SE QUISER SEGUIR O CAMINHO DO BEM E CHEGAR NO REINO? PRIMEIRO, OBSERVAR À PALAVRA DE DEUS, RENASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO SANTO, PRATICA BOA AÇÃO, VENDER TUDO O TIVER, E DÁ AOS POBRES, LIBERTAR-SE DO EGOÍSMO, E ESTAR PLENAMENTE, DESAPEGADO. POR ÚLTIMO, PEGAR SUA CRUZ E SEGUIR JESUS CRISTO. E, AMAR COM SABEDORIA, PELA JUSTIÇA, E CARIDADE.


Novamente, no sétimo dia da Semana, dia do repouso do Criar – o Supremo Arquiteto  do Universo -, estabelecera  que ao enxergar sua obra  é boa, cuja primeira obra é o homem – homem e mulher -, evidente, isso no sexto dia, e no sétimo fizera o repouso em sábado, que em Hebraico, diz-se; -  Shabat.  No entanto, em Gêneses 2: 1 - 3, fez a seguinte consideração: “Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” (Gênesis 2:1-3).
Então, é sábado, 14/09/3019, dia consagrado à Cruz, em razão de  estar como sinal e meio ao caminheiro, que tiver escolhido observar os mandamentos, e sair do egoísmo, sob á égide do  ter (o produto do ego, os bens materiais), por consciência e conhecimento liberta-se do apego pelo desapego, por escolha toma sua cuz, e segue o Cristo, com a finalidade de se transformar no homem novo, no dizer do Apostolo Paulo. Pois a regra  proposta por Jesus, ao jovem que o procurou, com o objetivo de  ter certeza,  como executar às ações para obter o reino, e segui-lo, e Jesus lhe disse: - Primeiro, observa os mandamentos de Deus, vende tudo o que tens, e dá aos pobres. E o jovem o disse: - Senhor, mas isto eu já fiz. E, Jesus, conclui e diz: - Então, pega à tua cruz, e segue-me.
O exemplo de pegar á cruz, e  em plenitude, fizera à Mãe de Jesus – Maria (Senhora da luz), quando o anjo, aqui é o Arcanjo Gabriel, quando Ele à chama, e diz à Ela, que Ela seria mãe de filho (o Verbo), que  é o  Filho de Deus, e que Ela poria  o nome de Jesus. E, Ela perguntou ao Anjo: - Como é possível ocorrer isso, se não conheço homem algum? E, o Anjo a disse: - A ação que ocorrerá contigo será obra do Espírito Santo, pois será fruto da sua luz. Logo, neste caso, está a notável atitude, e ação de Maria, que necessitaria fugir de Herodes para o Egito, e por fim, ter que suportar a dor da morte do filho, pela tortura, crueldade,  na cruz, e encontrou a solidariedade de Simão de Cirene, que o carregou sua cruz, pois Jesus estava muito frágil, e suportou com João o testemunho do martírio sentenciado por Pilatos, na véspera da festa de Páscoa, Ela aceita com humildade, determinação, o predicado que lhe dera o Pai eterno, e fez à  história da humanidade ao propor com dignidade: - Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo  a vossa palavra.
 Na verdade, Nossa Senhora  já possuía  com ciência e consciência, estava com conhecimento, que a palavra do Pai Eterno – É Vida -, Vida é o Ser, porque possui suas faculdades, como: 1) Memória; 2) inteligência; 3) Vontade. Logo vida é alma, em Grego é  a Psique. A noção apurada da alma, foram os Gregos que legaram  à civilização, e fizera parte do Processo Civilizatório.
Mesmo conhecendo, que no mês de Setembro, dia 10, aconteceu a tragédia das Mortes de Mineiros  na Mina de Santana, em Urussanga,  o que nos faz recordar o triste acontecimentos, quando ocorreu mais de trinta mortes.
Então, passaremos  ao exame do caminho, como  está sendo lido desde  os tempos mais antigos,  devendo ser  em busca de respostas às nossas indagações, que a questão está posta:
"Seus pés são ágeis
para derramar sangue; ruína e desgraça marcam
os seus caminhos, e não conhecem
o caminho da paz".
Romanos 3:15-17
"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”. Mateus 7:13-14
“Ele parou, e a terra tremeu;
olhou, e fez estremecer as nações.
