade, tiveram origem sobre á égide da Religião, como também, o conhecimento da ciência,  anterior à Filosofia,  pois à Filosofia nasceu como meio de Pensar, da Mitologia.
Evidente, que á Religação  necessária do homem com  Universo, é necessidade de origem, porque à humanidade anterior ao Paraiso não  estava no processo civilizatório da produção,  também não estava ciente da necessidade de necessitar fazer à plantação nas terras, e deixar vir o tempo da colheita, para colher os frutos das terras como meio de prover à sobrevivência, matar á fome, alimentar os animais e todo clã. Logo está na produção de alimentos que leva Caim matar seu irmão, considerado como o Justo, porque o Senhor Deus aceita o louvor de Abel, mas, não aceita o louvor de Caim, conforme  está descrito em Gênesis, 4, 2  a 13, como se verifica:
"2. E deu em seguida à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim, lavrador.
3. Passado algum tempo, ofereceu Caim frutos da terra em oblação ao Senhor.
 4. Abel, de seu lado, ofereceu dos primogênitos do seu rebanho e das gorduras dele; e o Senhor olhou com agrado para Abel e para sua oblação,*
5. mas não olhou para Caim, nem para os seus dons. Caim ficou extremamente irritado com isso, e o seu semblante tornou-se abatido.
6. O Senhor disse-lhe: “Por que estás irado? E por que está abatido o teu semblante?
7. Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se procederes mal, o pecado estará à tua porta, esprei­tando-te; mas, tu deverás dominá-lo”.
 8. Caim disse então a Abel, seu irmão: “Vamos ao campo”. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre seu irmão e o matou.*
9.O Senhor disse a Caim: “Onde está teu irmão Abel?”. Caim res­pondeu: “Não sei! Sou porventura  eu   o guarda de meu irmão?”.
10. O Senhor disse-lhe: “Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde a terra.
11. De ora em diante, serás maldito e expulso da terra, que abriu sua boca para beber de tua mão o sangue do teu irmão.
12 .Quando a cultivares, ela te negará os seus frutos. E tu serás peregrino e errante sobre a terra”.
 13. Caim disse ao Senhor: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar."
Logo á bondade de Abel está na virtude  prática mais digna, que todo homem que desejar evoluir, e contemplar-se com o Reino, necessitará como disse Jesus de Nazaré: “Em buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e o resto vos será acrescentado.”
A questão da humanidade verdadeira, é necessário ser integral, como ensinava Hipócrates, e depois adotada por Jesus de Nazaré: Se  desejar avançar  prosperar, evoluir, e obter o reino, é necessário o mérito da virtude, o conhecimento dos fundamentos doutrinários, pr´ticar e fazer á boa obra, justiça, amor e sabedoria. Em é, efetivamente, estar  integral, e em Grego: - Holístico. Logo, eis á casa e  realidade de que: - A verdade é libertadora. A verdade não admite suposição, ela é, então, à verdade está na equação da ordem do universo, e substancialmente, no que é o Eu sou. E porque o Eu superior, não é o ego. O ego é matéria, apenas. Logo, o ego é um estupido estorvo!
Os humanos  em face do mal interior que se estabelece por mais de  seis mil anos, percebe-se que na caminhada feita até o tempo presente, aprendeu pouco, porque à violência contra os  mais fragilizados, conhecidos, atualmente, como vulneráveis; o vício de extorquir, apropriar-se dos bens do próximo, especialmente, dinheiro; à luxuria, utilizada para satisfazer seu apetite sexual, com pagamento de valor aviltante; violação do direito de ir e vir, suprimir o direito de consumir, e discriminar os diferentes, só porque se julga  pertencer à nobreza.
