PELA IMITAÇÃO DE CRISTO, MEDITAÇÃO, REFLEXÃO, E O ORÁCULO (PRECE), SAÍMOS DA IGNORÂNCIA, DO STATUS DE PECADORES, PORQUE PELA CONVERSÃO É QUE HÁ TRANSFORMAÇÃO DA PESSOA (MÁSCARA) EM SER – EU SOU -. O SER É O ESTADO DA SANTIDADE, CUJO O EFEITO É: - CONVERTAM-SE, O REINO DO CÉU ESTÁ PRÓXIMO! (JESUS CRISTO) O EU PROFUNDO DOS OUTROS EUS, OBRA DE FERNANDO PESSOA.



Novamente, terça-feira, dia 8/10/2019, Como há noticícias de todos os lados, especialmente, do Vaticano, em que  Sua Santidade o Papa Francisco, seguidor de Francisco de Assis, patrono da Natureza, e amigo dos animais, como o irmão  Curió, o irmão vento, à irmã lua, e à irmã água, e floresta, especialmente,  à maior do planeta à nossa Amazonas  (Na língua Tupi, o étimo significa – Mulher que  monta em cavalos).
Pois o Sínodo (étimo Grego) da Amazonas é o primeiro da história da igreja Católica, convocado para  repensar à natureza, e construir um ordenamento da sustentabilidade, em razão da destruição realizada pelas queimadas. O fato é meritório e do bem, porque colabora na reflexão, e faz o homem pensar na manutenção da morada universal e difusa da fauna e da flora, e da imagem e semelhança do Pai eterno – O homem e a mulher, considerados pelo Criador – Boa obra.
Outro, fato é que na liturgia, hoje se  celebra Home Santa Pelágia -  Dia 08 de Outubro é dia de Santa Pelàgia, você conhece a história desse santo? Santo do dia 08 de outubro, Originária da Antioquia, Turquia, Pelágia viveu no século III. Era uma bailarina belíssima, escandalosa, muito divertida, festiva e pagã. Costumava encantar e seduzir os homens com sua dança, alegria, roupas, jóias e outros ornamentos luxuosos que usava, exclusivamente, com essa finalidade.
Na formidável obra da A Imitação de Cristo - Tomás de Kempis[GG1] , em que, os seres humanos  em busca do reino, depois de degustarem esta obra, fizeram operar a lição de Jesus Cristo, quando dissera aos ouvintes e discípulos: -“Convertam-se! O Reino chegou. E, e arrematou: - “o que não estiver como essas crianças, e não nascer da água e do alto, o Espírito Santo, não entrará no reino de Deus, pois isso foi dito ao discípulo já idoso Nicodemos” (Nicodemos foi substâncial e essencial à ressurreição, porque estava ao pé da cruz com José de Arimateia e auxilia na descida da cruz e o põe nos braços da Mãe, e o efeito, é o sepultamento no túmulo), então, é bom ler:
4. Ó insensatos e duros de coração, que tão profundamente jazem apegados à terra, que não gostam senão das coisas carnais. Infelizes! Lá virá o tempo em que hão de sentir, muito a seu custo, como era vil e nulo aquilo que amaram. Os santos de Deus, e todos os fiéis amigos de Cristo, não tinham em conta o que agradava à carne nem o que neste mundo brilhava, mas toda a sua esperança e intenção se fixavam nos bens eternos. Todo o seu desejo se elevava para as coisas invisíveis e perenes, para que o amor do visível não se arrasta a desejar as coisas inferiores. Não percas, irmão meu, a confiança de fazer progressos na vida espiritual; ainda tens tempo e ocasião à contemplação e a meditação do caminho com Cristo.
5. Não confies em parentes e amigos, nem proteles para mais tarde o negócio de tua salvação, porque mais depressa do que pensas te esquecerão os homens. Melhor é providenciar agora e fazer algo de bem, do que esperar pelo socorro dos outros. Se não cuidas de ti no presente, quem cuidará de ti no futuro? Mui precioso é o tempo presente: agora são os dias de salvação, agora é o tempo favorável (2Cor 6,2). Mas, ai! Que melhor não aproveitas o meio pelo qual podes merecer viver eternamente! Tempo virá de desejares, um dia, uma hora sequer, para a tua emenda, e não sei se a alcançarás.