Montes antigos se desmancharam;
colinas antiquíssimas se desfizeram.
Os caminhos dele são eternos.”
Habacuque 3:6.
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” João 14:6 
“Então Félix, que tinha bom conhecimento do Caminho, adiou a causa e disse: "Quando chegar o comandante Lísias, decidirei o caso de vocês". Atos dos Apóstolos 24:22
O versículo bíblico que nos diz que "Tudo posso naquele que me fortalece" é provavelmente um dos versículos mais mal interpretados da Bíblia.
É bom aprender a lição, de que nem tudo se pode, apenas,  se estiver com o foco naquele que o conforta, pense, reflita, e medita.
Algumas pessoas pensam que podem "fazer tudo naquele que me fortalece", incluindo coisas que desagradam a Deus. Elas usam este versículo como uma justificativa para viverem suas vidas de qualquer maneira.
Pois, de acordo com o contexto desta passagem bíblica, a verdade é que este versículo afirma que "posso suportar tudo naquele que me fortalece". Isso significa que mesmo nos momentos difíceis Deus nos dá forças para aguentarmos! Nós não vivemos de acordo com circunstâncias ao nosso redor e sim de acordo com a Palavra de Deus!
Tudo posso naquele que me fortalece na Bíblia:
“Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:13 
Não estou dizendo isto porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me à toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade: “Tudo posso naquele que me fortalece.”
Filipenses 4:11-13. 
Saiba, “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” 2 Timóteo 1:7  
Na realidade, está posta o argumento necessário: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” 1 Pedro 5:7 
É belo e bom ler o que ensina o Apostolo João quando escreveu essa formidável obra: “Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.” 1 João 4:4.
   Neste caso, Jesus, mostra-nos que conhece o seu povo, como é costume à  época, todos conheciam o rebanho, pois é atividade de trabalho e produção. Então, com Deus, quando alguém é verdadeiramente seu filho, quando alguém pertence a Ele, Ele o conhece e ouve suas orações. Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.” (João 10:14, 27-28)
Quando o assunto é Deus, você realmente o conhece?
E Ele conhece você? Você tem um relacionamento com Ele que garanta a resposta de suas orações? Ou Deus está bem distante, sendo apenas um conceito em sua vida?
Se Deus está distante, ou você não tem certeza de que o conhece, aqui está uma maneira de começar a se relacionar com Ele agora mesmo: Conhecendo Deus pessoalmente.
Será que Deus vai responder sua oração definitivamente?
Para aqueles que realmente o conhecem e descansam nele, Jesus parece ser muito generoso em sua oferta: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.” (João 15:7) “Permanecer” em Cristo e ter as palavras dele dentro de nós significa que conduzimos nossas vidas sob o comando dele, descansando nele, ouvindo o que Ele tem a dizer. Assim, estaremos aptos a pedir a Deus qualquer coisa que desejarmos e Ele responderá. Aqui está outra vantagem: “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.” (1 João 5:14-15) Deus responde nossas orações de acordo com a sua vontade (e de acordo com a sua sabedoria, seu amor por nós, sua santidade…).
Nós erramos ao assumirmos que sabemos qual é a vontade de Deus, quando somente alguma coisa faz sentido para nós! Nós assumimos que há somente uma “resposta” correta para cada oração específica, tendo a certeza de que AQUELA é a vontade de Deus. E é aí que fica mais difícil. Nós vivemos dentro dos limites do tempo e do conhecimento. Temos apenas informações limitadas sobre cada situação e sabemos algumas implicações de ações futuras nessas determinadas situações. O entendimento de Deus é ilimitado. Como um evento ocorre no curso da vida ou da história é apenas algo que Ele já sabe. E Ele deve ter propósitos muito além daqueles que podemos imaginar. Logo, Deus não fará algo simplesmente porque determinamos que essa deveria ser a sua vontade.
O que é preciso? O que Deus está inclinado a fazer?
Páginas e páginas poderiam ser preenchidas com as intenções de Deus para nós. A Bíblia inteira é uma descrição do tipo de relacionamento que Deus quer que experimentemos com Ele e do tipo de vida que Ele quer nos dar.
