O CAMINHO DA PERFEIÇÃO SÓ ESTÁ CAPACITADO À REALIZAR, AQUELE QUE AMAR O PRÓXIMO COM SABEDORIA, BUSCAR O REINO E A SUA JUSTIÇA, ESTIVER TRANSFORMADO, E DISPOSTO Á CUMPRIR OS MANSAMENTOS, E OBSERVAR ÀS BEM-AVENTURANÇAS, EXPLICITADAS EM (MT. 5, 1-10), DESAPEGUE-SE DA MATÉRIA. O PECADO É A AÇÃO DO EGOÍSTA!
Pois, quinta-feira, 17/10/2019, com muitas
conversas, com pouco conteúdo, verifica-se que à mediocracia está solta às
ruas, na mesa, enfim, é encontrar-lhe e á gente ingressa no estado de
sofrência, inegavelmente, crônicas. Em face de que, o argumento não é válido, e
porque se deseja possuir como base do conhecimento – Opinião -, mas, opinião
não serve na construção da verdade na razão pura, porque todo argumento é
necessário existir congruência e coerência, como também, estar alicerçado em premissas, na formação do
silogismo, formado pelo raciocínio, capaz de nos fornecer á síntese, por meio
do juízo de valor feito pela razão em nível de consciência. Logo à verdade é
interior, há ´porque não se pode
desfazer o feito, sempre está no oposto do bem, é à ciência. Então, é certo que
o que encontramos todos os dias são os maus: - Alcateia de lobos, pois o homem
é o lobo do homem, mau exemplo, corruptos e ladrões de plantão. Por dedução são
todos herdeiros de Caim, trazem consigo à mácula do pecado original, são insuportáveis,
pela crueldade, e oprimem, são sarcásticos, maledicente, por dedução: - São os
Pecadores.
Pois não acrescentam, absolutamente, nada, à
regra é: - Matar, e depois chorar no velório. O cinismo dos pecadores é turbinado, como leciona Jesus Cristo na Parábola do homem
rico avarento, que ao chegar no inferno, pedia um copo de água, aos que ele
maltratara no ciclo na terra, mas, desejava matar à necessidade da ´gua potável, então, o que que
disseram: Daqui não sai água, porque escolheu ficar aqui, pois você não oprimiu
Lazaro?
Sabe-se: - Que ser ou não ser, eis à questão,
pois se deseja colher o bem, plante-o, se for à mala, carregue a sua, não pense
só no pedincho, porque cada qual carregará à sua cruz, veja o que diz o
Apóstolo Paulo, e Gálatas: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis
a lei de Cristo.
Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não
sendo nada, engana-se a si mesmo.
Mas prove cada um a sua própria obra, e terá
glória só em si mesmo, e não noutro.
Porque cada qual levará a sua própria carga.”
(Gálatas 6:2-5 )
No referente ao fardo que é carregado pelos seguidores do Mestre Jesus
de Nazaré, depois de receber o batismo de João Batista, inicia sua vida pública, e diz: “Jesus começou
a pregar dizendo: Convertam-se, porque o reino do céu está próximo!” (Mt 4, 17)
Jesus no seu Reino do Céu, não a ilusão, da
enganação que nos leva seguir caminho que não conduz à nenhum lugar (topos),
pois: “34. Esta luz brilha na joia do grande enganador (Mãra). Enfeitiça os
sentidos, cega a mente e deixa o descuidado
qual um naufrago abandonado.” In H.P. Blavatsky, A Voz do Silêncio, tradução de
Fernando Pessoa, p. 103, 2ª Edição, Editora Teosófica, 2017 (Mãra: É um espírito do mau, que engana) Logo, Jesus na
sua pregação, quando chega ao monte, com
base no pensamento Platônico descrito no Banquete, sobre os Amores, Jesus nos
dá a melhor obra, como também, ótima âncora de navegação até o Reino, Senda, e
Nirvana. Capaz de nos guiar em navegação, no mar do coração, eis aí o que nos
diz:
“Felizes os pobres em espírito, porque deles
é o reino do céu.” (Mt 5, 3)
“Felizes os aflitos, porque serão consolados.” (t 5, 4)
“Felizes os mansos, porque possuirão a terra.”
(Lc 5,5)
“Felizes os que tem fome e sede de justiça,
proque serão saciados.” (Mt 5, 6)
“Felizes são os misericordiosos,
Porque alcançarão misericórdia.” (Mt 5, 7)
“Felizes os puros de coração, porque verão a
Deus.” (Mt 5, 8)
“Felizes os que promovem a paz, porque serão
chamados filhos de Deus.” (Mt 5, 9)
“Felizes os que são perseguidos por causa da
justiça, porque deles é o reino do céu. “ (Mt 5, 10)
Na verdade, está posto por Jesus à notável
exigência aos que estão no caminho da Palavra de Vida do Filho de Deus, geradoo
pela Mulher, serva de Deus, que fez à sua vontade assim na terra, como no céu,
pelo fato de ter nascido sem mácula do de pecado, pela imaculada conceição é à
causa, e o filho é o efeito, pois para se livrar da chacina de Herodes, pratica
contra às crianças de Belém, Ela escolheu se exilar em Alexandria – Egito, pois
á casa que foi morada do Menino Jesus, é lugar de celebração dos Cristãos que
lá residem. Logo o seu título de Nossa Senhora de Desterro, origina-se desse
fato.
