À PORTA DO JUSTO É ESTREITA, SÓ POR MEIO DE JESUS O CRISTO, É O CAMINHO CAPAZ DE CONDUZIR AO REINO, TAMBÉM, COM A COLABORAÇÃO DE SUA MÃE, QUANDO DISSE A JOÃO: MULHER, EIS AÍ TEU FILHO. FILHO, EIS AÍ TUA MÃE. SOMENTE, PELO MÉRITO DA VIRTUDE, E O DOM DO ESPÍRITO SANTO, HABILITA O CAMINHANTE, O REINO DE DEUS.


É substancial e potencial  ao caminhante e ao exercitante das lições necessárias na travessia impostas pelo inimigo, aquele que  vomita o primeiro pecado capital,   cujo sintoma é a prepotência, arrogância, insolência, o ter bens materiais, e dinheiro para comprar  consciências do semelhante, e o poder; o segundo é a inveja, conhecida como – doença do olho gordo – (pois pode ser que o Universo dá  o glaucoma, como meio de retribuir o mau executado ao próximo;  ira, pois como se sabe cólera, ódio, reações do organismo humano, logo suas vísceras não suportam o mau proceder, daí a razão do nascimento de enfermidades originadas pela mente que não está são, porque mente sasia, em corpo sadio; avareza – o avarento é o normal, nem age pelo bem, porque no estado de  de necessidade, quando em extrema enfermidade, falta-lhe compaixão e piedade, sáo como aves de rapina, segundo Padre Vieira, porque não acrescentam e nem agregam vontade e desejo de pensar e existir ; luxúria – A luxúria é o mau, que mais agride o bom senso da humanidade, porque usa e abusa, sem limite algum, já que rouba a liberdade e a dignidade, e em contrapartida recebe o golpe do suador, inconvenientes de existências, e a redução de patrimônio, logo à luxúria segundo o que dissera à Mãe de Jesus em Fátima, em 1917, e: - O pecado da carne no planeta, é o que mais leva praticantes ao inferno ;  gula – A gula é a infração do excesso de alimentos, pois são os que  vivem para comer, e não vivem para praticar o bem, o guloso deixa o semelhante a pão e água, não há o mérito da virtude ; e preguiça – A preguiça é à prática daquele que não planta, mas, colhe nas terras alheias, porque não trabalhou, não gosta de trabalhar, pois todo dia dói o quati, e quando não mata um, começa pela mãe, só pelo fato de pretender uma folga em razão do nojo. O preguiçoso não gosta de ler, mas sempre cola grau, apenas, para ter plateia. Dos pecados mortais, à preguiça é o mais irônico deles, conquista a geena em face  de estar com preguiça.
Logo, o posto do pecado mortal são às virtudes fundamentais, que  que as sete, desra forma numeradas: 1) Humildade; 2) Caridade; 3) Mansidão; 4) Generosidade; 5) Castidade – significa pureza, limpeza do corpo e da alma; 6) Temperança – Aristóteles diz que a temperança, é o equilíbrio, conceito no livro A Política, também, aparece na Ética a Nicômaco (pode ser que seja o nome de seu Pai, médico, mas pode ser que diga ao filho). Mas, na Política, Aristóteles considera a maior virtude: - A coragem. Logo não se deve estar desetemperado (a), porque à virtude nos dons do Espírito Santo, habilita o exercitante à obter da Rainha do céu, o direito  a abrir-lhe à – Porta do céu. Pois à Rainha do céu é advogada e a mediadora, daqueles que caminharam como Ser na plenitude da evolução, transformado em Dharma (ação do bem, e justa), possuindo ciência de que a porta do justo é estreita, porque  seguiu as leis, especialmente à do amor e da sabedoria nas ações praticada na caridade em favor do seu próximo, vigiava e orava para não cair em tentação, livrando-se por escolha da estupidez. Ele sabe que o fermento dos fariseus e de Herodes não bom, e todos devem livrar-se dele. Igualmente, não pode imitar o Judas o traidor, e nem a inveja de Pilatos. Pelo visto existem aí muitos Pilatinhos de plantão, com sarcasmo: - Flagela!
O Apostolo Paulo, dera boa lição aos Romanos, em 14, 9 – 19, o que pomos à reflexão, e como meio de possibilitar o crescimento na sexta-feira, cujo objeto de meditação é a Paixão e Morte, do Filho do Pai, e Senhor – Adonai -, Jesus Cristo (ungido), como segue:

“9   Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos.
10  E tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, por que desprezas teu irmão? Pois é diante do tribunal de Deus que todos compareceremos.
11  Com efeito, está escrito: “Por minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua glorificará a Deus”.
12  Assim, cada um de nós prestará conta de si mesmo a Deus.
13  Portanto, não mais nos julguemos uns aos outros. Antes, julgai que não se deve pôr diante do irmão nada que o faça tropeçar ou cair. “Em si, nada é impuro”, mas…
14  Eu sei e estou convencido, no Senhor Jesus, que, em si, nada é impuro. Uma coisa torna-se impura somente para quem a considera impura.
15  Se, tomando tal alimento, entristeces teu irmão, já não estás procedendo de acordo com o amor. Por causa do alimento que tomas, não sejas ocasião de perdição para aquele por quem Cristo morreu.
16  Que não seja difamado o que é bom para vós.
17  Pois o Reino de Deus não é comida e bebida, mas é justiça e paz e alegria no Espírito Santo.
18  Quem serve assim a Cristo agrada a Deus e é estimado pelos homens.
19  Portanto, busquemos tenazmente tudo o que contribui para a paz e a edificação de uns pelos outros.” (São Paulo, Aos Romanos, capítulo 14, 9 -19)
Conclusão:
Pois faz bem a meditação, e nada como encerrar com uma Prece escrita por Santo Inácio, no final dos seus Exercícios Espirituais.  Conheci pessoas idosas, que no momento que fariam  prece à cura, pois, elas recitavam a prece – ALMA DE CRISTO,  que está a seguir:
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
- Dentro  de Vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que me separe de Vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me
e mandai- me ir para Vós,
para que com os vossos Santos Vos louve
por todos os séculos dos séculos.
Amém.
Reflita, é o que o bom senso, determina.











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