O UNIVERSO EQUACIONA ÀS DIFICULDADES, PELA SUA LÓGICA, POIS OS DESÍGNIOS FORAM RESOLVIDOS PELA MORTE E RESSURREIÇÃO DE SEU FILHO UNIGÊNITO. EFEITO: O HOMEM E A MULHER RESTABELECERAM `S SEMELHANÇA COM O UNO. FILHOS DO UNIVERSO.
Afinal, segunda-feira, 23/09/2019, o segundo dia da semana, mas, na
contagem da criação, sábado é o sétimo, domingo o oitavo, e segunda é o nono dia. Simplesmente, porque o domingo é oitavo dia, dia em que Filho do Pai, ao ter assumido o corpo físico
da criatura, na manhã de domingo, venceu à morte, criada pelo homem pelo pecado, especialmente, o pecado de
Caim, ao ter tirado à vida de seu irmão Abel, infração contra o 5º mandamento.
Logo à morte fora escolha do homem, com a finalidade de ter comido à árvore do
conhecimento, ter seguido o conselho astucioso da Serpente, pois a Serpenete
disse à Eva: - Coma! Não irá acontecer
coisa alguma. E, Eva comeu, também, dá parte da fruta ao Adão.
Não se deve esquecer, que o
primeiro Adão experimentou a fruta, e fazendo Jesus, o segundo Adão ter de
assumir à condição de Homem, por meio da paixão e morte, ressuscitar no terceiro dia, que cai no oitavo dia de
domingo.
Na verdade, Jesus Cristo, o filho do Pai, que na Unidade, são três seres num só, e Jesus cumpriu à vontade do
Pai, - Plano da providência -, fazendo de boa vontade a remissão e a libertação da humanidade dos grilhões que a
escravizava pelo efeito do livre
arbítrio, pelo fato de ter contrariado o Caminho proposto pela Providência – Pai,
Filho, e espírito Santo, cujo pecado
foram perduados pela paixão, morte, e ressurreição.
Logo à restauração da graça do
Pai só se estabelece e se explia com o Sim de Maria, ao Arcanjo Gabriel, pois à
Mãe é à Rainha do Reino, em razão de permitir pela sua digna e formidável ação,
restabelecer do Nada, pela luz do Espírito Santo o meio de renascer em Jesus
Cristo, feito carne e habitado entre nós o: - Status do homem e da mulher de –
semelhança ao Pai, Filho, e o Espírito Santo – UNO.
Então, devemos compreender às razões de fé, e de crer, e à reverência,
como a devoção à Mãe de Deus, na condição de Rainha do céu e da Terra, como à
Rainha do Reino, advogada, intercessora, mediadora, e na condição de Porta do
céu, distribuidora de amor e graça, e também, a desatadora dos nós. Logo à Mãe
de Jesus, que em substância e essência, na Era de Peixes, pôs o homem na
cidadania do céu, possibilitando à semelhança com o UNO – Eu sou. Pois o Apostolo
Paulo percebeu com clareza, que: O novo
homem, renasceu na morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Então, o conhecimento está posto, seguir:
IV. O mistério da criação DEUS CRIA POR SABEDORIA E POR AMOR 295.Cremos
que Deus criou o mundo segundo sua sabedoria. O mundo não é o produto de uma
necessidade qualquer, de um destino cego ou do acaso. Cremos que o mundo
procede da vontade livre de Deus, que quis fazer as criaturas participarem de
seu ser, de sua sabedoria e de sua bondade: "Pois tu criaste todas as coisas;
por tua vontade é que elas existiam e foram criadas". (Ap 4,11).
