SÓ PELA CARIDADE, FÉ E ESPERANÇA SÁO VIRTUDES, QUE FAZEM PARTE DO PENSAMENTO DE CRER NA BOA NOTÍCIA DE JESUS CRISTO, SIGNIFICA QUE A EXISTÊNCIA DA HUMILDADE É ESSENCIAL, PRATICAR À BOA AÇÃO, COM AMOR E SABEDORIA, COM A FINALIDADE DE OUVIR O CHAMADO DE JESUS EM SÃO MATEUS 4:19, QUANDO DIZ: “19. JESUS DISSE A ELES: “SEGUI-ME, E EU FAREI DE VÓS PESCADORES DE HOMENS”.


É sábado, 30/11/2018, pois o pedicho não nos dá sossego, porque não plantaram, e desejam fazer á colheita no  bolso alheio. O descaramento do pedicheiro  é escandaloso. Na verdade, eles e elas  são parasitas, cujo  ideal é parasitar. Logo eis aí a exploração do homem pelo homem.
Não há possibilidade de alcançar êxito nos empreendimentos do ciclo da existência se não  aprender á lição  posta no caminho,  desde à origem, até o último degrau da escada  necessária e essencial no caminho, conhecida como à escada de Jacó, conforme  está em  Gênesis 28:11-13,        anunciada à escada pelo Anjo  e diz:  “"11. Chegou a um lugar, e ali passou a noite, porque o sol já se tinha posto. Serviu-se como travesseiro de uma das pedras que ali se encontravam, e dormiu naquele mesmo lugar. 12. E teve um sonho: via uma escada, que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam pela escada. No alto estava o Senhor,* 13. que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai e o Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que estás deitado." (Gênesis, 28:11 -13)
No entanto, o Pai eterno, também, o – Eu sou -, conhecido como Unidade, mostra á Jacó, em sonho, que o caminho (Karma) está posto como escada com degraus, e cada degrau significa o exercício da eficiência, aplicação nos exercícios, postos como à lição, necessária e urgente, essencial,  à chegar no topos do reino de Deus (também,  nominada como Senda, contudo, só alcança  o último degrau o discípulo que estiver na virtude da humildade, lecionado   em À Voz do Silêncio, Helena P. Blavatsky, na tradução de Fernando Pessoa, p.168/169, Ed. Teosófica, 2ª Edição, 2017, desta forma: “161 – Sê humilde, se queres adquirir a sabedoria. 162 – Sê mais humilde ainda,  quando a tiveres adquirido. 163 – Sê como o oceano, que recebe todos os rios e riachos. A imensa calma do oceano não se perturba; recebe-os e não os sente. 164 – Domina o teu eu inferior com o teu Ser Divino. 165 – Domina o Divino como o Eterno.  166 – Sim, grande é aquele que mata o desejo.”
Evidente, quando o objeto daquele que está no caminho estiver na prudência, na solidariedade, na fortaleza, na justiça, e no amor e na sabedoria, especialmente, na palavra Viva anunciada por Jesus, quando diz em São Mateus 4:19    desta forma: “19. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.
À realidade é nua e crua, mas, pela conversão, que efetivamente, transforma (práxis), por meio do exemplo e do testemunho da palavra, pela paciência, humildade, sobriedade, retidão de caráter e pelo testemunho da palavra de Deus, pelo cumprimento des seus mandamentos, que recebe á verdade pela água e pelo  Espírito Santo, pela graça e pelo dom da inteligência, da ciência, do discernimento, e da sabedoria.
Logo pelo exemplo, pelo testemunho, e o anúncio da Palavra Viva de Jesus Cristo, somos transformados em homens novos e de santidade, e   estanis discípulos  do Mestre à tarefa de  libertarmos o homem do pecado, no bom combate no serviço da senda e do reino de Deus lançamos às redes para: - Só para pescarmos os homens à causa do Reino de Deus.
À evolução do homem está relacionado com o discernimento á natureza do chamado no ouvido. No entanto, Jesus convida João e Tiago (este é o Tiago maior,  cujo corpo está sepultado em Compostela), então, devemos compreender no serviço do anuncio do Reino de Deus, pelo fato de ambos são  primos da Mãe de Jesus, porque Maria Mãe de João e Tiago, deve ser irmão de Ana, também, tudo indica que Zabedeu é irmão de José, o que criou Jesus, Logo Jesus dissera: Meu irmão e minha irmã é todo aquele que fizer á vontade de meu Pai. Então, veremos como fizera o convite a João e Tiago em São Mateus   4:21-22    que diz: “21. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai  Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou.
22. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.”
Logo, Tiago e João, deixaram a barca e o Pai, e o seguiram. Os discípulos agiram com precisão no acolhimento do chamado de Jesus, eis como devemos  aprender ouvir a voz de Deus, exatamente, pera discernirmos com inteligência, sabedoria, qual á mensagem  remetida, porque  não compreendermos a voz de Deus, é por isto, que somos homens de pouca fé, e não temos nem a fé do grão de mostarda. Vigiem e rezem, para não cairdes na tentação, é o que diz, Jesus.