Aqui estão alguns exemplos:“…o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!” (Isaías 30:18 ) Você captou isso? Como alguém que se levanta de sua cadeira para oferecer ajuda, “Ele se levanta para lhe mostrar compaixão”. “Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam.” (Salmo 18:30) “O Senhor se deleita naqueles que o temem [reverenciam], que colocam sua esperança em seu leal amor.” (Salmo 147:14)
De qualquer maneira, a maior demonstração do amor e da compaixão de Deus por você é expressa pelas seguintes palavras de Jesus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13 ), que nada mais é do que o que Cristo fez por nós. Então, “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará, juntamente com ele, gratuitamente todas as coisas?” (Romanos 8:32)

E o que dizer das orações “não respondidas”?
Certamente as pessoas ficam doentes e até morrem; problemas financeiros são reais, e toda sorte de situações difíceis é passível de acontecer na vida de qualquer um. O que fazer então?
Deus nos diz para levar todas as nossas preocupações a Ele. Mesmo quando a situação parecer irremediável, “Lancem sobre ele toda ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7) As circunstâncias podem parecer estar fora de controle, mas não estão. Quando o mundo inteiro estiver desabando, Deus ainda pode e sempre poderá segurá-lo em suas mãos. É aí que uma pessoa pode se sentir muito agradecida por ter o privilégio de conhecer a Deus. “Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:5-7) Deus pode providenciar soluções para os seus problemas além do que você considera ser possível. Provavelmente, qualquer cristão pode listar exemplos como esse em suas próprias vidas. Mas se as circunstâncias não melhorarem, Deus ainda pode nos dar a sua paz em meio a tudo isso. Jesus disse: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” (João 14:27)
É neste ponto (quando as circunstâncias ainda estiverem difíceis) que Deus nos pede para continuar a confiar nele – para “andar pela fé, não pela visão”, diz a Bíblia. Mas não é uma fé cega; é baseada no caráter de Deus. Um carro viajando pela ponte Rio-Niterói é totalmente sustentado pela integridade da ponte. Não importa o que o motorista possa estar sentindo, ou pensando, ou discutindo com o passageiro do outro assento. O que faz o carro chegar seguramente ao outro lado da ponte é a integridade dela, na qual o motorista resolveu confiar. Do mesmo modo, Deus nos pede para confiarmos em sua integridade, seu caráter, sua compaixão, amor, sabedoria, retidão e justiça em nossa defesa. Ele diz: “Eu tenho amado com amor eterno; com amor leal a atraí.” (Jeremias 31:3 ) “Confie nele todo o tempo, ó povo. Coloque diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio.” (Salmo 62:8)
Em Resumo…Como Orar
Deus se ofereceu para responder as orações de seus filhos (aqueles que receberam Jesus em suas vidas e buscam segui-lo). Ele nos pede para levar qualquer preocupação até Ele em oração, pois Ele agirá por nós de acordo com a sua vontade. Enquanto lidamos com dificuldades, temos de lançar sobre Ele nossas aflições e receber dele a paz que desafia as circunstâncias. A base da nossa esperança e fé é a pessoa de Deus. Quanto mais o conhecermos, mais aptos estaremos a confiar nele.
Para saber mais sobre o caráter de Deus, por favor leia o artigo “Quem é Deus?” ou outros artigos neste site. A razão das nossas orações é o caráter de Deus. A primeira oração que Deus responde é a oração em que você expressa o seu desejo de começar um relacionamento com Ele.
Conclusão:
Nossa dever como ser humano, é oferecer  o caminho, mas, não o atalho como meio para à chegada no objetivo, de todos, que chegar no final da estrada, e compreender que, afinla, mesmo  com as divergências, e as controvérsias, o caminho do bem é esse, ditado, e feito pelo mestre, daí é bom conhecer os Pés do Mestre, livro ótimo, ao que deseja caminhar, e fazer a lição.
É bom possuir cautela só para não cometer – erro crasso. Pois Crassus, General, e cruel, já  foi ele mesmo que comandou o massacre de escravos em Roma, quando Espártaco  resolveu comandar a mais famosa rebelião de trabalhadores, pois o General pendurou na cruz, seis mil, na Via Ápia, local que se transformou em lugar das Catacumbas, pois numa delas está os restos mortais, e o relicário de São Sebastião. Mas, o pior de Crassus, é ter escolhido o atalho, onde morreu, já que foi pego pelos desafetos. Eis aí o erro.
Pense, sempre pense como será amanhã!











Comentários

Postagens mais visitadas