"Quão numerosas são as tuas obras, Senhor, e todas fizeste com
sabedoria!" (Sl 104,24). "O Senhor é bom para todos, compassivo com
todas as suas obras" (Sl 145,9). (Parágrafos relacionados: 216,1951) DEUS
CRIA "DO NADA" 296.Cremos que Deus não precisa de nada preexistente
nem de nenhuma ajuda para criar. A criação também não é uma emanação necessária
da substância divina. Deus cria livremente "do nada": (Parágrafo
relacionado: 285) 49 Que haveria de extraordinário se Deus tivesse tirado o
mundo de uma matéria preexistente? Um artífice humano, quando se lhe dá um
material, faz dele tudo o que quiser. Ao passo que o poder de Deus se mostra
precisamente quando parte do nada para fazer tudo o que quer. 297.A fé na
criação a partir "do nada" é atestada na Escritura como uma verdade
cheia de promessa e de esperança. Assim a mãe dos sete filhos os encoraja ao
martírio: Não sei como é que viestes a aparecer no meu seio, nem fui eu que vos
dei o espírito e a vida, nem também fui eu que dispus organicamente os
elementos de cada um de vós. Por conseguinte, foi o Criador do mundo que formou
o homem em seu nascimento e deu origem a todas as coisas, quem vos retribuirá,
na sua misericórdia, o espírito e a vida, uma vez que agora fazeis pouco caso
de vós mesmos, por amor às leis dele... Eu te suplico, meu filho, contempla o
céu e a terra e observa tudo o que neles existe. Reconhece que não foi de
coisas existentes que Deus os fez, e que também o gênero humano surgiu da mesma
forma (2Mc 7,22-23.28). (Parágrafo relacionado: 338) 298.Uma vez que Deus pôde
criar do nada, pode, pelo Espírito Santo, dar a vida da alma a pecadores,
criando neles um coração puro, e a vida do corpo aos falecidos, pela
ressurreição, Ele, "que faz viver os mortos e chama à existência as coisas
que não existem" (Rm 4,17). E uma vez que, pela sua Palavra, pôde fazer
resplandecer a luz a partir das trevas, pode também dar a luz da fé àqueles que
a desconhecem. (Parágrafos relacionados: 1375,992) DEUS CRIA UM MUNDO ORDENADO
E BOM 299.Já que Deus cria com sabedoria, a criação é ordenada: "Tu
dispuseste tudo com medida número e peso" (Sb 11,20). Feita no e por meio
do Verbo eterno, "imagem do Deus invisível" (Cl 1,15), a criação está
destinada, dirigida ao homem, imagem de Deus, chamado a uma relação pessoal com
Ele. Nossa inteligência, que participa da luz do Intelecto divino, pode
entender o que Deus nos diz por sua criação, sem dúvida não sem grande esforço
e num espírito de humildade e de respeito diante do Criador e de sua obra.
Originada da bondade divina, a criação participa desta bondade: "E Deus
viu que isto era bom... muito bom" (Gn 1,4.10.12.18.21.31). Pois a criação
é querida por Deus como um dom dirigido ao homem, como uma herança que lhe é
destinada e confiada. Repetidas vezes a Igreja teve de defender a bondade da
criação, inclusive do mundo material.
(Parágrafos relacionados: 339,41,1147,358,2415) DEUS TRANSCENDE A
CRIAÇÃO E ESTÁ PRESENTE NELA
300.Deus é infinitamente maior
que todas as suas obras: "Sua majestade é mais alta do que os céus"
(Sl 8,2), "é incalculável a sua grandeza" (S1 145,3). Mas, por ser o
Criador soberano e livre, causa primeira de tudo o que existe, Ele está
presente no mais íntimo das suas criaturas: "Nele vivemos, nos movemos e
existimos" (At 17,28). Segundo as palavras Santo Agostinho, ele é
"superior summo meo et interior intimo meo - maior do que o que há de
maior em mim e íntimo do que o que há de mais íntimo em mim". (Parágrafos
relacionados: 42,223) DEUS MANTÉM E SUSTENTAA CRIAÇÃO 301.Com a criação, Deus
não abandona sua criatura a ela mesma. Não somente lhe dá o ser e a existência,
mas também a sustenta a todo instante no ser, dá-lhe o dom de agir e a conduz a
seu termo. Reconhecer esta dependência completa em relação ao Criador é uma
fonte de sabedoria e liberdade, alegria e confiança: (Parágrafos relacionados:
1951,396) Sim, tu amas tudo o que criaste, não te aborreces com nada do que