6. Olha, meu caro irmão, de quantos perigos te poderias livrar e de quantos terrores fugir, se sempre andasses temeroso e desconfiado da morte. Procura agora de tal modo viver, que na hora da morte te possas antes alegrar que temer. Aprende agora a desprezar tudo, para então poderes voar livremente a Cristo. Castiga agora teu corpo pela penitência, para que possas então ter legítima confiança.
 7. Ó louco, que pensas viver muito tempo, quando não tens seguro nem um só dia! Quantos têm sido logrados e, de improviso, arrancados ao corpo! Quantas vezes ouviste contar: morreu este a espada; afogou-se aquele; este outro, caindo do alto, quebrou a cabeça; um morreu comendo, outro expirou jogando. Estes se terminaram pelo fogo, aqueles pelo ferro, uns pela peste, outros pelas mãos dos ladrões, e de todos é o fim a morte, e, depressa, qual sombra, acaba a vida do homem (Sl 143,4).
8. Quem se lembrará de ti depois da morte? E quem rogará por ti? Faze já, irmão caríssimo, quanto puderes; pois não sabes, quando morrerás nem o que te sucederá depois da morte. Enquanto tens tempo, ajunta riquezas imortais. Só cuida em tua salvação, ocupate só nas coisas de Deus. Granjeia agora amigos, venerando os santos de Deus e imitando suas obras, para que, ao saíres desta vida, te recebam nas eternas moradas (Lc 16,9).
9. Considera-te como hóspede e peregrino neste mundo, como se nada tivesses com os negócios da terra. Conserva livre teu coração, e erguido a Deus, porque não tens aqui morada permanente. Para lá dirige tuas preces e gemidos, cada dia, com lágrimas, a fim de que mereça tua alma, depois da morte, passar venturosamente ao Senhor. Amém.
Conclusão:
Hoje, a liturgia nos põe à nossa reflexão e meditação, e também, como meio ao alcance da graça divina da realização e a felicidade, sem ilusão, ou engano, pior à mediocridade, e o apego ao ter e a idolatria do egoísmo, como o senhor da matéria. Logo o Pai – Eu sou aquele que sou -, em face dos pecados de estado cometidos pela dupla, que seguiram o sibilo da serpente, e comeram da árvore do conhecimento, e tiveram necessidade de roupas para se cobrir, como também, saíram da santidade, que é  está em Paraiso, o pior escolheram á semelhança á mentira do diabo, porque é o falsário da mentira, o diabo que assediara à Criatura. O pior foi Caim ter tirado á vida do Justo – Abel.
Logo pela Mãe que é quem esmaga a  cabeça da serpente, pelo seu formidável  SIM, ela trouxe pela geração o Filho do Pai, com a finalidade de libertar à humanidade do estado  de pecado, por meio da santidade, e por fim, dar  à cada homem à imagem e semelhança ao  seu Criador. Contudo, com relação  o pecado e o mau, e mal interior, como sobreviver na corrupção, no furto, no falso testemunho, na cobiça, no orgulho, no assassinato e na grosseria, na sala da ignorância, somente pela paixão, morte e ressurreição do Filho de Deus, é que  á humanidade poderia estar salva. Evidente, que  do pecado fora a Mais sublime, e dolorosa ação de Jesus, mas, Ele não fugiu, agiu como digno e amável, sofreu à ação dos pecadores: A traição de Judas, que o vendeu por trinta moedas de prata; à coração de espinhos, cetro de caniço na mão, manto vermelho, carrega á cruz, Verônica limpa o sangue do rosto, e Simão de Cirene, ajuda a carregar à cruz, depois o penduram na cruz, no meio de dois ladrões. No alto da cruz, dera sua Mãe a João, para cuida-la, e com isso, Ele reconhce sua mãe como mãe da humanidade, porque como Ele reata os laços da humanidade com o Pai, Ele pela mãe se considera irmão de toda humanidade.
Então, Ele diz: “”convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo!” (Mt 4, 17)
Reflitam, e pensem,  o que  vencer a morte. Pois o anjo dissera à Mulheres no domingo – Maria Madalena, Maria mãe de Tiago, e pode  estar no grupo delas Maria e Marta, irmãs de Lazaro, e maria, Mãe de João Marcos, e ouviram: “Ele não está aqui. Por que procurais entre os mortos aquele qu está vivo?”















Comentários

Postagens mais visitadas