Gandhi disse que: “Que aceitava o nosso
Cristo, porque os que praticassem o Sermão do Monte, poderia rasgar-se todos os
livros da Biblioteca.
Jesus como desejasse mostrar aos discípulos como
deveria ser a vida no céu, e o que acontecia com o homem e a mulher que
acreditassem nele, é no Monte Tabor, que nos dá á lição como é Viver no estado
de Santidade da origem, então Ela leva consigo “Pedro, Tiago e João, e subiu á
montanha para rezar.” (Lc 9, 28) E a seguir: “Enquanto rezava, seu rosto mudou
de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.” (Lc 9, 29) E quem
apareceu para conversar com Jesus: “Nisso dois homens estavam conversando com
Jesus, eram Moisés e Elias.” (Lc 9, 30) Logo, o que vieram fazer: “Apareceram
na glória, e conversavam sobre o Êxodo de Jesus, que iria acontecer em
Jerusalém.” (Lc 9, 31).
Ora, à paixão, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré, pois esse foi
o nome escrito na Cruz, como Jesus nazareno Rei dos Judeus, naquele lugar,
Jesus disse: irei fazer minha Páscoa em Jerusalém, e depois serei morto pelos
Pecadores. Entre os pecadores estava Judas, que o traiu, dá um beijo falso, e
recebe de pagamento trinta moedas de parata, os fariseus do Conselho, genro e
sogro, Anás e Caifás, e os anciãos do povo o entregam ao Pôncio Pilatos,
Governador da Judéia, Romano é claro,
que por inveja, por desejo se transformar o mais cruel do planeta,
insolente, arrogante, nem escuta sua Mulher Claudia Procla, que disse a Ele: - Não mante este
hojem, Ele é inocente. Para quem desconhece, Claudia é seguidora de Jesus, Ela
conhecia bem à pregação de Jesus,
conhecia seus milagres, e da
ressurreição do filho de Naim, e de Lazaro. Pois Pilatos a mandou martirizar
no caminho, quando Ela se dirigia para conversar com às Santas Mulheres, pois
às mulheres eram: Maria Mãe de Jesus, Marta e Maria irmãs de Lazaro, Maria mãe
de João Marcos, escritor do Evangelho, Maria mãe de Tiago e João (Maria Mãe de
João Marcos, e Maria irmã de Lazaro, são conhecidas como Maria Bethânia, pois
se sabia do fato, porque são seguidoras e discipulas fervorosas, e praticantes, pois Marta é a formidável
cozinheira de Jesus, quando pregava em Bethânia. Atualmente, já os que dizem
que a Ceia da instituição da Eucaristia, quem realiza a ceia é Marta. Eis porque Marta, pois é conhecida, e é da tradição da igreja como
Santa Marta).
Então, é bom saber que uma luz não é para ser
escondida, nem comida se deixa atrás da porta, pois a função da luz é iluminar.
No caminho da perfeição só chega ao Reino, à Senda pelo vigor da luz da Palavra
de Jesus, pela prática libertadora, e pelo reatamento de filiação e semelhança
com o Pai eterno, realizada na resposta que deu ao Arcanjo Gabriel, com o seu inefável:
- SIM – Faça-se em mim segundo a tua palavra. Com a paixão e a morte, Jesus dá
o perdão dos pecados, daí Ele é o Salvador, porque retirou todos os seres
humanos do inferno, só permaneceram, os do pecado mortal. No terceiro dia, com
sua ressurreição, Jesus derrota e venceu á morte. No entanto, devemos saber que
com a ressurreição, e por meio da santidade, possui direito os evoluídos como
ser: À incorruptibilidade (quando o corpo não se decompõe, não entra em
destruição, o exemplo mais famoso está em França: Santa Bernadette de Lourdes).
O Caminho da perfeição é a busca de cada
homem e mulher, não se pode utilizar da mediocridade, nem do cinismo,
falisidade, e hipocrisia, o pecado não dá bons frutos, porque o coneito de
pecado é: Aquele que só ama a si mesmo, –
o egoísta – de carteirinha. Logo o pecador só espera à hora de descer ao
inferno, porque gosta demais da exploração, do poder, de dinheiro, sendo o mais
especializados nos vícios, pois como disse Nossa Senhora em Fátima: À luxúria
em primeiro lugar; depois á inveja, à cobiça, o falso testemunho, orgulho,
furtar e matar, especialmente, quando à vitima for criança, pessoa com
deficiência, idoso e a mulher. O universo é sábio.