Logo o pecado é uma ideológia, fascinante, que embriaga, pelo fato de estar posto, como forma esdrúxula adquirir à riqueza, e obter o lucro, apenas,  com a finalidade única, o poder e o dinheiro, veja à angustia que os pecadores puseram sobre Jesus, que chega ao pedir ao Pa:  “Pai, se queres, afasta de mim este cálice. Contudo, não se faça a minha vontade, m, mas a tua.” (Lc 22, 42) Pois a dor, e o sofrimento, exaustivo, enorme, que os discípulos não suportaram, e dormiram, e Jesus, como qualquer ser sintonizado com o coração, disse: “Vigiem e rezem,  para não caírem na tentação.” (Mt 26, 41) porque naquele momento, Jesus  passa pela dor de coração é de cérebro, com sua alma (vida),  por ter suportado: “Seu suor se tornou como gotas de sangue,  que caíram no chão.” (Lc 22, 44) Logo, como Jesus intuiu e percebeu, que a situação estava como à via dolorosa, dá a todos o nobre conselho às razões e fatos que  denigrem á imagem de cada ser, e á humilhação que se sofre, então diz: “porque o espírito está pronto, mas carne é fraca.”  (Mt 26, 41)
Na existência, em razão do conhecimento que podemos adquirir, especialmente pela consciência, que devemos possuir  por força do ensinamento de São Paulo, em Romanos 12,  5-6,  quando leciona: “5. assim nós, embora muitos, somos em Cristo um só corpo e, todos membros uns dos outros.
6. Temos dons diferentes, de acordo com a graça dada a cada um de nós: se é a profecia, exerçamo-la em harmonia com a fé; “
Ora, pela paíxão, morte e ressurreição, e pelo Sim maternal da Mãe de Jesus, “embora muitos, somos em Cristo um só corpo e, todos membros uns dos outros”. Pois está aí, nossa redenção e nossa libertação por  dois fatos importantes: O sim da mãe, em aderir o Plano do Pai, com o nascimento do filho; 2) A obediência filial de Jesus, doando-se como cordeiro em sacrifício, para reatar e  restaurar á dignidade humana pelo perdão dos pecados, pela libertação,  e vencer á morte, e nos dar à cidadania celeste pelo reatamento da filiação com o Pai eterno, por isto, por força da Filosofia de Jesus, que está no Ser, Ele respondeu a Pilatos quando o perguntou onde é o seu Reino?:  “O meu reino não é deste mundo,  se meu reino fosse deste mundo os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue.” (Jo 18, 36)
É do conhecimento público e notório, como agem os pecadores, pois quer saber como é o mal, e o mau procedimento: Pergunte ao pecador! Pois o pecador toma ação política, e joga o político naquilo que o interessa e convém, o pecador político realizado todas às coisas: Por dinheiro. O pecador está de olho na sua vaidade. Mulher usa como se fosse objeto, mas há ás que gostam de dinheiro, e dizem: Áh...Ele é lindo! E, os homens veneram às Messalinas (pois Messalina  matou o imperador Cláudio com cogumelo, só pra Nero se tornar Imperador), pois o pecador é especialista em sarcasmo, em humilhação, em fofoca, é dedo duro, conspira, e atrapalha, é o maior incômodo ao próximo, pois o que leva Jesus á morte, também, é motivo político e de inveja, então, veja como o tratam depois de coroá-lo: “Então, se ajoelharam diante de Jesus,
 Dizendo:  Salve o rei dos Judeus!” (Mt 27, 28)
Evidente, que na existência de cada qual há  instantes em que merecem uma boa reflexão, porque  às vezes, aparece um anjo e santo no caminho, que estende sua mão, e pratica o bem, como amar o próximo, generosidade, e solidariedade, pois nem sempre nascemos sem sorte. Mas, o dono ficou indignado e mandou convidar os pobre, aleijados , cegos, enfim, quem fosse encontrado na rua, mas como descreve Jesus, veja em Lucas  14, 21 a 24,    o que segue: “21. O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.
 22. O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’.
 23. O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’.
24. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.