fizeste; se alguma coisa tivesses odiado, não a terias feito. E como poderia
subsistir alguma coisa se não a tivesses
querido? Como conservaria a sua existência se não a tivesses chamado? Mas a
todos perdoas, porque são teus: Senhor, amigo da vida! (Sb 11,24-26) V. Deus
realiza o seu projeto: a divina providência 302.A criação tem sua bondade e sua
perfeição próprias, mas não saiu completamente acabada das mãos do Criador. Ela
é criada "em estado de caminhada" ("in statu viae") para
uma perfeição última a ser ainda atingida, para a qual Deus a destinou. Chamamos
50 de divina providência as disposições pelas quais Deus conduz sua criação
para esta perfeição: Deus conserva e governa com sua providência tudo o que
criou; ela se estende "com vigor de um extremo ao outro e governa o
universo com suavidade" (Sb 8,1). Pois "tudo está nu e descoberto aos
seus olhos" (Hb 4,13), mesmo os atos dependentes da ação livre das
criaturas. 303.O testemunho da Escritura é unânime: a solicitude da divina
providência é concreta e direta, toma cuidado de tudo, desde as mínimas coisas
até os grandes acontecimentos do mundo e da história. Com vigor, os livros
sagrados afirmam a soberania absoluta de Deus no curso dos acontecimentos:
"O nosso Deus está no céu e faz tudo o que deseja" (S1 115,3); e de
Cristo se diz: "O que abre e ninguém mais fecha, e, fechando, ninguém mais
abre" (Ap 3,7). "Muitos são os projetos do coração humano, mas é o
desígnio do Senhor que permanece firme" (Pr 19,21). (Parágrafo
relacionado: 269) 304.Assim vemos o Espírito Santo, autor principal da
Escritura, atribuir muitas vezes ações a Deus, sem mencionar causas segundas.
Esta não é uma "maneira de falar" primitiva, mas uma forma profunda
de lembrar o primado de Deus e o seu senhorio absoluto sobre a história e o
mundo e de assim educar para a confiança nele. A oração dos Salmos é a grande
escola desta confiança. (Parágrafo relacionado: 2568) 305.Jesus pede uma
entrega filial à providência do Pai Celeste, que cuida das mínimas necessidades
de seus filhos: "Por isso, não andeis preocupados, dizendo: Que iremos
comer? Ou, que iremos beber?... Vosso Pai celeste sabe que tendes necessidade
de todas essas coisas. Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus sua justiça,
e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6,31-33). (Parágrafo
relacionado: 2115) A PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS 306.Deus é o Senhor
soberano de seus desígnios. Mas, para a realização dos mesmos, servese também
do concurso das criaturas. Isso não é um sinal de fraqueza, mas da grandeza e
da bondade do Deus Todo-Poderoso. Pois Deus não somente dá às suas criaturas o
existir, mas também a dignidade de agirem elas mesmas, de serem causas e
princípios umas das outras e de assim cooperarem no cumprimento de seu
desígnio. (Parágrafos relacionados: 1884,1951) 307.Aos homens, Deus concede até
de poderem participar livremente de sua providência, confiando-lhes a
responsabilidade de "submeter" a terra e de dominá-la. Deus concede
assim aos homens serem causas inteligentes e livres para completar a obra da
Criação, aperfeiçoar sua harmonia para o bem deles e de seus próximos. Cooperadores
muitas vezes inconscientes da vontade divina, os homens podem entrar
deliberadamente no plano divino, por suas ações, por suas orações, mas também
por seus sofrimentos. Tornam-se então plenamente "cooperadores de
Deus" (1Cor 3,9) e do seu Reino. (Parágrafos relacionados:
106,373,1954,2427,2738,618,1505) 308.Eis uma verdade inseparável da fé em Deus
Criador: Deus age em todo o agir de suas criaturas. E é a causa primeira que
opera nas causas segundas e por meio delas: "Pois é Deus quem opera em vós
o querer e o operar, segundo a sua vontade" (Fl 2,13). Longe de diminuir a
4ignidade da criatura, esta verdade a realça. Tirada do nada pelo poder,
sabedoria, bondade de Deus, a criatura não pode nada se for cortada de sua