Veja a seguir, como é a réplica do reino do
céu no texto de Santa Teresa de Jesus, no Caminho da Perfeição:
CAMINHO DE PERFEIÇÃO, Santa Teresa de Jesus ou Santa Teresa D` Ávila,
publicação da Editora Paulus, a seguir:
CAPÍTULO 10. Trata de como não basta
desprender-se do que fica dito, mas sim de nós mesmas, e de como anda junta
esta virtude com a humildade.
1.
Desprendendo-nos do mundo e dos parentes e encerradas aqui nas condições que
estão ditas, parece que já temos tudo feito e que não há que pelejar com
ninguém. Ó minhas irmãs, não vos tenhais por seguras, nem vos deiteis a dormir,
pois acontecer-vos-á como àquele que se deita muito sossegado, tendo fechado
muito bem as portas por medo dos ladrões, e os deixa em casa. E já sabeis que
não há pior ladrão que o que está em casa, pois ficámos nós mesmas, e se não se
anda com grande cuidado, e cada uma - como no negócio mais importante de todos
- não olha muito a andar contradizendo a própria vontade, muitas coisas há a
impedirem esta santa liberdade de espírito para que possa voar ao seu Fazedor
sem ir carregada de terra e de chumbo.
2. Grande remédio é para isto trazer muito de
contínuo no pensamento a vaidade que tudo é e quão depressa se acaba, para
tirar as afeições das coisas que são tão vãs e pô-la no que jamais se há-de
acabar. E ainda que pareça fraco meio, fortalece muito a alma, nas coisas mais pequenas pôr grande cuidado; e, em
afeiçoando-nos a alguma, procurar apartar dela o pensamento e volvê-lo para
Deus, e Sua Majestade ajuda. E faz-nos grande mercê, pois nesta casa, o mais
está feito; irias, resta
desprendermo-nos de nós mesmas e este apartar-nos de nós mesmas e sermos contra
nós é coisa dura, porque estamos muito unidas e nos amamos muito.
3. Aqui pode entrar a verdadeira humildade,
porque esta e aquela virtude parece-me que andam sempre juntas; são duas irmãs
que não há para que separá-las. Não são estes os parentes de que eu aviso se
afastem, senão que os abracem e as amem e nunca se vejam sem elas. Oh!
soberanas virtudes! senhoras de todas as coisas, imperatrizes do mundo,
libertadoras de todos os laços e embaraços postos pelo demónio, tão amadas do
nosso ensinador Cristo, que nunca um instante se viu sem elas! Quem as tiver,
bem pode sair a pelejar com todo o inferno junto e contra todo o mundo e suas
ocasiões. Não haja medo de ninguém, que seu é o reino dos Céus. Não tem a quem
temer, porque não se lhe dá nada de perder tudo, nem a isso tem por perda; só
teme descontentar a seu Deus e suplicar-Lhe que a sustente nelas para que as
não perca por sua culpa.
4. Verdade é que estas virtudes têm tal
propriedade, que se escondem de quem as possui, de maneira que nunca as vê nem
acaba de crer que tem alguma, embora lho digam; mas tem-nas em tanto, que
sempre anda procurando tê-las e as vai aperfeiçoando em si cada vez mais, ainda
que bem se assinalem os que as têm; logo se dão a conhecer aos que com eles tratam,
sem mesmo o quererem. Mas, que desatino pôr-me eu a louvar a humildade e a
mortificação, estando elas tão louvadas pelo Rei da glória e tão confirmadas
por tantos trabalhos Seus! Pois, filhas minhas, aqui é o trabalhar para sair da
terra do Egipto, que, em as achando, achareis o maná; todas as coisas
saber-vos-ão bem; por mau sabor que tenham ao gosto dos do mundo, se vos farão
doces.
5. Agora, pois, o que primeiro temos de
procurar é tirar de nós mesmas o amor a este corpo, porque somos algumas tão
regaladas por natureza, que não há pouco que fazer aqui, e tão amigas da nossa
saúde, que é para louvar a Deus a guerra que isto faz, às freiras em especial,
e mesmo aos que o não são. Mas, algumas de nós parece que não viemos a outra
coisa ao convento senão a procurar não morrer. Cada uma o procura como pode.
Aqui, na verdade, é que pouco lugar há para isso em obras, mas eu não quereria
que houvesse o desejo. Determinai-vos, irmãs, que vindes a morrer por Cristo e
não a regalar-vos por Cristo; que o demónio põe no pensamento que isto é
preciso para seguir a Regra; e em boa hora se pretende guardá-la procurando ter
saúde para, com ela, a guardar e conservar, que se morre sem a ter guardado
inteiramente um mês, nem, porventura, um dia. Pois não sei a que viemos.