Logo, o nosso crescimento e o desenvolvimento humano espiritual, devemos possuir humildade e devoção a Deus como possui Maria, depois de receber à noticia de ficaria grávida, e mãe do filho de Deus, e que ela poria o nome de Jesus, como está em (Lc 1:31-32) Maria dá exemplo à humanidade, quando consente e aceita estar como mãe do filho de Deus, o que faz, com Maria é e está no Plano do Pai, na salvação e no perdão dos pecados do homem, quando diz: “Maria disse: Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1:38) Maria, visita Isabel, mas é belo e formidável o que Isabel diz, tanto que está na prece Ave Maria, quando diz: “Com um grande grito exclamou:  Você é bendita entre às mulheres,  e bendito é o fruto do seu ventre.” (Lc 1:42) Pois, como estamos no Mês de Dezembro, e no mês de Natal, sentir-se-á como Jesus Menino veio ao planeta: “Maria deu á luz o seu filho primogênito. E ela o envolveu em panos.” (Lc 2:7) No crescimento do amor a Deus, como também, no testemunho da palavra viva, é substancial e potencial possuir humildade de Semeão, e sacramenta: “Agora, Senhor, conforme tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz.” (Lc 2:29) Quando se medita sobre às verdades contidas no Evangelho, devemos prestar atenção no desabafo de Maria quando o encontra no templo no meio de doutores, e com consciência de que, Jesus só possuía 12 anos, estava na adolescência, e veja  o exemplo que dá à todas as mães do planeta, como pedagogia e didática, sem falar, que Maria utiliza á preocupação com o adolescente, e no momento que ingressa o Ser, aí é conceito Aristotélico. Nossa Senhora dá um magistral exemplo, e veja: “Ao vê-lo, seus pais ficam emocionados, e sua mãe lhe disse: Meu filho, porque você isso conosco?  Estávamos angustiados a sua procura.” (Lc 2:48) Logo a resposta de Jesus, é uma bela ação, mas na condição de Filho de Deus, mas, no caso da Mãe, o que há de ser considerado é   o risco de estar só no templo no meio dos Fariseus, e pecadores, é  aí que está o mérito da Mãe, sentir, o que poderia ocorrer com o adolescente com o mundo cruel, então veja o que disse Jesus:  “Jesus respondeu: por que me procuravam?  Não sabiam que eu devo  estar na casa do meu Pai.” (Lc 2:49)
Logo Maria, nos deu exemplo de ética, e de consciência formada para lidar com a adversidade, e com a crueldade, pois á preocupação dela é justa e razoável. Quanto á resposta de Jesus também, mas uma coisa não é a outra. Evidente, que a noção pode que tivesse, mas  é necessário possuir conhecimento  do risco que é o adolescente ficar sem á cobertura dos pais. Maria agiu com sobriedade, prudência, e responsabilidade de Mãe.
Então, quando estiver em jogo o adolescente como Jesus de Nazaré, e os vulneráveis como: Idoso, pessoa com deficiência, criança e  à mulher, devemos enxergar o risco com cautela, porque na mão do pecado, não há prudência, justiça, e bom senso, nem caridade, também, amor ao próximo.
Logo vamos acolher e acietar o chamado de Jesus como está posto no EVANGELHO de Jesus Cristo segundo São Mateus 4:18-22, conforme está escrito:
“Naquele tempo,
18. quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.
20. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
21. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai  Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou.
22. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.”  (MT 4,18-22)
 Considerações Finais:
O crer na Boa Notícia de Jesus, significa que á existência da humildade é essencial, praticar à boa ação, com amor e sabedoria, com a finalidade de ouvir o chamado de Jesus em São Mateus  4:19, quando diz: “19. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.
Vamos prestar atenção  no  Comentário sobre o Evangelho  (MT 4,18-22), que diz:
Santo André, apóstolo, ficou cheio de alegria quando ouviu João Batista dizer: “Eis o Cordeiro de Deus”. A partir desse momento seguiu Jesus. Permaneceu com Jesus, uma tarde toda, pois quando quis saber onde Jesus morava, esse lhe disse: “Vinde e vede”. Foi ele também que, diante da multidão que tinha fome, e da qual Jesus teve compaixão, apontou o menino que tinha cinco pães e dois peixes, e Jesus os multiplicou e deu à multidão. Como os outros apóstolos também foi martirizado. Nossa fé tem fundamento sólido e é a herança bendita e irrevogável que recebemos dos apóstolos.
Reflita, medite! Vigiem e rezem, para não cairdes nas mãos dos pecadores, e nem imitá-los, porque á insolência deles é grande. Roquemos ao Espírito Santo: para repelir os inimigos e os pecadores, e perdoai-nos de todos os pecados.








Comentários

Postagens mais visitadas