origem, pois "a criatura sem o Criador se esvai"; muito menos pode
atingir seu fim último sem a ajuda da graça. (Parágrafo relacionado: 970) A
PROVIDÊNCIA E O ESCÂNDALO DO MAL 51 309.Se Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do
mundo ordenado e bom, cuida de todas as suas criaturas, por que então o mal
existe? Para esta pergunta tão premente quão inevitável, tão dolorosa quanto
misteriosa, não h uma resposta rápida. É o conjunto da fé cristã que constitui
a resposta a esta pergunta: a bondade da criação, o drama do pecado, o amor
paciente de Deus que se antecipa ao homem por suas Alianças, pela Encarnação
redentora de seu Filho, pelo dom do Espírito, pelo congraçamento da Igreja,
pela força dos sacramentos, pelo chamado a uma vida bem-aventurada à qual as
criaturas livres são convidadas antecipadamente a assentir, mas da qual podem,
por um terrível mistério, abrir mão também antecipadamente. Não há nenhum
elemento da mensagem cristã que não seja, por uma parte, uma resposta à questão
do mal. (Parágrafos relacionados: 164,385,2805) 310.Mas por que Deus não criou
um mundo tão perfeito que nele não possa existir mal algum? Segundo seu poder
infinito, Deus sempre poderia criar algo melhor. Todavia, em sua sabedoria e
bondade infinitas, Deus quis livremente criar um mundo "em estado de
caminhada" para sua perfeição última. Este devir permite, no desígnio de
Deus, juntamente com o aparecimento de determinados seres, também o
desaparecimento de outros, juntamente com o mais perfeito, também o menos
imperfeito, juntamente com as construções da natureza, também as destruições.
Juntamente com o bem físico existe, portanto, o mal físico, enquanto a criação
não houver atingido sua perfeição. (Parágrafos relacionados: 412,1042,105,342)
311.Os anjos e os homens, criaturas inteligentes e livres, devem caminhar para
seu destino último por opção livre e amor preferencial. Podem, no entanto,
desviar-se. E, de fato, pecaram.
Foi assim que o mal moral entrou
no mundo, incomensuravelmente mais grave do que o mal físico. Deus não é de
modo algum, nem direta nem indiretamente, a causa do mal moral. Todavia,
permite-o, respeitando a liberdade de sua criatura e, misteriosamente, sabe
auferir dele o bem: (Parágrafos relacionados: 396,1849) Pois o Deus
Todo-Poderoso..., por ser soberanamente bom, nunca deixaria qualquer mal existir
em suas obras se não fosse bastante poderoso e bom para fazer resultar o bem do
próprio ma1. 312.Assim, com o passar do tempo, pode-se descobrir que Deus, em
sua providência todo poderosa, pode extrair um bem das consequências de um mal,
mesmo moral, causado por suas criaturas: "Não fostes vós, diz José a seus
irmãos, que me enviastes para cá, foi Deus; - o mal que tínheis a intenção de
fazer-me, o desígnio de Deus o mudou em bem a fim de - salvar a vida de um povo
numeroso" (Gn 45,8; 50,20). Do maior mal moral jamais cometido, a saber, a
rejeição e homicídio do Filho de Deus, causado pelos pecados de todos os
homens, Deus, pela superabundância de sua graça, tirou o maior dos bens: a
glorificação de Cristo e a nossa Redenção. Com isso, porém, o mal não se
converte em um bem. (Parágrafos relacionados: 598-600,1994) 313."Sabemos
que, para os que amam a Deus, tudo concorre para o bem" (Rm 8,28). O
testemunho dos santos não cessa de confirmar esta verdade. Assim, Sta. Catarina
de Sena diz "àqueles que se escandalizam e se revoltam com o que lhes
acontece": "Tudo procede do amor tudo está ordenado à salvação do
homem, Deus não faz nada que não seja para esta finalidade" (Parágrafo
relacionado: 227) E Santo Tomás More, pouco antes de seu martírio, consola sua filha:
"Não pode acontecer nada que Deus não tenha querido. Ora, tudo o que ele
quer, por pior que possa parecer-nos, é o que há de melhor para nós" E
Lady Juliana de Norwich: "Aprendi, portanto, pela graça de Deus, que era
preciso apegar-me com firmeza à fé e crer com não menor firmeza que todas as
coisas irão bem.... "Tu mesmo verás que qualquer tipo de circunstância
