NO CAMINHO DO REINO É NECESSÁRIO PRUDÊNCIA, CONHECIMENTO, DISCERNIMENTO, E FAZER A LIÇÃO, PORQUE NJO REINO NÃO HÁ MORADA NA CASA DO PAI AOS ABUTRES: 37. OS DISCÍPULOS PERGUNTARAM: “SENHOR, ONDE ACONTECERÁ ISSO?” JESUS RESPONDEU: “ONDE ESTIVER O CADÁVER, AÍ SE REUNIRÃO OS ABUTRES”. O HOME PROCURA À CARNIÇA PORQUE É INSENSATO, NÃO REFLETE, E NESTE CASO, ARISTÓTELES ESTÁ CORRETO QUANDO DIZ: “O IGNORANTE AFIRMA, O SÁBIO DUVIDA, O SENSATO REFLETE.”




       É, sexta-feira, 15/11/2019, dia da proclamação da República, cujo dever de cada cidadão é caminhar  sobre o Estado de  Direito Democrático, e zelar pelo bem geral e comum, pelo amor à Pátria, o fim, capaz de criar padrões de nação civilizada.
Pois o que nos traz é examinar o Livro da Sabedoria, cujo autor é o Rei Salomão, o que pediu a Deus só: Sabedoria, então,  o escreve, e deixa à humanidade excelente fonte de  conhecimento e do saber humano, o que iremos navegar em parte notável, que é à que cuida da Sensatez descrita em Sabedoria 13: 1-9, como se enxergará sobre o pensamento de Aristóteles  quando diz: “O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.”
É  bom ficar situado de que Aristóteles, é posterior ao Rei Salomão, quando Aristóteles desenvolveu sua concepção de pensamento, certamente, já o tinha o Livro nas mãos. Pois como Aristóteles foi o mestre de Alexandre Magno, significa que Aristóteles, também, é posterior à crueldade de Nabucodonosor. Por dedução, se compreende que Aristóteles na elaboração do conhecimento possa ter utilizado o conhecimento das Escolas da Índia, Hebreu, e do Egito, especialmente de Hermes Trimegisto que disse: “Quanto o aluno está pronto, o mestre aparece. E Quanto o trabalhador está pronto, o trabalho aparece. Prepare-se.”
Pois á evolução humana existem muitos meios necessários para se alcançar objetivos, o substancial e potencial, como sua essência está posta na equação universal expressa por Aristóteles, quando leciona que: “o sábio duvida, o sensato reflete.”
 Quanto o sábio, duvida, daquilo que não há  meios de se alcançar à verdade, e não quando à verdade está no interior (coração). Logo o sábio não está insensato. No caso do sensato, que reflete, porque à sensatez é predicado, é razão, está no juízo supremo da consciência, e exame dentro da universalidade e da difuso. Observa-se que Aristóteles deve ter visto o que se encontra no  capítulo 13, no versículo 1, do Livro da Sabedoria, quando diz:

1.          “São insensatos por natureza todos os homens que ignoram a Deus, os que, partindo dos bens visíveis, não foram capazes de conhecer aquele que é; nem tampouco, pela consideração das obras, chegaram a reconhecer o Artífice.”
Deduz-se que o Livro da Sabendoria  condena à ignorância, á mãe de todos os cícios, quando Aristóteles diz: “Aignorância afirma.” Pois não possuir base fará como a mulher de Ló, o irmão do patriarca Abraão, que sua mulher foi advertida para não olhar para trás, teimosa e desobediente, fez. Resultado transformou-se numa pedra de sal, e Jesus como sua perspicácia  adverte os discípulos, e diz em São Lucas  17:  32  : “32. Lembrai-vos da mulher de Ló.”
Primeiro, devemos possuir consciência à causa da destruição de Sodoma, porque eles forma livres até demais, mas afiram com insensatez. Pior com grande perversão. Não devemos nos iludir, nem ficar delirando sobre à siatuação atula, porque hoje, os homens e mulheres estão piores, a questão é o pecado mortal. Certamente, na época de Sodoma o Matriarcado estava no apogeu, e a perversão, certamente, está na inversão de valores, em face do comando estar com á mulher os homens (machos) se perverteam na promiscuidade, sem limites, pois tudo o que se condena atualmente, é o que foi feito em Sodoma e Gomorra. Logo  a advertência de Jesus no evangelho está adstrito ao fato de que, não deve possuir á insensatez da mulher de  Ló. À causa é ela não refletia, pois não existia á educação da Reflexão, pelo fato de que, não havia existido os Governos de Sólon e de Péricles, e nem nascidos  Tales, Zenão,  Parmênides, Heráclito de Éfeso, Pitágoras, Diógenes, Cínico, Homero, já o mais antigo, nasce á Filosofia depois do do Mito, e é consolidada com  Sócrates, Platão e Aristóteles, e a força da Virtude está em Aristóteles, quando conceitua felicidade, diz ser o exercício pleno da virtude.
Logo o mal de atualmente pode está sendo executado por almas atrasadas, que resolveram voltar, mas, sem fazer lição nenhuma, porque lá estiveram como um retrocesso, atraso sem medidas.
É evidente, que o insensato é o caniço agitado pelo vento, que os Fariseus desejam que João Batista  estivesse, e viera no planeta só para  tumultuar, a causa se sabe, é que Herodes convivia com a mulher do irmão, Salomé, e João condenava o seu adultério, no caso, se compreende à advertência no Livor da Sabedoria em 13: 2, quando diz:
“2. Tomaram por deuses, por governadores do mundo, o fogo e o vento, o ar fugidio, o giro das estrelas, a água impetuosa, os luzeiros do dia.”
È verdade, Jesus meditava e refletia sobre à situação do tempo presente, e percebia com nos tempos de Noé  comiam e bebiam, mas nem por isso, puderam escapar da água, Noé é prático, quando o fato estava dano o ar da graça, ele com os passarinhos, e os filhos forma à Arca. Pois os do mau fazem todas as asneiras, e ainda, desejam, brigar. Então reflita na advertência de Jesus em São Lucas 17: 26-27, eis aí a questão:

“26. “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem.
 27. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. “
Sabe-se como é a tática e a estratégia utilizada pelos agentes do mal e os sócios da serpente, pois seu consolo é agir como urubu, e encontrar carniça, pois o que desejam e matar, inseminar o ódio, o rancor, fazer sofrer, porque os dividendos deles está na exploração do homem pelo homem, pelo egoísmo e o ter dinheiro e poder. Então se conclui, onde há cadáver o abutre estará, e veja o diz Jesus em São Lucas 17: 36-37:
“36. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”.
37. Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”
Conclui-se com esta verdade, sobre o mau exemplo, dado  por hora, não se enxerga nada nobre, pois o que desejam é procurar carniça, são insensatos, e imaginam que nada ocorrerá, pois dizem: Ah...Não dá nada! Igual o os do Paraiso, que serpente disse-lhe, coma, não fará nada com vocês. E, viram o efeito. Nós sempre estamos de olho no Senhô! Logo Jesus conclui bem, com bastante lucidez, quando diz: “Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”
Veja  como fazer o bem:        

Proclamação do EVANGELHO de Jesus Cristo segundo São Lucas 17: 26-37:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
26. “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem.
 27. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles.
28. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam.
 29. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos.
30. O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.
31. Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás.
32. Lembrai-vos da mulher de Ló.
 33. Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la.
 34. Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado.
 35. Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada.
36. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”.
37. Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”. (LC 17,26-37)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Considerações Finais:
Devemos possuir noção de como terminam à maldade, pois Jesus fizer bela pregação, quando diz: “37. Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.
À nossa missão no planeta, e livrar-se dos abutres, pecadores  que nos perseguem como nos tempos do autoritarismo, como o Nazismo condenado hoje pelo Papa Francisco.
 E, deixa-se o Comentário:
“Devemos estar continuamente preparados para nosso encontro com Deus. Nas coisas pequenas e na rotina diária podemos sentir a presença amorosa do Senhor. A fé autêntica sabe descobrir a grandeza que há nas coisas pequenas. O encontro definitivo com Deus se realiza nos pequenos encontros de cada dia, e em Cristo nossa existência tem sentido pleno e definitivo.”
Reflita. Mas, se puder diga: Senhor Deus! Perdoe meus pecados, dê-me luz para realizar o bem, que seja repelido de mim o encosto dos 








Comentários

Postagens mais visitadas