O evidente, é que pode ser que seja encontrado no caminho um Simão de Cirene, então, uma Verônica que lhe enxugue o rosto, e tire à marca da coroa de espinhos, então perceba:  “Pegaram certo Simão, da cidade de Cirene, e o forçaram a carregar a cruz atrás de Jesus.” (Lc  23, 26) Outra ocorrência digna e  nobre, e virtuosa foi desta forma: “Verônica, que residia em Jerusalèm, desceu e ficou muito triste com a situação de Jesus,   então, o deu seu véu e uma  toalha,  e quando Jesus a devolveu,  recebeu com a foto de Jesus estampada. Verônica, cujo nome significa Berenice, entrou na relação das Santas seguidoras de Jesus, mas, Verônica é pela ação.”
Logo, o essencial à humanidade, e para cada qual em particular é saber que o Apostolo Paulo, chama á Mãe de Jesus,  é a   segunda Eva, porque Ela pelo seu SIM fez todos os seres humanos filhos de Deus, porque em humanidade, Jesus é filho da humanidade.  Então, em razão de Jesus ter a reatado  à união e a filiação da humanidade com Deus, então, à Mãe de Jesus é Mãe da humanidade, eis á causa da sua intercessão por aqueles que pedem, que são seus devotos, porque não falha, desata os nós. Pois nasce e se  solidifica à devoção como Mãe da humanidade pela decisão de Jesus no alto da cruz, quando diz:  “Jesus, disse à sua Mãe: Mulher, eis  aí o seu filho. Depois disse ao discípulo:  Eis aí sua Mãe.” (Jo 19, 26-27 É necessário  estabelecer relação da existência humana da Mãe de Jesus, pois é ela que o faz homem, igual a todos nós, pois é ela que nasceu com os predicados necessários á maternidade do filho de Deus. Ela mostra à humanidade como é que irá se proceder na morte, por que ela está assunta ao céu. Pois ela conhece o reino, porque ela é parte dele.
Devemos acreditar e ter á virtude  teológica da esperança, porque crer e esperar, nos faz alnaçar o bem da luz na Carta de São Paulo Aos Romanos, e á palavra de vida de Jesus narra por Lucas, pois em Lc 14, 24, Jesus diz:  “24. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.
Devemos perseverar, porque á perseverança significa o exercício da humildade, e por fim, vontade de fazer parte do banquete, e do reino, está na palavra:

PRIMEIRA LEITURA
(RM 12,5-16A)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
“Irmãos,
5. assim nós, embora muitos, somos em Cristo um só corpo e, todos membros uns dos outros.
6. Temos dons diferentes, de acordo com a graça dada a cada um de nós: se é a profecia, exerçamo-la em harmonia com a fé;
7. se é o serviço, pratiquemos o serviço; se é o dom de ensinar, consagremo-nos ao ensino;
8. se é o dom de exortar, exortemos.
Quem distribui donativos faça-o com simplicidade; quem preside presida com solicitude; quem se dedica a obras de misericórdia, faça-o com alegria.
 9. O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem.
 10. Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas.
11. Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor,
12. alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração.
 13. Socorrei os santos em suas necessidades, persisti na prática da hospitalidade.
14. Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.
15. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.
16. a Mantende um bom entendimento uns com os outros; não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes.”
EVANGELHO de jesus cristo, segundo são lucas (LC 14,15-24)
“Naquele tempo,
 15. um homem que estava à mesa disse a Jesus:
- “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16. Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas.
17. Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.
 18. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’.
19. Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’.
 20. Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.
21. O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.
 22. O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’.
 23. O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’.
24. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.
—Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Conclusão:
O nosso fim é participar do reino, e está no seu banquete, porque faremos sua vontade, e praticaremos sua palavra, porque  temos consciência da necessidade de vigiar e orar, para não cair na tentação.
Também,  devemos nos empenhar para  ser os escolhidos, porque se sabe que a regra é: “Muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.” Mas, sério é: “Muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.” Em que lugar você está?
Logo, é certo que comparecerá ao banquete, e saberá que: “24. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.
Reflita.





Comentários

Postagens mais visitadas