servirá para o bem" - Thou shalt see thyself that all MANNER of thing
shall be well" 314.Cremos firmemente que Deus é o Senhor do mundo e da
história. Mas os caminhos de sua providência muitas vezes nos são
desconhecidos. Só no final, quando acabar o nosso conhecimento parcial, quando
virmos Deus "face a face" (1 Cor 13,12), teremos pleno 52
conhecimento dos caminhos pelos quais, mesmo por meio dos dramas do mal e do
pecado, Deus terá conduzido sua criação até o descanso desse Sábado definitivo,
em vista do qual criou o céu e a terra. (Parágrafos relacionados:
1040,227,2550) RESUMINDO 315.Na criação do mundo e dos homens, Deus colocou o
primeiro e universal testemunho de seu amor Todo-Poderoso e de sua sabedoria, o
primeiro anúncio de seu "desígnio benevolente", o qual encontra sua
meta na nova criação em Cristo. 316.Embora a obra da criação seja
particularmente atribuída ao Pai, é igualmente verdade de fé que o Pai, o Filho
e o Espírito Santo são o único e indivisível princípio da criação. 317.Só Deus
criou o universo, livremente, diretamente, sem nenhuma ajuda. 318.Nenhuma
criatura tem o poder infinito que é necessário para "criar" no
sentido próprio da palavra, isto é, produzir e dar o ser àquilo que não o tinha
de modo algum (chamar à existência "ex nihilo" "do nada").
319.Deus criou o mundo para manifestar e para comunicar sua glória. Que suas
criaturas participem de sua verdade, de sua bondade e de sua beleza, é a glória
para a qual Deus as criou. 320.Deus, que criou o universo o mantém na
existência por seu Verbo, "este Filho que sustenta o universo com o poder
de sua palavra" (Hb 1,3) e pelo seu Espírito Criador que dá a vida. 321.A
Divina Providência são as disposições pelas quais Deus conduz com sabedoria e
amor todas as criaturas até seu fim último. 322.Cristo convida-nos à entrega
filial à Providência de nosso Pai celeste, e o Apóstolo São Pedro lembra:
"Lançai sobre ele toda a vossa preocupação porque é ele que cuida de
vós". 323.A Providência divina age também por meio da ação das criaturas.
Aos seres humanos Deus concede cooperar livremente para seus desígnios. 324.A
permissão divina do mal físico e do mal moral é um mistério que Deus ilumina
por seu Filho, Jesus Cristo, morto e ressuscitado para vencer o mal. A fé nos
dá a certeza de que Deus não permitiria o mal se do próprio mal não tirasse o
bem, por caminhos que só conheceremos plenamente na vida eterna. 53 PARÁGRAFO 5
- O CÉU E A TERRA 325.O Símbolo dos Apóstolos professa que Deus é "o
Criador do céu e da terra", e o Símbolo niceno-constantinopolitano
explicita: "... do universo visível e invisível" 326.Na Sagrada
Escritura, a expressão "céu e terra" significa tudo aquilo que existe,
a criação inteira. Indica também o nexo no interior da criação, que ao mesmo
tempo une e distingue céu e terra: "a terra" e o mundo dos homens;
"o céu" ou "os céus" pode designar o firmamento, mas também
o "lugar" próprio de Deus: "nosso Pai nos céus" (Mt 5,16)
e, por conseguinte, também o "céu" que e a glória escatológica.
Finalmente, a palavra "céu" indica o "lugar" das criaturas
espirituais - os anjos - que estão ao redor de Deus. (Parágrafos relacionados:
290,1023,2794) 327.A profissão de fé do IV Concilio de Latrão afirma que Deus
"criou conjuntamente, do nada, desde o início do tempo, ambas as
criaturas, a espiritual e a corporal, isto é, os anjos e o mundo terrestre; em
seguida, a criatura humana, que tem algo de ambas, por compor-se de espírito e de
corpo".
Conclusão:
É salutar buscar o conhecimento, e pelo aprendizado habituar-se à
reflexão, à meditação, e à vigiar e
orar, para evitar à tentação, e o apego na matéria pelo egoísmo, especialmente,
o poder e dinheiro. O respeito é substancial, porque todos são iguais perante à
lei.
porque todos são iguais perante à
lei.
Reflita, e pense, porém, é
necessário para existir e realizar-se e feliz.
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