6. Não tenham medo de que nos falte discrição
neste caso por maravilha, pois logo temem os confessores que nós vamos matar
com penitências. E é tão aborrecida para nós esta falta de discrição, que oxalá
assim cumpríssemos tudo! Às que fizerem o contrário, sei que nada se lhes dará
de que eu diga isto, nem a mim de que digam que julgo por mim, pois dizem a verdade. Tenho para mim que
assim quer o Senhor que sejamos mais enfermas; pelo menos a mim, em sê-lo,
fez-me grande misericórdia, porque, como eu me havia de regalar, assim como
assim, quis que fosse com causa. Pois é coisa daninha as que andam com este
tormento que elas se dão a si mesmas, e, algumas vezes, sentem um desejo de
fazer penitências, sem ordem nem concerto, que duram dois dias, a modo de
dizer. Depois, põe-lhes o demónio na
imaginação que lhes fez mal; faz-lhes temer a penitência e não ousar depois
cumprir o que manda a Ordem, "pois já o experimentaram". Não
guardamos umas coisas muito pequenas da Regra - como o silêncio, que não nos
há-de fazer mal - e não nos doeu a cabeça quando deixamos de ir ao coro, - o
que também nos não mata -, e queremos inventar penitências da nossa cabeça,
para que não possamos fazer nem uma coisa nem outra. E, às vezes, é pouco o
mal, e parece-nos que não estamos obrigadas a fazer nada e, com pedir licença,
cumprimos.
7. Direis: mas, para que a dá a prioresa? Se
conhecesse o interior, talvez não a desse; mas, como lhe dais informação de
necessidade e não falta médico que ajude reforçando, levado pela mesma informação
que lhe dais a ele, e uma amiga ou parente que chore ao lado, que há-de ela
fazer? Fica com escrúpulo se falta à caridade; antes quer que falteis vós de
que ela. 8. Estas são coisas que pode ser aconteçam algumas vezes e, para que
vos guardeis delas, as ponho aqui. Porque, se o demónio nos começa a amedrontar
com que nos faltará a saúde, nunca faremos nada. O Senhor nos dê luz para
acertar em tudo, amém.
8. Em tudo o que disse, não trato de doenças
graves, como quando há muita febre, embora peça que haja moderação e sempre
saibam sofrer, mas trato dumas molestiazinhas que se podem aguentar de pé. Mas,
que seria, se isto se viesse a ler fora desta casa? que diriam todas as freiras
de mim? E, que de boa vontade, se alguma se emendasse, eu o sofreria! Porque,
por uma que haja assim, chega a coisa a termos que, a maior parte das vezes,
não acreditam em nenhuma, por males graves que tenham. Lembremo-nos dos nossos
antigos santos Padres eremitas cuja vida pretendemos imitar; quantas dores
passavam a sós: frio, fome, sol e calor, sem terem a quem se queixar, senão a
Deus! Pensais que eram de ferro? Pois eram tão delicados como nós. E crede,
filhas, que, em começando a vencer estes miseráveis corpos, já não nos cansam
tanto. Muitas haverá que olhem pelo que vos é necessário, descuidai-vos de vós
mesmas, se não for necessidade reconhecida. Se não nos determinarmos a tragar
de uma vez a morte e a falta de saúde, nunca faremos nada. 5. Procurai não a
temer e entregai-vos de todo a Deus, venha o que vier. Que importa que
morramos? Por quantas vezes zombou de nós o corpo, não zombaríamos dele também
alguma? E crede que esta determinação importa mais do que podemos entender;
porque muitas vezes que o vamos fazendo pouco a pouco, com o favor do Senhor,
ficaremos senhoras dele. Pois, vencer um tal inimigo, é grande negócio para
avançar na batalha desta vida. Faça-o o Senhor como pode. Creio bem que não
entenderá o lucro, senão quem já goza da vitória, que é tão grande, segundo
creio, que ninguém sentiria passar trabalhos para ficar neste sossego e
senhorio.
Conclusão:
O caminho não há como fugir, porque não se
pode omitir (prevaricar). No caminho Deus é amor, generosidade, paciência, sabedoria,
e justo, não há como enrolar, nem ficar no acho, não se acha nada, tudo se
acha, possui dono ou está podre.
Acredite, porque o Sagrado Coração de Jesus; “É
ressurreição e vida, mesmo que morra, viverá.” À imitação de Cristo, é necessário:
Jesus, faça que o nosso coração seja semelhante ao vosso!
Logo capitalizar em pecado não serve, porque
o puxadinho no interno está em liquidação, não adiante cortar dos dois lados, é
enganação.
Reflita.
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