À PORTA DO JUSTO É ESTREITA, SÓ POR MEIO DE JESUS O CRISTO, É O CAMINHO CAPAZ DE CONDUZIR AO REINO, TAMBÉM, COM A COLABORAÇÃO DE SUA MÃE, QUANDO DISSE A JOÃO: MULHER, EIS AÍ TEU FILHO. FILHO, EIS AÍ TUA MÃE. SOMENTE, PELO MÉRITO DA VIRTUDE, E O DOM DO ESPÍRITO SANTO, HABILITA O CAMINHANTE, O REINO DE DEUS.
É substancial e potencial ao
caminhante e ao exercitante das lições necessárias na travessia impostas pelo
inimigo, aquele que vomita o primeiro
pecado capital, cujo sintoma é a prepotência, arrogância,
insolência, o ter bens materiais, e dinheiro para comprar consciências do semelhante, e o poder; o
segundo é a inveja, conhecida como – doença do olho gordo – (pois pode ser que
o Universo dá o glaucoma, como meio de
retribuir o mau executado ao próximo;
ira, pois como se sabe cólera, ódio, reações do organismo humano, logo
suas vísceras não suportam o mau proceder, daí a razão do nascimento de
enfermidades originadas pela mente que não está são, porque mente sasia, em
corpo sadio; avareza – o avarento é o normal, nem age pelo bem, porque no
estado de de necessidade, quando em
extrema enfermidade, falta-lhe compaixão e piedade, sáo como aves de rapina,
segundo Padre Vieira, porque não acrescentam e nem agregam vontade e desejo de
pensar e existir ; luxúria – A luxúria é o mau, que mais agride o bom senso da
humanidade, porque usa e abusa, sem limite algum, já que rouba a liberdade e a
dignidade, e em contrapartida recebe o golpe do suador, inconvenientes de
existências, e a redução de patrimônio, logo à luxúria segundo o que dissera à
Mãe de Jesus em Fátima, em 1917, e: - O pecado da carne no planeta, é o que
mais leva praticantes ao inferno ; gula –
A gula é a infração do excesso de alimentos, pois são os que vivem para comer, e não vivem para praticar o
bem, o guloso deixa o semelhante a pão e água, não há o mérito da virtude ; e
preguiça – A preguiça é à prática daquele que não planta, mas, colhe nas terras
alheias, porque não trabalhou, não gosta de trabalhar, pois todo dia dói o quati,
e quando não mata um, começa pela mãe, só pelo fato de pretender uma folga em
razão do nojo. O preguiçoso não gosta de ler, mas sempre cola grau, apenas,
para ter plateia. Dos pecados mortais, à preguiça é o mais irônico deles,
conquista a geena em face de estar com
preguiça.
Logo, o posto do pecado mortal são às virtudes fundamentais, que que as sete, desra forma numeradas: 1)
Humildade; 2) Caridade; 3) Mansidão; 4) Generosidade; 5) Castidade – significa pureza,
limpeza do corpo e da alma; 6) Temperança – Aristóteles diz que a temperança, é
o equilíbrio, conceito no livro A Política, também, aparece na Ética a Nicômaco
(pode ser que seja o nome de seu Pai, médico, mas pode ser que diga ao filho).
Mas, na Política, Aristóteles considera a maior virtude: - A coragem. Logo não
se deve estar desetemperado (a), porque à virtude nos dons do Espírito Santo,
habilita o exercitante à obter da Rainha do céu, o direito a abrir-lhe à – Porta do céu. Pois à Rainha
do céu é advogada e a mediadora, daqueles que caminharam como Ser na plenitude
da evolução, transformado em Dharma (ação do bem, e justa), possuindo ciência
de que a porta do justo é estreita, porque
seguiu as leis, especialmente à do amor e da sabedoria nas ações
praticada na caridade em favor do seu próximo, vigiava e orava para não cair em
tentação, livrando-se por escolha da estupidez. Ele sabe que o fermento dos
fariseus e de Herodes não bom, e todos devem livrar-se dele. Igualmente, não
pode imitar o Judas o traidor, e nem a inveja de Pilatos. Pelo visto existem aí
muitos Pilatinhos de plantão, com sarcasmo: - Flagela!
O Apostolo Paulo, dera boa lição aos Romanos, em 14, 9 – 19, o que pomos
à reflexão, e como meio de possibilitar o crescimento na sexta-feira, cujo
objeto de meditação é a Paixão e Morte, do Filho do Pai, e Senhor – Adonai -,
Jesus Cristo (ungido), como segue:
“9 Cristo morreu e ressuscitou
para ser o Senhor dos mortos e dos vivos.
10 E tu, por que julgas teu irmão?
Ou tu, por que desprezas teu irmão? Pois é diante do tribunal de Deus que todos
compareceremos.
11 Com efeito, está escrito: “Por
minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua
glorificará a Deus”.
12 Assim, cada um de nós prestará
conta de si mesmo a Deus.
13 Portanto, não mais nos
julguemos uns aos outros. Antes, julgai que não se deve pôr diante do irmão
nada que o faça tropeçar ou cair. “Em si, nada é impuro”, mas…
14 Eu sei e estou convencido, no
Senhor Jesus, que, em si, nada é impuro. Uma coisa torna-se impura somente para
quem a considera impura.
15 Se, tomando tal alimento,
entristeces teu irmão, já não estás procedendo de acordo com o amor. Por causa
do alimento que tomas, não sejas ocasião de perdição para aquele por quem
Cristo morreu.
16 Que não seja difamado o que é
bom para vós.
17 Pois o Reino de Deus não é
comida e bebida, mas é justiça e paz e alegria no Espírito Santo.
18 Quem serve assim a Cristo agrada
a Deus e é estimado pelos homens.
19 Portanto, busquemos tenazmente
tudo o que contribui para a paz e a edificação de uns pelos outros.” (São
Paulo, Aos Romanos, capítulo 14, 9 -19)
Conclusão:
Pois faz bem a meditação, e nada como encerrar com uma Prece escrita por
Santo Inácio, no final dos seus Exercícios Espirituais. Conheci pessoas idosas, que no momento que
fariam prece à cura, pois, elas
recitavam a prece – ALMA DE CRISTO, que
está a seguir:
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
- Dentro de Vossas chagas,
escondei-me.
Não permitais que me separe de Vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me
e mandai- me ir para Vós,
para que com os vossos Santos Vos louve
por todos os séculos dos séculos.
Amém.
Reflita, é o que o bom senso, determina.
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